domingo, 6 de abril de 2014

Bahrein - ainda sem ar

(Da sucursal em Samambaia-DF) - A corrida de hoje foi uma coisa de louco, daquelas que te deixam alerta o tempo todo. Uma das melhores que já vi.

Vou dividir a prova de hoje em quatro  momentos que foram fundamentais para o resultado final.

O primeiro foi a largada.

Massa ganhou quatro posições e já era
terceiro na primeira curva. Foto:BBC
Fazia tempo que Felipe Massa não largava com a perfeição de hoje. Escorregou entre os carros e, ao final da primeira curva, já era terceiro, pulando de sétimo.

Massa vinha de um treino classificatório ruim, largou atrás do colega de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, que tinha conseguido uma surpreendente terceira posição, atrás apenas das inatingíveis Mercedes. Precisava fazer uma corrida marcante para se tentar se impor diante de Bottas e começou bem demais.


Quando Valtteri piscou, viu a Williams de Massa na frente dele.

A corrida seguiu com uma movimentação insana, com ultrapassagens o tempo todo, brigas entre pilotos de mesma equipe e os dois carros da Mercedes sumindo na frente.

Rosberg, que perdeu o primeiro lugar na largada, manteve-se o tempo todo futucando a traseira de Hamilton. De dentro dos boxes, os engenheiros da Mercedes pediam calma aos seus pilotos, mas em momento algum proibiram que eles disputassem entre si.

Mais um ponto para os alemães. Além de construírem o melhor carro e o melhor motor, permitem que os torcedores tenham de seus pilotos o melhor que uma corrida de carros oferece, que é a disputa. O pau tem que comer em pista, e não no rádio.

A corrida se desenhava aos poucos. As Force India se tornaram competitivas por adotarem a tática de fazerem uma parada nos boxes a menos. A estratégia era interessante e os pilotos do time, Sergio Pérez e Nico Hülkenberg, souberam trabalhar muito bem dentro deste plano.

E neste ritmo frenético a corrida foi até a volta 41. E aí vem o segundo momento mais importante da bagaça toda.

Esta foi a obra de arte de Maldonado hoje: coitado
do Gutierrez que deve estar tonto até agora. Foto:AFP
Sei lá que merda Maldonado tem na cabeça. O venezuelano já tem fama suicida, já cometeu burrices inexplicáveis e, hoje, executou com primazia mais uma presepada.

Tudo bem que Gutierrez deu uma abusada ao fechar a trajetória ao defender-se, mas nos vídeos dá para perceber que cabia a Lotus no espaço que sobrava. Maldonado deixou o carro escapar um pouquinho a dianteira e deu uma cutucada na Sauber de Gutierrez. O resultado é este aí da foto, com o coitado do mexicano de cabeça para baixo.

Gutierrez saiu do carro grogue mas bem. Maldonado se ferrou, tomou punição de stop-and-go de 10 segundos. Também vai perder cinco posições no grid de largada na China, além de somar três pontos ao prontuário. Pelas novas regras da F1, pilotos que atingirem 12 pontos em uma temporada ficam suspensos por uma corrida.

A zona feita por Maldonado foi tão bem elaborada que o safety-car precisou entrar na pista enquanto tiravam o carro de Gutierrez da curva e limpavam os cacos que sobraram.

Na volta 47 o carro de segurança deixou o circuito e a coisa esquentou.

E aí começou o terceiro grande ato da prova.

Pela vitória brigavam Lewis Hamilton e Rosberg, que estava com pneus macios, mais rápidos que os pneus médios de Lewis. Com um show de pilotagem, disputas, trocas de posições, Hamilton se sustentou na frente até a bandeirada.

Hamilton: genial.
Corrida para o inglês colocar no portfólio e se vangloriar para o resto da vida. Ele foi genial.

Atrás dos absolutos da Mercedes, a briga não era menos intensa. Daniel Ricciardo, com pneus novos, ultrapassou o companheiro de equipe e tetracampeão mundial, Sebastian Vettel. O alemão até esboçou resistência, mas sem efeito. Poucas voltas depois, Ricciardo superou também a Hülkenberg e se instalou em uma confortável quarta posição, especialmente depois da maré de azar que afetou Ricciardo nas duas primeiras etapas do ano.

A entrada do safety-car atrapalhou a estratégia das Williams. Apesar da extrema combatividade, Massa e Bottas chegaram em 7º e 8º, seguidos por Alonso e Raikkonen.

O quarto grande momento? Alonso.



Se eu bem conheço as atitudes do espanhol, Alonso fez questão com a tal celebração de ironizar a condição da Ferrari. Na verdade, apesar de ter sido vice-campeão mundial por 3 vezes com os italianos, Alonso nunca teve um grande carro. Talvez a gota d’água esteja prestes a pingar e o ato irônico de hoje foi só um aviso. 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Brasiliense no Bahrein

Nasr indo para a pista no Bahrein. Foto: Williams
(Da sucursal em Brasília-DF) - Hoje foi o dia da estreia de Felipe Nasr ao volante da equipe Williams em um treino oficial na F1. 

Seguindo o contrato do brasiliense com os ingleses, o de hoje foi um dos cinco treino dos quais Nasr participará, sempre às sextas-feiras, substituindo Valtteri Bottas.

O brasiliense deu 14 voltas e conseguiu terminar a sessão com melhores voltas que outros dois reservas que tiveram oportunidade de treinar hoje, Giedo van de Garde, pela Sauber, e Robin Frinjs, na Caterham.

É muito difícil qualificar o trabalho de um piloto em treinos. Não se sabe qual o cronograma de trabalhos o time aplicou e em que nível de acerto estava o carro para  a pista.

Comparando os tempos de Nasr com seu os do companheiro de equipe, Felipe Massa, o piloto de Brasília foi meio segundo mais lento em sua melhor volta, fechando o treino na 13ª posição, atrás de Massa que foi o 11º.

Onde lia-se Martini, no Bahrein
a Williams estampou "Racing". Foto: Williams
Além de piloto reserva na Williams, Nasr também corre na GP 2, campeonato que tem as etapas vinculadas a algumas provas da Formula 1. A GP 2 é praticamente uma categoria de acesso à F1.

Neste fim de semana, a GP 2 abre a temporada 2014, e Nasr larga em 10º na primeira bateria, que acontece amanhã, às 7h10. 

A nota diferente do dia fica por conta das leis no Bahrein que restringem publicidade de produtos alcoólicos. Para respeitar a legislação local, a Williams foi obrigada a alterar o nome de seu patrocinador, ocultando a marca Martini de todo o material, roupas e carros do time. 

Agenda do fim de semana

O charme da F1 no Bahrein fica por conta do sol, que
se põe durante a corrida. Foto: Pirelli/LAT
Duas corridas da F1 em sequência, bom demais! Nesse fim de semana, a categoria corre no  Bahrein.

Será interessante observar os efeitos do estresse entre Massa, Williams e Bottas na últma etapa.

A GP 2, que é basicamente a categoria de acesso à F1, começa a temporada 2014 com dois brasileiros, Felipe Nasr, que também é piloto reserva na Williams, e André Negrão, recém chegado da Formula Renault 3.5.


Formula 1

Grande Prêmio do Bahrein – Circuito Internacional do Bahrein, em Shakir

Treino livre 1 – sexta (4/4), 8h
Treino livre 2 – sexta (4/4), 12h
Treino livre 3 - sábado, (5/4), 9h

Treino oficial de classificação - sábado, (5/4), 12h
Corrida – domingo (6/4), 12h

Os treinos a SporTv transmite ao vivo. Classificação e corrida ficam por conta da Rede Globo, também ao vivo.

GP 2 

Grande Prêmio do Bahrein – Circuito Internacional do Bahrein, em Shakir

Corrida 1 - sábado (5/4), 7h10 - SporTv transmite.
Corrida 2 - domingo (6/4), 8h15 - SporTv transmite.

Nascar Sprint Cup

Etapa do Texas - Duck Commander 500

Corrida – domingo (6/4), 15h30 - o canal FoxSports 2 transmite.

Nascar Nationwide Series 

Etapa do Texas - O´Reilly Auto Parts 300 

Corrida – sexta (4/4), 21h30 - o canal FoxSports 2 transmite.

FIA World Rally Championship

Etapa Vodafone Rally de Portugal.

Estágios ocorrem de quinta (3/4) a domingo (6/4) - acompanhe pelo www.wrc.com

Copa Petrobrás de Marcas - Etapa Tarumã

Corrida 1 - domingo (6/4), 9h
Corrida 2 - domingo (6/4), 12h30h - a Band transmite


V8 Supercars - Winton 400

Corrida - domingo (6/4), 2h30 - ninguém transmite, pouca gente conhece, mas é um dos campeonatos de turismo mais foda do mundo. Acontece na Austrália.






* colaborou Leonardo Simões

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Drive Brazil - Alguém quer dividir um MIG comigo?

O pessoal do Drive Brazil encontrou essa pechincha na internet. É um MIG-29, 1986, pouco voado e pronto para voar.

Se alguém topar, rachamos o valor do avião e a manutenção. 

O combustível fica por conta de cada um.

"A Raptor Aviation foi fundada no ano 2000 nos Estados Unidos, em Cincinnati. Inicialmente, o negócio era comprar aviões de treinamento herdados de esquadrilhas desativadas do exército e em seguida alugá-los para cursos. O sucesso foi grande e o negócio cresceu. Hoje, sob o comando do capitão Albert Heindinger e da piloto Lisa Heindiger, a Raptor vende, aluga e guarda aviões e helicópteros de todos os tipos e para quase todo e qualquer fim."

O texto completo, com o valor do monstro, está aqui.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Homens sem medo

(Da sucursal em Samambaia - DF) - Na França, em 1884, pela primeira vez alguns sujeitos decidiram alinhar seus carros em um grid e disputarem uma competição.

Desde então, 120 anos depois, muita coisa mudou no automobilismo. Especialmente quando tratamos da segurança dos pilotos.

Gaston Chevrolet morreu em um acidente em Los Angeles,
em 1920: o piloto ficava refém da sorte em acidentes
Nas principais categorias do mundo, é muito raro assistirmos a mortes de pilotos vítimas de acidentes em pista. Na Formula 1, por exemplo, o último a perder a vida foi Ayrton Senna, em 1994. 

Para os carros chegarem ao nível de segurança que entregam aos pilotos hoje, muita gente se feriu, muitos pilotos perderam a vida.

Encontrei no YouTube este vídeo, com cenas de acidentes em provas no começo do século passado. Assusta a falta de dispositivos de segurança que hoje são básicos em qualquer carro de corridas, como o santantônio, que protege o piloto em caso de capotamento, ou acessórios como capacetes e cintos de segurança.

A coragem dos sujeitos que pilotavam as cadeiras elétricas de 80 anos atrás é impressionante. Faz um piloto de hoje, rodeado de aparatos de segurança, parecer correr tanto risco quanto uma menininha brincando de boneca quando comparado aos corredores do começo do automobilismo.

Drive Brazil - avaliação do Move up! 1.0

VW Move up! 1.0
Foto: Gabriel Jabur
Seguindo a série de avaliações do Drive Brazil, o carro esmiuçado da vez foi o VW up!. Pequeno, ágil e econômico, o up! (que saco esse ponto de exclamação) vem com a proposta de ser o novo "carro do povo", como era chamado o Fusca na Alemanha de Hitler.

Sim, o Fusca foi um projeto de Hitler, na Alemanha nazista, mas isso é assunto para um post futuro.

"A história de sucesso do VW Fusca - que ficou em produção por um período de 50 anos - foi baseada em três pilares: preço, disponibilidade e popularidade. À época do lançamento, ainda na década de 50, o Fusca praticamente não tinha concorrentes em tamanho e, consequentemente, em preço. Havia carros maiores e que custavam mais. E, de fato, o Fusca nunca foi barato – se respeitadas as correções monetárias – o carro custava em cruzeiros o que hoje seria cerca de R$ 40 mil. Foi fabricado praticamente igual pelos quatro cantos do mundo e sempre manteve uma enorme popularidade – por isso o modelo é conhecido pelo mundo apenas como Volkswagen – carro do povo, em alemão. Acontece que a VW tem objetivos a cumprir, sendo o principal deles alcançar a liderança do mercado mundial de automóveis com um volume anual de 10 milhões de unidade até 2018. Por esses motivos a marca aplicou a experiência adquirida ao longo dos anos e resgatou de volta os princípios do Fusca, mas agora adaptados à realidade contemporânea. O resultado é o up!"

Leia o restante da matéria no Drive Brazil, clicando aqui.

domingo, 30 de março de 2014

Malásia - Corrida sem graça e Massa na berlinda

(Da sucursal em Samambaia - DF) – Chatinha. Foi assim a corrida de hoje, na Malásia.

Hamilton foi absoluto, com Rosberg em 2º e
Vettel  levando a Red Bull ao pódio em 3º. Foto: AFP
Para complicar a vida dos engenheiros, a prova toda aconteceu com tempo seco. Caíram uns pingos no fim da prova, mas não foram suficientes para molhar a pista. 

Ontem, durante a classificação, desabou um forte temporal que fechou o espaço aéreo sobre o autódromo de Sepang e atrasou o começo da qualificação. Na Formula 1 é assim: se não existe condições de decolagem do helicóptero médico, a sessão é paralisada por segurança.

Hoje, na corrida, foi tudo mais calmo. Calmo até demais.

Hamilton largou na pole position e como líder ficou até cruzar a linha de chegada. Não passou apertos, precisou só administrar o carro e torcer por não ser afetado por nenhuma pane ou quebra.

O companheiro de Hamilton na Mercedes, Nico Rosberg, chegou em segundo, superando a Sebastian Vettel, que largou na posição de número dois, mas que não conseguiu fazer frente ao grande fim de semana da Mercedes.

Se eu fosse Vettel, ficaria feliz com o terceiro degrau no pódio por dois motivos. Para começar, ficar com entre os três primeiros demonstra que a Red Bull está encontrando o acerto ideal para o carro. É uma evolução significativa se dermos uma olhada nas condições da equipe nos teste de pré-temporada. O segundo motivo está na vaga ao lado da de Vettel na garagem da Red Bull, a de Ricciardo. O azar que domina o começo de temporada do australiano é de dar pena.

Mecânicos empurram carro de Ricciardo
de volta para os boxes. Foto: Reuters
Começou com a desclassificação na Austrália por uma irregularidade no carro. Já hoje, Ricciardo passou por absurdos, que começaram na última parada dos boxes, quando a Red Bull errou e não prendeu corretamente a roda dianteira esquerda do carro do rapaz. Ele foi obrigado a parar antes de conseguir sair dos boxes. Ficou ali, esperando os mecânicos o resgatarem. Ao voltar à pista, a asa dianteira quebrou, um pneu furou. Quando voltou aos boxes para os reparos, foi obrigado a pagar uma punição de 5s parado, pelo motivo da equipe tê-lo permitido sair da troca de pneus de forma insegura. Na volta 49 Ricciardo abandonou, mas não sem levar uma punição de dez posições no grid de largada para a próxima etapa, no Bahrein, por culpa do show pastelão que a Red Bull fez no pit stop do australiano.

Sim, Vettel, sua vida está muito bacana.

De resto, está claro que a Mercedes é a equipe a ser batida. Tem os melhores carros e pilotos que estão tirando o melhor do equipamento. A Red Bull se encontrou e começa a ser competitiva. A Ferrari andou bem, especialmente com Alonso.

E a Williams, e Felipe Massa?

O carro inglês é bom mas é feito de açúcar. Em pista molhada é lento e isso fez Massa e Bottas largarem em 13º e 15º. Começar a prova tão no fundo do grid faz tudo mais difícil.

Na largada, Felipe conseguiu ganhar posições e fechou a primeira volta em 10º. Bottas fez uma largadassa e vinha logo atrás de Massa, quando foi alertado pela equipe a, naquele momento, não forçar a barra sobre o brasileiro.

Era começo de corrida e talvez fosse realmente bom tomar um pouco de cuidado. O problema é que os tempos de Massa eram piores que os de Bottas.

Depois da última parada nos boxes, eu vinha acompanhando os tempos no site oficial da F1.

Massa estava tentando uma perseguição a Button, mas o que me deixava mais alerta era o quanto Bottas estava mais rápido que Massa.

Era coisa de 0,5s por volta.

Com esse quadro claro de diferença de tempos, pelo rádio veio da equipe o recado para Massa de que Bottas vinha rápido. E de que não era para Felipe dificultar a ultrapassagem, muito menos para segurar ao finlandês.

Massa, puto, não cedeu. Segurou a Bottas até o fim e cruzou a linha de chegada em 7º, com o companheiro de equipe colado na traseira, em 8º.

Bottas em perseguição a Massa: clima tenso
na Williams. Foto: Reuters
Felipe mudou de postura em relação ao passado. Se impôs e não aceitou a ordem da equipe. Isso é muito bom e muda a forma de como ele é visto na F1. O porém fica para a situação que causou a ordem no rádio. Bottas esteve mais rápido que Massa nas duas situações quando estiveram próximos um do outro e tinha condições de superar Felipe.

Sei que é cedo para dizer que um piloto é mais eficiente dentro da mesma equipe, mas em um mundo em que 1 décimo é tempo demais, ficar à frente do colega de equipe faz muita diferença. 

E por isso a situação ficou tão tensa.

Acorde, Massa. Ou você se posiciona agora,com bons resultados, ou a situação pode ficar complicada para você dentro da Williams.

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...