sexta-feira, 23 de maio de 2014

A babaquice anti-Barrichello

Erguido por Coulthard e Hakkinen e
humilhado pelos brasileiros
(Da sucursal em Brasília-DF) - Ouvi na CBN na manhã de hoje o programa Hora de Expediente, apresentado pelo ator Dan Stulbach, o economista Luiz Gustavo Medina e o escritor José Godoy.

Gosto bastante do programa noturno de sexta-feira que esses três fazem, o Fim de Expediente, o que não quer dizer que ache tudo o que eles dizem bacana ou engraçado.

O tema do programinha de 7 minutos da manhã de hoje foi puxado por Dan Stulbach, que trouxe a piada bobinha de Rubens Barrichello x tartarugas.

Segundo Stulbach, hoje é Dia Mundial da Tartaruga e aniversário de Rubens Barrichello. E, para entrar no certame das piadas batidas e sem muito argumento, o ator conectou os dois eventos e os três apresentadores fartaram-se na lida de malhar ao Rubens.

Mas, fora do senso comum e atendo-se aos números, Rubens merece ser comparado a tal da tartaruga?

- 326 corridas, 19 temporadas - alguém lento ou ruim largaria tantas vezes em um esporte seletivo e extremamente exigente como é a Formula 1? É importante também considerar que, apesar dos anos ruins em uma Honda e Williams decadentes, Barrichello nunca correu em times inexpressivos.

- 11 vitórias - Barrichello venceu três corridas a menos que Emerson Fittipaldi na F1, que ganhou 14 provas. Venceu mais vezes que mitos mundiais como René Arnoux, Jacky Ickx e Jochen Rindt. Com 11 vitórias, Rubens empata com o campeão mundial de 1996, Jacque Villeneuve. Está longe, sem hipocrisia, dos grandes campeões como Prost e Senna, com 51 e 41 vitórias respectivamente, mas merece respeito;

- 68 pódios - Esteve entre os 3 primeiros por 68 vezes em 326 corridas. A média é de um pódio a cada 4,7 corridas. Senna e Schumacher foram ao pódio a cada 2 corridas. Um foi tri e o outro heptacampeão mundial. É o sexto piloto a mais subir ao pódio na história da F1;

- 658 pontos - Não quer dizer muita coisa, uma vez que a lógica da pontuação mudou diversas vezes nos últimos anos, mas em 140 corridas, Barrichello marcou pontos. É o terceiro piloto da história a terminar mais provas na zona de pontuação, atrás apenas de Alonso e Schumacher;

- 14 poles positions - Largaram também 14 vezes na frente Ronnie Peterson, Alberto Ascari e James Hunt. Jenson Button, campeão mundial em 2009 pela Brawn largou 8 vezes em 1º;

- 17 voltas mais rápidas - Senna fez 19 voltas mais rápidas, Piquet somou 23. Lewis Hamilton e Jenson Button, ambos campeões mundias atuais, fizeram 14 e oito voltas rápidas, respectivamente.

Qualquer análise fria destes números coloca Rubens Barrichello em um patamar diferenciado em qualquer discussão sobre qualidade ou competitividade de pilotos na Formula 1. Por isso, é, até hoje, respeitado na Formula 1 por jornalistas esportivos mundo afora e sustenta fã clubes em vários países, mesmo depois da saída dele da F1.

E qual motivo leva Barrichello a ser tão desrespeitado no Brasil?

A falta de informação, de um povo que compra histórias sem questioná-las.

Sempre que entro em debates sobre Barrichello, os argumentos daqueles que o ridicularizam são os mesmos, construídos por programas de humor como o Casseta e Planeta, que adorava sacanear o piloto.É o mesmo mal que engole a geração atual, com pouco conhecimento e excesso de opinião.

Outro motivo recai nas escolhas de Rubens, que teve a oportunidade de fechar com a McLaren em 2002, mas que preferiu assinar com a Ferrari.

Por lá, teve como companheiro Michael Schumacher, piloto que está em um nível de raro, de sujeitos que
surgem de tempos em tempos e que tinha a equipe Ferrari toda para si.

A Ferrari construía o carro para o alemão na parceria mais vitoriosa da história da F1.

Barrichello, dividindo espaço com Michael, estava atado e sem opções, a não ser cumprir seu papel de escudeiro.

Podem até acusar Barrichello de ter aceitado a condição de segundo piloto, mas com o quadro da F1 da época, ele não seria campeão em equipe alguma. Schumacher tinha a Ferrari nas mãos e dominou os mundiais de 2000 a 2004, sendo campeão consecutivo.

Em 2010, na Hungria, Schumacher jogou sujo contra
Rubens, apertando o brasileiro contra o muro:
carros iguais, resultados diferentes?
De aí até 2011 Barrichello já não teve mais um carro vencedor nas mãos, a não ser em 2009 quando perdeu sua única chance de ser campeão mundial pela Brawn, quando seu companheiro de equipe, Jenson Button, encontrou o melhor acerto do carro antes de Rubens e garantiu-se vitorioso daquela temporada.

Rubens é um piloto normal, com vitórias e erros. Galgou espaço na F1 e se sustentou ali por quase 20 anos e por isso merece respeito. Não tem perfil de campeão, não teve a gana, a garra de um campeão, mas fez sua parte no esporte de elite mais seletivo do mundo.

Se existe alguém que talvez possa chamar Rubens de tartaruga, esse sujeito é Michael Schumacher. Porém, apesar das brincadeiras e alfinetadas trocadas entre os dois, Michael sempre respeitou o colega. Em 2006, quando o inteligentíssimo programa Pânico na TV entregou em uma entrevista coletiva uma tartaruga de brinquedo a Schumacher, incitando uma comparação do bicho com Barrichello, Schumacher brincou e disse:

"A verdade é que o Rubens sempre foi um bom companheiro para mim e, no final das contas, nos demos bem".

Schumacher sabe que deve a Rubens grande parte de seus títulos. E se o maior campeão da história da F1 respeita Barrichello, não sou quem vou fazer o contrário.

Para fechar o post, um vídeo da primeira vitória de Rubens Barrichello na F1, em Hockenhein, no ano 2000.

Naquele dia Rubens largou em 18º.

E venceu.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Mônaco 1982 - O fim de prova mais bizarro da história da F1

Coluna nova lá no Drive Brazil. Nesta, trato da confusão que foi a chegada do Grande Prêmio de Mônaco
de 1982, que teve 5 líderes nas duas voltas finais.

"Patrese, com a festa quase garantida, dá uma bela bobeira. Erra na saída da curva Mirabeau e roda no Grande Hotel, ficando ao contrário para o fluxo. Assiste a Ferrari de Didier Pironi cruzar elegantemente à sua frente, sem poder fazer nada, sendo obrigado a esperar até que o fluxo de carros cesse para retornar à pista.

Mas, a alegria de Pironi durou alguns metros. No túnel a Ferrari do francês ficou sem combustível e parou.

Naquele momento, ninguém mais sabia quem era o líder da bagaça."

A história completa você lê clicando aqui, com o vídeo da chegada narrada por Murray Walker.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Custa muito organizar essa zona? (2)

(Da sucursal em Brasília-DF) - Fecharam o cruzamento onde morreram mãe e filha em Águas Claras, no dia das mães, vítimas da irresponsabilidade de um alcoolizado ao volante.

Algumas análises depois do acidente  mostraram que o motorista do Honda Fit, onde estavam mãe e filha, cruzou a via erroneamente e assim foi atingido pelo carro do bêbado.

O problema é que naquele local existe um  festival de pontos cegos. O cruzamento fica no topo de um aclive e após o viaduto dos trilhos do metrô. Este conjunto atrapalha muito a visão de quem tenta atravessar a estrada.

Uma pequena desatenção, associada a um carro em velocidade totalmente desproporcional a permitida naquele ponto, foram os ingredientes para a tragédia.

Com a alteração no fluxo, quem precisa cruzar a via naquele trecho do Park Way, precisa dirigir alguns metros para retornar, ou ir até o balão de acesso a Águas Claras para fazer a volta.

E por que não fizeram isto antes?

Porque é necessário manter-se a lógica reativa da gestão pública brasileira. Os gestores só tomam atitudes quando tragédias acontecem.

Da mesma forma, estes gestores de trânsito no DF esperaram que inúmeros acidentes graves acontecessem para alterar o antigo retorno que cruzava a BR-040, vindo da DF-001. Aquilo era uma roleta russa, que me deixava de coração na goela sempre que era obrigado a passar por lá.

E, para fechar o post, mais uma atitude super bacana dos gestores de tráfego no DF: ontem fecharam avenida Elmo Serejo, que liga Taguatinga a Ceilândia e a Samambaia, por culpa das infinitas obras de recuperação da erosão que comeu meia pista em novembro do ano passado.

Sim, do ANO PASSADO. Para dar uma ideia de como as coisas no Brasil andam a passo de tartaruga, no Japão, um ano depois de um tsunami destruir cidades inteiras, grande parte da infraestrutura estava recuperada, como ilustram estas imagens aqui.

Continuando, fechar a avenida não é problema. É necessidade, na verdade, para que a obra ande um pouco mais rápido. E o dia escolhido foi de fato o melhor, um domingo, que tem fluxo muito menor de carro nas vias.

O problema no caso foi a falta de sinalização com avisos do fechamento de forma ostensiva, clara e com distância suficiente para evitar que motoristas caíssem no ponto onde os cones travavam a passagem.

Era simples: faixas, placas, luminosos ou qualquer artefato sinalizador com dizeres do tipo:

Motorista, a avenida Elmo Serejo está fechada em ambos os sentidos no trecho entre a Samdu e o viaduto da QNL. Utilize vias alternativas para acesso a Samambaia e a Ceilândia.

Pronto! Com uma faixa destas estampada na EPTG, eu não faria a burice de dirigir até o local onde a pista estava fechada para ali tomar uma decisão. Pela desinformação, perdi meia hora do meu precioso domingo por culpa de um engarrafamento desnecessário.

sábado, 17 de maio de 2014

Grande Prêmio da Alemanha de 1973

Cartaz do GP da Alemanha de 1973
(Da sucursal em Samambaia - DF) - Tem três circuitos no mundo que já prometi para mim mesmo que vou conhecer e, se tudo der certo, vou tentar dar uma voltinha neles:

Indianápolis, templo do automobilismo norte-americano e casa das 500 Milhas; o circuito de Monza, na Itália; e Nürburing, na Alemanha, que além de receber uma etapa do mundial de F1, tem seu anel norte, o Nordschleife, usado nos dias de hoje para track days abertos ao público em geral.

E é no Nordschleife que acontece a corrida deste vídeo. Uma maravilha que achei no YouTube e que já baixei para o meu computador antes de a FIA bloquear a exibição.

Trata-se do vídeo completo do GP da Alemanha de 1973, vencido por Jack Stewart.

Pace foi 4º pilotando a Surtees nº24
Vale a pena assistir a todo o vídeo. São lindas imagens de uma Formula 1 que já morreu. Para começar, a pista tinha mais de 22 quilômetros de extensão, que tornava o trabalho das equipes, a visibilidade dos torcedores e a cobertura pela imprensa das 14 voltas do GP complicadíssimas.

A melhor volta da prova foi do brasileiro José Carlos Pace, com 7:11.08. Sim, a volta de Moco foi de SETE minutos, que terminou a corrida em 4º, seguido pelos irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi, em 5º e em 6º lugares, respectivamente.


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Agenda do fim de semana

A Truck corre em Interlagos, com transmissão ao vivo pela Band no domingo. Também tem Nascar, DTM, Moto GP e V8 Supercars, para a nossa alegria!

Leandro Totti, no VW 73, é líder na Truck.
Foto: FormulaTruck
Fórmula Truck 

Etapa de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace - Interlagos

Corrida - domingo (18/5), 14h, ao vivo pela Band

Moto GP

Grande Prêmio da França - Circuito Le Mans Bugatti Grand Prix - Le Mans.

Classificação - sábado (17/5), 9h10
Corrida - domingo (18/5), 9h

*Corrida Moto 2 - domingo (18/5), 7h20
*Corrida Moto 3 - domingo (18/5), 6h

A bela BMW M4 que alinha no grid do DTM
DTM - Campeonato Alemão de Turismo

Motorsport Arena Oschersleben.

Corrida - domingo, (18/05), 8:30h, com transmissão pelo Bandsports

Nascar Sprint Cup Series

Nascar Sprint All-Star Race - Charlotte Motor Speedway - Charlotte/Carolina do Norte

Corrida -sábado (17/5), 20h40 - Fox Sports 2 transmite

Nascar Nationwide Series

Get to Know Newton 250 - Iowa Speedway - Newton/Iowa.

Corrida - domingo (18/5), 15h - Fox Sports 2 transmite

Nascar Camping World Truck Series

North Carolina Education Lottery 200 - Charlotte Motor Speedway - Charlotte/Carolina do Norte.

Corrida - sexta-feira (16/5), 21h40 - Fox Sports 2 transmite

V8 Supercars

Etapa de Perth - Perth 400

Corrida - sábado (17/5), 22h50

*colaborou Leonardo Simões.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Continua uma merda

A trombeta da Mercedes. Foto: Autosport.com
(Da sucursal em Brasília - DF) - De todas as mudanças nos carros da Formula 1 neste ano, a que mais chocou a todos foi a do som dos motores.

A mudança foi realmente forte, do encorpado barulho dos V8 que equipavam os carros até o ano passado para o estranho grunhido dos V6 turbo que empurram os F1 agora. Neste post aqui, coloquei um vídeo que mostra claramente essa diferença.

Para tentar melhorar o som dos carros, a FIA e as equipes estão testando gambiarras adaptações técnicas que aliviem o problema.

Hoje, no circuito da Catalunha, na Espanha, a Mercedes colocou uma trombeta presa à saída do escapamento. O resultado, uma buesta.

Apenas amplificaram o que já estava ruim, como você pode verificar no vídeo abaixo.

E não me venham com aquele papo babaca de que quem gosta de corridas de carros não se importa com o som que o motor faz. Eu me importo sim e esse ronquinho está uma merda.


terça-feira, 13 de maio de 2014

1 ano

Faz agora exatamente um ano.

Em 13 de maio de 2013, quando o relógio do centro cirúrgico marcou 23h15, eu fotografei a imagem que ilustra este post.

Tentei manter-me firme para não perder esta que é, sem sombra de dúvidas, a fotografia mais importante que tive a oportunidade de clicar.

Naquela noite, minha vida mudou. Passei a temer a morte, passei a frear mais e a acelerar menos.

Sou mais centrado, mais maduro.
Há exatamente um ano eu segurava o choro,
firmava as penas e fazia esta foto.

Sim, filho, vou ter dar parabéns pelo seu primeiro ano de vida, mas também agradecer a você por todas as mudanças que você trouxe para a minha vida.

Também peço a Deus te abençoe, te dê saúde, e que cuide de você. E que Ele cuide mim também, que me dê o melhor rumo para te criar, para fazer de você um grande homem, um sujeito honesto, correto e, em um mundo tão estranho, uma pessoa de coração bom.

Te amo, Theo. Feliz aniversário.

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...