Para os que dão apoio ao discurso mesquinho do "rouba mas faz":
Conheço uma ótima faxineira, faz limpeza como ninguém. O problema é que ela sempre rouba alguma coisa da casa onde trabalha. Leva um microondas, uma televisão, umas jóias...
Ela rouba, mas faz.
Contrate a ela pra tua casa, mas não eleja ela para administrar a minha cidade, o meu estado, o meu país.
Foda-se sozinho.
Escrito por um mineiro, pai de um moleque sensacional, jornalista, repórter fotográfico, apaixonado por carros e por automobilismo.
terça-feira, 1 de julho de 2014
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Agenda do fim de semana
(Da sucursal em Brasília-DF) - A Copa do Mundo dá uma esfriada no calendário de corridas no mundo todo. As categorias nacionais como a Truck e a Stock Car deram uma segurada nas etapas e as opções de corridas para o fim de semana estão, realmente, minguadas.
Aproveitem o que tem, então!
Moto GP
Etapa da Holanda - TT Circuit Assen - Assen/Holanda
Corrida Moto3 - sábado (28/6), 6h, ao vivo no SporTv
Corrida Moto2 - sábado (28/6), 7h20, ao vivo no SporTv
Corrida Moto GP - sábado (28/6), 9h, ao vivo no SporTv
DTM - Campeonato Alemão de Turismo
Circuito Norisring - Nuremberg/Alemanha
Corrida - domingo (29/6), 8h30, ao vivo pelo BandSports
Formula Indy
Etapa de Houston - Circuito de rua de Houston/Texas
Corrida 1 - sábado (28/6), 17h45 - BandSports transmite VT às 20h
Corrida 2 - domingo (29/6),16h45 - BandSports transmite VT às 20h
Aproveitem o que tem, então!
Aleix Espargaró é pole amanhã em Assen. Foto: MotoGP |
Etapa da Holanda - TT Circuit Assen - Assen/Holanda
Corrida Moto3 - sábado (28/6), 6h, ao vivo no SporTv
Corrida Moto2 - sábado (28/6), 7h20, ao vivo no SporTv
Corrida Moto GP - sábado (28/6), 9h, ao vivo no SporTv
DTM - Campeonato Alemão de Turismo
Circuito Norisring - Nuremberg/Alemanha
Corrida - domingo (29/6), 8h30, ao vivo pelo BandSports
Formula Indy
Etapa de Houston - Circuito de rua de Houston/Texas
Corrida 1 - sábado (28/6), 17h45 - BandSports transmite VT às 20h
Corrida 2 - domingo (29/6),16h45 - BandSports transmite VT às 20h
quarta-feira, 25 de junho de 2014
Drive Brazil - avaliação do Leaf, o elétrico da Nissan
Não tenho para onde fugir, o futuro do automóvel não é com motores a combustão.
Preciso muito curtir o barulho dos motores que queimam combustível enquanto é tempo, porque já já o zumbido dos elétricos vai dominar as ruas.
Nesse embalo, a galera do Drive Brazil testou o Nissan Leaf, que pode chegar ao Brasil custando absurdos R$ 120 mil. A culpa é da legislação brasileira que não prevê incentivos a carros com combustíveis alternativos.
Clique aqui e conheça o Leaf, que pode ocupar a vaga da sua garagem em, quem sabe, 10 anos.
Preciso muito curtir o barulho dos motores que queimam combustível enquanto é tempo, porque já já o zumbido dos elétricos vai dominar as ruas.
Nesse embalo, a galera do Drive Brazil testou o Nissan Leaf, que pode chegar ao Brasil custando absurdos R$ 120 mil. A culpa é da legislação brasileira que não prevê incentivos a carros com combustíveis alternativos.
Clique aqui e conheça o Leaf, que pode ocupar a vaga da sua garagem em, quem sabe, 10 anos.
Nissan Leaf. Foto: Gabriel Jabur/Drive Brazil |
terça-feira, 24 de junho de 2014
Custa muito organizar essa zona? (3)
(Da sucursal em Brasília-DF) - Como ontem não trabalhei, resolvi dar um alívio para minha mulher, que usa o metrô diariamente, e a levei ao trabalho.
O trânsito estava muito bom, aliás. Como tinha Brasil x Camarões no Mané Garrincha, o governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo e os servidores públicos distritais ficaram em casa, o que fez o fluxo de carros melhorar em comparação aos dias normais.
Fiz o trajeto que sempre cumpro quando vou ao centro do Plano Piloto pela manhã. EPTG, cruzando a EPVL rumo a Estrutural e dali desço pelo Monumental até a Rodoviária do Plano Piloto.
Já tem algum tempo que a Estrutural fica com a pista norte invertida no sentido do maior fluxo de veículos nos horários de pico. Pela manhã, das 6h às 8h45, as duas pistas seguem para o Plano Piloto; depois das 17h30 até às 19h15, as seis faixas da via ficam abertas para quem dirige para Taguatinga e Samambaia.
Eu, como faço sempre, opto por utilizar a faixa inversa na manhã. Vim pela EPVL, passei por baixo do viaduto da Estrutural e toquei rumo a pista norte. Para minha surpresa, tráfego não estava invertido.
Sim, eu e outros carro que vinham em minha frente nos deparamos com o fluxo na contramão, sem nenhum aviso na EPVL, no viaduto e muito menos na alça de acesso a pista norte da Estrutural. Não pensaram nem em destacar uma viatura para alertar aos motoristas que não acessassem a via naquele horário.
Pois é. Como o governo do DF decretou o ponto facultativo, o DER-DF decidiu por não inverter o tráfego da Estrutural nos horários de rush de ontem. Eu até concordo com a medida. Com a queda do fluxo, não existia a necessidade da inversão.
O problema é que nada é avisado como deve-se. As placas que informam os horários da inversão estavam lá, como sempre.
Em contrapartida, não havia nenhuma faixa, painel eletrônico, nada, informando aos motoristas que dirigiam pela EPVL que o trânsito da Estrutural não estaria invertido na manhã de ontem.
E aí, eu fico imaginando...
Ontem os motoristas que vinham a minha frente e eu tivemos sorte de perceber os carros no contrafluxo antes de entrar na Estrutural. Mas, como não havia nenhum aviso, se não houvesse um carro trafegando no sentido contrário, eu provavelmente teria acessado a Estrutural, supondo que a inversão estaria vigente.
Dá para imaginar o tamanho da merda? Dar de frente, a 60, 80 km/h, com carros no sentido contrário?
E o pior é que evitar situações assim é fácil e barato!
Em diversas cidades já vi painéis eletrônicos e faixas que são instaladas em momentos especiais como o de ontem.
Até para dar uma ajudinha, o texto da faixa poderia ser assim:
Motorista, hoje pista norte da Estrutural não será invertida. Utilize a pista sul para acesso ao Plano Piloto.
Simples assim! Algumas faixas destas espalhadas nos acessos a Estrutural poupariam motoristas de perder tempo em acessar a via bloqueada e, além, poderiam evitar graves acidentes.
Mas, como já sabemos, a gestão pública brasileira sofre do triste mal de só reagir, como aconteceu naquele caso do cruzamento onde morreram mãe e filha em Águas Claras.
Espero que nenhum acidente grave aconteça para que as simples faixas comecem a ser utilizadas.
O trânsito estava muito bom, aliás. Como tinha Brasil x Camarões no Mané Garrincha, o governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo e os servidores públicos distritais ficaram em casa, o que fez o fluxo de carros melhorar em comparação aos dias normais.
Fiz o trajeto que sempre cumpro quando vou ao centro do Plano Piloto pela manhã. EPTG, cruzando a EPVL rumo a Estrutural e dali desço pelo Monumental até a Rodoviária do Plano Piloto.
Aviso de mudança de fluxo em Belo Horizonte e... |
Eu, como faço sempre, opto por utilizar a faixa inversa na manhã. Vim pela EPVL, passei por baixo do viaduto da Estrutural e toquei rumo a pista norte. Para minha surpresa, tráfego não estava invertido.
Sim, eu e outros carro que vinham em minha frente nos deparamos com o fluxo na contramão, sem nenhum aviso na EPVL, no viaduto e muito menos na alça de acesso a pista norte da Estrutural. Não pensaram nem em destacar uma viatura para alertar aos motoristas que não acessassem a via naquele horário.
em São José do Rio Preto/SP. É muito simples manter motoristas informados e evitar problemas mais graves. |
O problema é que nada é avisado como deve-se. As placas que informam os horários da inversão estavam lá, como sempre.
Em contrapartida, não havia nenhuma faixa, painel eletrônico, nada, informando aos motoristas que dirigiam pela EPVL que o trânsito da Estrutural não estaria invertido na manhã de ontem.
E aí, eu fico imaginando...
Ontem os motoristas que vinham a minha frente e eu tivemos sorte de perceber os carros no contrafluxo antes de entrar na Estrutural. Mas, como não havia nenhum aviso, se não houvesse um carro trafegando no sentido contrário, eu provavelmente teria acessado a Estrutural, supondo que a inversão estaria vigente.
Dá para imaginar o tamanho da merda? Dar de frente, a 60, 80 km/h, com carros no sentido contrário?
E o pior é que evitar situações assim é fácil e barato!
Em diversas cidades já vi painéis eletrônicos e faixas que são instaladas em momentos especiais como o de ontem.
Até para dar uma ajudinha, o texto da faixa poderia ser assim:
Motorista, hoje pista norte da Estrutural não será invertida. Utilize a pista sul para acesso ao Plano Piloto.
Simples assim! Algumas faixas destas espalhadas nos acessos a Estrutural poupariam motoristas de perder tempo em acessar a via bloqueada e, além, poderiam evitar graves acidentes.
Mas, como já sabemos, a gestão pública brasileira sofre do triste mal de só reagir, como aconteceu naquele caso do cruzamento onde morreram mãe e filha em Águas Claras.
Espero que nenhum acidente grave aconteça para que as simples faixas comecem a ser utilizadas.
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Áustria - Massa desaponta e Rosberg deixa Hamilton pra trás
Rosberg comemora a vitória. Bottas, em terceiro subiu pela 1ª vez ao pódio na F1. Foto: AFP/Getty Images |
Mesmo com Felipe Massa largando em 1º, eu sabia que as chances de vitória do brasileiro eram pequenas. As Mercedes tinham ritmo de corrida melhor e, como a vantagem aerodinâmica das Williams fazia-se valer na velocidade de reta, eu já imaginava que com o desgaste de pneus o desempenho de Massa e Bottas não seria suficiente para mantê-los em vantagem sobre as Mercedes, que contornavam o misto com melhor desempenho.
No fim das contas, essa lógica confirmou-se, mas deixou Massa novamente em má situação.
Felipe viu Valtteri Bottas superá-lo logo na primeira parada nos boxes e, depois disso, não conseguiu mais alcançar o companheiro de equipe.
Pelo menos, por alguns instantes, pude recordar a sensação de um brasileiro largando na pole position na Formula 1. Desde 2009, com Rubens Barrichello, o Brasil não largava na frente na F1. Ver o Felipe Massa na pole position do GP da Áustria de hoje me trouxe ótimas lembranças de velhos tempos, quando cada largada era acompanhada em total silêncio, carregada de tensão.
E Massa ajudou a descarregar a adrenalina quando pulou bem e manteve-se à frente, com Rosberg superando Bottas e indo para o segundo lugar.
Enquanto Massa curtia a vida de líder, na terceira volta a TV cortou para a câmera on board no carro de Vettel, que com o carro muito lento implorava aos boxes:
Vettel vai mal mais uma vez. Ano ruim demais para o tetracampeão. Foto:Getty Images |
Provavelmente algum engenheiro nerd instruiu a Vettel que acionasse o famoso Ctrl + Alt + Del. Por sorte do alemão, o carro voltou a funcionar. Nessa gracinha, Vettel acabou tomando uma volta de todo mundo e, para piorar, retornou à pista atrapalhando o companheiro de equipe e maior rival do ano, Daniel Ricciardo.
O prejuízo do problema de Vettel foi tão grande que na volta 20 ele ainda era o último colocado.
Os pits começaram 10ª volta, com os carros da Mercedes indo logo para a troca de pneus. A Williams manteve os dois carros na pista até a volta 15, quando Massa foi aos boxes. Nesse momento, a estratégia da Mercedes foi melhor que a da Williams e começou um mal domingo para Massa.
Na volta das paradas, Rosberg, Hamilton e Bottas superaram a Felipe. Na volta 18, Pérez, que não tinha parado ainda, era o líder, com Rosberg em 2º, Bottas em 3º, Hamilton em 4º e Massa em 5º.
Sim, a parada nos boxes de Bottas foi melhor que a de Massa e o brasileiro perdeu a vantagem que tinha para o companheiro de equipe. Felipe culpou a parada mais lenta pelo mal resultado no fim da prova. Em minha opinião, a perda de tempo realmente o atrapalhou, mas, mais uma vez, Massa pagou o preço pela falta de combatividade em pista que o vem prejudicando há tempos.
Com Pérez em primeiro e girando um pouco mais lento que os quatro carros que vinham atrás, formou-se uma fila. A distância de Pérez, o líder, e Massa, em 5º, era de 3 segundos na volta 24.
No 26º giro, Kvyat da STR apareceu na tela todo torto, com a roda traseira direita destruída. Justificando-se, o russo gritava no rádio:
- No brakes, no brakes, I have no brakes!
Na verdade a suspensão traseira do russo desmanchou-se e, por consequência, o carro ficou sem freios.
Não deve ser das situações mais confortáveis para se passar.
Na volta 27, Nico Rosberg cansou-se de assistir a traseira da Force India de Sergio Pérez e partiu para cima do mexicano. Ultrapassou sem dificuldades, levando no embalo Bottas e Hamilton. Na volta 30, Pérez foi aos boxes e Massa assumiu naquele momento a quarta colocação.
Depois da volta da 31, Rosberg deu uma bela errada em uma das curvas. Aproveitando o vacilo, Bottas e Hamilton encaixotaram-se na traseira do alemão e começaram a brigar entre si pela liderança.
Naquele momento, Massa havia perdido contato com Hamilton e, em 4º, estava a 2s3 atrás da briga pela liderança.
Agoniado por ocupar a péssima 21ª colocação, Vettel atropelou a Sauber de Gutierrez e foi obrigado a fazer mais uma parada nos pits, agora para a troca do bico dianteiro.
O péssimo dia Vettel acabou na volta 37, quando o piloto foi chamado aos boxes para abandonar a corrida. A cara de Vettel era de dar pena. O sujeito estava muito puto.
Na volta 37, os rádios de Rosberg e Hamilton trouxeram a mensagem que todos os pilotos querem ouvir. Para Hamilton, o engenheiro avisou:
- It´s summer time! Go, go, go!
O recado era para Hamilton e Rosberg emplacarem voltas muito rápidas antes de irem aos boxes para a 2ª parada. O inglês parou na 40, o alemão na 41.
Na volta 42 Bottas foi aos pits e Massa reassumiu a ponta. Alonso, que vinha apagado durante toda a prova, apareceu em segundo, mas também com apenas uma parada nos boxes.
Juro que imaginei que naquele momento a Williams pudesse tentar alguma estratégia diferente para Massa, mas isto não aconteceu. Felipe foi para a segunda parada na volta 43 e retornou para a pista em 6º, atrás de Pérez.
A luta de Massa agora era pelo pódio e contra Bottas. Caso não acontecesse nenhum imprevisto, a vitória era da Mercedes, mais uma vez.
Na volta 47 Alonso foi aos boxes e as posições acertaram-se mais uma vez. Rosberg liderando, com Hamilton em 2º, Bottas em 3º, Pérez, que ainda tinha uma parada a fazer, em 4º e Massa em 5º.
Por algumas voltas, a corrida deu uma esfriada. Massa manteve-se atrás de Pérez até a volta 56, quando o mexicano finalmente fez a 2ª parada e Felipe reposicionou-se em 4º. Na ponta, Rosberg administrava a vantagem que tinha para Hamilton e Bottas vinha sem muitas dificuldades em 3º.
Pelo rádio, Hamilton mostrava sérias preocupações com os freios, que o tiraram da etapa anterior, no Canadá.
Faltando dez voltas para o fim da corrida, Massa começou a enxergar pelo retrovisor a Ferrari de Alonso. Bottas, vinha a frente de Felipe com 3s5 de vantagem.
Massa estava muito mais para o Alonso do que para Bottas, mas Alonso não tinha carro para brigar com a Williams de Felipe a resolveu acomodar-se em quinto.
A alegria de Massa no sábado não consolidou-se na corrida ontem. Foto: GrandPrix247 |
Rosberg chegou a terceira vitória em 2014, sétima da equipe Mercedes em oito provas. Abriu agora 29
pontos para Hamilton e agora tem uma folguinha para respirar no mundial de pilotos. A Williams, com Bottas, foi ao pódio pela primeira vez no ano. Quebrou um jejum que durava desde de 2012, quando Maldonado venceu na Espanha.
Fica deste GP o momento complicado que vive Massa. Mais uma vez viu seu companheiro novato, Valtteri Bottas, superá-lo. A alegria da pole position de sábado durou pouco e Massa segue para Silverstone com mais pressão ainda para lidar.
Hamilton, que estava com cara de poucos amigos no pódio, também precisa abrir os olhos e tomar uma atitude com urgência se ainda quer ser campeão em 2014. Nico Rosberg é rápido, conta com algumas pitadas de sorte e já demonstrou ser mais equilibrado emocionalmente que Hamilton. Ou o inglês reage agora ou já era.
Só para fechar, Emerson Fittipaldi continua a campanha a favor de Massa. No sábado, após Felipe marcar o melhor tempo na classificação, Fittipaldi publicou no Facebook:
“Hoje o Felipe confirmou o talento e a capacidade que sempre teve! E o Felipe com a sua experiência e dedicação elevou a performance da Williams, casamento perfeito Felipe Massa e Williams Parabens @massafelipe19 por essa pole position tirando pela primeira vez a pole position da Mercedes. Mais uma vitória do esporte brasileiro, o Brasil todo estará torcendo para vc! God Bless”
Massa conseguiu um torcedor de peso. Só falta agora ele justificar a Emerson o apoio quem vem recebendo.
quarta-feira, 18 de junho de 2014
Absurdos nas ruas (1)
Irresponsabilidade ou preguiça? |
A cena era tão estúpida que me senti na obrigação de fotografar.
O caminhão de transporte de entulho levava restos de uma armação de concreto. A carga era transportada sem nenhum tipo de cobertura ou amarração.
Outros motoristas que passavam por este caminhão corriam sérios riscos de serem atingidos por pedriscos ou até por peças grandes de concreto, com resultados que poderiam ser trágicos.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou em 31 de maio de 2013 a Resolução nº 441, que regulamenta o artigo 102 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Neste texto do CTB está a exigência de que o veículo esteja devidamente equipado para evitar o derramamento de cargas sobre a via.
Pela Resolução 441 do Contran, no transporte de qualquer sólido a granel é obrigatório cobrir totalmente a carga de forma segura e eficaz. O descumprimento da Resolução deixa o motorista sujeito a multa de R$ 127,69 e a somar cinco pontos na carteira.
Acho a punição branda demais para um sujeito que, talvez por preguiça, pode matar alguém.
E fica a pergunta: como este caminhão vinha da EPTG, será que a fiscalização por câmeras flagrou esse irresponsável?
Playboy babaca
(Da sucursal em Brasília-DF) - Invasão de campo é algo até normal no futebol. Já assisti várias partidas que tiveram de ser interrompidas porque alguém resolveu pular dentro do campo no meio do jogo.
No automobilismo, porém, esse tipo de incidente é muito raro. Lembro-me de ver cenas assim apenas duas vezes, ambas na Formula 1.
Uma foi em 2000, no Grande Prêmio da Alemanha, quando um sujeito invadiu o circuito para protestar contra a Mercedes-Benz, que o teria demitido dias antes. Outro momento foi em 2003, no GP da Inglaterra, que teve de ser paralisado quando um padre louco pulou dentro da pista e se arriscou correndo contra os carros.
Mas, no último sábado, Jack Cotte, um playboy babaca, abusou da estupidez e invadiu o circuito de Brands Hatch dirigindo um VW Polo de rua durante uma etapa do Fun Cup, uma corrida de Fuscas modificados.
Sim, a anta entrou na pista ao volante de um carro de rua.
O imbecil deu uma volta completa no circuito, em baixa velocidade, colocando em risco pilotos, a si próprio e aos passageiros no carro. Enquanto Cotte dirigia pela pista, uma garota ao seu lado implorava para que ele parasse o carro, enquanto os outros passageiros se divertiam com a brincadeira do animal.
Terminado o show, o engraçadinho foi preso pela polícia inglesa. Cotte ainda está na cadeia e vai responder por alguns crimes, inclusive por sequestro, embasado pelos gritos de desespero da garota que pedia insistentemente que Cotte parasse o carro, sem ser atendida.
As instituições responsáveis pelo automobilismo inglês declararam estar preparando medidas para evitar novas cenas como a vista no sábado e investigando como Cotte conseguiu acesso tão fácil aos boxes, chegando até a pista.
Abaixo, os vídeos da palhaçada.
No automobilismo, porém, esse tipo de incidente é muito raro. Lembro-me de ver cenas assim apenas duas vezes, ambas na Formula 1.
Uma foi em 2000, no Grande Prêmio da Alemanha, quando um sujeito invadiu o circuito para protestar contra a Mercedes-Benz, que o teria demitido dias antes. Outro momento foi em 2003, no GP da Inglaterra, que teve de ser paralisado quando um padre louco pulou dentro da pista e se arriscou correndo contra os carros.
Mas, no último sábado, Jack Cotte, um playboy babaca, abusou da estupidez e invadiu o circuito de Brands Hatch dirigindo um VW Polo de rua durante uma etapa do Fun Cup, uma corrida de Fuscas modificados.
Sim, a anta entrou na pista ao volante de um carro de rua.
Jack Cotte está preso. Podiam capá-lo, para evitar que reproduza. |
Terminado o show, o engraçadinho foi preso pela polícia inglesa. Cotte ainda está na cadeia e vai responder por alguns crimes, inclusive por sequestro, embasado pelos gritos de desespero da garota que pedia insistentemente que Cotte parasse o carro, sem ser atendida.
As instituições responsáveis pelo automobilismo inglês declararam estar preparando medidas para evitar novas cenas como a vista no sábado e investigando como Cotte conseguiu acesso tão fácil aos boxes, chegando até a pista.
Abaixo, os vídeos da palhaçada.
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