segunda-feira, 9 de junho de 2014

Canadá - Mercedes não venceu e Massa bateu forte

Na foto, Vettel dá um banho em Ricciardo. No mundial
de pilotos, é Ricciardo quem dá um banho em Vettel.
Foto: Stan Honda/AFP 
(Da sucursal em Brasília-DF) - Devido ao alto teor de adrenalina das últimas cinco voltas do GP do Canadá, faço este post em ordem inversa.

Começo pelo pódio.

Daniel Ricciardo, da Red Bull, ultrapassou Nico Rosberg na penúltima volta da corrida e venceu o GP. Foi a primeira vitória de Ricciardo na categoria e aconteceu em um momento muito especial. A Mercedes, com Nico e Lewis, tinha ganhado todas as corridas até ontem e a vitória do sorridente australiano pode mexer na luta pelo mundial.

Ficou clara ontem a evolução dos carros da Red Bull e foi para o chão o mito de invencibilidade que a Mercedes já estava conseguindo emplacar depois de vencerem as seis primeiras provas do campeonato.

Com a vitória, Ricciardo consolidou-se no terceiro lugar do campeonato de pilotos, abrindo dez pontos de vantagem para Fernando Alonso e 19 para o tetracampeão e companheiro de Ricciardo na Red Bull, Sebastian Vettel.

Vettel que passou por um belo cagaço e quase foi vítima do acidente na última volta, que tirou Felipe Massa e Sergio Pérez da corrida.

Dez voltas antes do fim da prova Massa vinha rápido, com pneus novos. Lá na frente, a Mercedes de Rosberg estava com problemas no sistema de recuperação de energia, o MGU-K, que tirava do alemão 160 cavalos por volta. O ritmo mais lento de Rosberg fez o pelotão dos líderes embolar bastante e facilitou a chegada de Massa em Vettel, que estava em 4º.

A distância entre Rosberg que era o líder e Massa, em 5º, chegou a espremidos 1,6s.

O problema foi que Massa ficou cozinhando pamonha atrás de Vettel. Demonstrava vontade de atacar, porém não partia para cima com ímpeto para definir a situação. Enquanto isso Ricciardo ultrapassou Pérez, foi a segundo e deixou o mexicano em terceiro.

Vettel, que não é besta, pulou no pescoço de Pérez e tomou o terceiro lugar no começo da penúltima volta. Massa, que tinha chances de vencer há dez voltas do final, percebeu que a oportunidade da vitória tinha ido para o saco. Sobrou a ele ultrapassar o mexicano e somar mais alguns pontos na luta interna na Williams contra Valteri Bottas.

E aí veio a última volta.
Massa tinha espaço à esquerda. Vettel não
foi atropelado por Felipe por alguns centímetros.

Massa, cheio de vontade e com prazo curto para superar Pérez, cacetou a traseira do mexicano na tomada da curva um, no momento em que abriu para fazer a ultrapassagem.

Foi uma porrada servida.

A telemetria indicou 27g de desaceleração no impacto dos carros. Foi uma pancada considerável e os dois foram parar no centro médico para avaliações.

Antes de acertar o muro, Pérez passou por trás e Massa pela frente de Vettel, que deve ter se borrado todo quando viu a cena da pancada pelo retrovisor.

O que eu achei do acidente?

Pérez abriu um pouco além do necessário na tomada da curva e Massa confiou que Pérez não se movimentaria nem um milimetro além do traçado normal. Massa poderia ter corrido menos riscos e feito a tomada da curva mais aberta, mais distante do carro de Pérez. Poderia ter sido menos afobado e ter tido um pouquinho mais de cuidado, já que estava bem mais rápido.

O carro de Massa ficou destruído e a violência do
impacto assustou. Foto: AP
A FIA entendeu que o erro foi do mexicano. Se for para encontrar um culpado, de fato Pérez errou. O comunicado da direção de prova informou que "o carro 11 (Pérez) mudou sua linha de direção, o que causou o impacto com o carro 19 (Massa) na curva 1."

Pérez foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada do próximo GP, na Áustria, daqui duas semanas.

No mais, a corrida de Felipe foi muito boa. Não fosse o erro da Williams na parada para troca de pneus, o brasileiro poderia ter de fato lutado pelo pódio. Ou pela vitória.

Para compensar o mau resultado, Massa pode vangloriar-se de ter conseguido a proeza de ser o primeiro piloto além da dupla da Mercedes a liderar um GP neste campeonato. Aconteceu na volta 46, quando Hamilton parou nos boxes.

Hamilton assistiu dos boxes a boa
corrida de Nico Rosberg. Foto: Max Rossi/Reuters
Hamilton que abandonou pela segunda vez nesta temporada, na volta 47, por problemas nos freios. Da garagem, assistiu a Nico Rosberg chegar em 2º e marcar preciosos 18 pontos.

Com este resultado, Rosberg se isolou na liderança do mundial com 140 pontos, abrindo 22 de vantagem frente a Hamilton. É muita coisa em um campeonato tão disputado.

No mais, ficou o destaque para a largada de Nico Rosberg, que se impôs sobre Hamilton e obrigou o
colega de Mercedes a passear na grama. A manobra de Hamilton evitou o choque com Nico, porém permitiu a Vettel, que não perde oportunidades, a superar o inglês e assumir o segundo lugar.

Lá no fundo do grid, na confusão da primeira volta, Max Chilton entrou forte demais na curva três, escorregou e acertou Jules Bianchi, companheiro de equipe dele na Marussia. A cacetada foi tão forte que o carro de Bianchi voou no muro e perdeu o eixo traseiro.

Chilton jogou fora com esse acidente a chance de quebrar o recorde de Nick Heildfeld, que completou 41 corridas consecutivas. Chilton abandonou a disputa pelo recorde com o número de 25 provas completadas em sequência. De qualquer forma, o inglês detêm o recorde de novato que mais completou provas em sequência em uma mesma temporada (19), e de estreante que terminou mais corridas consecutivas (25).

A F1 volta em 22 de junho, em Spielberg, na Áustria.

No frigir dos ovos, tenho só uma observação: a Mercedes, mesmo com o tal do MGU-K quebrado, ainda era competitiva e colocou Nico no pódio. O carro dos alemães está realmente foda.

Vai entender

(Da sucursal em Brasília-DF) - Este blog é pequeno, eu sei. Comecei aqui em outubro do ano passado e me esforço, sempre que minhas prioridades permitem, para manter este espaço atualizado.

Mesmo trabalhando aqui assim, nos buracos da rotina, consegui nestes oito meses mais de 13.000 visitas no Punta. É um número pífio quando se trata de internet, mas sim, me orgulho dele.

E?

E ai que, mesmo miúdo como sou, ainda assim a equipe de assessoria do TT de Man me considerou de alguma forma relevante e me liberou acesso ao cantinho da imprensa do site oficial do TT.

Até aí, nada de mais né?

Fiz meu cadastro no site do TT, eles pediram algumas horas para análise e, na sequência, me enviaram a confirmação de acesso a área exclusiva para a imprensa. Burocracias virtuais que não tornam o Punta Tacco no S melhor ou pior que nenhum dos milhões de blogs sobre velocidade na internet.

Devidas explicações feitas, segue o motivo deste post: faz algum tempo que me cadastrei para o acesso ao setor de imprensa do site da Stock Car e me negaram.

Não pedi credenciamento para cobrir a corrida in loco. Sei da política da Vicar, empresa que organiza a Stock e o Brasileiro de Marcas, de não credenciar blogs para coberturas dentro do autódromo.

Até concordo com este veto prévio. Da mesma forma que existem blogs sérios, que como o Punta tentam fazer uma cobertura bacana do automobilismo, vários blogueirinhos de bosta entulham os promotores de eventos de pedidos de credenciamento apenas para tietarem pilotos e postarem no Facebook selfies com carros ao fundo.

Automobilismo é um esporte perigoso. Um sujeito sem experiência e sem profissionalismo pode morrer ou matar um piloto se não souber se portar no ambiente de um circuito.

Meu acesso não foi liberado pelo administrador
O que eu não consigo entender é o veto ao acesso a um simples banco de imagens. Já que o blogueiro não pode ter acesso ao evento, que ao menos liberem as fotos oficiais, os releases, para facilitar um pouco o trabalho de quem tenta cobrir fora de campo a categoria.

Para piorar, além de não conseguir acesso ao banco da imagens da Stock Car, fui completamente ignorado quando pedi aos assessores da Vicar informações sobre a categoria para construir este post aqui, que mostrou como o brasiliense é fã de automobilismo ao lotar um autódromo em péssimas condições estruturais.

Só consegui as informações com a assessora de imprensa da equipe Eurofarma, que quebrou um galho e usou os caminhos dela para me dar os números que eu precisava.

No frigir dos ovos, não existe necessidade de tratar aos pequenos assim. É só um login e uma senha que não vão mudar nada na rotina da Stock.

Juro que não entendo.

sábado, 7 de junho de 2014

Acabou o Tourist Trophy da Ilha de Man de 2014

(Da sucursal em Samambaia-DF) - Ontem foi o último dia de provas do Tourist Trophy da Ilha de Man de 2014.

Michael Dunlop, motociclista irlandês de 25 anos, entrou para o hall dos grandes vencedores do TT. Dunlop venceu cinco das seis provas nas quais largou, somando 18 pódios em todas as participações dele no TT de Man desde 2007.

O cara é um gênio do TT.

Rafael Paschoalin no TT 2014. Foto: Marty Hill
Sobre o brasileiro Rafael Paschoalin, que competiu no TT de Man pelo segundo ano consecutivo, o resultado por si só reflete pouco o esforço e a coragem desse sujeito em correr o TT.

Paschoalin não completou a prova na categoria Superstock e terminou em 45º, a penúltima posição na Senior.

No Facebook, o brasileiro resumiu a participação dele no TT de Man assim:

"45 colocado na Sênior hoje. Sinceramente eu não esperava mais que isso, pelo menos esse ano, com a dificuldade que tive para driblar o medo! Tudo, absolutamente tudo, valeu a pena quando percorri a sexta e ultima volta da corrida. Uma multidão me aplaudiu e eu fiquei realmente feliz em completar essa prova. Não atingi minha expectativa mas fiquei grato por estar bem, volto no ano que vem, mais preparado e com novas metas!!!"

Correr em um campeonato tão insano, vendo competidores morrendo na pista, é uma barra. Realmente o medo deve tomar a cabeça do piloto. Além, pelo que entendi, Paschoalin não tem muito apoio para ir ao TT de Man. Só corre em Man por ser um apaixonado pela motovelocidade.

O saldo negativo do TT de Man de 2014 ficou para as mortes. Neste ano, como tratei neste post aqui, morreram dois pilotos. Bob Price e Karl Harris acidentaram-se no circuito Snaefell Mountain e não suportaram os ferimentos. Somam-se 242 mortes de pilotos no TT em prova e 250 no total, contabilizando-se os que perderam a vida em treinos desde 1907.

O TT é isso. Não existe ali o discurso de que as mortes têm de parar. São pilotos apaixonados pela velocidade e que topam correr o risco pelo tesão que correr em Man proporciona. São todos adultos, vacinados, que sentem medo e tentam dribá-lo a velocidades que batem os 320 km/h. 

Em 2015, o TT de Man vai acontecer entre os dias 30 de maio e 12 de junho.

Esperamos ver você de novo por lá, Paschoalin!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Agenda do fim de semana

(Da sucursal em Brasília-DF) - O autódromo de Brasília recebe neste fim de semana a quarta etapa da Formula Truck em 2014. A prova será disputada no anel externo do Nelson Piquet, traçado que leva os caminhões a atingirem a maior média de velocidade de todo o campeonato.

Os ingressos são válidos para os três dias - treinos de sexta e sábado e corrida no domingo, e custam R$ 30. Podem ser comprados nas bilheterias do autódromo e nos pontos de venda autorizados que podem ser consultados no site da categoria: www.formulatruck.com.br/ingressos.asp

Para quem quiser dar um pulinho em Goiânia, tem Copa Petrobras de Marcas e Mercedes-Benz Challenge por lá.

Tem também Formula 1 no Canadá, Indy no Texas, Nascar em Pocono e no Texas e Superbike na Malásia.

Aproveite!

Beto Monteiro liderou os treinos de hoje em BSB.
Formula Truck
Etapa de Brasília - Autódromo Internacional de Brasília

Treino livre - sábado (7/6), 8h30
Treino livre - sábado (7/6), 10h15
Treino classificatório - sábado (7/6), 13h
Corrida - domingo (8/6), 13h - transmissão ao vivo pela Band

Copa Petrobras de Marcas
Etapa de Goiânia - Autódromo Internacional de Goiânia - Goiânia - Goiás

Treino classificatório - sábado (7/6), 17h
Corrida 1 - domingo (8/6), 9h
Corrida 2 - domingo (8/6), 12h45

Mercedes-Benz Challenge
Etapa de Goiânia - Autódromo Internacional de Goiânia - Goiânia - Goiás

Treino classificatório - sábado (7/6), 16h
Corrida - domingo (8/6), 11h15

Formula 1
Grande Prêmio do Canadá - Circuito Gilles-Villeneuve - Montreal - Canadá

Treino 3 -  sábado (7/6), 11h, com transmissão pelo SporTv
Treino classificatório - sábado (7/6), 14h, com transmissão pela Globo
Corrida - domingo (8/6), 15h, ao vivo pela Globo

WTCC - Mundial de Turismo
Etapa da Rússia - Circuito de Moscou, Rússia

Corrida 1 - sábado (7/6), 2h
Corrida 1 - domingo (8/6), 2h

Formula Indy
Etapa do Texas - Texas Motor Speedway - Ft. Worth - Texas

Corrida - sábado (7/6), 21h, ao vivo na Band

Mundial Superbike
Grande Prêmio da Malásia - Circuito Internacional de Sepang, Malásia

Corrida 1 - domingo (8/6), 1h
Corrida 2 - domingo (8/6), 2h30
Corrida 3 - domingo (8/6), 5h30

Nascar Camping World Truck Series 
Winstar World Casino & Resort 400 - Texas Motor Speedway - Ft. Worth - Texas

Corrida -  sábado (7/6), 22h ao vivo no FoxSports 2


quinta-feira, 5 de junho de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito especial de Copa

Foto que fiz em 1ºde novembro do ano passado: enquanto
o inferno dominava a via, o agente do Detran descansava
assentado sobre o capô da vaitura.
Quem lê meu blog há mais tempo deve lembrar-se da miniauditoria que eu fiz sobre a fiscalização de trânsito no DF. Por quase um mês, em janeiro e fevereiro, anotava em um bloquinho sempre que via alguma viatura de fiscalização de trânsito nas ruas.

Além de marcar sempre que via uma viatura, também tomava nota a cada vez que passava por mim algum carro trafegando pelo acostamento, que é de longe a infração de trânsito que mais me irrita. Se quiser entender melhor do que se tratava, dê uma lidinha aqui.

Os números que colhi foram entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro, com os seguintes resultados:

- 628 km rodados;
- 324 carros trafegando pelo acostamento;
- 19 viaturas de fiscalização.

A maioria destes quilômetros percorridos foi em vias de grande fluxo como a EPTG, EPIA, Estrutural, Elmo Serejo e considerei somente as horas de maior movimento para fazer as anotações: entre 7h e 10h e entre 17h00 e 21h.

Com os números coletados, fica fácil perceber que naquela época faltava fiscalização nas ruas. Enxerguei uma viatura a cada 33 quilômetros rodados e, esbaldando-se na falta de fiscalização, 1,9 carros trafegando pelo acostamento a cada quilômetro.

Ontem decidi recomeçar minha miniauditoria para medir o efeito Copa sobre o trânsito de Brasília. Parece que a Copa vai levar às ruas mais agentes de trânsito. De ontem para hoje já vi três blitzes. Nos últimos seis meses, não tinha enxergado nenhuma.

Comecei ontem minhas anotações e amanhã já posto a primeira. Vamos ver no que vai dar.

Foto do dia

(Da sucursal em Brasília-DF) - Hoje, excepcionalmente, uso uma foto que não é de minha autoria como Foto do dia.
The Tank Man - Jeff Widener - 5 de junho de 1989 - Pequim, China

Da sacada do Beijing Hotel, o fotógrafo norte-americano Jeff Widener retratou em 5 de junho de 1989 esta que é uma das cenas mais marcantes da história da fotografia: o Rebelde Desconhecido, parado, segurando sacolas, barrando a passagem dos tanques de guerra que mantinham a "ordem" na Praça da Paz Celestial, em Pequim, China.

A figura do homem impedindo a passagem dos tanques espalhou-se mundo afora, expondo a truculência do Partido Comunista chinês. Em 4 de junho de 1989, como resultado de diversas manifestações por toda a China, milhares de pessoas reuniram-se naquela praça em protesto contra a corrupção e a gestão precária que dominavam o país.

Como dados oficiais não existem, estima-se que até 10.000 pessoas foram mortas naquele 4 de junho. E o Rebelde Desconhecido, que desarmado barrou a passagem dos tanques de guerras no dia seguinte à carnificina, provavelmente somou-se a este número como um dos assassinados por expor opinião contra o regime imposto pelo Partido Comunista.

Tornou-se um dos grandes heróis do seculo XX mesmo sob a cortina de ferro chinesa. Hoje, 25 anos depois desta foto, ainda não se sabe quem era e qual foi o destino do corajoso homem desarmado.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Barulhinho bom (8)

Cartaz da estreia da peça, em 1875.
(Da sucursal em Brasília-DF) - Por acaso você já teve curiosidade em saber que música é aquela que toca na hora da festa do champanhe, na cerimônia do pódio da Formula 1?

Eu já tive essa curiosidade e descobri que música é.

Trata-se da abertura da peça Carmen, composta por Bizet em 1875. A ópera completa tem quatro atos, mas o trecho tocado na festa do champanhe é apenas do prelúdio da obra.

Neste vídeo, a abertura de Carmen, executada pela Orquestra de Câmara da Ópera de Berlim.

Por favor, aumente o volume e marque a opção para assistir o vídeo em HD.


Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...