A largada eu vi, e puta merda, que diabos foi aquilo!? Muitos disseram que Felipe Massa não teve culpa, mas eu acho o contrário: Felipe fez a tangência da curva como se a McLaren de Magnussen não estivesse ali.
Massa culpou Magnussen pelo acidente, dizendo que o dinamarquês deveria ter freado, uma vez que estava atrás dele na tomada da curva.
Como não enxerguei essa vantagem de Massa, separei um quadro a quadro do choque.
No primeiro frame, fica fácil perceber que na tomada da curva Magnussen e Massa estavam lado a lado. Massa vinha da extrema esquerda da pista e tentou posicionar-se à frente da McLaren, que naquele momento tinha clara preferência em contornar a curva por dentro.
Na sequência, Massa manteve o trajeto e pressionou Magnussen contra a tangência da curva. Felipe não deixou espaço para a McLaren contornar, apesar de ter tido ainda naquele momento bastante pista à esquerda para evitar o toque.
Neste ponto, o óbvio aconteceu. Espremido na parte de dentro do traçado, Magnussen foi tocado por Massa. Para azar do brasileiro, o toque aconteceu roda com roda, na banda de rodagem. Massa foi catapultado e viu o mundo de cabeça para baixo.
Não me restam dúvidas de que Massa precipitou-se e de que não deixou espaço para Magnussen. Esperar que o piloto da McLaren freasse foi inocente por parte de Felipe. Magnussen vinha melhor posicionado e tinha clara preferência na tomada por dentro.
Senna fazia como Magnussen fez. Nunca abria a porta para ninguém e era conhecido por todos os pilotos do grid por ser tinhoso assim.
E nós, brasileiros, adorávamos essa postura de Senna na pista. Magnussen ontem foi tão sagaz quanto Senna era e Massa talvez não tenha acreditado que o jovem da McLaren fosse manter-se ali.
O resultado do toque entre os dois carros foi a capotagem de Massa. A foto do acidente circulou mundo afora, com Massa assistindo as faíscas saindo de seu carro raspando a carenagem no asfalto.
Massa de cabeça para baixo. Foto: Euronews |
Para Felipe é a quarta prova sem chegar ao final, sendo que nas últimas duas a corrida acabou na primeira volta.
Acho que Massa está nervoso, tenso com a força que Valtteri Bottas, seu companheiro na Williams, está demonstrando. Bottas veio ganhando espaço aos poucos e, agora, é claramente o cara da equipe. Já é responsável por 91 dos 121 pontos somados pela Williams no Mundial de Construtores e subiu ao pódio nas últimas três provas, com um show de pilotagem na Inglaterra, quando partiu de 14º e chegou em 2º.
O bom desempenho de Bottas fez ontem a Williams subir para o 3º lugar no Mundial de Construtores, deixando a Ferrari para trás. Sim, isso significa muita coisa, especialmente para uma equipe tradicional na F1, que viveu anos no ostracismo e que finalmente consegue voltar ao hall das grandes.
Ontem, no perfil de Massa no Instagram, o piloto publicou a foto acima recortada e soltou a frase:
"Não desejo isso que passei hoje à ninguém , mas não vou deixar a peteca cair nunca !! Vou levantar a cabeça e continuar fazendo o meu melhor , tudo vai voltar ao normal e os resultados irão aparecer, Deus sabe e quer isso !! Obrigado meu Deus por toda proteção sempre!"
"Não desejo isso que passei hoje à ninguém , mas não vou deixar a peteca cair nunca !! Vou levantar a cabeça e continuar fazendo o meu melhor , tudo vai voltar ao normal e os resultados irão aparecer, Deus sabe e quer isso !! Obrigado meu Deus por toda proteção sempre!"
Felipe agora precisa se acalmar, colocar a cabeça no lugar e tentar recuperar-se. Massa precisa de um bom fim de semana, um pódio, uma vitória, quem sabe, para reencontrar-se como o bom piloto que é, como aquele sujeito que brigou até a última volta em 2008 pelo título mundial contra Lewis Hamilton e contra até a própria equipe.
No mais, pelo que consegui ver da corrida, Nico Rosberg dominou com tranquilidade e venceu sem muitos problemas. Aumentou a distância de pontos no mundial de pilotos para 14, mas viu um Lewis Hamilton sagaz pelo título.
Hamilton largou em 15º, culpa de um disco de freio quebrado no começo da qualificação no sábado, mas recuperou-se e passou na bandeirada final em 3º, no pódio. Rosberg não pode vacilar, porque Hamilton está deixando muito claro que quer muito este título de 2014.
A próxima etapa da F1 acontece no domingo (27/7) que vem, na Hungria.
Com os resultados de ontem, o Mundial de Pilotos fica assim:
Posição
|
Piloto
|
Equipe
|
Pontos
|
1
|
Nico Rosberg
|
Mercedes
|
190
|
2
|
Lewis Hamilton
|
Mercedes
|
176
|
3
|
Daniel Ricciardo
|
Red Bull Racing-Renault
|
106
|
4
|
Fernando Alonso
|
Ferrari
|
97
|
5
|
Valtteri Bottas
|
Williams-Mercedes
|
91
|
6
|
Sebastian Vettel
|
Red Bull Racing-Renault
|
82
|
7
|
Nico Hulkenberg
|
Force India-Mercedes
|
69
|
8
|
Jenson Button
|
McLaren-Mercedes
|
59
|
9
|
Kevin Magnussen
|
McLaren-Mercedes
|
37
|
10
|
Felipe Massa
|
Williams-Mercedes
|
30
|
11
|
Sergio Perez
|
Force India-Mercedes
|
29
|
12
|
Kimi Räikkönen
|
Ferrari
|
19
|
13
|
Jean-Eric Vergne
|
STR-Renault
|
9
|
14
|
Romain Grosjean
|
Lotus-Renault
|
8
|
15
|
Daniil Kvyat
|
STR-Renault
|
6
|
16
|
Jules Bianchi
|
Marussia-Ferrari
|
2
|
17
|
Adrian Sutil
|
Sauber-Ferrari
|
0
|
18
|
Marcus Ericsson
|
Caterham-Renault
|
0
|
19
|
Pastor Maldonado
|
Lotus-Renault
|
0
|
20
|
Esteban Gutierrez
|
Sauber-Ferrari
|
0
|
21
|
Max Chilton
|
Marussia-Ferrari
|
0
|
22
|
Kamui Kobayashi
|
Caterham-Renault
|
0
|
E o Mundial de Construtores:
Posição
|
Equipe
|
Pontos
|
1
|
Mercedes
|
366
|
2
|
Red Bull Racing-Renault
|
188
|
3
|
Williams-Mercedes
|
121
|
4
|
Ferrari
|
116
|
5
|
Force India-Mercedes
|
98
|
6
|
McLaren-Mercedes
|
96
|
7
|
STR-Renault
|
15
|
8
|
Lotus-Renault
|
8
|
9
|
Marussia-Ferrari
|
2
|
10
|
Sauber-Ferrari
|
0
|
11
|
Caterham-Renault
|
0
|