sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Feinhos (3) - faltou um pedaço

(Da sucursal em Bornéu - Indonésia) - A Lotus abusou da criatividade ao desenhar o E22, carro que vai usar na temporada 2014 da Formula 1. No lugar do bico, um nariz vazado. 

Não são fãs dos macacos-narigudos de Bornéu, com certeza.



Como a Formula 1 tem regulamento muito restrito, é raro que apareçam grandes discrepâncias em design, como este do nariz da Lotus. Normalmente quando alguém reinventa a roda e tira da manga um desenho completamente diferente do que fazem as outras equipes, ou se lasca completamente ou leva o título com vantagem absurda. 

Com a quebradeira que vem assolando a equipe desde o ano passado, acho a opção de que ela se lasque em 2014 a mais provável. Perderam Raikkonen, perderam o cabeça do time, Eric Boullier, além de funcionários e engenheiros. 

Ajudando a segurar os cacos, o patrocínio da PDVSA está lá, pujante na asa traseira. Foi levado por Pastor Maldonado, que tem apoio do governo da Venezuela, como eu disse neste post aqui

Ainda é minha equipe favorita, mesmo aos trancos e engasgos. Preto e dourado em conjunto ao nome Lotus é o que há de mais bacana.

Vamos ver no que dá.




Feinhos (2) - McLaren e os macacos-narigudos de Bornéu

(Da sucursal em Bornéu - Indonésia) - Finalmente, um carro de verdade. Diferente das outras equipes até agora, que apresentaram seus carros com ilustrações e projeções por computador, a McLaren levou o MP4-29 de verdade para fotos.


O bico escroto está lá, como na Williams. Como comentou o amigo e leitor do blog, Thiago Casavechia, cada vez mais inspirados nos macacos-narigudos, de Bornéu. Mais uma vez, a desculpa para a feiura é o regulamento e as motivações aerodinâmicas.

Estranha a apresentação com o carro sem o patrocinador principal pintado nas laterais. Em times pequenos é até normal que isto aconteça, mas nos grandes é incomum.


E não consigo fazer boas previsões para a McLaren para esta temporada. Entra neste ano com um piloto novato, Kevin Magnussen e com um apagado Jenson Button.

Para piorar a situação, o time inglês já anunciou que no ano que vem corre de motores Honda. Isto complica a evolução do time durante a temporada, uma vez que duvido que a atual fornecedora de motores do time, a Mercedes, irá passar toda a informação e o melhor equipamento que tem para a McLaren, evitando suprir a concorrente Honda de importantes segredos industriais.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Feinhos

(Da sucursal em Brasília-DF) - No ano passado, veículos especializados em automobilismo ensaiavam previsões de como seria o design dos carros para a temporada de 2014 da Formula 1. Com base nas alterações técnicas previstas pela FIA, que deixaram mais altos os chassis, a maioria dos desenhos mostrava carros com um bico escroto, baixo e pontudo. 

Eis o VJM07, carro da Force India para 2014.
Tão feios que a imprensa esportiva brasileira apelidou os carros de “tamanduá”.

Dito e feito. Ontem a Force India liberou uma imagem computadorizada do carro que vai usar neste ano.

Em uma óbvia intenção de guardar segredo das soluções aerodinâmicas do novo carro, a equipe postou apenas uma tela, mostrando o carro de perfil. Apesar do ângulo desfavorável, dá para perceber a forte inclinação do bico.

E na manhã de hoje, a Williams, equipe de Felipe Massa, matou a curiosidade de quem esperava uma imagem da dianteira de algum carro e soltou no site da equipe algumas projeções do FW36.


FW36, o carro de estréia de Felipe Massa na Williams.

E lá está o horrendo bico. Fino e abalroado por baixo serve de ferramenta aerodinâmica para a condução do ar pela carenagem. Fica complicado afirmar que todos os carros terão este mesmo design frontal, apesar da restrição de regras normalmente levar os engenheiros a chegar mais ou menos às mesmas soluções aerodinâmicas. Sendo a Williams então, que gosta de revolucionar no design como fez em 2004 no FW26, talvez os outros carros tenham desenhos menos chocantes.

A Brabham de 1975, com o layout Martini.
 Ao volante, José Carlos Pace.
Já sobre o azul da projeção, tem tudo para ser apenas para uso na pré-temporada. 

Segundo informações do jornalista Américo Teixeira Jr., a Williams fechou contrato com a fabricante de bebidas italiana Martini. Seria muito bacana a volta da bonita pintura usada pela falecida equipe Brabham, em 1975.

Para deixar anotado na agenda, lançam carros:

McLaren – amanhã (24/1)
Sauber – sábado (25/1)
Toro Rosso – segunda-feira (27/1)
Mercedes, Caterham e Red Bull – terça-feira (28/1)

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Belina do capeta

(Da sucursal em Samambaia-DF) - Um amigo me indicou este vídeo pelo Facebook, de título "Belina do capeta". Na filmagem, uma bonita Belina, aquela perua descontinuada pela Ford em 1991, voando baixo por uma rodovia em velocidades que superam os 180 km/h.

Pela cara do carro, ela é da última série fabricada. 

No final da vida da Belina, Ford e VW formavam uma joint venture no Brasil. Compartilhavam projetos, linhas de produção e motores. A perua do vídeo parece ser das mais completas, o que significa que é empurrada pelo motor VW AP 1.8, adorado pelos preparadores por ser resistente e suportar alterações mecânicas que aumentam significantemente sua potência a um custo baixo.

Colado o tempo todo na Belina, o motorista de uma Chevrolet S10, último modelo. O motorista da picape tenta acompanhar a perua, sempre em altíssima velocidade.

Em diversos momentos o motorista da S10, que dirige e filma ao mesmo tempo, aponta a câmera para o próprio painel. Desconcentrado e obviamente sem as duas mãos ao volante, chega a tentar filmar o carro que vem atrás dele, tudo isto a 160, 170 km/h enquanto ultrapassa a outros carros.



Percebem o festival de idiotices?

Uma Belina tem no mínimo 23 anos de estrada. Concordo que pode ser um carro que foi extremamente alterado em mecânica, com mudanças pesadas em freios e suspensão, mas é querer muito se matar andando assim em uma rodovia. Pelas rodas originais que consegui enxergar no vídeo, provavelmente ela usa pneus de especificação original, estreitos e altos. Esta perua tem tudo para ser como esses sujeitos viciados em academia. Bomba nos braços e pernas finas. 

Tomara que eu esteja errado e este carro tenha o mínimo de preparação para melhorar a estabilidade, porque se ali ainda for um conjunto original, é muito motor para pouco pneu e suspensão. Quem já teve a oportunidade de dirigir uma Belina ou um Del Rey, sabe que estes carros são muito macios, tinham foco em levar conforto aos passageiros. 

Já picapes não são feitas para serem usadas altas velocidades, mesmo as mais novas, equipadas com diversos sistemas de controle de estabilidade. São carros altos, com dirigibilidade comprometida pela divisão de peso e pelo centro de gravidade elevado. No caso da S10, a fábrica estabelece, por medida de segurança, velocidade máxima limitada a 180km/h, número necessário para que o motorista possa se desvencilhar de alguma situação de risco, como finalizar uma ultrapassagem mal calculada. O que não significa ser seguro trafegar a esta velocidade, como faz o motorista no vídeo. É só jogar na pesquisa do YouTube termos como "capotagem S10" ou "capotagem Hilux" que aparece uma lista com vários vídeos de picapes em acidentes, em alguns até em condições de baixa velocidade.

É um misto de ignorância e excesso de confiança que volta e meia vira capa de jornal na segunda-feira.

A merda é que nem sempre esses imbecis morrem sozinhos. Infelizmente, volta e meia idiotas assim se matam e levam juntos com eles para o caixão gente que nunca nem entrou em uma Belina.



segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito (3)

Mais tabelas, agora dos dias 16, 17 e 20 de janeiro, sempre na hora do rush. Se você não leu esta série desde o primeiro post, clique aqui para entender o que estou fazendo.

Por enquanto, média de uma viatura a cada 35,6 km rodados e de um carro circulando pelo
acostamento a cada 4,28 km.

Se não fosse a viatura do Detran-DF que fica estacionada diariamente ao lado da obra da Elmo Serejo, a média de fiscais por km seria bem pior. 

E, para constar, eu até tentei contabilizar o número de carros particulares que usam a faixa exclusiva da EPTG, mas eram tantos que desisti. 

Ainda sobre a faixa exclusiva, o que passa por ela de carro de placa cinza e descaracterizado, voando baixo com rotolight/girolfex pregado no teto não é brincadeira. E, normalmente, são carros com só o motorista.

Estranho...


16/1 – Saída às 8h25 de Samambaia com destino ao SIA, passando pelo Guará

22 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando   pelo acostamento
Ligação Samambaia – QNL – leve
0
-
Avenida Elmo Serejo  – moderado
0
0
Centro de Taguatinga - pesado
0
0
EPTG - DF-085 (até o Guará) – pesado
1 - DER-DF
0
Guará - (até a estação Guará e retorno à EPTG)
0
-
Cruzamento da EPTG e trechos do SIA - moderado
0
0
Total no percurso
1
0

---

16/1 – Saída às 18h do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso


Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – moderado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
0
12
Centro de Taguatinga - pesado
0
0
Pistão Sul – DF-001 – moderado
0
0
Samdu Sul – moderado
0
-
QSC Taguatinga – Primavera – pesado
0
-
Total no percurso
0
12

---

17/1 – Saída às 7h55de Samambaia com destino ao SIA, com escala no Setor Bancário Norte

45 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando   pelo acostamento
Ligação Samambaia – QNL – leve
0
0
Avenida Elmo Serejo  – parado
1-Detran-DF*
0
Centro de Taguatinga - pesado
1-Detran-DF**
-
EPTG - DF-085– pesado/moderado
0
0
Parque da Cidade
0
-
Eixo Monumental (sentido Congresso Nacional) – pesado
1-Detran-DF
0
Eixo Monumental (sentido Rodoferroviária) - leve
0
0
EPIA – pesado
0
-
Trechos do SIA – leve
0
-
Total no percurso
3
0
*Viatura do Detran-DF em suporte à obra de reparo da erosão no sentido Taguatinga.
**Guincho do Detran-DF estacionado sobre a calçada antes do viaduto do centro de Taguatinga.

---

17/1 – Saída às 17h09 do SIA, rumo Samambaia

16 km de percurso


Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – moderado
0
-
EPTG – DF-085 – moderado/parado
0
2
Centro de Taguatinga - pesado
0
0
Avenida Elmo Serejo – leve
1 – Detran-DF*
0
Ligação QNL-Samambaia – leve
0
0
Av. Leste (Samambaia) – pesado/parado
0
-
Total no percurso
1
2
*Viatura do Detran-DF em suporte à obra de reparo da erosão no sentido Taguatinga.

---

20/1 - Saída às 8h43 de Samambaia, destino SIA

16 km de percurso


Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando   pelo acostamento
Ligação Samambaia – QNL – leve
0
-
Avenida Elmo Serejo  – moderado
0
0
Centro de Taguatinga - moderado
0
-
EPTG - DF-085 (até o Guará) – pesado
0
0
Trechos do SIA - moderado
0
-
Total no percurso
0
0



  Somatório geral entre 14/1 e 20/1:


- 9 percursos;
- 214 km rodados;
- 50 carros trafegando pelo acostamento;
- 6 viaturas de fiscalização.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Foto do dia + Barulhinho bom (4)

Esta foto pede esta música. 

Fly me to the moon
Brasília, 5 de fevereiro de 2010
Canon EOS 30D - ISO320, 1/250, f10



quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Isofix, a conta-gotas

(Da sucursal em Brasília-DF) - O Inmetro publicou hoje (16/1), no Diário Oficial da União a regulamentação do sistema Isofix de fixação de cadeirinhas de bebês em carros. Até agora, como o Inmetro ainda não havia se manifestado sobre o Isofix, a venda de cadeirinhas com o sistema era ilegal no Brasil, já que os assentos automotivos para crianças só podem ser comercializados no país se estamparem o selo do órgão.

Esta falta de regulamentação era no mínimo idiota. O Isofix é um grande avanço na segurança para o transporte de bebês e crianças em automóveis.

Ao invés das cadeirinhas e bebês-confortos (plural escroto) serem presos pelo cinto de segurança, os carros com Isofix têm uma estrutura na base e no topo do encosto do banco traseiro, que é parte da carroceria do carro. O assento preparado para o sistema vem com ganchos (foto), que travam com extrema firmeza a cadeirinha nesta estrutura, garantindo muito mais estabilidade ao conjunto e ao bebê.

Na prática, o Isofix dá muito mais segurança para os pequenos, que em caso de acidentes não correm o risco de sofrerem traumas causados pela folga que o cinto de segurança deixa, mesmo quando instalado perfeitamente na cadeirinha.

Com a regulamentação do Inmetro, é necessário que o Congresso Nacional torne obrigatório o uso do Isofix no Brasil. Hoje poucos carros vendidos no Brasil, a maioria importados, vêm de fábrica com este dispositivo e, sem legislação que obrigue, duvido que os fabricantes dos assentos se mobilizem em investir na produção de bebês-confortos e cadeirinhas com a novidade.

Meu medo é que o Isofix caia na mesma palhaçada do airbag e do ABS, que foram cozinhados pelo lobby das montadoras e quase escapam da obrigatoriedade em 2014. Nos Estados Unidos, nenhum carro sai das fábricas sem airbag desde 1998.

No meu próximo carro, o Isofix será determinante na escolha para a compra.

Theo agradece.

P.S.: Como já disse neste post aqui, vídeos chocantes podem ser eficientes para criar, no mínimo, receio nas pessoas. Se você tem filhos e comete a estupidez de deixá-los soltos enquanto dirige, dê uma olhada neste crash-test, com um boneco simulando uma criança solta no carro. 





Neste outro, a prova de que seu colo não é seguro em caso de acidentes. Lugar de bebês e crianças é na cadeirinha, mesmo que ele berre e chore até ficar rouco. É melhor parar o carro e acalmá-lo do que seguir adiante com o pequeno nos braços.

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...