segunda-feira, 19 de maio de 2014

Custa muito organizar essa zona? (2)

(Da sucursal em Brasília-DF) - Fecharam o cruzamento onde morreram mãe e filha em Águas Claras, no dia das mães, vítimas da irresponsabilidade de um alcoolizado ao volante.

Algumas análises depois do acidente  mostraram que o motorista do Honda Fit, onde estavam mãe e filha, cruzou a via erroneamente e assim foi atingido pelo carro do bêbado.

O problema é que naquele local existe um  festival de pontos cegos. O cruzamento fica no topo de um aclive e após o viaduto dos trilhos do metrô. Este conjunto atrapalha muito a visão de quem tenta atravessar a estrada.

Uma pequena desatenção, associada a um carro em velocidade totalmente desproporcional a permitida naquele ponto, foram os ingredientes para a tragédia.

Com a alteração no fluxo, quem precisa cruzar a via naquele trecho do Park Way, precisa dirigir alguns metros para retornar, ou ir até o balão de acesso a Águas Claras para fazer a volta.

E por que não fizeram isto antes?

Porque é necessário manter-se a lógica reativa da gestão pública brasileira. Os gestores só tomam atitudes quando tragédias acontecem.

Da mesma forma, estes gestores de trânsito no DF esperaram que inúmeros acidentes graves acontecessem para alterar o antigo retorno que cruzava a BR-040, vindo da DF-001. Aquilo era uma roleta russa, que me deixava de coração na goela sempre que era obrigado a passar por lá.

E, para fechar o post, mais uma atitude super bacana dos gestores de tráfego no DF: ontem fecharam avenida Elmo Serejo, que liga Taguatinga a Ceilândia e a Samambaia, por culpa das infinitas obras de recuperação da erosão que comeu meia pista em novembro do ano passado.

Sim, do ANO PASSADO. Para dar uma ideia de como as coisas no Brasil andam a passo de tartaruga, no Japão, um ano depois de um tsunami destruir cidades inteiras, grande parte da infraestrutura estava recuperada, como ilustram estas imagens aqui.

Continuando, fechar a avenida não é problema. É necessidade, na verdade, para que a obra ande um pouco mais rápido. E o dia escolhido foi de fato o melhor, um domingo, que tem fluxo muito menor de carro nas vias.

O problema no caso foi a falta de sinalização com avisos do fechamento de forma ostensiva, clara e com distância suficiente para evitar que motoristas caíssem no ponto onde os cones travavam a passagem.

Era simples: faixas, placas, luminosos ou qualquer artefato sinalizador com dizeres do tipo:

Motorista, a avenida Elmo Serejo está fechada em ambos os sentidos no trecho entre a Samdu e o viaduto da QNL. Utilize vias alternativas para acesso a Samambaia e a Ceilândia.

Pronto! Com uma faixa destas estampada na EPTG, eu não faria a burice de dirigir até o local onde a pista estava fechada para ali tomar uma decisão. Pela desinformação, perdi meia hora do meu precioso domingo por culpa de um engarrafamento desnecessário.

sábado, 17 de maio de 2014

Grande Prêmio da Alemanha de 1973

Cartaz do GP da Alemanha de 1973
(Da sucursal em Samambaia - DF) - Tem três circuitos no mundo que já prometi para mim mesmo que vou conhecer e, se tudo der certo, vou tentar dar uma voltinha neles:

Indianápolis, templo do automobilismo norte-americano e casa das 500 Milhas; o circuito de Monza, na Itália; e Nürburing, na Alemanha, que além de receber uma etapa do mundial de F1, tem seu anel norte, o Nordschleife, usado nos dias de hoje para track days abertos ao público em geral.

E é no Nordschleife que acontece a corrida deste vídeo. Uma maravilha que achei no YouTube e que já baixei para o meu computador antes de a FIA bloquear a exibição.

Trata-se do vídeo completo do GP da Alemanha de 1973, vencido por Jack Stewart.

Pace foi 4º pilotando a Surtees nº24
Vale a pena assistir a todo o vídeo. São lindas imagens de uma Formula 1 que já morreu. Para começar, a pista tinha mais de 22 quilômetros de extensão, que tornava o trabalho das equipes, a visibilidade dos torcedores e a cobertura pela imprensa das 14 voltas do GP complicadíssimas.

A melhor volta da prova foi do brasileiro José Carlos Pace, com 7:11.08. Sim, a volta de Moco foi de SETE minutos, que terminou a corrida em 4º, seguido pelos irmãos Wilson e Emerson Fittipaldi, em 5º e em 6º lugares, respectivamente.


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Agenda do fim de semana

A Truck corre em Interlagos, com transmissão ao vivo pela Band no domingo. Também tem Nascar, DTM, Moto GP e V8 Supercars, para a nossa alegria!

Leandro Totti, no VW 73, é líder na Truck.
Foto: FormulaTruck
Fórmula Truck 

Etapa de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace - Interlagos

Corrida - domingo (18/5), 14h, ao vivo pela Band

Moto GP

Grande Prêmio da França - Circuito Le Mans Bugatti Grand Prix - Le Mans.

Classificação - sábado (17/5), 9h10
Corrida - domingo (18/5), 9h

*Corrida Moto 2 - domingo (18/5), 7h20
*Corrida Moto 3 - domingo (18/5), 6h

A bela BMW M4 que alinha no grid do DTM
DTM - Campeonato Alemão de Turismo

Motorsport Arena Oschersleben.

Corrida - domingo, (18/05), 8:30h, com transmissão pelo Bandsports

Nascar Sprint Cup Series

Nascar Sprint All-Star Race - Charlotte Motor Speedway - Charlotte/Carolina do Norte

Corrida -sábado (17/5), 20h40 - Fox Sports 2 transmite

Nascar Nationwide Series

Get to Know Newton 250 - Iowa Speedway - Newton/Iowa.

Corrida - domingo (18/5), 15h - Fox Sports 2 transmite

Nascar Camping World Truck Series

North Carolina Education Lottery 200 - Charlotte Motor Speedway - Charlotte/Carolina do Norte.

Corrida - sexta-feira (16/5), 21h40 - Fox Sports 2 transmite

V8 Supercars

Etapa de Perth - Perth 400

Corrida - sábado (17/5), 22h50

*colaborou Leonardo Simões.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Continua uma merda

A trombeta da Mercedes. Foto: Autosport.com
(Da sucursal em Brasília - DF) - De todas as mudanças nos carros da Formula 1 neste ano, a que mais chocou a todos foi a do som dos motores.

A mudança foi realmente forte, do encorpado barulho dos V8 que equipavam os carros até o ano passado para o estranho grunhido dos V6 turbo que empurram os F1 agora. Neste post aqui, coloquei um vídeo que mostra claramente essa diferença.

Para tentar melhorar o som dos carros, a FIA e as equipes estão testando gambiarras adaptações técnicas que aliviem o problema.

Hoje, no circuito da Catalunha, na Espanha, a Mercedes colocou uma trombeta presa à saída do escapamento. O resultado, uma buesta.

Apenas amplificaram o que já estava ruim, como você pode verificar no vídeo abaixo.

E não me venham com aquele papo babaca de que quem gosta de corridas de carros não se importa com o som que o motor faz. Eu me importo sim e esse ronquinho está uma merda.


terça-feira, 13 de maio de 2014

1 ano

Faz agora exatamente um ano.

Em 13 de maio de 2013, quando o relógio do centro cirúrgico marcou 23h15, eu fotografei a imagem que ilustra este post.

Tentei manter-me firme para não perder esta que é, sem sombra de dúvidas, a fotografia mais importante que tive a oportunidade de clicar.

Naquela noite, minha vida mudou. Passei a temer a morte, passei a frear mais e a acelerar menos.

Sou mais centrado, mais maduro.
Há exatamente um ano eu segurava o choro,
firmava as penas e fazia esta foto.

Sim, filho, vou ter dar parabéns pelo seu primeiro ano de vida, mas também agradecer a você por todas as mudanças que você trouxe para a minha vida.

Também peço a Deus te abençoe, te dê saúde, e que cuide de você. E que Ele cuide mim também, que me dê o melhor rumo para te criar, para fazer de você um grande homem, um sujeito honesto, correto e, em um mundo tão estranho, uma pessoa de coração bom.

Te amo, Theo. Feliz aniversário.

Brasília, cidade do automobilismo

Arquibancadas lotadas no autódromo de Brasília
para a Stock Car. Foto Duda Bairros/Vicar
(Da sucursal em Brasília - DF) – Tive a ideia deste post faz mais de 15 dias, porém não imaginei que seria tão difícil conseguir os números que precisava.

Finalmente ontem, a Patrícia Casagrande, assessora de imprensa da PPres, que trabalha com a equipe Eurofarma na Stock Car, me deu uma enorme ajuda e conseguiu os dados que eu tanto queria.

E números não mentem: Brasília não é a cidade do futebol, mas sim do automobilismo.

Em dois fins-de-semana tivemos por aqui corridas de interesse nacional. Uma foi a Stock Car, a outra o Brasileiro de Marcas.

Na Stock, 28 mil pessoas foram ao autódromo. No Brasileiro de Marcas, 18 mil. Tudo isso em um espaço precário, que não oferece conforto algum aos que circulam por ali, sejam equipes, pilotos ou público.

Em uma simples comparação, vamos aos jogos de futebol que aconteceram aqui em Brasília nos fins-de-semana das corridas:

Dias 26 e 27 de abril, fim-de-semana da etapa de Brasília da Stock Car
Jogos de ida das semifinais do campeonato Candango de futebol

Brasília x Brasiliense
Estádio Serejão, em Taguatinga
Público: 140 pagantes

Sobradinho x Luziânia
Estádio Augustinho Lima, em Sobradinho
Público: 4.344 pagantes

Dias 4 e 5 de maio, fim-de-semana da etapa de Brasília do Brasileiro de Marcas
Jogos de volta das semifinais do campeonato Candango de futebol

Luziânia x Sobradinho
Estádio Serra do Lago, em Luziânia
Público: 1.128 pagantes

Brasiliense x Brasília
Estádio Serejão, em Taguatinga
Público: 1.264 pagantes

Os números são estes mesmo. Apesar de tanta atenção ao futebol, com investimentos e grande espaço de mídia, ao somar o público dos quatro jogos das semifinais do campeonato Candango o resultado é de 6.876 pagantes nos estádios.

É quase apenas um terço do público que foi ao autódromo assistir ao Brasileiro de Marcas e é quatro vezes menos pessoas ao comparar com o número de torcedores que lotou o autódromo no domingo da Stock Car.

Mané Garrincha vazio para
Flamengo x Goiás. Foto: Joel Rodrigues/Folhapress
Mas, podem argumentar que a Stock Car é um evento nacional, atraindo naturalmente maior número de pessoas que um campeonato local.

Para quebrar esta lógica, o Flamengo estreou aqui em Brasília pelo Campeonato Brasileiro contra o Goiás.

Foram colocados à venda 48.877, porém apenas 19.012 torcedores compareceram ao estádio.
Em 3 de maio, Atlético Paranaense e Cruzeiro jogaram no Mané Garrincha, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo o Boletim Financeiro da CBF, foram vendidos 11.877 ingressos.


Quero deixar claro que não tenho nada contra o futebol. Apenas acho que se investe muito em um esporte em detrimento a outros que têm capacidade de atração de público e renda iguais ou até maiores que os do futebol.

É um paradigma que precisa ser quebrado.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Espanha - Massa mal e Mercedes ainda mais forte

As belas Mercedes em um já comum 1-2 no pódio
(Da sucursal em Brasília-DF) - No meu post pré-GP da Espanha, avisei sobre as mudanças que a temporada europeia poderia trazer.

Poderia.

Porém, mais uma vez, ontem foi dia de Mercedes em Barcelona.

O alemães foram absolutos. Largaram em primeiro com Hamilton e em segundo com Rosberg e repetiram o resultado no pódio.

Cinco corridas, cinco vitórias da Mercedes.

Um quadro assim fica complicado de se reverter. Nem as mudanças de motor e chassi da Red Bull conseguiram colocar a equipe das latinhas de energético em condições de brigar contra os carros prateados de estrela no bico.

Hamilton: cinco corridas, quatro vitórias e
a liderança do mundial
E, dentro da Mercedes, Hamilton conseguiu se recuperar após o abandono na estréia do campeonato, na Austrália. Venceu todas as últimas quatro corridas e ontem finalmente superou Nico Rosberg na liderança do mundial de pilotos.

Os dois vão brigar muito entre si até o fim do mundial para decidirem quem será o campeão. As coisas agora tendem para Hamilton, que está em um momento inspirado. Mais maduro e prudente, talvez seja o ano dele, mesmo.

E o resto da corrida?

Foi mais uma prova bacana, muitas trocas de posições e brigas interessantes, como as de Alonso e Räikkönen e a de Vettel e Alonso.

Supresas para uma Lotus que parece esboçar recuperação, fechando em 8º com Grosjean e para um resultado pífio da McLaren, com Button e Magnussen cruzando a linha de chegada em 11º e 12º, respectivamente. Parece que os ingleses da McLaren já estão com a cabeça em 2015, esperando a chegada dos motores Honda.

E Massa?

Azar, erros e falta de combatividade.
Foto: Williams Martini Racing
Fez má classificação, admitiu o erro e largou em 9º. O problema é que admitir que errou não reverteu a consequência do erro. Por isso, assistiu de longe o companheiro dele de equipe, Valtteri Bottas, largar em 4º, atrás somente das Mercedes e da Red Bull de Daniel Ricciardo.

Massa fez uma corrida chata, xoxa, sem graça, sem vontade, sem atacar, sem se defender.

Quase um passeio de luxo no parque.

Terminou em 13º, sem marcar pontos. Com este resultado broxante, Massa chegou pela segunda vez consecutiva atrás de Bottas ao fim da prova e vê o finlandês abrindo vantagem na soma de pontos no campeonato. Bottas é 7º colocado na classificação, com 34 pontos. Massa tem apenas 12 pontos e amarga a 12ª posição.

Anda faltando a Massa sorte. Mas também combatividade e inspiração.

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...