sexta-feira, 18 de julho de 2014

Os absurdos de uma guerra

(Da sucursal em Brasília-DF) - No Leste Europeu, no Oriente Médio, nestas regiões do globo nunca conseguiu-se paz por muito tempo. Genocídios, ditadores sanguinários, intervenções estabanadas das potências mundiais, especialmente dos Estados Unidos, da União Soviética/Rússia, resultando em milhões de civis mortos e na perpetuação dos conflitos que parecem ser infinitos.

Ontem, mais um capítulo de toda essa desgraça aconteceu. Um avião civil foi abatido por um míssil e, até agora, a troca de acusações ruma para rebeldes ucranianos pró-Rússia como responsáveis.

Um líder do movimento separatista pró-Rússia postou em uma rede social que teriam abatido um Antonov AN-26 e que "estavam todos avisados que não deveriam voar no nosso espaço". A mensagem foi apagada assim que confirmou-se que o avião derrubado era civil, mas pode ser acessada aqui, em russo.

Segundo a agência russa de notícias Interfax, existe a hipótese do alvo ter sido, na verdade, o avião presidencial russo, que levava o presidente Vladimir Putin para casa depois do encontro dos BRICS, no Brasil.

Este vídeo, legendando em inglês, mostra o diálogo dos prováveis responsáveis pelo disparo do míssil. Os interlocutores transmitem a sensação de que o ocorrido ontem foi um erro de alvo, mostrando até certo desespero com a constatação de que o avião derrubado era civil.

Lá no final do post está a tradução da conversa para o português.




Antonov AN-26.
Foto: Military Today
Mas dá para errar?

Confundir um AN-26 com um 777 ou um 96-300 é praticamente impossível. Este Antonov é um turboélice militar e muito menor que os outros dois aviões.

Já entre os outros dois, a confusão é até possível. A Malaysia Airlines ostenta uma pintura muito parecida a do avião presidencial russo. O porte do Boeing 777 abatido também é o mesmo do Ilyushin Il-96-300 russo. A grande diferença entre os aviões são as quatro turbinas do Ilyushin, duas a mais que as do 777.

Em altitude de cruzeiro é difícil diferenciar as aeronaves a olho nu.

O Boeing 777 abatido ontem, na foto de Mir ZafriZ e o Ilyushin Il-96-300 fotografado por Dmitriy Pichugin

Mas, pensando com um pouco de razão, não consigo imaginar alguém atirando em um avião sem o apoio de algum equipamento ótico, como um binóculo, por exemplo, para garantir no que se está mirando.

Para exemplificar, observem esta foto abaixo, que fiz em 2010. É um Boeing 747, da Japan Airlines. Fiz a fotografia aqui em Brasília, com uma lente 200 milímetros, com a intenção de captar também a lua. Caso quisesse, teria utilizado ainda mais zoom e ido aos 300 mm, trazendo ainda mais detalhes do avião.

Foto que fiz em 2010, de um 747 da Japan Airlines sobre Brasília.

Com lentes assim, mesmo com aeronaves em cruzeiro, é possível identificar até o prefixo do avião, dependendo do ângulo da foto.

No caso de ontem, pode ser que o céu estivesse encoberto, atrapalhando a confirmação visual.

Toda essa história é estranha demais e vai tomando rumos tão obscuros quanto os do desaparecimento do outro avião da Malaysia, em março.

De toda a forma, por maior que seja o ódio por Putin, pela Rússia, pelo planeta, matar por qualquer causa é estúpido, nojento, repugnante, não importando se erraram o alvo.

Se tudo isso confirmar-se, assinaram 298 por engano na tentativa de matar outros tantos.



Transcrição do diálogo, em português:

Igor Bezler: Acabamos de abater um avião. Grupo Minera. Ele caiu depois de Yenakievo.

Vasili Geranin: Pilotos. Onde estão os pilotos?

IB: Saíram para procurar e fotografar o avião. Há fumaça.

VG: Quantos minutos atrás?

IB: Cerca de 30 minutos atrás.

A outra parte da conversa ocorreu aproximadamente 40 minutos mais tarde.

Major: Foram pessoas de Chernukhin que derrubaram o avião. Do posto de verificação de Chernukhin. Os cossacos que se baseiam em Chernukhino.

Grego: Sim, Major.

Major: O avião se desintegrou no ar. Na área de Petropavlovskaya. O primeiro “200″ (código para pessoa morta). Nós encontramos o primeiro “200″. Um civil.

Grego: Bem, o que você tem aí?

Major: Em suma, era 100 por cento um avião de passageiros (civil).

Grego: Muitas pessoas lá?

Major: Os escombros caíram direto sobre os quintais das casas.

Grego: Que tipo de aeronave?

Major: Eu não verifiquei isso. Eu não fui ao local principal. Estou examinando apenas o local onde os primeiros corpos caíram. Há restos de equipamentos, bancos e corpos.

Grego: Sobrou algo da arma?

Major: Absolutamente nada. Itens civis, material medicinal, toalhas, papel higiênico.

Grego: Existem documentos?

Major: Sim, de um estudante indonésio. De uma universidade em Thompson.

Em uma ligação final, incluída mais tarde na gravação, um rebelde fala com um comandante cossaco.

Rebelde: Em relação a este avião que foi derrubado na área de Snizhne-Torez. Ele era um avião de passageiros. Caiu perto de Grabovo. Um monte de corpos de mulheres e crianças. Agora os cossacos estão olhando tudo isso.

Rebelde: A TV disse que era um AN-26. Um avião de carga ucraniano. Mas está escrito Malaysia Airlines nele. O que estava fazendo em território da Ucrânia?

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito especial de Copa (3)

Agentes do DER-DF em fiscalização.
Foto: Mary Leal/Agência Brasília
(Da sucursal em Brasília-DF) - No último domingo acabou a Copa do Mundo e, com ela, mais uma fase da minha miniauditoria de trânsito, que eu explico aqui.

Durante o mês de Copa do Mundo, como era de se esperar, a quantidade de viaturas de policiamento de trânsito aumentou consideravelmente nas principais vias do DF. Ao menos nos trechos que percorro, foi fácil perceber que a maior fiscalização inibiu motoristas a cometerem infrações que atrapalham muito o fluxo, como ultrapassagens pelo acostamento e pelas ilhas.

Em comparação aos números do levantamento que fiz no começo do ano, a diferença nos dados coletados é assustadora. Entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro, dirigi 628 quilômetros e anotei 324 carros trafegando pelo acostamento e apenas 19 viaturas de fiscalização de trânsito nas ruas. Considerando o período de Copa, foram 590 quilômetros percorridos, com 70 viaturas e duas blitzes nos percursos e apenas 24 veículos utilizando o acostamento para cortar os engarrafamentos.

Durante a Copa, os motoristas davam de testa com uma viatura a cada 8,42 km, contra uma a cada 33 km no período "normal", entre janeiro e fevereiro. Como consequência disso, anotei um veículo no acostamento a cada 1,9 km rodado no começo do ano e, nos dias de Copa, com tanta fiscalização nas vias, os espertinhos se amedrontaram e o número caiu para apenas um carro a cada 24,5 km!

Sim, a presença dos agentes e dos policiais de trânsito nas ruas surtiu efeito imediato, diminuindo em menos de 12 vezes o número de sacanas que se acham no direito de cortar o trânsito pelo acostamento.

Vou continuar minhas anotações e medirei como ficará essa fiscalização pós-Copa, mas já posso adiantar que percebi uma diminuição na quantidade de viaturas nas ruas. Essa diminuição é até natural, mas espero que não volte aos patamares antigos, quando era raro encontrar um agente de trânsito fiscalizando as vias nas horas de rush.

16 de junho

Trecho 9 - 18h29 - SIA/Samambaia - 20 km

EPVL (DF-087) - 0 viaturas - 4 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
Pistão Sul (DF-001) - 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

18 de junho

Trecho 10 - 7h02 - Samambaia/Guará - 17 km

Ligação Samambaia/QNL - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
Taguatinga Centro - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 11 - 8h37 - Guará/Samambaia - 20 km

Avenida Elmo Serejo -  1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
Ligação Samambaia/QNL - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 12 - 12h22 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - Blitz/DER-DF + 2 viaturas em outros pontos - 0 veículos circulando pelo acostamento
Taguatinga Centro - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 13 - 12h52- Samambaia/Asa Sul - 25 km

EPIA/EPNB - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 14 - 18h - SIA/Asa Sul/Samambaia - 34 km

EPTG - 3/DER-DF - 4 veículos circulando pelo acostamento

24 de junho

Trecho 15 - 8h16 - Samambaia/SIA - 17 km

Avenida Elmo Serejo - 2/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 1/PMDF; 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 16 - 18h37 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 1/DER-DF - 1 veículo circulando pelo acostamento

25 de junho 

Trecho 17 - 7h29 - Samambaia/SIA - 18 km

Ligação Samambaia/Taguatinga - 1/Detran-DF
Boca da Mata - 1/Detran-DF

Trecho 18 - 12h04 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 2/DER-DF

Trecho 19 - 18h32 - SIA/Samambaia - 20 km

EPVL (DF-087) - 4 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 2/DER-DF

2 de julho

Trecho 20 - 7h45 - Samambaia/SIA - 17 km

Taguatinga Centro - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 2/BPRV (PMDF); 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 21 - 19h10 - SIA/Samambaia - 18 km

EPTG - 2/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

5 de julho

Trecho 22 - 8h - Samambaia/Asa Norte - 31 km

EPTG - 1/BPRV (PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento

9 de julho

Trecho 23 - 8h20 - Samambaia/Asa Norte/SIA - 48 km

Pistão Sul (DF-001) - 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG -  4/BPRV (PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento
Eixo Monumental - 1/PMDF- 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 24 - 18h36 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 2/DER-DF - 4 veículos circulando pelo acostamento
Pistão Sul (DF-001) - 1/DER-DF; Blitz(PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento

10 de julho

Trecho 25 - SIA/Asa Norte - 34 km

Boca da Mata - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPNB - 1/DER-DF; 1/BPRV (PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento

11 de julho

Trecho 26 - 7h55 - Samambaia/Guará/SIA - 22 km

Pistão Sul (DF-001) - 1/BPTRAN (PMDF)

Trecho 27 - 19h07 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 1/DER-DF
Avenida Elmo Serejo - 2/Detran-DF
Ligação Samambaia/Taguatinga - 1/Detran-DF

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Soma parcial - trechos 9 a 26
Distância percorrida - 426 km
Viaturas em fiscalização de trânsito - 42
Blitzes - 2 - DER-DF e PMDF
Veículos circulando pelo acostamento - 13

Soma total - trechos 1 a 27
Distância percorrida - 590 km
Viaturas em fiscalização de trânsito - 70
Veículos circulando pelo acostamento - 24

Tensão mundial

(Da sucursal em Brasília-DF) - Mais um Boeing 777 da Malaysia envolvido em um caso bizarro.

Desta vez, anônimos filmaram a queda do avião e rapidamente autoridades concluíram que a aeronave com 295 pessoas a bordo foi abatida.

Empresas aéreas estão evitando o espaço aéreo ucraniano neste momento, como revela a imagem que reproduzi do site flightradar24.com, sobre o qual eu falei neste post aqui.

Sobre a Ucrânia poucos aviões no ar, nenhum de empresas
ocidentais. Reprodução/FlightRadar24h
Sim, reproduzi. O site, que ficou offline durante algum tempo após a queda do voo MH17, não está permitindo copiar a tela com o botão print screen.

O último caso do tipo, quando morreu tanta gente em um voo abatido, foi em 1988, quando o cruzador USS Vincennes derrubou um Airbus A300, matando 290 civis no Golfo Pérsico. Os norte-americanos justificaram o abate do avião por tê-lo confundido com um caça militar iraniano.

Até hoje o caso encontra-se em análise pelo Tribunal Internacional de Haia.

Para complicar ainda mais o cenário mundial hoje, Israel está neste momento fazendo um ataque terrestre na Faixa de Gaza.

O mundo está uma loucura neste exato momento.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Massa, o campeão moral de 2008

Massa emocionado no pódio
do GP do Brasil de 2008. Foto: AP
(Da sucursal em Brasília-DF) - Minha mulher me mostrou um excelente vídeo, montado pela ESPN americana, com um resumão da Copa do Mundo.

Sou fã dessas edições e me lembrei do vídeo oficial produzido pela F1 depois da última etapa do mundial de 2008, em Interlagos.

Naquele 2 de novembro, Felipe Massa disputou bravamente o título de campeão contra Lewis Hamilton.

Com toda a torcida de pé, Massa venceu a prova e por alguns segundos comemorou como campeão mundial. Hamilton, na penúltima curva da prova, passou Timo Glock, da Toyota, e chegou em quarto, desbancando Felipe como campeão por apenas um ponto.

O vídeo é emocionante, com a comemoração da Ferrari seguida da frustração pela derrota. É fantástico ver a postura de Felipe Massa no alto do pódio, comemorando a vitória e a perda honrada de um mundial que seria dele caso a Ferrari não tivesse errado tanto naquele ano.

Aperte o play e tente não se emocionar, especialmente aos 2m30s, quando o mecânico da Ferrari, puto pela derrota de Massa nos últimos metros e destrói uma das placas da equipe, dando um puta susto no pai de Felipe, Titônio Massa.

Esses vídeos são uma aula de edição.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Até já, meiaum

No final de 2010, começo de 2011, enquanto eu assinava como editor de fotografia e repórter fotográfico da WHD Comunicação, uma movimentação interessante acontecia naquelas salas no Lago Norte.

Estava surgindo a Revista meiaum. 

Aquele nome, aliás, eu tive a honra de sugerir em uma reunião que guardo até hoje na memória. Naquela sala, cheia de cabeças pensantes, me veio o meiaum que agradou à maioria.

Era um projeto fantástico, totalmente diferente de tudo com o que já tinha trabalhado. 

Tinha uma energia diferente. Era trabalho, era jornalismo, mas também era tesão.

Jornalismo feito com tesão. 

Mas, infelizmente, nem sempre bons projetos sustentam-se e, ontem, foi-se a meiaum com um charmoso anúncio que avisava da autodestruição do site da revista.

Só me resta agradecer a vocês todos: Hélio, Anna, Paula, Carlos, Carol, Rafania, Tuco, Dany, Cris, Moa, Paola, Priscila, Marcela Bennet e a todo mundo com quem eu trabalhei na meiaum.

As edições da revista podem ser lidas no restinho do site que sobrou: www.meiaum.com.br/acaboupapel/saudade-do-papel

Até já, espero!




quarta-feira, 9 de julho de 2014

Testes em Silverstone - F1 com aros 18" e Massa em 1º

(Da sucursal em Brasília-DF) - Ontem e hoje a Formula 1 faz a última sessão de testes coletivos de 2014, com duas notícias interessantes.

A primeira fica com Felipe Massa na liderança da tabela de tempos, com 1m35s242. Esta volta daria a Felipe Massa a pole position na corrida de domingo e deixa claro que foi enorme o prejuízo de Massa com o erro da Williams em soltá-lo tarde demais para a volta de classificação do Q1, nos treinos de sábado.

Tão interessante quanto o comportamento de Massa é a segunda notícia do dia, com a Pirelli testando hoje rodas de aro 18" nos carros da Lotus.

A Formula 1 é um grande laboratório para fabricantes de motores, peças, pneus e tudo o que envolve automóveis. A proposta de aumento do diâmetro das rodas de 13 para 18 polegadas é, segundo a Pirelli, para permitir melhor aproveitamento das pesquisas feitas para a F1 nos carros de passeio.

Gostei da ideia. Abaixo, a foto da Lotus E22 com rodas de 18" e com as de 13".

A Lotus com as rodas de aro 18" hoje, em Silverstone, para testes da Pirelli. Foto: Lotus F1 Team

E aqui com as tradicionais rodas de 13". Foto: Lotus/LAT

Rosberg ganhando até bolão

(Da sucursal em Brasília-DF) - Nico Rosberg teve azar no domingo, quando foi obrigado a abandonar o GP da Inglaterra por problemas no câmbio da Mercedes, mas ontem parece que o líder do Mundial de Pilotos da Formula 1 já havia recobrado a sorte que o acompanha desde o começo do ano.

Em uma foto publicada por Rosberg na página dele no Facebook, o piloto alemão mostra o palpite que deu no bolão para o jogo de ontem entre Brasil e Alemanha:

7x1.

No texto da fotografia o piloto diz sentir muito pelos brasileiros e explica que escreveu o palpite em colunas invertidas, mas que o placar dele era 7 a 1 para os alemães.


Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...