segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Domingo feliz

No quesito piloto gata,
a Lud põe a Danica Patrick no chinelo.
Meu telefone estava desligado no sábado à noite. Por sorte, o hoje meu amigo Daniel é parceiro de velha data da Lud, minha mulher.

E, quando o celular dela tocou no sábado, o Dani não queria falar com ela, mas comigo.

“Nilsão, meu pai e eu vamos dar umas voltas nos 400 amanhã lá no Ferrari, quer ir também?”

Claro que sim, foi minha resposta. Não perderia uma oportunidade dessas por nada!

O Dani já tinha prometido me chamar para dar umas voltas nos karts do pai dele, mas nunca tinha rolado a oportunidade.

Mas ontem foi o dia.

Estou acostumado a correr de kart indoor. Participo de um campeonato e temos corrida uma vez por mês. O indoor é aquele que tem para-choques por todos os lados, com as rodinhas protegidas para evitar acidentes em toques laterais. O motor dos indoor têm, normalmente, uns 7 HP e empurram os carrinhos a uns 65 km/h.

São legais para brincar, mas não te deixam com o coração acelerado nem passam a sensação de velocidade de um kart maior.

E ontem foi minha estreia nesse mundo dos karts de gente grande.

O clima do lugar já é totalmente diferente do das corridinhas nos indoor. Para começar, não tem essa do kart estar prontinho para você assentar-se e sair correndo. Tem de descer o kart da caçamba da camionete, abrir boxes, abastecer, dar uma olhada geral no equipamento, ver pressão dos pneus e conferir mais um monte de detalhes essenciais antes de colocar o kart na pista.

Outro ponto que pega quando o motor do kart cresce é a preocupação com a segurança. Nada de pilotar de calças jeans ou sem luvas, como acontece em muitos indoor por aí. Só dá para levar um 400 para a pista vestido de macacão, balaclava, luvas e um capacete decente.

Na pista o comportamento também deve ser diferente. Antes de assentar-me no carro, Evilásio, pai do Daniel, me passou as dicas de segurança e as normas de conduta a serem seguidas no traçado do kartódromo Waltinho Ferrari, que fica no complexo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, aqui em Brasília.

O traçado da pista é o circuito completo do kartódromo, com mais ou menos 1 km de pista. Quando é usado pelo pessoal do indoor, reduzem o traçado pela metade. Os 400 precisam de mais espaço e de mais retas para serem aproveitados melhor.

Já no posto do piloto, aguardei a partida, esperei o ok do Evilásio. De boxes livres, acelerei para a pista.

Sensação deliciosa que passa a força daquele carrinho. Aproveitei as primeiras voltas para sentir o kart, entender a dinâmica daquele brinquedinho com mais de 18 cavalos de potência empurrando menos de 200 quilos de peso.

É uma relação peso/potência que beira os 10 quilos por cavalo. Para efeitos de comparação, um Ford Fusion 2.5 ou um Hyundai i30 têm relações peso/potência muito próximas de 10kg/cv.

As primeiras diferença sensíveis dos kart 400 para os indoor são a estabilidade e o torque. O peso extra do 400 deixa o carro mais no chão e a potência maior, somada a uma embreagem mais eficiente e aos pneus de melhor qualidade fazem a resposta do motor ser sentida com mais eficiência nas rodas, especialmente nas retomadas de curva.

Eu, no kart preto, e a Lud logo atrás, no 64.
Dei várias voltas, tentei concentrar-me ao máximo e consegui fazer alguns giros rápidos. Como o kart é bem mais forte o cansaço bate em pouco tempo e a força para contornar as curvas com o pé afundado no acelerador vai esvaindo-se a cada volta, especialmente em uma manhã quente como foi a de ontem.

Sempre que parava nos boxes, Evilásio me dava umas dicas e me dizia onde eu poderia melhorar. E eu levava as dicas para o volante e tentava arredondar a tocada.

Perdi o controle e rodei apenas duas vezes, em momentos em que levei o kart além do limite (do equipamento e meu). Em uma das rodadas, dei um belo susto no Daniel, que vinha colado na minha traseira e foi obrigado a rodar também para não me atropelar.

O dia já estava bacana demais, mas ainda tinha mais um momento para eu curtir.  Lud e Theo deram um pulinho lá pelos boxes também e, empurrada por um coro empolgado, a Lud topou dar umas voltinhas comigo. Vestiu um macacão, minha balaclava e o capacete do Dani e tomou assento no kart 64.

Sem prática com o bólido, ela deixou o bichinho apagar algumas vezes. Porém, mais rápido do que eu imaginei, ela pegou o jeito da coisa e depois de alguns metros já estava acelerando sem medo.

Na próxima vez que ela entrar em um 400, tenho certeza que ela vai colocar 100 km/h na reta.

Tirar esse carinha do volante
foi momento seguido de um
belo choro.
(Estou falando do Theo.)
Já o Theo, que gosta muito de tudo o que tem motor e que faz barulho, assustou-se um pouco no começo com o berro dos 400 rasgando a reta, mas rapidinho acostumou-se. Quando fui ver, já estava andando para tudo que é lado nos boxes com duas chaves de boca nas mãos.

Enquanto Lud e eu dávamos nossas voltas, ele ficou dos boxes assistindo, no colo da tia Carol, empolgado com a brincadeira.

Achou o máximo quando coloquei-o no meu colo no kart (desligado, é claro), e deixei que ele dirigisse até a o fim dos boxes, movido a empurrões do tio Dani.

No fim das contas, foi uma delícia de domingo. O Daniel acha que dei mais de 30 voltas entre minhas idas e vindas dos boxes, quantidade de giros que justificam as dores nas batatas das pernas e nas costas.

Valeu Evilásio, valeu Dani. Como me disse a Lud ontem, vocês me fizeram mais feliz do que pinto no lixo.

Barrica do Milhão

Ontem, enquanto eu vestia o macacão em um dos boxes do kartódromo Waltinho Ferrari, aqui em Brasília, escutei gritos de comemoração vindos de uma das garagens ao lado.

Rubens Barrichello venceu a primeira dele na Stock Car.
Foto: Duda Bairros/Vicar

Eram pilotos de kart comemorando a vitória de Rubens Barrichello na Corrida do Milhão de ontem, em Goiânia.

Sim, quem tem automobilismo no coração torce por Barrichello e valoriza o cara.

Parabéns pela vitória, Barrichello, que curtiu muito o resultado do fim de semana perfeito com zerinhos na brita e uma bela farra no pódio.

Nós, do mundo dos motores, ficamos todos muito felizes!



P.S.: Para quem ainda não consegue entender porque Rubens Barrichello merece ser respeitado, vale a leitura deste post aqui.

Daqui a pouco conto mais do porquê eu ter vestido macacão no kartódromo na manhã de ontem.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Agenda do fim de semana

Tem Stock Car e afins em Goiânia nesse fim de semana!
Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car
(Da sucursal em Brasília - DF) – Fim de semana animado em Goiânia. Tem Corrida do Milhão por lá e, junto da Stock Car, provas do Brasileiro de Turismo e do Mercedes-Benz Challenge.

Vale muito a pena dar uma esticadinha por lá no domingo para conhecer o circuito reformado e curtir três ótimas corridas.

Para quem não tem tanto pique, fique em casa acompanhado da Indy, do WTCC, do DTM e das três categorias da Nascar!

Stock Car
Corrida do Milhão – Etapa de Goiânia/Goiás

Sábado – 2 de agosto

9h/10h – 2º Treino livre (Grupo 1)
10h10/11h10 – 2º Treino livre (Grupo 2)
14h/15h – Treino classificatório – ao vivo no SporTv

Domingo – 3 de agosto

10h30 – Corrida – ao vivo pela Globo

Brasileiro de Turismo
Etapa de Goiânia/Goiás

Sábado – 2 de agosto
8h10/8h50 – Treino livre
13h20/13h40 – Treino classificatório
16h45 - Corrida 1

Domingo – 3 de agosto
8h30 – Corrida 2

Mercedes-Benz Challenge
Etapa de Goiânia/Goiás

Sábado – 2 de agosto
11h45/12h45 - 2º Treino Livre MB Challenge
15h10/15h30 - Classificação MBC CLA 45
15h40/16h - Classificação MBC C250

Domingo – 3 de agosto
12h10 – Corrida

Formula Indy
Etapa de Mid-Ohio - Mid-Ohio Sports Car Course – Lexington/Ohio - EUA

Corrida - domingo (3/8), 16h30, ao vivo no BandSports

DTM - Campeonato Alemão de Turismo
Etapa da Áustria – Circuito de Spielberg/Áustria

Domingo – 3 de agosto

8h30 – Corrida – ao vivo pelo BandSports

Nascar Sprint Cup Series
Gobowling.com 400 - Pocono International Raceway – Pocono/Pensilvânia - EUA

Corrida - domingo (3/8), 14h, ao vivo no FoxSports 2

Nascar Nationwide Series
U.S. Cellular 250 Presented By New Holland - Iowa Speedway – Newton/Iowa - EUA

Corrida - sábado (2/8), 21h05, ao vivo no FoxSports 2

Nascar Camping World Truck Series
Pocono Montains 150 - Pocono International Raceway – Pocono/Pensilvânia - EUA

Corrida -  sábado (2/8), 14h, ao vivo no FoxSports 2

WTCC - Mundial de Turismo
Etapa da Argentina - Autódromo Termas de Río Hondo - Termas de Río Hondo/Argentina

Corrida 1 - domingo (3/8), 10h15
Corrida 1 - domingo (8/6), 11h25

domingo, 27 de julho de 2014

Hungria - Ricciardo vence, Hamilton sai de último para 3º e Massa acaba em 5º

Ricciardo venceu pela 2ª vez na carreira.
Foto: Laszlo Balogh
(Da sucursal em Samambaia-DF) - Na largada de hoje, no GP da Hungria, Massa sentiu os efeitos
negativos da pressão depois de abandonar duas corridas na primeira volta.

O brasileiro largou em 6º, teve oportunidade de lutar pelo 4º lugar, mas recuou e terminou a primeira volta em 8º. Más recordações povoaram a mente de Felipe, com certeza.

E, para deixar tudo mais tenso para Massa, a largada foi com pista molhada em Hungaroring.

Apesar do cenário negativo, a primeira volta foi tranquila. Aliás, teve uma exceção: Hamilton, que largou dos boxes por culpa do incêndio no carro na classificação, ontem, exagerou na vontade e rodou forte, quase batendo.

Mas, algumas voltas depois, no 8º giro, o inglês já estava ultrapassando Kimi Räikkönen, assumindo a 13ª posição.

Como é que esse cara faz isso?

É o tal do espírito de campeão.

Ericsson destruiu a Caterham em um forte acidente.
Foto: BBC/AP
Na volta 9, Matias Ericsson perdeu o controle da Caterham lutando para fugir da última posição e bateu muito forte, entrando de frente na barreira de pneus.

Uma cacetada assustadora. Ericsson demorou muito para sair do carro, denunciando a força da pancada.

O safety-car entrou na pista e, imediatamente, todos os carros foram para os pits.

Com a confusão nos boxes, Ricciardo, Button e Massa se deram bem, passando a ocupar as três primeiras posições.

Rosberg, que liderava até aquele momento, caiu para quarto e, para piorar a situação, a TV mostrava fumaça saindo da roda traseira esquerda da Mercedes.

Quando o safety-car voltaria aos boxes, Romain Grosjean cometeu um bela barbeirada e bateu tentando aquecer os pneus. Nessa, o carro de segurança ficou na pista até a volta 14.

Na relargada, Button que estava de pneus intermediários, pulou na frente de Ricciardo e Massa sustentou-se em 3º.

A alegria de Button durou só duas voltas. Na 15, Button foi obrigado a trocar os pneus para os de pista seca.

Massa, agora em segundo, fazia a melhor volta da corrida.

Na confusão, da 4º a 10º posições, os pilotos que antes eram líderes se engalfinhavam na tentativa de recuperarem-se. No meio dessa confusão, em 7º, Hamilton lutava com Vettel pelo 6º lugar.

Sim, meu broder, pelo 6º! O cara estava com sangue nos olhos. Rosberg, que havia largado na pole, era o 5º naquele momento, na volta 19.

Os líderes eram, na 19, Ricciardo, Massa e Alonso.

Pérez bateu forte na reta dos boxes. Foto: BBC/Getty Images
Por várias voltas, Vettel e Hamilton brigaram forte pelo 6º lugar. Briga linda, digna de campeões mundiais.

E, na volta 23, Pérez evoca o retorno do safety-car. Entrou forte na reta dos boxes, destracionou e bateu na reta. Dizem informantes no circuito que tem mecânico correndo até agora para fugir dos pedaços da Force India, que acertou em cheio o muro onde ficam as equipe.

A porrada foi feia, mas o mexicano saiu sozinho do carro. Péssimo presente de renovação de contrato para o Checo, como os mexicanos chamam o garoto.

Aproveitando a entrada do carro de segurança, alguns carros fizeram mais uma parada nos boxes. Ricciardo, Massa e Bottas foram alguns dos que pararam.

Ricciardo voltou de pneus macios. Bottas e Massa, de duros. Mudança de estratégia da Williams, que tentaria ali, ir até levar seus carros até o final com uma parada a menos nos boxes.

No giro 25, a classificação era Alonso, Roseberg, Vettel, Hamilton, Ricciardo, Massa...
...paradinha para dar uma olhada no Theo. Das voltas 25 até a 33, só deu Theo.

Quando voltei, já vi Vettel rodando na reta, no mesmo ponto que onde Pérez bateu forte. Sorte maior para o piloto da Red Bull, que só esbarrou no muro e conseguiu voltar para a corrida.

E Hamilton? Na volta 34 ele já era o segundo.

SIM, SEGUNDO! Fez uma corajosa ultrapassagem sobre Ricciardo e começou ali uma forte perseguição ao líder, Alonso.

Ele, que estava muito puto com a Mercedes, chegando a insinuar que a equipe estava, de alguma forma, favorecendo Rosberg, estava fazendo a parte dele com extrema competência. Se a Mercedes tem intenção de favorecer a Rosberg, Hamilton deixa claro que é tão rápido quanto o colega de time.

Com as paradas, Massa era 4º na volta 37.

Na 38, o engenheiro de Hamilton bradava no rádio:

“One more lap, one more lap!”

Hamilton, sentindo-se num bom momento, pediu para ficar mais duas voltas na pista.

Quem parou na volta 39 foi Alonso, que deixou a liderança e voltou em 5º.

Naquele momento o líder era Hamilton. De último, largando dos boxes, a líder em 40 voltas.
Theo dormiu na 55.

Na volta 40 o inglês parou nos boxes. Perdeu algum tempo com um erro na equipe e voltou em 5º.

Colocando o grid em ordem, Ricciardo liderava, seguido por Massa, Räikkönen (daonde ele veio?), Alonso, Hamilton, Rosberg, Bottas, Maldonado, Vettel e Vergne, fechando os 10 primeiros na volta 41.

Mais uma pausa minha. Theo resistia bravamente contra o sono, que tentava derrubá-lo já tinha mais de uma hora. Na volta 55, Theo dormiu.

Entre a 41 e a 55, fiquei ouvindo de longe a corrida. Massa parou, voltou na 6ª posição, logo atrás de Bottas.

Na 51, Rosberg começou a reclamar de Hamilton no rádio, pedindo que o inglês o deixasse passar. Hamilton não deixou e o clima dentro da Mercedes está cada vez mais tenso.

Vamos lá, volta 59. Uma fila, com Bottas em 4º, seguido de muito perto por Massa, Räikkönen e Rosberg, que fez mais uma parada e vinha voando baixo, estava colado na nuca de Räikkönen.

Na volta 60, Rosberg superou Räikkonen, na 61, Massa.

O alvo de Rosberg era Ricciardo, o 3º, que estava somente a 0s6 de distância do líder, Alonso. No meio desse sanduíche, Hamilton.

Faltando sete voltas para o fim, na 63, Alonso deixou claro que não tinha mais pneus. Perdeu o carro na curva 6, com jeito de quem não tem mais aderência.

Faltando 3 voltas para o fim, os 3 primeiros cabiam
na mesma fotografia. Foto: Lars Baron/Getty Images
Em 4º, Nico Rosberg tentava fazer um milagre. Na volta 65, tirou 2s7 de Ricciardo. Tinha cinco voltas para alcançar o pelotão do pódio.

Na 67, em uma manobra linda, Ricciardo botou por fora na curva 1, manteve-se lado a lado na 2 e, na 3, levou o segundo lugar de Hamilton. Começava ali a perseguir Alonso, o líder, que tinha que se sustentar ali por apenas três voltas para vencer.

Mas, na passagem seguinte pela reta dos boxes, Ricciardo ENGOLIU Alonso e tomou a ponta. Deixou para trás Alonso e Hamilton, para matarem-se pelo segundo posto.

Rosberg, que vinha em 4º, já apareceu na penúltima volta na mesma imagem na tela. Os dois pilotos da Mercedes se encontrariam na última volta, lutando pelo pódio.

Última volta, Alonso, Hamilton e Rosberg separados por 0s7. Na curva 3, Rosberg já tomou um chega pra lá de Hamilton, mas apesar da pressão, não conseguiu subir ao pódio.

Ricciardo levou, com Alonso em 2º, Hamilton em 3º, Rosberg em 4º, Massa em 5º, Räikkönen em 6º, Vettel em 7º com Bottas grudado em 8º.

Foi a segunda vitória de Ricciardo no ano, o único piloto que conseguiu impor-se diante aos resultados absolutos da Mercedes, revezando Rosberg e Hamilton no pódio.

Na luta pelo título de pilotos, Hamilton tirou três pontos da vantagem que Rosberg tinha. O alemão ainda é líder, com 202 pontos, contra 191 do colega inglês de Mercedes.

Massa marcou preciosos 10 pontos e foi a 40. Bottas ainda tem uma vantagem consistente sobre Felipe, com 95 pontos marcados, mas ainda há tempo para Massa recuperar-se nas próximas 8 etapas.

A Formula 1 tira férias de um mês e volta em 24 de agosto, em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

63 anos depois

(Da sucursal em Brasília-DF) - É assustadora a diferença.

No mesmo vídeo, um pitstop nas 500 Milhas de Indianápolis de 1950, no outro uma parada nos boxes da Ferrari, em 2013.

A evolução da tecnologia e a profissionalização dos times é gritante. Em 1950, a troca de duas rodas e pneus e o reabastecimento demoraram 1m16s.

Na parada da Ferrari, em exatos 3 segundos a equipe trocou os quatro pneus do carro de Fernando Alonso no GP da Austrália, em Melbourne.



Para deixar a disputa um pouco mais justa, procurei um vídeo de uma parada da F1 moderna, de quando o reabastecimento nas paradas acontecia. Kimi Räikkönen precisou de 8 segundos para parar, trocar os quatro pneus e reabastecer a Ferrari, na Malásia em 2008.




Para fechar, uma compilação muito bacana de paradas nos boxes de 1950 até 2014. Vale a pena assistir!



A dica foi do meu amigo jornalista e também blogueiro, Jorge Eduardo.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Alemanha - Massa fora na primeira volta e Rosberg ainda mais líder

(Da sucursal em Brasília-DF) - A manhã de domingo foi movimentada e acabei não assistindo toda a corrida em Hockenheim, na Alemanha . Vi flashes, mas pelo que deu para pegar, foi uma corridassa.

A largada eu vi, e puta merda, que diabos foi aquilo!? Muitos disseram que Felipe Massa não teve culpa, mas eu acho o contrário: Felipe fez a tangência da curva como se a McLaren de Magnussen não estivesse ali.

Massa culpou Magnussen pelo acidente, dizendo que o dinamarquês deveria ter freado, uma vez que estava atrás dele na tomada da curva.

Como não enxerguei essa vantagem de Massa, separei um quadro a quadro do choque.

No primeiro frame, fica fácil perceber que na tomada da curva Magnussen e Massa estavam lado a lado. Massa vinha da extrema esquerda da pista e tentou posicionar-se à frente da McLaren, que naquele momento tinha clara preferência em contornar a curva por dentro.


Na sequência, Massa manteve o trajeto e pressionou Magnussen contra a tangência da curva. Felipe não deixou espaço para a McLaren contornar, apesar de ter tido ainda naquele momento bastante pista à esquerda para evitar o toque.


Neste ponto, o óbvio aconteceu. Espremido na parte de dentro do traçado, Magnussen foi tocado por Massa. Para azar do brasileiro, o toque aconteceu roda com roda, na banda de rodagem. Massa foi catapultado e viu o mundo de cabeça para baixo.


Não me restam dúvidas de que Massa precipitou-se e de que não deixou espaço para Magnussen. Esperar que o piloto da McLaren freasse foi inocente por parte de Felipe. Magnussen vinha melhor posicionado e tinha clara preferência na tomada por dentro.

Senna fazia como Magnussen fez. Nunca abria a porta para ninguém e era conhecido por todos os pilotos do grid por ser tinhoso assim.

E nós, brasileiros, adorávamos essa postura de Senna na pista. Magnussen ontem foi tão sagaz quanto Senna era e Massa talvez não tenha acreditado que o jovem da McLaren fosse manter-se ali. 

O resultado do toque entre os dois carros foi a capotagem de Massa. A foto do acidente circulou mundo afora, com Massa assistindo as faíscas saindo de seu carro raspando a carenagem no asfalto.

Massa de cabeça para baixo. Foto: Euronews
A FIA optou por não indicar culpados pelo acidente e não puniu a nenhum dos dois pilotos. Ok, podem ter considerado como toque normal de corrida, mas ainda acredito que se Massa quisesse, teria evitado o choque. Abaixo, o vídeo da cacetada.



Para Felipe é a quarta prova sem chegar ao final, sendo que nas últimas duas a corrida acabou na primeira volta.

Acho que Massa está nervoso, tenso com a força que Valtteri Bottas, seu companheiro na Williams, está demonstrando. Bottas veio ganhando espaço aos poucos e, agora, é claramente o cara da equipe. Já é responsável por 91 dos 121 pontos somados pela Williams no Mundial de Construtores e subiu ao pódio nas últimas três provas, com um show de pilotagem na Inglaterra, quando partiu de 14º e chegou em 2º. 

O bom desempenho de Bottas fez ontem a Williams subir para o 3º lugar no Mundial de Construtores, deixando a Ferrari para trás. Sim, isso significa muita coisa, especialmente para uma equipe tradicional na F1, que viveu anos no ostracismo e que finalmente consegue voltar ao hall das grandes.

Ontem, no perfil de Massa no Instagram, o piloto publicou a foto acima recortada e soltou a frase:

"Não desejo isso que passei hoje à ninguém , mas não vou deixar a peteca cair nunca !! Vou levantar a cabeça e continuar fazendo o meu melhor , tudo vai voltar ao normal e os resultados irão aparecer, Deus sabe e quer isso !! Obrigado meu Deus por toda proteção sempre!"

Felipe agora precisa se acalmar, colocar a cabeça no lugar e tentar recuperar-se. Massa precisa de um bom fim de semana, um pódio, uma vitória, quem sabe, para reencontrar-se como o bom piloto que é, como aquele sujeito que brigou até a última volta em 2008 pelo título mundial contra Lewis Hamilton e contra até a própria equipe.

No mais, pelo que consegui ver da corrida, Nico Rosberg dominou com tranquilidade e venceu sem muitos problemas. Aumentou a distância de pontos no mundial de pilotos para 14, mas viu um Lewis Hamilton sagaz pelo título.

Hamilton largou em 15º, culpa de um disco de freio quebrado no começo da qualificação no sábado, mas recuperou-se e passou na bandeirada final em 3º, no pódio. Rosberg não pode vacilar, porque Hamilton está deixando muito claro que quer muito este título de 2014.

A próxima etapa da F1 acontece no domingo (27/7) que vem, na Hungria.

Com os resultados de ontem, o Mundial de Pilotos fica assim:

Posição
Piloto
Equipe
Pontos
1
Nico Rosberg
Mercedes
190
2
Lewis Hamilton
Mercedes
176
3
Daniel Ricciardo
Red Bull Racing-Renault
106
4
Fernando Alonso
Ferrari
97
5
Valtteri Bottas
Williams-Mercedes
91
6
Sebastian Vettel
Red Bull Racing-Renault
82
7
Nico Hulkenberg
Force India-Mercedes
69
8
Jenson Button
McLaren-Mercedes
59
9
Kevin Magnussen
McLaren-Mercedes
37
10
Felipe Massa
Williams-Mercedes
30
11
Sergio Perez
Force India-Mercedes
29
12
Kimi Räikkönen
Ferrari
19
13
Jean-Eric Vergne
STR-Renault
9
14
Romain Grosjean
Lotus-Renault
8
15
Daniil Kvyat
STR-Renault
6
16
Jules Bianchi
Marussia-Ferrari
2
17
Adrian Sutil
Sauber-Ferrari
0
18
Marcus Ericsson
Caterham-Renault
0
19
Pastor Maldonado
Lotus-Renault
0
20
Esteban Gutierrez
Sauber-Ferrari
0
21
Max Chilton
Marussia-Ferrari
0
22
Kamui Kobayashi
Caterham-Renault
0

E o Mundial de Construtores:

Posição
Equipe
Pontos
1
Mercedes
366
2
Red Bull Racing-Renault
188
3
Williams-Mercedes
121
4
Ferrari
116
5
Force India-Mercedes
98
6
McLaren-Mercedes
96
7
STR-Renault
15
8
Lotus-Renault
8
9
Marussia-Ferrari
2
10
Sauber-Ferrari
0
11
Caterham-Renault
0

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Agenda do fim de semana

Nico Rosberg homenageia o 4º título alemão
neste fim de semana. 
(Da sucursal em Brasília - DF) - Nico Rosberg, que acertou o bolão do vexatório 7x1 da seleção brasileira contra a a alemã, vai para a corrida em casa com o capacete em homenagem ao quarto título da Alemanha na Copa do Mundo.

Rosberg corre para manter-se líder do mundial, brigando contra um esfomeado Lewis Hamilton, que enxerga em 2014 uma chance imensa de ser campeão pela segunda vez.

Também tem Truck, Indy e Nascar. Abra umas latinhas de cerveja e aproveite o fim de semana.

Formula 1
Grande Prêmio da Alemanha - Circuito Hockenheimring - Hockenheim/Alemanha

Treino 3 -  sábado (19/7), 6h, com transmissão pelo SporTv
Treino classificatório - sábado (19/7), 9h*
Corrida - domingo (20/7), 9h, ao vivo pela Globo

*Tá uma zona essa classificação, mas pelo que entendi o SporTv transmite os Q1 e Q2 e a Globo entra ao vivo às 9h45 para o Q3.

Formula Truck
Etapa de Cascavel - Autódromo Internacional de Cascavel - Cascavel/Paraná

Treino livre - sábado (19/7), 8h45
Treino livre - sábado (19/7), 10h30
Treino classificatório - sábado (19/7), 13h15
Qualifying (10 mais rápidos da classificação) - sábado (19/7), 15h
Corrida - domingo (20/7), 13h15 - transmissão ao vivo pela Band

Formula Indy
Etapa do Canadá - Circuito de rua de Toronto - Canadá

Corrida 1 - sábado (19/7), 16h30, ao vivo no BandSports
Corrida 2 - domingo (20/7), 16h30, ao vivo no BandSports

Nascar Nationwide Series
Enjoyillinois.Com 300 - Chicagoland Speedway – Chicago/Illinois

Corrida - domingo (20/7), 21h30 - Fox Sports 2 transmite

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...