terça-feira, 12 de agosto de 2014

Até que pagam bem

Ricciardo ganha salário quase 30 vezes menor
que o de Vettel na Red Bull
(Da sucursal em Brasília-DF) - Fernando Alonso, Kimi Räikkönen e Sebastian Vettel recebem cada um 22 milhões de Euros por ano pelo emprego mais legal do mundo.

Sim, € 22 milhões, CADA UM!

Estes números foram publicados no livro Bussiness/ book GP2014, que faz um apanhado de estatísticas da Formula 1, com números que abrangem até dados econômicos.

Ao observar a lista, é engraçado perceber como os maiores investimentos vão para os bolsos dos pilotos que até a última corrida deste ano renderam menos pontos para as equipes em comparação aos companheiros de time.

A Ferrari paga o mesmo valor para seus dois pilotos, então não há como acusá-la de errar no investimento. Porém, no caso da Red Bull, por exemplo, o retorno dos pilotos da casa indica que a equipe dos vai precisar repensar o holerite de Daniel Ricciardo.

Sebastian Vettel, tetracampeão mundial de F1, recebe os mesmos € 22 milhões de Alonso e Kimi. Daniel Ricciardo, companheiro de Vettel, coloca na carteira minguados € 750 mil por ano.

Considerando até os resultados da última corrida, Ricciardo somou até agora 131 pontos na temporada, contra 88 de Vettel. Fazendo uma conta rápida, cada ponto conquistado por Ricciardo neste ano custou para a Red Bull  € 5.725 contra insanos € 250.000 por ponto marcado por Vettel na temporada.

Outro piloto que tem cartas na manga para pedir um aumento de salário é Valtteri Bottas, companheiro de Felipe Massa na Williams. Bottas vai ganhar em 2014 € 1 milhão, contra € 4 milhões embolsados por Felipe Massa.

Cada ponto de Bottas custou para os cofres da Williams € 10.526. Para marcar 40 pontos até agora na temporada, Felipe Massa recebeu € 100.000 por tento. Neste cálculo simplório, mas divertido, Massa custa 10 vezes mais que Bottas na equipe.

No pé da lista de salário, os dois pilotos da Caterham. Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi ganham, por ano, € 150.000.

Abaixo a lista, com o cálculo de custo por ponto conquistado.

1. Fernando Alonso - Ferrari - €22m / € 191.304 por ponto marcado
= Kimi Raikkonen - Ferrari - €22m / € 814.814 por ponto marcado
= Sebastian Vettel - Red Bull Racing - €22m / € 250.000 por ponto marcado
4. Lewis Hamilton - Mercedes - €20m / € 104.712
5. Jenson Button - McLaren-Mercedes - €16m / € 266.666 por ponto marcado
6. Nico Rosberg - Mercedes - €12m / € 59.405
7. Felipe Massa - Williams - €4m / € 100.000 por ponto marcado
= Nico Hulkenberg - Force India F1 - €4m / € 57.971 por ponto marcado
9. Romain Grosjean - Lotus F1 Team - €3m / € 375.000
= Pastor Maldonado - Lotus F1 Team - €3m - não marcou pontos ainda
= Sergio Perez - Force India F1 - €3m / € 103.448 por ponto marcado
12. Adrian Sutil  - Sauber - €2m - não marcou pontos ainda
13. Kevin Magnuseen - McLaren-Mercedes - €1m / € 27.027 por ponto marcado
= Valtteri Bottas - Williams - €1m / € 10.526 por ponto marcado
15. Daniel Ricciardo - Red Bull Racing - €750,000 / € 5.725 por ponto marcado
= Jean-Eric Vergne - Scuderia Toro Rosso - €750,000 / € 68.181 por ponto marcado
17. Jules Bianchi - Marussia - €500,000 / € 250.000 por ponto marcado
18. Esteban Gutierrez - Sauber - €400,000 - não marcou pontos ainda
19. Daniil Kvyat - Scuderia Toro Rosso - €250,000 / € 41.666 por ponto marcado
20. Max Chilton - Marussia - €200,000 - não marcou pontos ainda
21. Marcus Ericsson - Caterham F1 - €150,000 - não marcou pontos ainda
= Kamui Kobayshi - Caterham F1 - €150,000 - não marcou pontos ainda

Antes de qualquer mimimi, é óbvio que o salário de um piloto não pode ser mensurado somente pelo número de pontos marcados em um ano.

Vettel, apesar da temporada aquém do esperado, tem um saldo de quatro campeonatos mundiais com a Red Bull. Alonso e Kimi tem experiência de sobra e são fundamentais para o desenvolvimento dos carros da Ferrari e Massa tem bagagem suficiente para ser considerado um dos responsáveis pela forte evolução da Williams.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

200

(Da sucursal em Brasília-DF) - Este é o post 200 do Punta Tacco no S.

Comecei a escrever aqui exatamente em 16 de novembro de 2013, enquanto procurava um canto para descarregar as palavras e as ideias que não cabiam em outros espaços.

Nove meses depois acumulei 16.501 visualizações de meus textos, alguns leitores fiéis, bons parceiros e até tive este post aqui lido na íntegra no CBN Brasília pelo âncora Estevam Damásio.

Como gosto de associar estes números a alguma coisa que faça os leitores virem até o blog (hehehe), vai aqui embaixo um vídeo do programa Fifth Gear, de quando arrebentaram um Ford Focus em um muro a quase 200 km/h, ilustrando o que pode ser um dos cenários mais violentos de um acidente de trânsito.


Obrigado a todos vocês que sempre estão por aqui, e que venham mais 2000 posts!

domingo, 10 de agosto de 2014

Muito foda on board - Berger e Ferrari no Estoril em 1989

Gerard Berger na Ferrari F1 640 em 1989
(Da sucursal em Unaí-MG) - O Youtube guarda umas pérolas fantásticas! Esbarrei nesse vídeo
sensacional com o GP de Portugal de 1989 completo.

E o que que tem de mais em mais um vídeo de corrida completa?

O vídeo é TODO ON-BOARD!

Meu broder, da largada até o momento em que Gerhard Berger desliga o motor da Ferrari F1 640 depois de vencer a corrida, o vídeo segue sem cortes, sem mudanças de câmera e sem narração!

É só Berger, a Ferrari e o Estoril, em 1h45m de um dos vídeos mais bacanas que já vi na internet.

Aliás, este GP no Estoril tem uma história engraçada. Nigel Mansell, companheiro de Berger na Ferrari, fez besteira nos boxes e perdeu o ponto de parada.

Para tentar corrigir a cagada, meteu uma ré na Ferrari e manobrou o carro de para a vaga nos boxes. O problema é que esta manobra é proibida e Mansell foi desclassificado por isso.

Fingindo não ver o diretor de prova acenar freneticamente a bandeira preta, que indicava a Mansell que ele deveria abandonar a corrida, o piloto inglês insistiu em manter-se na pista até que, disputando posição com Ayrton Senna, bateu no brasileiro e o tirou da prova.

Vão abaixo os dois vídeos, de uma F1 que era legal demais!

Berger on-board full race:



Mansell insano desclassificado x Senna sangue nos óio:

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Agenda do fim de semana

Márquez chega aos EUA com chances de ganhar a
décima corrida em sequência em 2014.
(Da sucursal em Brasília - DF) – Apesar de fraquinha, tudo o que coloquei na agenda deste fim de semana tem transmissão ao vivo na TV paga.

Vamos lá então assistir a mais um passeio de Marc Márquez, que venceu todas as provas da Moto GP em 2014 e que já tem quase 100 pontos de vantagem para Dani Pedrosa, segundo colocado no mundial de pilotos.

Tem Nascar ao vivo também, com Nationwide amanhã e Sprint Cup no domingo.

Moto GP
Etapa dos Estados Unidos – Indianapolis Motor Speedway – Speedway/Indiana - EUA

Sábado, 9 de agosto
Classificação Moto 3 – 13h35*
Treino livre Moto GP – 14h30*
Classificação Moto GP – 15h10*
Classificação Moto 2 – 16h05*

Domingo, 10 de agosto
Corrida Moto3 – 12h*
Corrida Moto2 – 13h20
Corrida Moto GP – 15h*

*Transmissão ao vivo pelo SporTV 2

Nascar Sprint Cup Series
Cheez-It 355 at the Glen - Watkins Glen International – Watkins Glen/New York - EUA

Domingo, 10 de agosto
Corrida -14h, ao vivo no FoxSports 2

Nascar Nationwide Series
Zippo 200 at the Glen - Watkins Glen International – Watkins Glen/New York – EUA

Sábado , 9 de agosto
Corrida - 15h15, ao vivo no FoxSports 2

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Globo, Formula 1 e angu de caroço

Bernie Ecclestone desmentiu a notícia de que
a Globo pularia fora da F1 em 2015
(Da sucursal em Brasília-DF) – A Rede Globo convocou o chefão da Formula 1, Bernie Ecclestone, para desmentir notícia publicada pela revista Quatro Rodas na última terça-feira que afirmava que a emissora não transmitiria a F1 em 2015. Segundo as informações, o canal SporTV seria  responsável pelas transmissões a partir do ano que vem, encerrando uma era de 44 anos de Formula 1 na Globo.

Aqui no blog, publiquei este post aqui sobre essa história toda.

Na edição de hoje do Globo Esporte, Ecclestone afirmou que a categoria continuará ao vivo pela Rede Globo e desmentiu a matéria do jornalista de Quatro Rodas, derrubando a credibilidade da fonte do texto, afirmando que Carlos Miguel Aidar não tem relações com a Formula One Management (FOM), empresa que detêm os direitos da F1.

 A própria fonte da matéria, que pelo que percebi parece ter falado demais, voltou atrás no que já havia dito. Carlos Miguel Aidar que é presidente do São Paulo Futebol Clube e que, segundo o texto de Quatro Rodas, seria advogado da FOM no Brasil, colocou em cheque a credibilidade do confiável jornalista de Quatro Rodas, Marcos Sérgio Silva.

 “Não sou advogado desta empresa (FOM). Não sei nem que empresa é essa. Se a matéria saiu assim, está completamente equivocada”, rebateu um defensivo Aldair.

Marcos Sérgio Silva atualizou faz menos de uma hora a matéria no site da Quatro Rodas, com o seguinte texto:

“As informações foram dadas por Carlos Miguel Aidar na segunda-feira, dia 4 de agosto, em almoço realizado no Edifício da Editora Abril, entre as 13h e 15h. Participaram um jornalista da PLACAR, Marcos Sergio Silva, que assina a notícia, e outros dois da revista VEJA. Em nenhum momento Aidar disse que tratava-se de um comentário ou que fossem informações que não poderiam ser divulgadas. O erro foi afirmar que Aidar é advogado da FOM; na verdade, ele é membro do conselho consultivo do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, do qual a Globo faz parte. O jornalista mantém as informações publicadas.”  (atualizado em 7/8, às 13:35)

Nesta atualização, Silva expõe o momento quando Aldair disse que a F1 não seria mais transmitida pela Globo e ainda deixou claro que tem duas testemunhas das afirmações de Aldair e não recua no texto publicado no dia 5, afirmando que mantém as informações publicadas como estavam, sem nenhuma retificação.

A Globo tem contrato com a FOM para transmissão da F1 até 2020, mas que neste angu tem caroço, tem sim.

Vamos aguardar.

Gosta de ultrapassar pelo acostamento? Leia este post, por favor.

Babacas em ação no acostamento, em
 foto de Antônio Teixeira, de O Globo
(Da sucursal em Brasília-DF) – Caro filho da puta, egoísta, irresponsável, que jura que está sozinho no trânsito e que se considera especial ao ponto de poder ultrapassar pelo acostamento, ignorar faixas contínuas ou colocar a vida dos outros motoristas em risco pelo simples fato de achar que seu tempo é mais precioso que o de todos os outros seres humanos na Terra: você vai se ferrar MUITO se a fiscalização de trânsito te pegar a partir de novembro.

E tomara que te pegue.

Caso você, espertão, seja pego ultrapassando pelo acostamento, vai ter que desembolsar R$ 957 além de levar sete pontos na carteira.

No caso de ultrapassagens em locais proibidos, o valor da multa será também de R$ 957. Porém, se sua estupidez for tão grande ao ponto do rombo na carteira e os sete pontos não serem suficientes para te ensinar a andar na linha e você cometer a burrice de ser pego mais uma vez na mesma infração em menos de um ano, a multa dobrará e vai a R$ 1.915,40.

Para deixar a coisa ainda mais divertida, se o agente de trânsito que te pegar fazendo merda considerar que sua manobra colocou em risco outros motoristas, a multa subirá para quase R$ 4 mil e você ainda perderá o direito de dirigir.

Lindo, né?

A alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que foi sancionada pela presidente Dilma em maio passado e que entra em vigor a partir do dia 10 de novembro ainda aperta a punição em diversos outros pontos como com pena de seis meses a três anos de cadeia para quem for flagrado batendo pega.

Se por culpa do racha alguém se ferir, a pena sobe para de três a seis anos de detenção. Caso o babaca mate alguém em um durante a corrida, pode ser punido com até 10 anos de cadeia, além de tomar uma multa de R$ 3,8 mil e ter suspensa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

E se te pegarem bêbado ao volante, você vai mofar na cadeia por de dois a quatro anos.

Sabe qual o único defeito dessa alteração no CTB?

É que ela só entra em vigor em novembro.

P.S.: Só para ilustrar, porque tem gente que não entende somente ao ler, além de foder o trânsito, quem ultrapassa pelo acostamento pode envolver-se em problemas como estes:







quarta-feira, 6 de agosto de 2014

F1 em 2015 só no SporTV


(Da sucursal em Brasília-DF) -
Conversas de bastidores indicam que depois de 44 anos transmitindo a Formula 1 ao vivo, a TV Globo não mais o fará em 2015.

Essa informação explodiu ontem em matéria do Marcos Sérgio Silva, da Quatro Rodas.

Infelizmente essa história vinha desenhando-se já fazia algum tempo. Desde a morte de Ayrton Senna, os brasileiros desesperados por heróis ficaram sem referências do tipo na F1. Estes órfãos tentaram depositar sua idolatria em Barrichello e em Massa, mas sem o retorno esperado, migraram para outros esportes.

E foram seguindo o padrão Globo de construção de ídolos temporários: passaram pelo vôlei, choraram por Guga no tênis, vestiram o uniforme da CBF nas Copas do Mundo, voltaram para F1 quando Massa quase foi campeão em 2008 e, de uns tempos para cá, abraçaram a pancadaria do MMA como o novo esporte do coração do brasileiro.

Nesse vai e vem de amores esportivos, a F1 acabou tornando-se progama para um nicho que, como eu, acorda de madrugada para assistir as corridas e está cagando e andando para se tem ou não um brasileiro correndo entre os primeiros. 

Acontece que pessoas que gostam com essa intensidade de automobilismo talvez não rendam audiência suficiente para sustentar uma hora e meia de transmissão em um domingo de manhã e imagino que por isso a Globo vá ceder o contrato de transmissão que tem para o canal esportivo do grupo na TV paga, o SporTV.

O primeiro passo para essa movimentação já foi dado no GP da Alemanha, em julho, quando a TV Globo decidiu-se por não transmitir toda a classificação de sábado, preferindo deixar no ar durante os Q1 e Q2 a TV Globinho.

Sim, é isso mesmo. Colocaram um programinha infantil de desenhos animados no lugar do treino da F1.

Desde então, quem quiser assistir ao treino completo, só o SporTV transmite.

Se essa história confirmar-se, o SporTV terá a oportunidade de cobrir a F1 com a competência que a Rede Globo abandonou faz tempo.

Espero ver, por exemplo, as entrevistas pós-corrida que a Globo sempre corta. E, quem sabe, um programa com especialistas em automobilismo discutindo a corrida, como acontece depois das rodadas do Brasileirão nas tvs pagas.

Será uma pena, uma facada a mais no automobilismo brasileiro que vem sangrando faz tempo por culpa da má gestão da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA.

E talvez com uma nova safra de pilotos que possa surgir por aí, encabeçados por Felipe Nasr, Pietro Fittipaldi e mais alguns jovens talentos, a Formula 1 volte a ser paixão nacional e ocupe novamente as manhãs de domingo da vida dos brasileiros.

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...