quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Custa muito organizar essa zona?

Lá vou mais uma vez reclamar da gestão do trânsito no Distrito Federal.

Não é chatice ou apenas cuspir besteiras arrogantes, mas é insuportável assistir cenas como as de hoje sem me irritar.

E nem vou me estender em um mega post. É tudo tão óbvio, simples, que poucas linhas explicam.

Cenas de ontem na EPTG.
Reprodução/TV Globo
Ontem, no fim do dia, a tal adutora da Caesb explodiu por excesso de manutenção nos últimos 30 anos e alagou a EPTG, inundando a alça de acesso a EPVL, a pista do Jockey Clube.

Pelas imagens ao vivo transmitidas pela TV Globo ainda ontem, qualquer pessoa tinha noção que o tamanho do estrago era grande e era fácil perceber que não seria algo de reparo rápido.

Na manhã de hoje, o resultado foi obviamente caótico no trânsito.

A EPTG teve duas faixas fechadas por culpa do reparo da adutora. Por isso, o fluxo de carros na via parou desde Taguatinga. De bandeja, Estrutural, BR-070 e o Pistão Norte também ficaram travados.

Na EPTG, por onde passei por total falta de opção, apenas três agentes do DER-DF assistiam ao inferno. Por coincidência, quando eu passava pelo local da adutora, tomaram a atitude de sinalizar aos motoristas para que usassem a exclusivíssima faixa exclusiva de ônibus na tentativa de desafogar o inferno.

Trânsito na manhã de hoje, 
com a faixa exclusiva vazia.  Reprodução/TV Globo
Será que ainda ontem os gestores do trânsito do DF não conseguiram sacar que hoje seria um dia atípico com uma das principais rodovias da cidade operando com um terço da capacidade normal?

Tinham que ter pensando em um plano especial para a hora do rush de hoje.  Atitudes muito simples, como a liberação da faixa exclusiva da EPTG desde o começo da manhã de Taguatinga até o local do acidente de ontem e a extensão de horário da inversão da Estrutural para desafogar a EPTG.

As autoridades podiam ter utilizado também a imprensa, que sempre se abre a matérias de serviço, para avisar ao cidadão das condições da EPTG, aconselhando até que os motoristas aguardassem em casa melhor momento para se deslocar ao Plano Piloto e, como sempre vejo em outras cidades como Belo Horizonte, São Paulo, a instalação de letreiros móveis que indicam as condições da via quilômetros à frente, evitando que o motorista ingresse em uma rodovia completamente parada e piore o caos.

E, para piorar, na manhã de hoje só aqueles três agentes do DER-DF fiscalizavam todo o caos que vimos o dia todo nos jornais e na TV.

Incompreensível e revoltante.

Vou tentar voltar para casa agora e já vi aqui pelas câmeras da TV Globo que a coisa não está muito bacana na EPTG, mas fazer o quê?

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito (5)

Nesta semana acabei rodando em alguns dias fora da hora do rush, então não consegui acompanhar a fiscalização como fiz na semana passada. 

Notei a presença de mais viaturas nas ruas, especialmente do Detran-DF. Será reflexo dos questionamentos feitos pelos Policiais Militares nas manifestações recentes?

Com mais viaturas do Detran-DF nas ruas, a média por km melhorou, chegando agora a um carro de fiscalização a cada 29,47 km rodado. Na contramão, a quantidade de veículos rodando no acostamento aumentou, piorando o índice: 3,03 carros a cada km.

Quer entender melhor este post? Leia o primeiro da série aqui.


28/01 – Saída às 19h33 do SIA, destino Samambaia

19 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – pesado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
0
6
Vias locais – Taguatinga - pesado
0
-
Boca da Mata – DF-460 – moderado
0
0
Total no percurso
0
6

---

29/1 – Saída às 18h30 do SIA, com escala no Setor Bancário Norte, destino Samambaia

43 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando  pelo acostamento
Trechos do SIA – leve
0
0
EPIG – parado
0
0
Setor Policial – pesado
0
0
Eixo W – moderado
1 – Detran-DF
-
Eixo Monumental N1 – pesado/parado
1 – Detran-DF
-
Eixo Monumental


Estrutural (EPCL – DF095) – parado
0
0
EPVL – DF-087 – parado
0
6
EPTG – DF-085 – pesado/parado
0
5
Centro de Taguatinga - pesado
0
-
Avenida Elmo Serejo  – pesado
1-Detran-DF*
0
Ligação Samambaia – QNL – leve
0
0
Total no percurso
3
11
*Viatura do Detran-DF em suporte à obra de reparo da erosão no sentido Taguatinga.

 ---

30/01 – Saída às 18h20 do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – pesado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
1 - BPRV
25
Pistão Sul – DF-001 – moderado
0
0
Boca da Mata – DF-460 – moderado
0
3
Total no percurso
1
28

---

31/1 – Saída às 8h55 de Samambaia com destino ao SIA

16 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – pesado
0
-
Boca da Mata – DF-460 – parado
0
4
Pistão Sul - DF-001 – moderado
0
0
EPTG - DF-085 – parado
0
8
EPVL – DF-087 – moderado
0
0
Estrutural (EPCL – DF095) – pesado
0
0
Trechos do SIA – leve
0
-
Total no percurso
0
12


  Somatório geral entre 14/1 e 31/1:

- 20 percursos;
- 442 km rodados;
- 146 carros trafegando pelo acostamento;
- 15 viaturas de fiscalização.


Bateu depressão

(Da sucursal em Samambaia-DF) - Um sujeito no Youtube, esse tal de Jon Z, publicou um vídeo que me deixou meu chateado.

Até o 1m53s, uma sequência de imagens com os sons dos novos motores trabalhando. É um ronco grave mas abafado e seguido do zunido das turbinas. Eu até estava achando o barulho legal, quando...

... o vídeo corta para os mesmos testes, porém comparando os sons de hoje com os do ano passado. No lugar dos atuais V6 1.6 litros turbo, os 2.4 V8. O som era lindo.

Já vi que vai ser complicado aceitar esse novo zumbidinho.


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Pré-temporada 2014 - Jerez, Espanha

(Infelizmente, da sucursal em Samambaia-DF) - Como era de se esperar, deu tudo errado nas primeiras voltas dos testes de pré-temporada da F1, em Jerez, na Espanha.

Estes primeiros dias de carro na pista não são suficientes e não dão parâmetros para que alguém preveja nada para a temporada, servem somente para as equipes começarem a colocar as coisas no lugar e descobrir se nada explode nos carros.

Especialmente se consideramos fatores como os carros completamente novos, com todas as equipes começando do zero em motores, chassis, aerodinâmica, no novo KERS, que virou ERS. Para piorar, quase todos os times, com exceção de Force India e Marussia, trocaram pilotos da dupla titular, o que significa que esses “novatos” não participaram de grande parte do desenvolvimento do carro no ano passado.

Some tudo isso e temos um começo difícil de temporada.

Massa nas primeiras voltas no FW36.
Felipe Massa estreou bem hoje na Williams, pilotando o FW36. Conseguiu fazer alta quilometragem, com 47 voltas e marcou o segundo melhor tempo até agora em Jerez, com 1.23:700. Vamos ver no que dá, mas o começo da Williams foi interessante, com Bottas, companheiro de Massa, ocupando o terceiro lugar nos dois primeiros dias de testes.

Na Red Bull, o quadro é grave. Pelo terceiro dia consecutivo os campeões mundiais não conseguiram sequer marcar tempo. Daniel Ricciardo fez breve estreia, saindo dos boxes e parando metros depois. O RB10 somou pífias 14 voltas em três dias de testes, quadro desesperador para a equipe diante dos 136 giros da rival, Ferrari. O motor Renault é o vilão da história, mas o prejuízo destes dias sem testar com tanta novidade no carro vai ser trabalhoso de se recuperar e pode tirar a Red Bull do pódio nas primeiras provas.

Ricciardo teve começo pior que
 o de Vettel: rodou poucos metros com o RB10.
Feliz deve estar Kevin Magnussen. Estreou ao volante da McLaren e liderou o treino de hoje. Alonso, que começou hoje os trabalhos no F14 T, ficou a pé após 58 voltas. A Ferrari do espanhol abriu o bico, algo normal em pré-temporada.

Entre as outras equipes, nada de novo. O vai-e-vem de gente tentando fazer toda a parafernália funcionar. Deve ser uma delícia cobrir uma sessão dessas na pista, in-loco. Quem sabe um dia...

A Marussia apresentou hoje o MR03. 


Terça e quarta

Na terça-feira, a Ferrari conseguiu ser a melhor na pista, completando 31 voltas com Kimi Raikkonen ao volante da F14 T. Nas outras equipes, caos.

A McLaren não conseguiu nem tirar o carro da garagem. A Mercedes até saiu dos boxes, mas a asa dianteira do W05 quebrou e Lewis Hamilton parouna barreira de pneus, encerrando os trabalhos de pista da equipe alemã naquele dia.

Para as outras, voltas de instalação e mais dificuldades. O companheiro de Massa na Williams, Valtteri Bottas ficou na mão com um problema elétrico. A campeã mundial Red Bull deu três voltas com Vettel ao volante, mas recolheu o carro aos boxes, sem marcar tempo.

Force India, Toro Rosso e Sauber completaram algumas voltas, mas se deram por satisfeitas por conseguirem ao menos colocar os carros para andar.

Ontem, quarta-feira, o dia foi de chuva. Bom para as equipes que puderam testar os carros em um cenário importante.

Raikkonen rodou bem e completou 47 voltas com a nova Ferrari. A McLaren conseguiu tirar a MP4-29 do lugar e com Button ao volante deu 43 giros. Na Williams, 35 voltas de Bottas; na Force India, 37 giros na estreia de Sergio Pérez na equipe; e na Sauber o C33 pilotado por Gutiérrez cruzou a reta dos boxes 53 vezes.

Foi vez da Toro Rosso ficar presa nos boxes. Pobre do novato russo Daniil Kvyat, que perdeu preciosas voltas para ganhar experiência  na Formula 1. E Vettel, mais uma vez com problemas no motor Renault da Red Bull, deu frágeis 8 voltas e recolheu à oficina. Parece que por lá as coisas andam muito complicadas.

A surpresa do dia foi Nico Rosberg, que depois de grande esforço da equipe para recuperar o carro acidentado no dia anterior, deu 97 voltas.

E assim fica o quadro geral destes três dias de testes em Jerez, com os tempos agrupados:  

Posição/piloto/nacionalidade
Equipe
Tempo
Voltas
1 Kevin Magnussen - Dinamarca McLaren Mercedes
1:23.276
52
2 Felipe Massa -  Brasil Williams Mercedes
1:23.700
47
3 Lewis Hamilton - Inglaterra Mercedes
1:23.952
80
4 Jenson Button - Inglaterra
McLaren Mercedes
1:24.165
83
5 Kimi Raikkonen - Finlândia
Ferrari
1:24.812
78
6 Valtteri Bottas - Finlândia Williams Mercedes
1:25.344
42
7 Fernando Alonso - Espanha Ferrari
1:25.495
58
8 Nico Rosberg  - Alemanha Mercedes
1:25.588
97
9 Nico Hulkenberg - Alemanha Force India Mercedes
1:26.096
17
10 Sergio Perez - México Force India Mercedes
1:28.376
48
11 Jean-Éric Vergne - França Toro Rosso Renault
1:29.915
45
12 Adrian Sutil  - Alemanha Sauber Ferrari
1:30.161
34
13 Esteban Gutiérrez - México Sauber Ferrari
1:33.270
60
14 Marcus Ericsson - Suécia Caterham Renault
1:37.975
12
15 Sebastian Vettel - Alemanha Red Bull Racing Renault
1:38.320
11
16 Robin Frijns - Holanda Caterham Renault
*
10
17 Max Chilton - Inglaterra Marussia Ferrari
*
5
18 Daniel Ricciardo - Austrália Red Bull Racing Renault
*
3

*Piloto não completou voltas cronometradas, sem tempo marcado.

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...