quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Belina do capeta

(Da sucursal em Samambaia-DF) - Um amigo me indicou este vídeo pelo Facebook, de título "Belina do capeta". Na filmagem, uma bonita Belina, aquela perua descontinuada pela Ford em 1991, voando baixo por uma rodovia em velocidades que superam os 180 km/h.

Pela cara do carro, ela é da última série fabricada. 

No final da vida da Belina, Ford e VW formavam uma joint venture no Brasil. Compartilhavam projetos, linhas de produção e motores. A perua do vídeo parece ser das mais completas, o que significa que é empurrada pelo motor VW AP 1.8, adorado pelos preparadores por ser resistente e suportar alterações mecânicas que aumentam significantemente sua potência a um custo baixo.

Colado o tempo todo na Belina, o motorista de uma Chevrolet S10, último modelo. O motorista da picape tenta acompanhar a perua, sempre em altíssima velocidade.

Em diversos momentos o motorista da S10, que dirige e filma ao mesmo tempo, aponta a câmera para o próprio painel. Desconcentrado e obviamente sem as duas mãos ao volante, chega a tentar filmar o carro que vem atrás dele, tudo isto a 160, 170 km/h enquanto ultrapassa a outros carros.



Percebem o festival de idiotices?

Uma Belina tem no mínimo 23 anos de estrada. Concordo que pode ser um carro que foi extremamente alterado em mecânica, com mudanças pesadas em freios e suspensão, mas é querer muito se matar andando assim em uma rodovia. Pelas rodas originais que consegui enxergar no vídeo, provavelmente ela usa pneus de especificação original, estreitos e altos. Esta perua tem tudo para ser como esses sujeitos viciados em academia. Bomba nos braços e pernas finas. 

Tomara que eu esteja errado e este carro tenha o mínimo de preparação para melhorar a estabilidade, porque se ali ainda for um conjunto original, é muito motor para pouco pneu e suspensão. Quem já teve a oportunidade de dirigir uma Belina ou um Del Rey, sabe que estes carros são muito macios, tinham foco em levar conforto aos passageiros. 

Já picapes não são feitas para serem usadas altas velocidades, mesmo as mais novas, equipadas com diversos sistemas de controle de estabilidade. São carros altos, com dirigibilidade comprometida pela divisão de peso e pelo centro de gravidade elevado. No caso da S10, a fábrica estabelece, por medida de segurança, velocidade máxima limitada a 180km/h, número necessário para que o motorista possa se desvencilhar de alguma situação de risco, como finalizar uma ultrapassagem mal calculada. O que não significa ser seguro trafegar a esta velocidade, como faz o motorista no vídeo. É só jogar na pesquisa do YouTube termos como "capotagem S10" ou "capotagem Hilux" que aparece uma lista com vários vídeos de picapes em acidentes, em alguns até em condições de baixa velocidade.

É um misto de ignorância e excesso de confiança que volta e meia vira capa de jornal na segunda-feira.

A merda é que nem sempre esses imbecis morrem sozinhos. Infelizmente, volta e meia idiotas assim se matam e levam juntos com eles para o caixão gente que nunca nem entrou em uma Belina.



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