Rosberg comemora a vitória. Bottas, em terceiro subiu pela 1ª vez ao pódio na F1. Foto: AFP/Getty Images |
Mesmo com Felipe Massa largando em 1º, eu sabia que as chances de vitória do brasileiro eram pequenas. As Mercedes tinham ritmo de corrida melhor e, como a vantagem aerodinâmica das Williams fazia-se valer na velocidade de reta, eu já imaginava que com o desgaste de pneus o desempenho de Massa e Bottas não seria suficiente para mantê-los em vantagem sobre as Mercedes, que contornavam o misto com melhor desempenho.
No fim das contas, essa lógica confirmou-se, mas deixou Massa novamente em má situação.
Felipe viu Valtteri Bottas superá-lo logo na primeira parada nos boxes e, depois disso, não conseguiu mais alcançar o companheiro de equipe.
Pelo menos, por alguns instantes, pude recordar a sensação de um brasileiro largando na pole position na Formula 1. Desde 2009, com Rubens Barrichello, o Brasil não largava na frente na F1. Ver o Felipe Massa na pole position do GP da Áustria de hoje me trouxe ótimas lembranças de velhos tempos, quando cada largada era acompanhada em total silêncio, carregada de tensão.
E Massa ajudou a descarregar a adrenalina quando pulou bem e manteve-se à frente, com Rosberg superando Bottas e indo para o segundo lugar.
Enquanto Massa curtia a vida de líder, na terceira volta a TV cortou para a câmera on board no carro de Vettel, que com o carro muito lento implorava aos boxes:
Vettel vai mal mais uma vez. Ano ruim demais para o tetracampeão. Foto:Getty Images |
Provavelmente algum engenheiro nerd instruiu a Vettel que acionasse o famoso Ctrl + Alt + Del. Por sorte do alemão, o carro voltou a funcionar. Nessa gracinha, Vettel acabou tomando uma volta de todo mundo e, para piorar, retornou à pista atrapalhando o companheiro de equipe e maior rival do ano, Daniel Ricciardo.
O prejuízo do problema de Vettel foi tão grande que na volta 20 ele ainda era o último colocado.
Os pits começaram 10ª volta, com os carros da Mercedes indo logo para a troca de pneus. A Williams manteve os dois carros na pista até a volta 15, quando Massa foi aos boxes. Nesse momento, a estratégia da Mercedes foi melhor que a da Williams e começou um mal domingo para Massa.
Na volta das paradas, Rosberg, Hamilton e Bottas superaram a Felipe. Na volta 18, Pérez, que não tinha parado ainda, era o líder, com Rosberg em 2º, Bottas em 3º, Hamilton em 4º e Massa em 5º.
Sim, a parada nos boxes de Bottas foi melhor que a de Massa e o brasileiro perdeu a vantagem que tinha para o companheiro de equipe. Felipe culpou a parada mais lenta pelo mal resultado no fim da prova. Em minha opinião, a perda de tempo realmente o atrapalhou, mas, mais uma vez, Massa pagou o preço pela falta de combatividade em pista que o vem prejudicando há tempos.
Com Pérez em primeiro e girando um pouco mais lento que os quatro carros que vinham atrás, formou-se uma fila. A distância de Pérez, o líder, e Massa, em 5º, era de 3 segundos na volta 24.
No 26º giro, Kvyat da STR apareceu na tela todo torto, com a roda traseira direita destruída. Justificando-se, o russo gritava no rádio:
- No brakes, no brakes, I have no brakes!
Na verdade a suspensão traseira do russo desmanchou-se e, por consequência, o carro ficou sem freios.
Não deve ser das situações mais confortáveis para se passar.
Na volta 27, Nico Rosberg cansou-se de assistir a traseira da Force India de Sergio Pérez e partiu para cima do mexicano. Ultrapassou sem dificuldades, levando no embalo Bottas e Hamilton. Na volta 30, Pérez foi aos boxes e Massa assumiu naquele momento a quarta colocação.
Depois da volta da 31, Rosberg deu uma bela errada em uma das curvas. Aproveitando o vacilo, Bottas e Hamilton encaixotaram-se na traseira do alemão e começaram a brigar entre si pela liderança.
Naquele momento, Massa havia perdido contato com Hamilton e, em 4º, estava a 2s3 atrás da briga pela liderança.
Agoniado por ocupar a péssima 21ª colocação, Vettel atropelou a Sauber de Gutierrez e foi obrigado a fazer mais uma parada nos pits, agora para a troca do bico dianteiro.
O péssimo dia Vettel acabou na volta 37, quando o piloto foi chamado aos boxes para abandonar a corrida. A cara de Vettel era de dar pena. O sujeito estava muito puto.
Na volta 37, os rádios de Rosberg e Hamilton trouxeram a mensagem que todos os pilotos querem ouvir. Para Hamilton, o engenheiro avisou:
- It´s summer time! Go, go, go!
O recado era para Hamilton e Rosberg emplacarem voltas muito rápidas antes de irem aos boxes para a 2ª parada. O inglês parou na 40, o alemão na 41.
Na volta 42 Bottas foi aos pits e Massa reassumiu a ponta. Alonso, que vinha apagado durante toda a prova, apareceu em segundo, mas também com apenas uma parada nos boxes.
Juro que imaginei que naquele momento a Williams pudesse tentar alguma estratégia diferente para Massa, mas isto não aconteceu. Felipe foi para a segunda parada na volta 43 e retornou para a pista em 6º, atrás de Pérez.
A luta de Massa agora era pelo pódio e contra Bottas. Caso não acontecesse nenhum imprevisto, a vitória era da Mercedes, mais uma vez.
Na volta 47 Alonso foi aos boxes e as posições acertaram-se mais uma vez. Rosberg liderando, com Hamilton em 2º, Bottas em 3º, Pérez, que ainda tinha uma parada a fazer, em 4º e Massa em 5º.
Por algumas voltas, a corrida deu uma esfriada. Massa manteve-se atrás de Pérez até a volta 56, quando o mexicano finalmente fez a 2ª parada e Felipe reposicionou-se em 4º. Na ponta, Rosberg administrava a vantagem que tinha para Hamilton e Bottas vinha sem muitas dificuldades em 3º.
Pelo rádio, Hamilton mostrava sérias preocupações com os freios, que o tiraram da etapa anterior, no Canadá.
Faltando dez voltas para o fim da corrida, Massa começou a enxergar pelo retrovisor a Ferrari de Alonso. Bottas, vinha a frente de Felipe com 3s5 de vantagem.
Massa estava muito mais para o Alonso do que para Bottas, mas Alonso não tinha carro para brigar com a Williams de Felipe a resolveu acomodar-se em quinto.
A alegria de Massa no sábado não consolidou-se na corrida ontem. Foto: GrandPrix247 |
Rosberg chegou a terceira vitória em 2014, sétima da equipe Mercedes em oito provas. Abriu agora 29
pontos para Hamilton e agora tem uma folguinha para respirar no mundial de pilotos. A Williams, com Bottas, foi ao pódio pela primeira vez no ano. Quebrou um jejum que durava desde de 2012, quando Maldonado venceu na Espanha.
Fica deste GP o momento complicado que vive Massa. Mais uma vez viu seu companheiro novato, Valtteri Bottas, superá-lo. A alegria da pole position de sábado durou pouco e Massa segue para Silverstone com mais pressão ainda para lidar.
Hamilton, que estava com cara de poucos amigos no pódio, também precisa abrir os olhos e tomar uma atitude com urgência se ainda quer ser campeão em 2014. Nico Rosberg é rápido, conta com algumas pitadas de sorte e já demonstrou ser mais equilibrado emocionalmente que Hamilton. Ou o inglês reage agora ou já era.
Só para fechar, Emerson Fittipaldi continua a campanha a favor de Massa. No sábado, após Felipe marcar o melhor tempo na classificação, Fittipaldi publicou no Facebook:
“Hoje o Felipe confirmou o talento e a capacidade que sempre teve! E o Felipe com a sua experiência e dedicação elevou a performance da Williams, casamento perfeito Felipe Massa e Williams Parabens @massafelipe19 por essa pole position tirando pela primeira vez a pole position da Mercedes. Mais uma vitória do esporte brasileiro, o Brasil todo estará torcendo para vc! God Bless”
Massa conseguiu um torcedor de peso. Só falta agora ele justificar a Emerson o apoio quem vem recebendo.
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