Pular para o conteúdo principal

PuntaData - fiscalização de trânsito (6)

Placas na EPTG indicam a fiscalização virtual.
No sexto post da série que começou aqui, o PuntaData constatou que nem o completo caos coloca mais agentes de trânsito nas vias do DF. A média de viaturas nas ruas, por mais desconexo que isso pareça, caiu em relação ao último post para uma a cada 32,84 km rodados.

Inexplicável.

Com muitos carros presos em engarrafamentos e pouca gente para organizar a zona, os acostamentos viraram avenidas e a média de circulação neles piorou muito, chegando a um motorista dirigindo pelo acostamento a cada  1,93 km de vias. 

O caos que disse no começo do post teve início na noite de quarta-feira (5/2), quando aconteceu o rompimento da adutora da Caesb na EPTG. O trânsito mal gerido, como comentei aqui, tornou-se um inferno na manhã de quinta-feira (6/2). Para minha surpresa, apenas três agentes no canteiro central da EPTG tentavam dar algum rumo para a completa desorganização.

Outro fato importante da semana aconteceu na segunda-feira (3/2), quando os órgãos de fiscalização de trânsito começaram a utilizar câmeras de vídeo para multar motoristas infratores em algumas vias do DF. São 10 vias monitoradas, incluindo minha rotineira EPTG.

Por base na quantidade de carros circulando no acostamento e na exclusivíssima faixa exclusiva, não acho que os motoristas se sentiram realmente vigiados pela nova tecnologia.


31/01 – Saída às 17h57 do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – pesado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
1 - BPRV
0
Pistão Sul – DF-001 – moderado
0
0
Boca da Mata – DF-460 – parado
0
20
Total no percurso
1
20
--- 
3/2 - Saída às 7h43 de Samambaia, destino SIA

18 km de percurso 

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – pesado
0
0
Primavera (Taguatinga/QSC) – parado
0
-
Samdu Sul (Taguatinga) – pesado
0
0
Av. Central – Taguatinga – moderado
1 – Guincho Detran/DF
-
EPTG - DF-085 (até o Guará) – moderado
0
0
Trechos do SIA – leve
0
-
Total no percurso
0
0
--- 

3/2 – Saída às 18h17 do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – pesado/parado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
0
7
Pistão Sul – DF-001 – moderado
0
0
Boca da Mata – DF-460 – parado
0
9
Total no percurso
0
16

--- 
4/2 - Saída às 8h14 de Samambaia, destino SIA

17 km de percurso 

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – pesado
0
-
Boca da Mata – DF-460 – pesado
0
3
Pistão Sul - DF-001 – moderado
0
0
EPTG - DF-085 (até o viaduto do SIA) – pesado/parado
0
0
Trechos do SIA – moderado
0
-
Total no percurso
0
3

--- 

4/2 – Saída às 18h15 do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – pesado/parado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
1 – BPRV-PM-DF
6
Pistão Sul – DF-001 – pesado
0
2
Boca da Mata – DF-460 – parado
0
28
Total no percurso
1
36

--- 

5/2 - Saída às 8h01 de Samambaia, destino SIA

17 km de percurso 

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – pesado
0
-
Boca da Mata – DF-460 – pesado
0
22
Pistão Sul - DF-001 – moderado
0
0
EPTG - DF-085 (até o viaduto do SIA) -parado
0
6
Trechos do SIA – moderado
0
-
Total no percurso
0
28
---

6/2 - Saída às 8h25 de Samambaia, destino SIA

16 km de percurso


Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando   pelo acostamento
Ligação Samambaia – QNL – moderado
0
0
Avenida Elmo Serejo  – leve
0
0
Avenida Central – Taguatinga – pesado
0
-
EPTG - DF-085 (até o Guará) – parado
1-DER-DF*
21
Trechos do SIA - moderado
0
-
Total no percurso
1
21
*Viatura em suporte aos reparos em adutora rompida em 5/2 sob o viaduto de acesso a EPVL
--- 

6/2 – Saída às 18h38 do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – leve
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
1-DER-DF*
39
Pistão Sul – DF-001 – pesado
0
5
Boca da Mata – DF-460 – pesado
0
6
Total no percurso
1
50
*Viatura em suporte aos reparos em adutora rompida em 5/2 sob o viaduto de acesso a EPVL
---

7/2 - Saída às 8h19 de Samambaia, destino SIA

17 km de percurso


Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – pesado
0
-
Boca da Mata – DF-460 – pesado
0
1
Pistão Sul - DF-001 – moderado
0
0
EPTG - DF-085 (até o viaduto do SIA) -parado
1-DER-DF*
3
Trechos do SIA – pesado
0
-
Total no percurso
0
4
*Viatura em suporte aos reparos em adutora rompida em 5/2 sob o viaduto de acesso a EPVL


  Somatório geral entre 14/1 e 7/2:


- 29 percursos;
- 628 km rodados;
- 324 carros trafegando pelo acostamento;
- 19 viaturas de fiscalização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Senna, 20 anos sem meu herói da infância

Eu não era um garoto que dava trela para super-heróis. Nunca tive bonecos, nunca gostei do Hulk, do Homem-Aranha, do super capitão de cueca fora das calças. Minha onda sempre foram os carros, as corridas. E, aos nove anos, eu já cumpria o ritual dos fins de semana de Formula 1: assistia aos treinos nos sábados e as corridas, nos domingos. Verdade que não conseguia ver todas as provas. Minha mãe levava o meu irmão e a mim à igreja aos domingos, mas eu conseguia pegar ao menos os primeiros 30, 40 minutos das corridas e, quando reencontrava meu pai, ao entrar no carro para voltar para casa, a primeira coisa que eu perguntava era quem tinha ganhado. Mas aquele fim de semana foi diferente. No sábado, 30 de abril de 1994, eu estava na sala assistindo ao treino classificatório para o GP de San Marino. Naquela época a fórmula dos treinos era diferente. Os boxes eram abertos por uma hora e, durante aquele período de tempo, todos os carros iam para a pista lutar pelos mel

A babaquice anti-Barrichello

Erguido por Coulthard e Hakkinen e humilhado pelos brasileiros (Da sucursal em Brasília-DF) - Ouvi na CBN na manhã de hoje o programa Hora de Expediente, apresentado pelo ator Dan Stulbach, o economista Luiz Gustavo Medina e o escritor José Godoy. Gosto bastante do programa noturno de sexta-feira que esses três fazem, o Fim de Expediente, o que não quer dizer que ache tudo o que eles dizem bacana ou engraçado. O tema do programinha de 7 minutos da manhã de hoje foi puxado por Dan Stulbach, que trouxe a piada bobinha de Rubens Barrichello x tartarugas. Segundo Stulbach, hoje é Dia Mundial da Tartaruga e aniversário de Rubens Barrichello. E, para entrar no certame das piadas batidas e sem muito argumento, o ator conectou os dois eventos e os três apresentadores fartaram-se na lida de malhar ao Rubens. Mas, fora do senso comum e atendo-se aos números, Rubens merece ser comparado a tal da tartaruga? - 326 corridas, 19 temporadas - alguém lento ou ruim largaria tantas vezes