segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Lamborghini x Porsche x Fiat 147 - um racha histórico

Eu era criança quando ouvi essa piada pela primeira vez!

Nem me lembrava mais da história, mas ontem minha mulher me mostrou essa animação muito legal, em um daqueles vídeos no Facebook. Bom para reduzir minha ranzinzise de segunda-feira.




Fui atrás dos donos do curta. O que consegui descobrir sobre o vídeo é que foi produzido pela Tannure Filmes e parece que o dono da ideia é Marcelo Tannure. 

O curta tem um blog http://makingof147.blogspot.com.br/ com outros trabalhos.

domingo, 27 de outubro de 2013

Com jeitinho...

A Lotus é uma equipe divertida demais. Em um trecho da corrida de hoje, os dois pilotos da equipe estavam brigando por posições, mas Grosjean, que tinha pneus mais novos, vinha mais rápido atrás de Kimi. 

    Segue o vídeo do diálogo entre Kimi e o engenheiro. Uma linda troca de sutilezas.
     
    Equipe: Get out of the fucking way! (Sai da ***** do caminho!)

    Kimi: Don’t shout fucking…. I get out of the way when I have a chance but not during fast corner. (Não gritem, *****... Eu saio da frente quando tiver uma chance, mas não durante uma curva rápida!)

    Muito mais legal que aqueles recadinhos disfarçados da Ferrari, mandando Massa abrir passagem para Alonso.
Vi no blog do Flávio Gomes e joguei aqui. 

Vettel tetra. E pode ser deca.

Vettel, campeão mundial de
Formula 1 em 2013. Foto: Reuters
Sebastian Vettel, 26 anos, quatro vezes campeão mundial. E consecutivas.

O número impressiona. Com este título Vettel supera Senna, Lauda, Jack Brabham e Piquet, todos tricampeões.

E o que isto significa?

Que se esse sujeito resolver correr até, sei lá, os 35 anos, ele pode ser 10 vezes campeão do mundo.

E antes que se levantem contra as habilidades de Vettel, entregando os créditos somente ao carro, lembrem-se que a primeira vitória dele foi ao volante de uma Toro Rosso. Carro fraco, de equipe pequena.

Corridas de carros e fotografia se aproximam aí. Um bom fotógrafo faz boas fotos com um equipamento ruim, mas um péssimo fotógrafo nunca fará grandes fotos apenas por ter a melhor câmeras e as melhores lentes.

Carros precisam ser pilotados, sozinhos não saem do lugar. E o que faz de Vettel um tetracampeão em sequência é o perfeito conjunto, de um grande profissional em um carro quase ideal.

É assim que um campeão deve comemorar,
ignorando as chatices da FIA. Foto: AFP
Não tem muito o que se dizer sobre este título. E a última imagem de Vettel na pista, venerando o carro depois de fazer uma sequência de zerinhos na linha de chegada, resume tudo. (Só falta a FIA punir Vettel por estes zerinhos)*.

Sorte tiveram os torcedores que conseguiram pegar as luvas que Vettel jogou para a galera durante a comemoração.

Só para citar, o resto do GP da Índia, que não teve a mínima importância diante do título de Vettel: Alonso, que brigava contra o alemão pelo título, foi obrigado a trocar o bico da Ferrari na segunda volta e se lascou. Caiu para 20º e passou a prova toda remando para ganhar nove posições e ser 11º. Nem viu Vettel a prova toda.

Massa chegou em 4º. Fez boa corrida, chegou a liderar por várias voltas, mas depois da primeira parada se enrolou e perdeu as chances de pódio. O resultado o fez perder a 7ª posição no campeonato para Grosjean.

Completaram o pódio Nico Rosberg e Grosjean, enfeitando a cena assim como burrinhos no presépio para o título de Vettel.

A próxima etapa da F1 é em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no domingo que vem. Com o título de Vettel, as próximas etapas serão fundamentais para acertar a vida dos pilotos que ainda não têm caminho traçado para o ano que vem. Massa é um destes que precisa mostrar serviço.

P.S.: Este post está pronto desde 9h30. Mas meu notebook e a internet conspiraram contra mim e só agora consegui publicar.


*Atualização (16h): A FIA puniu Vettel com uma reprimenda e a RedBull com uma multa de 25 mil euros pela comemoração feliz, espontânea e totalmente fora do protocolo. 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Agenda do fim de semana

Vettel precisa ser apenas 5º para
sair da Índia campeão. (Punit Paranjpe/AFP)
Fórmula 1

Grande Prêmio da Índia – Circuito Internacional de Buddh

Último treino livre – Sábado, 3h*

Classificação – Sábado, 6h30**

Corrida – Domingo, 7h30**

*Transmissão do canal SporTv
** Transmissão pela Rede Globo



Nascar Sprint Cup

Etapa de Martinsville 500

Corrida – Domingo, 15h30

Nascar Truck Series

Etapa de Martinsville 200

Corrida – Sábado, 16h30


Moto GP (o grande prêmio do Japão pode ser adiado ou cancelado por mau tempo causado por um tufão)

Grande Prêmio do Japão -  Twin Ring Motegi 

Domingo – Corrida

Moto 3 – 0H00

Moto 2 – 1h20

MotoGP – 3h00


Fórmula 3 Sulamericana – rodada dupla

Autódromo de Tarumã - Rio Grande do Sul

1ª rodada

Classificação – Sábado, 14h20


Corrida – Sábado, 16h50

2ª rodada

Corrida – Domingo, 10h20


Copa Petrobras de Marcas – rodada dupla

Autódromo de Tarumã - Rio Grande do Sul

1ª rodada

Classificação – Sábado, 16h10

Corrida – Domingo, 9h

2ª rodada

Corrida – Domingo, 12h45

Foto do dia.

EPTG, fim de tarde.
Brasília, 14 de outubro de 2013
Canon EOS Rebel t3i - ISO 400, 1/60s, f/2.8

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Massa, Williams e o que pode fazer algum sentido.

Massa: últimos dias de Ferrari. Foto: Ferrari.com
(Da sucursal em Brasília - DF) - Massa pilotando para a Williams em 2014. A notícia foi dada na noite de ontem, pelo jornalista Américo Teixeira Jr, do Diário Motorsport. Para algumas “bombas exclusivas” não dou trela, mas quando vem de sujeitos como o Américo, entrego atenção. Ele não é de propagar balelas.

O que não significa que o que ele escreveu é absoluto.

Vou direto a dois pontos, naquilo que acho não fazer muito sentido nesta história.

1 - O contrato de cinco anos:

Felipe Massa tem 32 anos. Vettel tem 26. Hamilton, 28. A idade de Massa não é impeditiva para que ele tenha sucesso na Williams, mas um contrato de cinco anos encerra-se com o brasileiro aos 37. Não sei se valeria para a equipe inglesa, muito menos para Felipe, estender por tanto tempo esta parceria. Um contrato deste tamanho pode significar o último da carreira de Massa na F1, em uma equipe que não anda muito bem das pernas faz tempo.

2 - Massa entra sem levar patrocínios, na vaga de Pastor Maldonado:

Documento vazado pelo grandprix247.com:
 PDVSA pagou £26 milhões em patrocínios
para a Williams em 2012
Maldonado é hoje o grande financiador da Williams. O piloto tem como madrinha na F1 a estatal Petroleos de Venezuela SA, a PDVSA. Em um documento vazado em 2011, foi revelado que a petroleira da terra de Hugo Chávez depositou na conta da Williams valores em torno de R$ 100 milhões na compra de cotas de patrocínio para a temporada 2012 da F1.

É sabido que estes valores sustentam Maldonado no time. Não tiro o mérito dele como piloto, mas na F1 dinheiro faz diferença ao se buscar assento em um carro, especialmente nas equipes pequenas e médias.

Com a saída de Maldonado e a chegada de Massa, não vejo motivos para a PDVSA manter esse dinheiroduto abastecendo a Williams. E a equipe, na condição atual, não está em posição de jogar tanta grana fora.

O que vem em minha mente? A volta da Petrobras.

Entre 1998 e 2008 a empresa brasileira forneceu óleo e combustível para a Williams. Em um momento de questionamentos sobre a condição da Petrobras e as polêmicas do pré-sal, nada melhor que o retorno da marca ao circo da F1, apoiando um piloto brasileiro.

De concreto até agora o boato só gerou negativas dos empresários envolvidos nas negociações de Massa. Nicolas Todt, que gere a carreira do brasileiro, disse ao Estadão que a notícia é “uma fantasia”, e que Felipe está conversando com a Williams, mas também com a Lotus, a Sauber e a Force India.

Nesse salseiro todo, não duvido da notícia de Américo. A Lotus já deixou claro que quer o alemão Nico Hulkenberg na equipe, colocando Massa no banco de reservas. As outras duas equipes na jogada, Force India e Sauber, não se manifestaram sobre Massa.

Talvez a Williams veja em Felipe um salvador da pátria, um piloto que já foi rápido e que tem bagagem técnica extensa. Esta experiência poderá fazer diferença nos carros de 2014, que vão mudar bastante com os novos motores turbo. 

A alteração dos propulsores vai obrigar mudanças técnicas drásticas, dando oportunidade para respirar a uma equipe vencedora no passado e que tornou-se pequena em menos de uma década .

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Cores eternas

(Da sucursal em Brasília-DF) - O pessoal do site Jalopnik postou estas imagens no site e eu não aguentei, precisei replicar.

Uma ideia genial, que gerou ilustrações fodásticas. São projeções com pinturas históricas de grandes equipes da Formula 1 aplicadas ao desenho atual  dos carros. 

Ficou um negócio de doido.

O site dos donos da ideia é o http://escapeartistdesign.net e o artista é Matt Hillman.


Williams FW14


O Williams FW14 é até hoje citado como o carro mais rápido da história da F1. Carregava a revolucionária suspensão ativa e foi impressionante na temporada de 1991. Em 1992, foi imbatível e levou Nigel Mansell a conquistar o mundial de pilotos.










McLaren MP4/4

Pilotaram este ícone Alain Prost e Ayrton Senna, na temporada de 1998 da F1. Das 16 corridas disputadas naquele ano, largou na pole position e venceu 15, sendo 7 vitórias de Prost e 8 de Senna, que foi campeão mundial com apenas 3 pontos de vantagem para o francês.


Tyrrell 007



Nas cores de quando era pilotada por sujeitos como Jackie Stewart, e François Cévert, piloto francês que morreu ao voltante de um carro da equipe, em 1973, nos Estados Unidos. Infelizmente a Tyrrel teve fim melancólico, em 1998, quando foi vendida para a British American Racing - BAR.

Jordan EJ11

O carro era ruim, mas a pintura era muito legal. Foi pilotado em  2001 por Frentzen, Trulli, o brasileiro Ricardo Zonta e por um Jean Alesi em final de carreira. 

                                                                                                
Lotus 49
Antes deste carro, a Lotus era verde. Então, Colin Chapman descobriu no final da década de 1960 que se vendesse as cores e espaços publicitários nos carros, ganharia um bucado de dinheiro. E ficou bonito demais o carro.





















(Como é difícil postar mais de uma foto neste blog! Ficou meio tosco aí em cima, mas acho que consegui passar a mensagem.)

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...