Vettel, campeão mundial de Formula 1 em 2013. Foto: Reuters |
Sebastian Vettel, 26 anos, quatro vezes campeão mundial. E consecutivas.
O número impressiona. Com este título Vettel supera Senna, Lauda, Jack Brabham e Piquet, todos tricampeões.
E o que isto significa?
Que se esse sujeito resolver correr até, sei lá, os 35 anos, ele pode ser 10 vezes campeão do mundo.
E antes que se levantem contra as habilidades de Vettel, entregando os créditos somente ao carro, lembrem-se que a primeira vitória dele foi ao volante de uma Toro Rosso. Carro fraco, de equipe pequena.
Corridas de carros e fotografia se aproximam aí. Um bom fotógrafo faz boas fotos com um equipamento ruim, mas um péssimo fotógrafo nunca fará grandes fotos apenas por ter a melhor câmeras e as melhores lentes.
Carros precisam ser pilotados, sozinhos não saem do lugar. E o que faz de Vettel um tetracampeão em sequência é o perfeito conjunto, de um grande profissional em um carro quase ideal.
É assim que um campeão deve comemorar, ignorando as chatices da FIA. Foto: AFP |
Não tem muito o que se dizer sobre este título. E a última imagem de Vettel na pista, venerando o carro depois de fazer uma sequência de zerinhos na linha de chegada, resume tudo. (Só falta a FIA punir Vettel por estes zerinhos)*.
Sorte tiveram os torcedores que conseguiram pegar as luvas que Vettel jogou para a galera durante a comemoração.
Só para citar, o resto do GP da Índia, que não teve a mínima importância diante do título de Vettel: Alonso, que brigava contra o alemão pelo título, foi obrigado a trocar o bico da Ferrari na segunda volta e se lascou. Caiu para 20º e passou a prova toda remando para ganhar nove posições e ser 11º. Nem viu Vettel a prova toda.
Massa chegou em 4º. Fez boa corrida, chegou a liderar por várias voltas, mas depois da primeira parada se enrolou e perdeu as chances de pódio. O resultado o fez perder a 7ª posição no campeonato para Grosjean.
Completaram o pódio Nico Rosberg e Grosjean, enfeitando a cena assim como burrinhos no presépio para o título de Vettel.
A próxima etapa da F1 é em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no domingo que vem. Com o título de Vettel, as próximas etapas serão fundamentais para acertar a vida dos pilotos que ainda não têm caminho traçado para o ano que vem. Massa é um destes que precisa mostrar serviço.
P.S.: Este post está pronto desde 9h30. Mas meu notebook e a internet conspiraram contra mim e só agora consegui publicar.
*Atualização (16h): A FIA puniu Vettel com uma reprimenda e a RedBull com uma multa de 25 mil euros pela comemoração feliz, espontânea e totalmente fora do protocolo.
*Atualização (16h): A FIA puniu Vettel com uma reprimenda e a RedBull com uma multa de 25 mil euros pela comemoração feliz, espontânea e totalmente fora do protocolo.
Um comentário:
E dá-lhe Williams que liberou o garoto para a Sauber BMW (na realidade deve ter sido arrancado de lá). Assim como um certo Ayrton Senna que em 1983 participou de testes pela equipe e que só não foi contratado porque já possuíam pilotos para 1984 (sendo um deles o poderoso Jacques Laffite). Olho bom dos ingleses. E não é que o Massa tá quase lá?!
Postar um comentário