sexta-feira, 30 de maio de 2014

O Tourist Trophy da Ilha de Man

Cena sem noção no Tourist Trophy da Ilha de Man. 
(Da sucursal em Brasília-DF) – No meio do Mar da Irlanda um pedaço de terra de 572 km²  é sede da corrida de motocicletas  mais insana do planeta.

O lugar é a Ilha de Man, parte de um arquipélago britânico a noroeste da Europa. A corrida é o Tourist Trophy da Ilha de Man, ou apenas TT de Man.

É uma das corridas mais antigas do mundo, acontece desde 1907 e fez parte do Mundial de Motovelocidade entre 1949 e 1976, quando os pilotos decidiram boicotar a prova por considerarem o traçado da prova inseguro demais.

Sim, em 1976, quando as exigências de segurança nos esportes a motor eram muito pequenas, o circuito Snaefell Mountain, da Ilha de Man, já era considerado perigoso.

Grave acidente de Michael Charnock
no TT de 2009. O piloto sobreviveu.
Até a prova do ano passado, já haviam morrido 254 pessoas durante a prova. Foram 248 pilotos, cinco fiscais de pista, e três espectadores.

Entendeu o tamanho da loucura?

E não ache que essas mortes aconteciam em um passado obscuro e já esquecido. No ano passado o piloto japonês Yoshinari Matsushita perdeu a vida. Em 2011 e em 2012, cinco pilotos morreram no traçado.

E o que faz esses sujeitos arriscarem as vidas assim?

O brasileiro Rafael Paschoalin. 
Imagino que seja mesma adrenalina que leva alguém a saltar de paraquedas, a pular de bungee jump ou a escalar até o cume do Monte Everest. Alíás, em tentativas de chegarem ao topo do Everest, 212 pessoas já perderam a vida. Menos gente que no TT de Man.

No ano passado o Brasil teve um piloto participando da prova. Foi Rafael Paschoalin, que competiu em três categorias, conseguindo completar a prova apenas em uma delas, na 49ª posição.

Para 2014, Paschoalin corre em Man nas mesmas três categorias do ano passado – Superbike, Senior e Superstock – em todas com uma Honda CBR 1000RR.

O TT de Man acontece nesta e na próxima semana, com provas durante de amanhã até a próxima sexta-feira:
Sim, existe uma categoria de sidecars no TT.

31 de maio – sábado: 
prova da Superbike e primeira prova da Sidecar

2 de junho – segunda-feira: 
abre da Supersport

3 de junho - terça-feira:
prova da Supersport

4 de junho – quarta-feira: 
2ª prova da Superstock e 2ª prova da Sidecar
abre da Zero Challenge

6 de junho – sexta-feira: 
provas da TT Lightweight e TT Senior

Assista a estes vídeos e entenda o drama que é o Tourist Trophy da Ilha de Man:



E uma volta completa, em câmera on-board e com som ambiente de Michael Dunlop no TT. Tenso:

Nenhum comentário:

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...