Pular para o conteúdo principal

Pré-temporada 2014 - Jerez, Espanha

(Infelizmente, da sucursal em Samambaia-DF) - Como era de se esperar, deu tudo errado nas primeiras voltas dos testes de pré-temporada da F1, em Jerez, na Espanha.

Estes primeiros dias de carro na pista não são suficientes e não dão parâmetros para que alguém preveja nada para a temporada, servem somente para as equipes começarem a colocar as coisas no lugar e descobrir se nada explode nos carros.

Especialmente se consideramos fatores como os carros completamente novos, com todas as equipes começando do zero em motores, chassis, aerodinâmica, no novo KERS, que virou ERS. Para piorar, quase todos os times, com exceção de Force India e Marussia, trocaram pilotos da dupla titular, o que significa que esses “novatos” não participaram de grande parte do desenvolvimento do carro no ano passado.

Some tudo isso e temos um começo difícil de temporada.

Massa nas primeiras voltas no FW36.
Felipe Massa estreou bem hoje na Williams, pilotando o FW36. Conseguiu fazer alta quilometragem, com 47 voltas e marcou o segundo melhor tempo até agora em Jerez, com 1.23:700. Vamos ver no que dá, mas o começo da Williams foi interessante, com Bottas, companheiro de Massa, ocupando o terceiro lugar nos dois primeiros dias de testes.

Na Red Bull, o quadro é grave. Pelo terceiro dia consecutivo os campeões mundiais não conseguiram sequer marcar tempo. Daniel Ricciardo fez breve estreia, saindo dos boxes e parando metros depois. O RB10 somou pífias 14 voltas em três dias de testes, quadro desesperador para a equipe diante dos 136 giros da rival, Ferrari. O motor Renault é o vilão da história, mas o prejuízo destes dias sem testar com tanta novidade no carro vai ser trabalhoso de se recuperar e pode tirar a Red Bull do pódio nas primeiras provas.

Ricciardo teve começo pior que
 o de Vettel: rodou poucos metros com o RB10.
Feliz deve estar Kevin Magnussen. Estreou ao volante da McLaren e liderou o treino de hoje. Alonso, que começou hoje os trabalhos no F14 T, ficou a pé após 58 voltas. A Ferrari do espanhol abriu o bico, algo normal em pré-temporada.

Entre as outras equipes, nada de novo. O vai-e-vem de gente tentando fazer toda a parafernália funcionar. Deve ser uma delícia cobrir uma sessão dessas na pista, in-loco. Quem sabe um dia...

A Marussia apresentou hoje o MR03. 


Terça e quarta

Na terça-feira, a Ferrari conseguiu ser a melhor na pista, completando 31 voltas com Kimi Raikkonen ao volante da F14 T. Nas outras equipes, caos.

A McLaren não conseguiu nem tirar o carro da garagem. A Mercedes até saiu dos boxes, mas a asa dianteira do W05 quebrou e Lewis Hamilton parouna barreira de pneus, encerrando os trabalhos de pista da equipe alemã naquele dia.

Para as outras, voltas de instalação e mais dificuldades. O companheiro de Massa na Williams, Valtteri Bottas ficou na mão com um problema elétrico. A campeã mundial Red Bull deu três voltas com Vettel ao volante, mas recolheu o carro aos boxes, sem marcar tempo.

Force India, Toro Rosso e Sauber completaram algumas voltas, mas se deram por satisfeitas por conseguirem ao menos colocar os carros para andar.

Ontem, quarta-feira, o dia foi de chuva. Bom para as equipes que puderam testar os carros em um cenário importante.

Raikkonen rodou bem e completou 47 voltas com a nova Ferrari. A McLaren conseguiu tirar a MP4-29 do lugar e com Button ao volante deu 43 giros. Na Williams, 35 voltas de Bottas; na Force India, 37 giros na estreia de Sergio Pérez na equipe; e na Sauber o C33 pilotado por Gutiérrez cruzou a reta dos boxes 53 vezes.

Foi vez da Toro Rosso ficar presa nos boxes. Pobre do novato russo Daniil Kvyat, que perdeu preciosas voltas para ganhar experiência  na Formula 1. E Vettel, mais uma vez com problemas no motor Renault da Red Bull, deu frágeis 8 voltas e recolheu à oficina. Parece que por lá as coisas andam muito complicadas.

A surpresa do dia foi Nico Rosberg, que depois de grande esforço da equipe para recuperar o carro acidentado no dia anterior, deu 97 voltas.

E assim fica o quadro geral destes três dias de testes em Jerez, com os tempos agrupados:  

Posição/piloto/nacionalidade
Equipe
Tempo
Voltas
1 Kevin Magnussen - Dinamarca McLaren Mercedes
1:23.276
52
2 Felipe Massa -  Brasil Williams Mercedes
1:23.700
47
3 Lewis Hamilton - Inglaterra Mercedes
1:23.952
80
4 Jenson Button - Inglaterra
McLaren Mercedes
1:24.165
83
5 Kimi Raikkonen - Finlândia
Ferrari
1:24.812
78
6 Valtteri Bottas - Finlândia Williams Mercedes
1:25.344
42
7 Fernando Alonso - Espanha Ferrari
1:25.495
58
8 Nico Rosberg  - Alemanha Mercedes
1:25.588
97
9 Nico Hulkenberg - Alemanha Force India Mercedes
1:26.096
17
10 Sergio Perez - México Force India Mercedes
1:28.376
48
11 Jean-Éric Vergne - França Toro Rosso Renault
1:29.915
45
12 Adrian Sutil  - Alemanha Sauber Ferrari
1:30.161
34
13 Esteban Gutiérrez - México Sauber Ferrari
1:33.270
60
14 Marcus Ericsson - Suécia Caterham Renault
1:37.975
12
15 Sebastian Vettel - Alemanha Red Bull Racing Renault
1:38.320
11
16 Robin Frijns - Holanda Caterham Renault
*
10
17 Max Chilton - Inglaterra Marussia Ferrari
*
5
18 Daniel Ricciardo - Austrália Red Bull Racing Renault
*
3

*Piloto não completou voltas cronometradas, sem tempo marcado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escrita "vendo" chamando atenção no vidro. Não tive dúvidas: peguei o primeiro retorno e fui ver de perto um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil. Ele estava estacionado de costas para a rua, então só quando desci do carro pude ver que tratava-se de um modelo 1967, o único a trazer quatro faróis, diferente dos anteriores que tinham dois faróis. O 1967 além do design diferente dos anteriores, é especial por ser do último ano de produção do Belcar no Brasil. Perguntei para as pessoas por ali pelo dono do carro que me indicaram ser o proprietário da lanchonete quase em frente à vaga onde estava parado o Belcar. Lá não encontrei o dono do carro, mas o irmão dele, o Márcio. Segundo ele, o carro está com o motor original, funcionando bem, e com documentos em ordem. O Márcio ainda me disse que querem R$ 16 mil por ele.

Bela Williams

Como a negociação das cotas dos maiores patrocínios na Williams foram fechadas definitivamente no final de fevereiro, só agora a equipe inglesa apresentou as cores do FW36, que será pilotado por Valtteri Bottas e pelo brasileiro Felipe Massa. A Williams FW36, pilotada por Felipe Massa A grande novidade na pintura é a Martini, fabricante de bebidas. Como principal patrocinadora do time, ela dita as cores do carro que é predominantemente branco, com grafismos em azul e vermelho. O nome da equipe também mudou. Agora os ingleses assinam Williams Martini Racing.   E o carro ficou especialmente bonito. A cor branca conseguiu aliviar o desenho esquisito do bico e os traços em cor deixaram o conjunto muito elegante. É o mais belo do grid. Seguindo o layout do bólido, os macacões dos pilotos também são muito bacanas e relembram velhos tempos de um automobilismo romântico, dos anos 1970, 1980, quando a Martini estampava carros e vestimentas em diversas categorias mundo afora