Pular para o conteúdo principal

Inglaterra - Hamilton vence, Rosberg quebra, Kimi bate forte e tira Massa

Hamilton venceu em casa e encostou em Rosberg
na luta pelo mundial de pilotos. Foto: Sutton Images
(Da sucursal no Gama-DF) - Antes de falar da corrida em Silverstone, na Inglaterra, é bom gastar algumas linhas sobre as posições de largada de Felipe Massa hoje e na última etapa, na Áustria.

Hoje, Massa saiu da 15ª posição, na Áustria, foi pole position. Estas duas colocações são pontos fora da linha.

Quinze dias atrás, na Áustria, a Williams tinha o melhor carro da pista para voltas mais rápidas. Eram muito bons na classificação, mas não conseguiam manter o ritmo na prova toda. Ontem, na Inglaterra, a Williams demorou demais a soltar os pilotos para o Q1.

No fim da sessão a chuva apertou, a pista piorou demais e matou as possibilidades de Massa e de Valtteri Bottas de conseguirem largar entre os 10 primeiros. O mesmo erro foi cometido pela Ferrari, que soltou Fernando Alonso e Kimi Räikkönen tão tarde quanto fez a Williams.

E a má posição de largada de Felipe foi seguida de um péssimo começo de corrida, em mais um momento de muito azar do brasileiro. Massa não conseguiu largar. O carro não tracionou e, parado no grid, o brasileiro assistiu a todos os pilotos ultrapassando-o.

Acidentado, Massa conseguiu arrastar a Williams até
os boxes.  Foto: AP Photo/Jon Super
Na tentativa de recuperar-se, Felipe já vinha ganhando algumas posições quando deparou-se com a Ferrari de Kimi Räikkönen atravessada na pista. Kimi, afobado por largar atrás demais e tentando também recuperar colocações o mais rápido possível, errou a tangência na Aintree e, ao tentar voltar para a pista, perdeu o controle da Ferrari e acertou com muita violência o muro. Com o impacto, o carro de Kimi foi arremessado de volta a pista, exatamente na frente de Massa. Massa, em uma manobra de reflexo muito rápido, afundou o pé no freio e puxou o volante para a direita, evitando um impacto em T com o carro de Kimi.

Este tipo de acidente, quando o bico de um carro atinge a lateral de outro, é o tipo de batida mais temida pelos pilotos. O tanque de combustível fica exatamente sob a carenagem lateral do carro, aumentando muito os riscos de incêndio. Além, impactos laterais podem causar mais danos aos pilotos, com riscos de danos cervicais pelo ângulo do toque.

A cacetada de Kimi foi tão forte para caraleo. O finlandês saiu do carro grogue, mas precisa muito agradecer a Massa pela manobra que evitou algo de muito pior. Se Felipe não tivesse desviado o carro, não consigo nem imaginar como estaria Kimi agora. Pela gravidade do acidente, a direção da prova interrompeu a corrida com bandeira vermelha. Mesmo com a parada, a Williams não conseguiu recuperar o carro de Massa para que ele pudesse voltar à prova.

Mais um abandono de Massa, exatamente hoje, na corrida em que ele completava 200 grandes prêmios na Formula 1. Aqui embaixo, o vídeo da confusão.



Um ano, até agora, para ser esquecido por Felipe. A prova ficou parada por uma hora para a limpeza da pista e a manutenção do guard-rail. Na relargada, Rosberg manteve-se na ponta, seguido por Button e Magnussen, que no fim da volta foi superado por Hamilton. Para a tristeza de Massa, Bottas vinha muito bem na outra Williams, e já aparecia na 6ª posição.

Um pouco mais atrás, Alonso fez uma linda ultrapassagem sobre a Red Bull de Daniel Ricciardo, assumindo a 8ª posição na volta sete. Na volta oito o espanhol engoliu a Force India de Hulkenberg e pulou para 7º. 

Maldonado sendo catapultado por Gutierrez.
Foto: XPB
Na décima volta, a dupla Maldonado e Gutierrez exibiu mais um show de horror. Volta e meia esses dois se esbarram, e hoje, foi culpa de Gutierrez. Maldonado vinha superando o mexicano por fora, que decidiu abrir mais a curva. Com a manobra, Gutierrez deu um peteleco na roda traseira esquerda do colombiano. Pastor Maldonado deu um belo salto, tirando as rodas do chão em uma cena que relembrou o velho e bom Mario Kart.

Na volta 13, Alonso tomou uma punição por estar fora da posição correta no grid. Sei lá porque diabos, Alonso estava meio carro à frente da posição correta no grid. Como punição, no momento da primeira parada nos boxes, Alonso foi obrigado a ficar parado por 5 segundos antes que a equipe começasse a fazer a troca de pneus. Voltou em 8º na volta 27.

Lá na frente, Rosberg rodava tranquilo, administrando a vantagem de 3,7 s sobre Hamilton na volta 16. Na volta 17, Valtteri Bottas fez uma bela manobra sobre Jenson Button na curva Stowe e, por fora, assumiu a terceira colocação.

Na volta 20, depois da primeira parada nos boxes, Rosberg chamou a equipe no rádio avisando que estava com problemas na redução de marchas, mas o carro mantinha o bom comportamento. Na volta 29, os problemas de Rosberg se evidenciaram. As marchas não entravam e Hamilton ultrapassou o companheiro de equipe. Nas arquibancadas, os torcedores ingleses celebravam o conterrâneo assumindo o primeiro lugar.

Dentro do carro parado, Nico Rosberg tentava desesperado resetar o sistema eletrônico na intenção de fazer o câmbio voltar a funcionar. Apesar de vários Ctrl+Alt+Del, Rosberg foi obrigado a abandonar. Naquele momento, Hamilton era o líder, com Valtteri Bottas em 2º e Vettel em terceiro.

Na volta 32, Bottas foi aos boxes e caiu para 3º, com Vettel em segundo. Na volta 34, Bottas engoliu o tetracampeão Sabastian Vettel e voltou para a segunda posição.

Alonso e Vettel se encontraram na pista na volta 38. Em uma manobra de se assistir de pé, Alonso superou Vettel, que pelo rádio reclamou com a direção de prova pela espremida que tomou do espanhol na ultrapassagem.

Mimimi de Vettel e linda manobra de Alonso, que ali assumiu a 6ª posição, mas não teve paz. Vettel manteve a pressão e não saiu da nuca do espanhol. Na volta 43, Vettel partiu para cima de Alonso e quase retomou o 6º lugar.

Pelo rádio, o alemão continuava a esbravejar pelo rádio reclamando do posicionamento do espanhol na pista. A briga entre Vettel e Alonso era tão intensa que a TV esqueceu-se dos líderes e manteve as imagens na luta pelo 5º lugar. Roda com roda, os dois quase se mataram por metade da volta 48. Vettel e Alonso chegaram a tocar-se, mas com a faca entre os dentes, Vettel posicionou-se com firmeza e devolveu a dureza ao volante, ultrapassando Alonso na saída da Abbey.

No rádio, agora era vez de Alonso berrar com a equipe. Segundo o espanhol, Vettel usou a asa móvel em um ponto não permitido da pista. Só essa briga entre Alonso e Vettel valeu a corrida toda. Lindo de se ver.

Tudo isso faltando 3 voltas para o fim da prova, que tinha Hamilton líder, Bottas em 2º e Ricciardo em 3º, ameaçado de perto por Button.

Maldonado abandonou na volta 51, com problemas no motor da Lotus.

Na bandeirada, Lewis Hamilton chegou em primeiro em casa. A torcida inglesa de pé, aclamou o vencedor. Em segundo, Valtteri Bottas foi ao pódio pela segunda vez consecutiva. Pobre Massa, que vê dos boxes o companheiro de equipe fazer mais uma ótima e competente corrida. Em terceiro, o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Apesar do abandono, o campeonato ainda tem Nico Rosberg como líder do mundial de pilotos, com 165 pontos. O companheiro de Nico na Mercedes, Lewis Hamilton vem colado atrás somando 161 pontos.

Com mais um abandono, Felipe Massa vê seu companheiro de equipe distanciar-se na tabela do mundial de pilotos. Bottas já soma 73 pontos e pulou para a 5ª colocação. Lá no meio da classificação, Massa agoniza um ruim 10º lugar, com pífios 30 pontos.

Massa precisa de oração, de um descarrego, de um banho de sal, de sei lá o que. Nunca vi ninguém tão sem sorte quanto ele.

A próxima etapa da F1 será na Alemanha, em Hockenhein no dia 20 de julho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escrita "vendo" chamando atenção no vidro. Não tive dúvidas: peguei o primeiro retorno e fui ver de perto um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil. Ele estava estacionado de costas para a rua, então só quando desci do carro pude ver que tratava-se de um modelo 1967, o único a trazer quatro faróis, diferente dos anteriores que tinham dois faróis. O 1967 além do design diferente dos anteriores, é especial por ser do último ano de produção do Belcar no Brasil. Perguntei para as pessoas por ali pelo dono do carro que me indicaram ser o proprietário da lanchonete quase em frente à vaga onde estava parado o Belcar. Lá não encontrei o dono do carro, mas o irmão dele, o Márcio. Segundo ele, o carro está com o motor original, funcionando bem, e com documentos em ordem. O Márcio ainda me disse que querem R$ 16 mil por ele.

A babaquice anti-Barrichello

Erguido por Coulthard e Hakkinen e humilhado pelos brasileiros (Da sucursal em Brasília-DF) - Ouvi na CBN na manhã de hoje o programa Hora de Expediente, apresentado pelo ator Dan Stulbach, o economista Luiz Gustavo Medina e o escritor José Godoy. Gosto bastante do programa noturno de sexta-feira que esses três fazem, o Fim de Expediente, o que não quer dizer que ache tudo o que eles dizem bacana ou engraçado. O tema do programinha de 7 minutos da manhã de hoje foi puxado por Dan Stulbach, que trouxe a piada bobinha de Rubens Barrichello x tartarugas. Segundo Stulbach, hoje é Dia Mundial da Tartaruga e aniversário de Rubens Barrichello. E, para entrar no certame das piadas batidas e sem muito argumento, o ator conectou os dois eventos e os três apresentadores fartaram-se na lida de malhar ao Rubens. Mas, fora do senso comum e atendo-se aos números, Rubens merece ser comparado a tal da tartaruga? - 326 corridas, 19 temporadas - alguém lento ou ruim largaria tantas vezes