Pular para o conteúdo principal

PuntaData - fiscalização de trânsito especial de Copa (3)

Agentes do DER-DF em fiscalização.
Foto: Mary Leal/Agência Brasília
(Da sucursal em Brasília-DF) - No último domingo acabou a Copa do Mundo e, com ela, mais uma fase da minha miniauditoria de trânsito, que eu explico aqui.

Durante o mês de Copa do Mundo, como era de se esperar, a quantidade de viaturas de policiamento de trânsito aumentou consideravelmente nas principais vias do DF. Ao menos nos trechos que percorro, foi fácil perceber que a maior fiscalização inibiu motoristas a cometerem infrações que atrapalham muito o fluxo, como ultrapassagens pelo acostamento e pelas ilhas.

Em comparação aos números do levantamento que fiz no começo do ano, a diferença nos dados coletados é assustadora. Entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro, dirigi 628 quilômetros e anotei 324 carros trafegando pelo acostamento e apenas 19 viaturas de fiscalização de trânsito nas ruas. Considerando o período de Copa, foram 590 quilômetros percorridos, com 70 viaturas e duas blitzes nos percursos e apenas 24 veículos utilizando o acostamento para cortar os engarrafamentos.

Durante a Copa, os motoristas davam de testa com uma viatura a cada 8,42 km, contra uma a cada 33 km no período "normal", entre janeiro e fevereiro. Como consequência disso, anotei um veículo no acostamento a cada 1,9 km rodado no começo do ano e, nos dias de Copa, com tanta fiscalização nas vias, os espertinhos se amedrontaram e o número caiu para apenas um carro a cada 24,5 km!

Sim, a presença dos agentes e dos policiais de trânsito nas ruas surtiu efeito imediato, diminuindo em menos de 12 vezes o número de sacanas que se acham no direito de cortar o trânsito pelo acostamento.

Vou continuar minhas anotações e medirei como ficará essa fiscalização pós-Copa, mas já posso adiantar que percebi uma diminuição na quantidade de viaturas nas ruas. Essa diminuição é até natural, mas espero que não volte aos patamares antigos, quando era raro encontrar um agente de trânsito fiscalizando as vias nas horas de rush.

16 de junho

Trecho 9 - 18h29 - SIA/Samambaia - 20 km

EPVL (DF-087) - 0 viaturas - 4 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
Pistão Sul (DF-001) - 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

18 de junho

Trecho 10 - 7h02 - Samambaia/Guará - 17 km

Ligação Samambaia/QNL - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
Taguatinga Centro - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 11 - 8h37 - Guará/Samambaia - 20 km

Avenida Elmo Serejo -  1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
Ligação Samambaia/QNL - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 12 - 12h22 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - Blitz/DER-DF + 2 viaturas em outros pontos - 0 veículos circulando pelo acostamento
Taguatinga Centro - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 13 - 12h52- Samambaia/Asa Sul - 25 km

EPIA/EPNB - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 14 - 18h - SIA/Asa Sul/Samambaia - 34 km

EPTG - 3/DER-DF - 4 veículos circulando pelo acostamento

24 de junho

Trecho 15 - 8h16 - Samambaia/SIA - 17 km

Avenida Elmo Serejo - 2/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 1/PMDF; 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 16 - 18h37 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 1/DER-DF - 1 veículo circulando pelo acostamento

25 de junho 

Trecho 17 - 7h29 - Samambaia/SIA - 18 km

Ligação Samambaia/Taguatinga - 1/Detran-DF
Boca da Mata - 1/Detran-DF

Trecho 18 - 12h04 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 2/DER-DF

Trecho 19 - 18h32 - SIA/Samambaia - 20 km

EPVL (DF-087) - 4 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 2/DER-DF

2 de julho

Trecho 20 - 7h45 - Samambaia/SIA - 17 km

Taguatinga Centro - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 2/BPRV (PMDF); 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 21 - 19h10 - SIA/Samambaia - 18 km

EPTG - 2/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

5 de julho

Trecho 22 - 8h - Samambaia/Asa Norte - 31 km

EPTG - 1/BPRV (PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento

9 de julho

Trecho 23 - 8h20 - Samambaia/Asa Norte/SIA - 48 km

Pistão Sul (DF-001) - 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG -  4/BPRV (PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento
Eixo Monumental - 1/PMDF- 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 24 - 18h36 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 2/DER-DF - 4 veículos circulando pelo acostamento
Pistão Sul (DF-001) - 1/DER-DF; Blitz(PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento

10 de julho

Trecho 25 - SIA/Asa Norte - 34 km

Boca da Mata - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPNB - 1/DER-DF; 1/BPRV (PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento

11 de julho

Trecho 26 - 7h55 - Samambaia/Guará/SIA - 22 km

Pistão Sul (DF-001) - 1/BPTRAN (PMDF)

Trecho 27 - 19h07 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 1/DER-DF
Avenida Elmo Serejo - 2/Detran-DF
Ligação Samambaia/Taguatinga - 1/Detran-DF

-----

Soma parcial - trechos 9 a 26
Distância percorrida - 426 km
Viaturas em fiscalização de trânsito - 42
Blitzes - 2 - DER-DF e PMDF
Veículos circulando pelo acostamento - 13

Soma total - trechos 1 a 27
Distância percorrida - 590 km
Viaturas em fiscalização de trânsito - 70
Veículos circulando pelo acostamento - 24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escrita "vendo" chamando atenção no vidro. Não tive dúvidas: peguei o primeiro retorno e fui ver de perto um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil. Ele estava estacionado de costas para a rua, então só quando desci do carro pude ver que tratava-se de um modelo 1967, o único a trazer quatro faróis, diferente dos anteriores que tinham dois faróis. O 1967 além do design diferente dos anteriores, é especial por ser do último ano de produção do Belcar no Brasil. Perguntei para as pessoas por ali pelo dono do carro que me indicaram ser o proprietário da lanchonete quase em frente à vaga onde estava parado o Belcar. Lá não encontrei o dono do carro, mas o irmão dele, o Márcio. Segundo ele, o carro está com o motor original, funcionando bem, e com documentos em ordem. O Márcio ainda me disse que querem R$ 16 mil por ele.

A babaquice anti-Barrichello

Erguido por Coulthard e Hakkinen e humilhado pelos brasileiros (Da sucursal em Brasília-DF) - Ouvi na CBN na manhã de hoje o programa Hora de Expediente, apresentado pelo ator Dan Stulbach, o economista Luiz Gustavo Medina e o escritor José Godoy. Gosto bastante do programa noturno de sexta-feira que esses três fazem, o Fim de Expediente, o que não quer dizer que ache tudo o que eles dizem bacana ou engraçado. O tema do programinha de 7 minutos da manhã de hoje foi puxado por Dan Stulbach, que trouxe a piada bobinha de Rubens Barrichello x tartarugas. Segundo Stulbach, hoje é Dia Mundial da Tartaruga e aniversário de Rubens Barrichello. E, para entrar no certame das piadas batidas e sem muito argumento, o ator conectou os dois eventos e os três apresentadores fartaram-se na lida de malhar ao Rubens. Mas, fora do senso comum e atendo-se aos números, Rubens merece ser comparado a tal da tartaruga? - 326 corridas, 19 temporadas - alguém lento ou ruim largaria tantas vezes