Pular para o conteúdo principal

Japão - Rosberg é pole, com Hamilton em 2º

Hoje foi dia de Rosberg sorrir na apertada luta pelo mundial
contra Hamilton. Foto: AP
(Da sucursal em Samambaia-DF) - Enquanto os bastidores da F1 fervilhavam, como você pode ler aqui, na pista os pilotos torciam para o tufão Phanfone passar longe de Suzuka.

Phanfone que foi reclassificado para supertufão durante o treino. Se atingir a área do circuito, inviabilizará a corrida com ventos que podem chegar a 230 km/h. 

É bom ficar de olho nas informações. A FIA já deu indícios que se Phanfone resolver manifestar-se na região de Suzuka, pode antecipar o horário da prova para evitar problemas.

Qualquer coisa, aviso aqui.

Aos poucos o supertufão Phanfone aproxima-se
da costa japonesa.
Mas hoje, com céu claro, o Q1 foi tranquilo para os grandes. O pega de fato aconteceu entre os carros da Toro Rosso e da Lotus para fugirem da zona de corte. Prejuízo para Maldonado e Grosjean, que nos últimos segundo acabaram superados e morreram na praia, em 17º e 18º, respectivamente. 

Sobraram também os de sempre: 19º Ericsson; 20º Bianchi; 21º Kobayashi e em 22º, Max Chilton, que só não largará em último porque Maldonado trocou o motor e foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada.

Quem tomou um belo susto foi a Red Bull, que viu seus pilotos no limite da linha de corte, com Vettel em 14º e Ricciardo em 15º. Foi por pouco.

Para o Q2, Bottas foi o primeiro a abrir volta. Entrou na pista calçando médios, os pneus mais rápidos do fim de semana, assim como fizeram todos os que foram à pista. Rosberg e Hamilton mantiveram-se em 1º e 2º, seguidos por Bottas, Alonso e Massa. 

Foram cortados no Q2 em 11º Vergne; 12º Perez; 13º Kvyat; 14º Hülkenberg; 15º Sutil e 16º Sutil. No limite da eliminação, em 10º, Vettel passou fedendo.

Com medo dos ventos de Phanfone, Bottas foi mais uma vez o primeiro a entrar na pista. Abriu o Q3 assim que a luz verde acendeu na saída dos boxes, seguido por Rosberg, Alonso e Hamilton.

Na primeira saída do Q3, Rosberg fez um temporal para ser o 1º, colocando 0,22s para Hamilton, em 2º. Bottas e Massa ficaram logo atrás, seguidos por Alonso e Magnussen.

Na segunda leva de voltas, com a faca entre os dentes, Rosberg não deu chances para Hamilton e cravou 1.32.506, mais uma vez 0,2s à frente do companheiro de equipe. Bottas e Massa fizeram seus papéis e largam em 3º e em 4º, seguidos por Alonso, Ricciardo, Magnussen, Button, Vettel e Räikkönen.

No fim das contas, larga assim o GP do Japão amanhã, às 3h da manhã, se Phanfone permitir:

1º - Nico Rosberg - Mercedes - 1.32.506
2º - Lewis Hamilton - Mercedes - 1.32.703
3º - Valtteri Bottas - Williams - 1.33.128
4º - Felipe Massa - Williams - 1.33.527
5º - Fernando Alonso - Ferrari - 1.33.740
6º - Daniel Ricciardo - Red Bull - 1.34.075
7º - Kevin Magnussen - McLaren - 1.34.242
8º - Jenson Button - McLaren - 1.34.317
9º - Sebastian Vettel - Red Bull - 1.34.432
10º - Kimi Räikkönen - Ferrari - 1.34.548
11º - Jean-Eric Vergne - Toro Rosso - 1.34.984
12º - Sergio Perez - Force India - 1.35.089
13º - Daniil Kvyat - Toro Rosso - 1.35.092
14º - Nico Hülkenberg - Force India - 1.35.099
15º - Adrian Sutil - Sauber - 1.35.364
16º - Esteban Gutierrez - Sauber - 1.35.681
17º - Romain Grosejan - Lotus - 1.35.984
18º - Marcus Ericsson - Caterham - 1.36.813
19º - Jules Bianchi - Marussia - 1.36.943
20º - Kamui Kobayashi - Caterham - 1.37.015
21º - Max Chilton - Marussia - 1.37.481
22º - Pastor Maldonado - Lotus - 1.35.917 - Fez o 17º tempo, mas como trocou o motor, foi punido com a perda de 10 posições. Cinco serão pagas no Japão e as cinco restantes ficam para o GP da Rússia, na semana que vem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Senna, 20 anos sem meu herói da infância

Eu não era um garoto que dava trela para super-heróis. Nunca tive bonecos, nunca gostei do Hulk, do Homem-Aranha, do super capitão de cueca fora das calças. Minha onda sempre foram os carros, as corridas. E, aos nove anos, eu já cumpria o ritual dos fins de semana de Formula 1: assistia aos treinos nos sábados e as corridas, nos domingos. Verdade que não conseguia ver todas as provas. Minha mãe levava o meu irmão e a mim à igreja aos domingos, mas eu conseguia pegar ao menos os primeiros 30, 40 minutos das corridas e, quando reencontrava meu pai, ao entrar no carro para voltar para casa, a primeira coisa que eu perguntava era quem tinha ganhado. Mas aquele fim de semana foi diferente. No sábado, 30 de abril de 1994, eu estava na sala assistindo ao treino classificatório para o GP de San Marino. Naquela época a fórmula dos treinos era diferente. Os boxes eram abertos por uma hora e, durante aquele período de tempo, todos os carros iam para a pista lutar pelos mel

A babaquice anti-Barrichello

Erguido por Coulthard e Hakkinen e humilhado pelos brasileiros (Da sucursal em Brasília-DF) - Ouvi na CBN na manhã de hoje o programa Hora de Expediente, apresentado pelo ator Dan Stulbach, o economista Luiz Gustavo Medina e o escritor José Godoy. Gosto bastante do programa noturno de sexta-feira que esses três fazem, o Fim de Expediente, o que não quer dizer que ache tudo o que eles dizem bacana ou engraçado. O tema do programinha de 7 minutos da manhã de hoje foi puxado por Dan Stulbach, que trouxe a piada bobinha de Rubens Barrichello x tartarugas. Segundo Stulbach, hoje é Dia Mundial da Tartaruga e aniversário de Rubens Barrichello. E, para entrar no certame das piadas batidas e sem muito argumento, o ator conectou os dois eventos e os três apresentadores fartaram-se na lida de malhar ao Rubens. Mas, fora do senso comum e atendo-se aos números, Rubens merece ser comparado a tal da tartaruga? - 326 corridas, 19 temporadas - alguém lento ou ruim largaria tantas vezes