Homens sem medo
(Da sucursal em Samambaia - DF) - Na França, em 1884, pela primeira vez alguns sujeitos decidiram alinhar seus carros em um grid e disputarem uma competição.
Desde então, 120 anos depois, muita coisa mudou no automobilismo. Especialmente quando tratamos da segurança dos pilotos.
| Gaston Chevrolet morreu em um acidente em Los Angeles, em 1920: o piloto ficava refém da sorte em acidentes |
Nas principais categorias do mundo, é muito raro assistirmos a mortes de pilotos vítimas de acidentes em pista. Na Formula 1, por exemplo, o último a perder a vida foi Ayrton Senna, em 1994.
Para os carros chegarem ao nível de segurança que entregam aos pilotos hoje, muita gente se feriu, muitos pilotos perderam a vida.
Encontrei no YouTube este vídeo, com cenas de acidentes em provas no começo do século passado. Assusta a falta de dispositivos de segurança que hoje são básicos em qualquer carro de corridas, como o santantônio, que protege o piloto em caso de capotamento, ou acessórios como capacetes e cintos de segurança.
A coragem dos sujeitos que pilotavam as cadeiras elétricas de 80 anos atrás é impressionante. Faz um piloto de hoje, rodeado de aparatos de segurança, parecer correr tanto risco quanto uma menininha brincando de boneca quando comparado aos corredores do começo do automobilismo.
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