(Da sucursal em Brasília-DF) - Não preciso contar os nomes dos santos. Nem do dono do carro, muito menos da oficina.
Porque?
Por que casos assim acontecem todos os dias, com milhares de pessoas, em centenas de oficinas mecânicas.
Tudo
começou quando ouvi de uma pessoa a história de que havia tomado um
grande prejuízo naquele dia: ao tentar sair com o carro, a embreagem
havia quebrado. Chateado, levou o carro até uma oficina próxima que
orçou o valor do reparo em algo em torno de R$ 400, prevendo a troca da
embreagem.
Não consegui ficar quieto e me meti na conversa.
Perguntei os sintomas do defeito. Pela descrição dada pelo dono do carro, o pedal de embreagem haviaarriado. Quando isso acontece, dois problemas simples podem ser a causa:
-
o rompimento do cabo que fica ligado ao pedal e que aciona a embreagem,
que é resolvido com a troca da peça que custa em torno de R$ 20;
- o cabo pode ter escapado da ancoragem no pedal, tendo como solução simplesmente prender o cabo novamente ao pedal.
Claro
que existem outros defeitos um pouco mais graves que fazem um pedal de
embreagem ceder, mas em um carro com apenas 30 mil quilômetros rodados é
raro que esses problemas mais sérios aconteçam.
Cabo de embreagem: R$ 20. |
Como
sei que dependendo da forma de condução do motorista uma embreagem pode
durar mais de 100.000km, senti cheiro de sacanagem no ar e alertei ao
dono do carro. Indignado, o sujeito me pediu que eu fosse até a oficina e
que conversasse com o mecânico.
Na
oficina, o mecânico me disse que o cabo realmente havia se rompido.
Quando perguntei sobre a troca da embreagem, me respondeu que indicou a
substituição da peça original, que vem de fábrica no carro, porque era
"de má qualidade", de acionamento pesado demais, sendo o motivo do
rompimento do cabo.
Aí
fiquei mais intrigado ainda. A embreagem original daquele carro é de
uma marca famosa, fornecedora de peças para montadoras no mundo inteiro.
E o dono do carro me disse que a embreagem do carro era um pouco
pesada, mas nada anormal.
Acontece
que mesmo pesada a embreagem ainda funcionava bem. Não havia
necessidade de troca da peça. Talvez uma regulagem na altura do pedal
melhorasse um pouco essa sensação de rigidez.
Ao
final das contas, o mecânico, sem graça, trocou apenas o cabo da
embreagem. A conta caiu de R$ 400 para R$ 35 e, segundo o dono do carro,
o veículo está ótimo.
Como
dica para evitar situações assim, procure sempre oficinas com boas
indicações. Caso seu carro apresente algum defeito, tente conversar com
alguém que entenda um pouco de mecânica para não chegar totalmente
perdido na oficina. Quando estiver com o orçamento do conserto nas mãos,
use o Google no seu celular e pesquise sobre os defeitos.
Os
problemas que acontecem nos carros são os mesmos em qualquer canto do
mundo e, com certeza, alguém por aí já falou sobre eles na internet.
Pesquisas rápidas no Google já me salvaram de gastar além do correto em
oficinas desconhecidas.
No
mais, vou deixar aqui contatos de duas oficinas que conheço. Nestas
duas realizo sempre os serviços de mecânica no meu carro que não são
cobertos pela garantia de fábrica, e que por isso faço fora das
concessionárias.
Para
deixar muito claro, essas indicações não são jabá e eles nem sabem que
escrevi isso aqui. Estou indicando porque confio nestas duas oficinas e
sei os absurdos que mecânicos desonestos cometem por aí.
Assim, recomendo a Rômulo Car, em Taguatinga, na QNL 8, (3562-6104) e a Mechanical Car, lá no SOF Sul (3702-6868).
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