sexta-feira, 11 de abril de 2014

De olho nos ares

Cada ponto amarelo destes é um avião sobrevoando a
Europa, em uma tela que capturei no FlightRadar24h.
Na última segunda-feira fiz um post de título Amar é..., contando minha saga madrugada adentro, acompanhando minha mulher cruzando o oceano em um Boeing 777 da AirFrance.

O texto gerou curiosidade em muitas pessoas que me perguntaram como funcionava aquele sistema que me permitia o acompanhamento em tempo real do voo.

Funciona mais ou menos assim:

Os aviões têm algumas formas de se localizarem e de serem localizados em voo. São diversos sistemas diferentes de rastreamento instaladas na aeronave, que passam informações precisas de posicionamento aos controles de tráfego por todo o mundo. São estes sistemas que permitem que mais de 10 mil aviões dividam o espaço aéreo da Terra ao mesmo tempo, sem se chocarem.

Um destes sistemas de rastreamento é o ADS-B (Automatic dependent surveillance-broadcast), que está presente em mais ou menos 60% dos aviões no mundo. Esta tecnologia emite sinais em uma frequência de rádio contendo dados que indicam o modelo e o registro do avião, a altitude, a velocidade, a direção, a longitude e a latitude.

Como o sinal do ADS-B está livre no ar, passando por cima de nossas cabeças, milhares de colaboradores por todo o mundo captam estas ondas com antenas e receptores especiais, que custam entre R$ 500 e R$ 1000. Qualquer pessoa pode comprar estes radares, encontrados aos montes no Mercado Livre.

Instalado em um computador, a antena receptora capta os sinais emitidos pelos aviões e os retransmitem para sites como o FlightRadar24h. Estes portais aplicam as informações em um sistema que nos permite acompanhar os voos na tela do computador, em tempo real.

É claro que existem buracos na cobertura, que é mais ampla na Europa e Estados Unidos. No Brasil, o número de antenas cresceu muito de uns tempos pra cá, permitindo uma visualização até bacana.

Lud está no AF520, passando pela costa africana.
Neste momento, minha mulher está em um buraco óbvio, o meio do Atlântico. Ali, só os controles de tráfego aéreo oficiais conseguem visualizar as aeronaves.

O voo dela acabou de passar pela costa da África e sumiu abaixo das Ilhas Canárias. Daqui algumas horas o avião dela aparece novamente próximo à costa brasileira.

Para quem quiser fuçar um pouco, o site é www.flightradar24.com. Além de ser muito interessante, acompanhar os voos assim é um grande quebra galho.



Hoje, por exemplo, já sei que o voo que está trazendo a Lud está atrasado em quase 2 horas.

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