Pular para o conteúdo principal

Hélio Castroneves, quase campeão na Indy. Dixon, campeão

Hélio: derrota no fim do campeonato.

(Da sucursal em Samambaia-DF) - Aos 38 anos e 276 largadas depois de sua estréia na Indy, Helio Castroneves por muito pouco não conquistou agora há pouco* seu primeiro título na Indy, no oval de Fontana.

Chamo só de Indy porque nunca tive paciência com essa história de Cart, IRL, Izod. Nunca entendi e não estou muito afim de entender, já já mudam o nome de novo mesmo.

Hélio liderou o campeonato até a etapa anterior a de hoje. Uma maré de azar tomou conta do Penske de Hélio, que apresentou problemas de câmbio na rodada dupla de Houston. A vantagem que o brasileiro tinha sobre o único rival na disputa pelo título, o neozelandês Scott Dixon, foi para o espaço e Hélio chegou a Fontana, palco da decisão, 25 pontos atrás do algoz no campeonato. 

Para a corrida final ambos não conseguiram boas posições de largada, mas o 12º de Hélio deu a ele esperança pelo distante 17º lugar de Dixon.

O brasileiro fez uma corrida consistente, começando a noite com uma largada agressiva. Livrou-se dos vários acidentes, ocupando o primeiro lugar em diversos momentos da corrida.

Depois da volta 200, a prova tomou um rumo inesperado, com Hélio sendo obrigado a parar para trocar o bico do carro, danificado em um toque que a TV não pegou. Esta parada fez ele perder uma volta em relação ao líder, tirando de vez as chances de ser campeão das mãos de Castroneves.
  
Scott Dixon, campeão da Indy 2013.
Foto: Chris Jones
Daí para frente, Dixon administrou o carro nas últimas voltas e recebeu a bandeira rosa (no lugar da verde, parte da campanha do outubro rosa) na quinta posição, mais do que suficiente para ser campeão. Com o de hoje, Dixon acumula três troféus de campeão da categoria.

Talvez Hélio tenha visto sua maior chance de ser campeão se perder em 2013. Na categoria desde 1998, Castroneves já ganhou três vezes as 500 Milhas de Indianápolis, que divide com o GP de Mônaco de Formula 1, o posto de corrida mais tradicional do automobilismo mundial e venceu a 28 provas na Indy.

Seria o 5º título brasileiro na Indy. Emerson Fittipaldi, Gil de Ferran (duas vezes), Cristiano da Matta (que atropelou um cervo em um treino em 2006 e quase morreu) e, por último, com Tony Kanaan, em 2004 já ganharam o campeonato.

Para o ano que vem a Indy promete. Hélio continuará na Penske e terá como companheiro Juan Pablo Montoya (se ele conseguir emagrecer para caber no carro). Tony Kanaan sairá da mediana KV e assumirá cockpit na Chip Ganassi. São dois brasileiros muito competentes campeões e em carros de ponta.

Indy agora só no ano que vem, no dia 30 de março, no circuito de rua de São Petesburgo.

(Quase entrando na época do recesso de corridas. Essa abstinência até março é uma merda.)


*Começou o horário de verão. Eu gosto e adiantei meu relógio assim que ele apontou 0h.

Comentários

Unknown disse…
Se não me engano, ano que vem a temporada da Indy vai acabar já em agosto. Começando em março, vai ser bem rápida.
NilsonCarvalho disse…
É isso mesmo. E sem prova no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escrita "vendo" chamando atenção no vidro. Não tive dúvidas: peguei o primeiro retorno e fui ver de perto um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil. Ele estava estacionado de costas para a rua, então só quando desci do carro pude ver que tratava-se de um modelo 1967, o único a trazer quatro faróis, diferente dos anteriores que tinham dois faróis. O 1967 além do design diferente dos anteriores, é especial por ser do último ano de produção do Belcar no Brasil. Perguntei para as pessoas por ali pelo dono do carro que me indicaram ser o proprietário da lanchonete quase em frente à vaga onde estava parado o Belcar. Lá não encontrei o dono do carro, mas o irmão dele, o Márcio. Segundo ele, o carro está com o motor original, funcionando bem, e com documentos em ordem. O Márcio ainda me disse que querem R$ 16 mil por ele.

Bela Williams

Como a negociação das cotas dos maiores patrocínios na Williams foram fechadas definitivamente no final de fevereiro, só agora a equipe inglesa apresentou as cores do FW36, que será pilotado por Valtteri Bottas e pelo brasileiro Felipe Massa. A Williams FW36, pilotada por Felipe Massa A grande novidade na pintura é a Martini, fabricante de bebidas. Como principal patrocinadora do time, ela dita as cores do carro que é predominantemente branco, com grafismos em azul e vermelho. O nome da equipe também mudou. Agora os ingleses assinam Williams Martini Racing.   E o carro ficou especialmente bonito. A cor branca conseguiu aliviar o desenho esquisito do bico e os traços em cor deixaram o conjunto muito elegante. É o mais belo do grid. Seguindo o layout do bólido, os macacões dos pilotos também são muito bacanas e relembram velhos tempos de um automobilismo romântico, dos anos 1970, 1980, quando a Martini estampava carros e vestimentas em diversas categorias mundo afora