Pular para o conteúdo principal

China - Massa azarado e Mercedes absoluta

(Da sucursal em Unaí-MG) - Hoje assisti a corrida como fazia há alguns anos, com meu pai e meu irmão. Legal dividir a sala com esses dois, no fim da madrugada, para acompanhar a corrida juntos, como fazíamos antigamente.

Meu pai chegou um pouco atrasado na sala e perdeu a largada.

E foi mais uma largadassa do Massa.

Felipe pulou do sexto lugar e engoliu o líder do campeonato, Nico Rosberg, da Mercedes. Na sequência, Massa se armou pelo centro da reta. Infelizmente, aí começou o início do fim.

Alonso tomou o mesmo rumo de Massa, já se posicionando para a primeira curva. Como os dois pilotos tomaram a mesmo direção, a física tratou de impor uma de suas leis. Massa e Alonso chocaram-se roda com roda, sem culpa de nenhum dos dois.

O brasileiro até quicou como resultado da porrada.

A pancada entre Massa e Alonso: culpa de ninguém e prejuízo só para Felipe. Foto:AFP

Massa, que se tivesse passado ileso por Alonso seria o segundo colocado ao final da primeira curva, com a cacetada acabou por aliviar o pé e ser obrigado a contentar-se com o quinto lugar.

Atrás dele, seu companheiro Valtteri Bottas passava pela mesma situação. Tomou de Nico Rosberg uma cacetada igual a de Massa, porém muito mais forte. O carro de Bottas quase rodou, mas o finlandês segurou as pontas e permaneceu sétimo.

A cacetada que os dois carros da Williams levaram foram servidas. Massa chegou a reclamar pelo rádio, dizendo que Alonso tinha o acertado. Vendo e revendo a largada, foi lance de corrida. O espanhol nem viu Felipe e não teve culpa alguma.

O problema de Felipe é o azar.

Quando foi para a primeira parada nos boxes, a Williams já serviu a Massa com uma cagada: as rodas traseiras estavam invertidas nas mãos dos mecânicos.

Sim, absurdamente invertidas.

A peça que deveria ser instalada no lado esquerdo estava na mão do borracheiro do lado direito. Bisonho, bizarro, erro primário.

Correria, rodas destrocadas, e aí vem a cereja do bolo: quem disse que os mecânicos conseguiam travar a porca da roda traseira esquerda? Provavelmente a cacetada empenou alguma coisa na base onde a roda se encaixa e o mecânico sofreu para prender a roda. No fim das contas, pregaram a peça com cuspe e cola Superbonder.

O resultado para Felipe foi voltar à pista em 21º. Só não voltou em 22º porque Adrian Sutil já tinha abandonado.

Fim de corrida para Massa, que passou o resto da prova lutando por uma recuperação sem muito efeito. Terminou em uma azarada 13ª colocação.

E Bottas, que tomou uma cacetada no mesmo ponto porém mais forte que a de Massa?

Com o finlandês da Williams, nada de diferente aconteceu nos boxes. Parou, tiraram as rodas usadas, colocaram as novas, carro no chão e piloto na pista. Fechou a corrida em 7º sem maiores percalços. Com o resultado de hoje Bottas mantém-se a frente de Massa na classificação do mundial de pilotos.

Massa, vá para a igreja. Só Deus para te tirar essa zica.

Lá na frente, Hamilton que não foi ameaçado por ninguém em momento algum, liderou da largada até a última volta. Mais uma vitória do piloto inglês, mais uma vitória da Mercedes.

Hamilton vence pela terceira vez consecutiva
no campeonato. Foto: Andy Wong/AP
Para Hamilton, a terceira vitória seguida não significou ser líder do campeonato. O companheiro do inglês na
Mercedes, Nico Rosberg, organizou-se depois do susto com Massa e do toque com Bottas na largada e terminou a prova no segundo lugar. Mesmo sem vencer, a constância de Rosberg ainda o faz líder do mundial.

Na Ferrari, Kimi Räikkönen demonstrou enorme apatia e saco-cheísmo. Não tem um carro legal e não está afim de brigar. Ficou lá no meio do grid, fingindo lutar por nada contra ninguém. Terminou em um apático oitavo lugar.

Alonso, que sempre tenta de tudo até o último minuto, recebeu como recompensa da luta o terceiro lugar no pódio. Ótimo resultado para a Ferrari.

Vettel viu, mais uma vez, o companheiro de Red Bull superá-lo. Ricciardo largou em segundo, já na frente de Vettel, e terminou em quarto lugar, também na frente do tetracampeão mundial.

Que fase de Vettel, que volta e meia vem tomando tempo de Ricciardo. Tá fácil perceber que não está feliz 
o alemãozinho, ex-prodígio.

No mais, a bandeirada fechou com Hamilton, Rosberg, Alonso, Ricciardo, Vettel, Hulkenberg, Bottas, Raikkonen, Perez, Kvyat, Button, Vergne, Magnussen, Maldonado, Massa, Gutierrez, Kobayashi, Bianchi, Chilton, Ericksson, Grosjean e Sutil.

Com a corrida da China, encerram-se as corridas asiáticas madrugáticas de começo de temporada. Nós, os tarados por F1 que acordamos para assistir a essas provas noturnas, agradecemos.

A próxima etapa é na Espanha, dia 11 de maio, com largada no horário tradicional de 9 da manhã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escrita "vendo" chamando atenção no vidro. Não tive dúvidas: peguei o primeiro retorno e fui ver de perto um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil. Ele estava estacionado de costas para a rua, então só quando desci do carro pude ver que tratava-se de um modelo 1967, o único a trazer quatro faróis, diferente dos anteriores que tinham dois faróis. O 1967 além do design diferente dos anteriores, é especial por ser do último ano de produção do Belcar no Brasil. Perguntei para as pessoas por ali pelo dono do carro que me indicaram ser o proprietário da lanchonete quase em frente à vaga onde estava parado o Belcar. Lá não encontrei o dono do carro, mas o irmão dele, o Márcio. Segundo ele, o carro está com o motor original, funcionando bem, e com documentos em ordem. O Márcio ainda me disse que querem R$ 16 mil por ele.

Bela Williams

Como a negociação das cotas dos maiores patrocínios na Williams foram fechadas definitivamente no final de fevereiro, só agora a equipe inglesa apresentou as cores do FW36, que será pilotado por Valtteri Bottas e pelo brasileiro Felipe Massa. A Williams FW36, pilotada por Felipe Massa A grande novidade na pintura é a Martini, fabricante de bebidas. Como principal patrocinadora do time, ela dita as cores do carro que é predominantemente branco, com grafismos em azul e vermelho. O nome da equipe também mudou. Agora os ingleses assinam Williams Martini Racing.   E o carro ficou especialmente bonito. A cor branca conseguiu aliviar o desenho esquisito do bico e os traços em cor deixaram o conjunto muito elegante. É o mais belo do grid. Seguindo o layout do bólido, os macacões dos pilotos também são muito bacanas e relembram velhos tempos de um automobilismo romântico, dos anos 1970, 1980, quando a Martini estampava carros e vestimentas em diversas categorias mundo afora