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Isofix, a conta-gotas

(Da sucursal em Brasília-DF) - O Inmetro publicou hoje (16/1), no Diário Oficial da União a regulamentação do sistema Isofix de fixação de cadeirinhas de bebês em carros. Até agora, como o Inmetro ainda não havia se manifestado sobre o Isofix, a venda de cadeirinhas com o sistema era ilegal no Brasil, já que os assentos automotivos para crianças só podem ser comercializados no país se estamparem o selo do órgão.

Esta falta de regulamentação era no mínimo idiota. O Isofix é um grande avanço na segurança para o transporte de bebês e crianças em automóveis.

Ao invés das cadeirinhas e bebês-confortos (plural escroto) serem presos pelo cinto de segurança, os carros com Isofix têm uma estrutura na base e no topo do encosto do banco traseiro, que é parte da carroceria do carro. O assento preparado para o sistema vem com ganchos (foto), que travam com extrema firmeza a cadeirinha nesta estrutura, garantindo muito mais estabilidade ao conjunto e ao bebê.

Na prática, o Isofix dá muito mais segurança para os pequenos, que em caso de acidentes não correm o risco de sofrerem traumas causados pela folga que o cinto de segurança deixa, mesmo quando instalado perfeitamente na cadeirinha.

Com a regulamentação do Inmetro, é necessário que o Congresso Nacional torne obrigatório o uso do Isofix no Brasil. Hoje poucos carros vendidos no Brasil, a maioria importados, vêm de fábrica com este dispositivo e, sem legislação que obrigue, duvido que os fabricantes dos assentos se mobilizem em investir na produção de bebês-confortos e cadeirinhas com a novidade.

Meu medo é que o Isofix caia na mesma palhaçada do airbag e do ABS, que foram cozinhados pelo lobby das montadoras e quase escapam da obrigatoriedade em 2014. Nos Estados Unidos, nenhum carro sai das fábricas sem airbag desde 1998.

No meu próximo carro, o Isofix será determinante na escolha para a compra.

Theo agradece.

P.S.: Como já disse neste post aqui, vídeos chocantes podem ser eficientes para criar, no mínimo, receio nas pessoas. Se você tem filhos e comete a estupidez de deixá-los soltos enquanto dirige, dê uma olhada neste crash-test, com um boneco simulando uma criança solta no carro. 





Neste outro, a prova de que seu colo não é seguro em caso de acidentes. Lugar de bebês e crianças é na cadeirinha, mesmo que ele berre e chore até ficar rouco. É melhor parar o carro e acalmá-lo do que seguir adiante com o pequeno nos braços.

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