Pular para o conteúdo principal

Japão - Jules Bianchi bate em guindaste de resgate. Hamilton vence.

Imagem feita por torcedor, mostra atendimento a
Bianchi e correria de fiscais.
(Da sucursal em Samambaia-DF) – Uma quebra na lógica de meus posts de relato de corridas, por uma condição preocupante.

Na volta 43, Adrian Sutil perdeu o controle da Sauber e bateu forte quando a chuva resolveu recomeçar.

Em algum momento do atendimento a Sutil, Jules Bianchi, piloto da Marussia, saiu da pista e bateu na traseira do guindaste que içava o carro de Sutil.

Situação grave, clima de extrema tensão entre todos e corrida encerrada, em bandeira vermelha, com Jules sendo removido às pressas, inconsciente, para o hospital de Nagoya.

O mais triste de tudo isso é que, novamente, a Marussia passa pela mesma situação. Em 3 de julho de 2012, em testes de meio de temporada no aeroporto de Duxford, na Inglaterra, a piloto espanhola María de Villota colidiu um carro da equipe em um trator. 

María recuperou-se, apesar de ter perdido um dos olhos, porém, em 11 de outubro de 2013, María morreu por consequência do acidente.

Até agora, às 5h27 da manhã, nenhuma nova informação sobre Bianchi. 

Ficam as orações e os pensamentos positivos para que o talentoso Bianchi saia dessa.

Caso consiga novas informações, aviso aqui no blog.

Neste vídeo, dá para ver os fiscais acenando para uma situação atrás do trator. Segundo Adrian Sutil, que viu o acidente de perto, a rodada de Bianchi foi igual a dele, porém terminando com o impacto no guindaste.


Daqui para baixo, o relato da prova.

---
Ontem, céu claro. 

Hoje, Phanfone fez tudo mudar.

O supertufão mexeu no tempo na região de Suzuka e, na hora da largada, um temporal lavava o circuito.

Com aquela condição, Charlie Whiting, diretor de prova, decidiu pela largada com bandeira amarela, com os carros seguindo o safety-car.

Sorte a minha, que só acordei às 3h08 e que acabei perdendo a largada.

Azar de Fernando Alonso, que viu o carro apagar e não pode participar da procissão de antes da bandeira verde.

Após sete voltas, Vettel já avisou no rádio que a pista tinha condições para a largada. Hamilton dizia o mesmo, considerando até a possibilidade da troca dos pneus dos de chuva pelos intermediários.

Na décima volta o carro madrinha recolheu e a corrida começou de fato. Na frente, Rosberg, Hamilton, Bottas e Massa fizeram uma largada limpa, tentando evitar riscos.

Com a melhoria das condições e com Jenson Button rodando muito bem com os intermediários, na volta 12 os boxes congestionaram para as trocas de pneus. Ricciardo e  Bottas, como estavam à frente de seus companheiros de equipe, foram priorizados e pararam primeiro.

Na volta 13, Massa e Vettel entraram. Voltaram grudados um no outro, com Felipe tomando um calorão do alemão.

A Mercedes usou estratégia diferente e segurou os carros na pista um pouco mais. Na 14 Rosberg veio aos boxes e na 15 foi a vez de Hamilton, que se não tivesse errado na volta em que estava liderando provavelmente teria conseguido manter-se líder.

Os dez primeiros na volta 16 eram Rosberg, Hamilton, Button, Bottas, Massa, Vettel Ricciardo, Hulkenberg, Räikkönen e Kvyat. Sim, Button, que optou por trocar os pneus pelos intermediários antes de todos mundo se deu bem e foi parar em terceiro.

Massa suportou a pressão das Red Bull até a volta 17, quando Vettel superou o brasileiro. Na 18, mesmo dificultando ao máximo a manobra, Massa não conseguiu manter-se à frente de Ricciardo.

Entre as voltas 19 e 21 quem parou fui eu para dar uma força para minha mulher com o Theo. Este tempo estranho pegou ele de jeito e o pequeno está febril.

De volta a corrida, na volta 22 os dez primeiros eram Rosberg, Hamilton, Button, Vettel, Ricciardo, Bottas, Massa, Hulkenberg, Räikkönen e Kvyat.

Pois é, a dupla da RBR engoliu também a Williams de Bottas e, naquele momento, eram os carros mais rápidos na pista. A diferença de desempenho das Red Bull era muito grande, com Vettel rodando 1,3s mais rápido que Rosberg na volta 23.

Hamilton, ciente do bom desempenho de Vettel, começou a apertar o pé para cima de Rosberg. Para o inglês, além de defender-se de Vettel, superar Rosberg significava manter-se como líder do campeonato.

Com a melhorias das condições da pista, a direção de prova liberou o uso da asa móvel na volta 25. Não havia cenário melhor para Hamilton, que a menos de 0,5s distante de Rosberg passou a ter plenas condições de superar o companheiro.

No rádio, Rosberg esbravejava reclamando das condições do carro, que depois da troca de pneus para os intermediários tornou-se arisco, saindo demais de traseira.

E mesmo errando no começo da volta 27, Hamilton já fez a 130R colado na traseira de Rosberg. O problema é que Hamilton não conseguia entrar na reta dos boxes perto o suficiente de Rosberg para ultrapassá-lo.

Nos boxes da Mercedes, todos de olho nos monitores, com certeza em pânico com a briga de seus dois pilotos que encerrou-se na volta 29, com Hamilton superando Rosberg por fora, na curva 1. 
Ultrapassagem de mestre, com pista molhada e por fora em uma curva.

Na 30, Sebastian Vettel veio aos boxes para mais uma troca de pneus. Lá na frente, Hamilton já abria 4,7s para Rosberg.

Depois de dar 22 giros com os pneus intermediários, Button parou para sua troca de pneus na volta 32 e, ao retornar, perdeu a 4ª posição para Vettel.

A RBR acertou a mão no acerto para chuva e executou muito bem a estratégia de prova. 

“Box, box, box”, chamou o rádio de Rosberg na 33, que acabou parando antes de Hamilton, que conseguiu tratar melhor dos pneus e só parou na volta 36.

Alheios a tudo isso, Bottas e Massa mantinham o ritmo mediano que as Williams permitiam, ocupando os 6º e 7º lugares.

“It´s raining at the pitlane!” avisou o engenheiro de Ricciardo pelo rádio, que veio aos boxes na volta 37, com pneus intermediários.

Na 38, os dez primeiros eram Hamilton, Rosberg, Vettel, Button, Ricciardo, Bottas, Massa, Hulkenberg, Kvyat e Perez. Ao fim da volta, Massa foi aos boxes. Voltou em 9º. 

Bottas veio para os pits na 39 e conseguiu voltar ainda com vantagem sobre Massa. 

A chuva começou a apertar e alguns pilotos começaram a sentir as mudanças na pista. Vettel e Magnussen foram alguns que passearam fora da pista com o aumento da quantidade de água no asfalto.

Com a chuva apertando, a direção de prova vetou o uso da asa móvel na volta 41. Ruim para Ricciardo, que brigava forte naquele momento contra Button pela 4ª posição.

O primeiro a colocar pneus de chuva extrema foi Magnussen, na volta 42. 

Na 43, Adrian Sutil perdeu o controle da Sauber e foi parar no muro. Button, percebendo a melhor performance dos pneus de chuva extrema, foi aos boxes e fez também sua troca. Voltou em 5º.

E aí, formou-se o salseiro.

Na 44, o carro de segurança voltou para a pista, seguido do carro médico para atendimento a Sutil. O nível de preocupação aumentou quando a ambulância entrou na pista.

BANDEIRA VERMELHA – VOLTA 46 – Jules Bianchi, piloto da Marussia, bateu em um guindaste que retirava o carro de Sutil da pista. Tensão nos boxes e carros recolhidos ao pit lane.

Apesar de não haver imagens, a telemetria mostrava o carro de Bianchi como fora da prova.

Na tela, o aviso de corrida encerrada, com vitória de Hamilton, com Rosberg em 2º e Ricciardo em 3º. Massa foi 7º, logo atrás de Bottas.

Clima estranho, pilotos tensos, Hamilton comemorando a vitória com um tchauzinho sem graça para a torcida.

No pódio, pilotos sérios demais. No centro médico, nervosismo.

Jules Bianchi deixou a pista inconsciente, de ambulância. O helicóptero não tinha condições de decolar.

A vitória de Hamilton manteve-o em 1º no mundial de pilotos, com Rosberg em 2º. A distância de pontos entre os dois agora é de 10 pontos.

O mundial de Formula 1 tem corrida no domingo próximo, dia 12. Será a estreia da Rússia como sede de um Grande Prêmio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escrita "vendo" chamando atenção no vidro. Não tive dúvidas: peguei o primeiro retorno e fui ver de perto um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil. Ele estava estacionado de costas para a rua, então só quando desci do carro pude ver que tratava-se de um modelo 1967, o único a trazer quatro faróis, diferente dos anteriores que tinham dois faróis. O 1967 além do design diferente dos anteriores, é especial por ser do último ano de produção do Belcar no Brasil. Perguntei para as pessoas por ali pelo dono do carro que me indicaram ser o proprietário da lanchonete quase em frente à vaga onde estava parado o Belcar. Lá não encontrei o dono do carro, mas o irmão dele, o Márcio. Segundo ele, o carro está com o motor original, funcionando bem, e com documentos em ordem. O Márcio ainda me disse que querem R$ 16 mil por ele.

Bela Williams

Como a negociação das cotas dos maiores patrocínios na Williams foram fechadas definitivamente no final de fevereiro, só agora a equipe inglesa apresentou as cores do FW36, que será pilotado por Valtteri Bottas e pelo brasileiro Felipe Massa. A Williams FW36, pilotada por Felipe Massa A grande novidade na pintura é a Martini, fabricante de bebidas. Como principal patrocinadora do time, ela dita as cores do carro que é predominantemente branco, com grafismos em azul e vermelho. O nome da equipe também mudou. Agora os ingleses assinam Williams Martini Racing.   E o carro ficou especialmente bonito. A cor branca conseguiu aliviar o desenho esquisito do bico e os traços em cor deixaram o conjunto muito elegante. É o mais belo do grid. Seguindo o layout do bólido, os macacões dos pilotos também são muito bacanas e relembram velhos tempos de um automobilismo romântico, dos anos 1970, 1980, quando a Martini estampava carros e vestimentas em diversas categorias mundo afora