Pular para o conteúdo principal

Áustria - Massa desaponta e Rosberg deixa Hamilton pra trás

Rosberg comemora a vitória. Bottas, em terceiro
subiu pela 1ª vez ao pódio na F1. Foto: AFP/Getty Images
(Da sucursal em Samambaia-DF) - Mais uma vez a Mercedes dominou uma corrida. Mais uma vitória de Nico Rosberg, com Lewis Hamilton em segundo, na Áustria.

Mesmo com Felipe Massa largando em 1º, eu sabia que as chances de vitória do brasileiro eram pequenas. As Mercedes tinham ritmo de corrida melhor e, como a vantagem aerodinâmica das Williams fazia-se valer na velocidade de reta, eu já imaginava que com o desgaste de pneus o desempenho de Massa e Bottas não seria suficiente para mantê-los em vantagem sobre as Mercedes, que contornavam o misto com melhor desempenho.

No fim das contas, essa lógica confirmou-se, mas deixou Massa novamente em má situação.

Felipe viu Valtteri Bottas superá-lo logo na primeira parada nos boxes e, depois disso, não conseguiu mais alcançar o companheiro de equipe.

Pelo menos, por alguns instantes, pude recordar a sensação de um brasileiro largando na pole position na Formula 1. Desde 2009, com Rubens Barrichello, o Brasil não largava na frente na F1. Ver o Felipe Massa na pole position do GP da Áustria de hoje me trouxe ótimas lembranças de velhos tempos, quando cada largada era acompanhada em total silêncio, carregada de tensão.

E Massa ajudou a descarregar a adrenalina quando pulou bem e manteve-se à frente, com Rosberg superando Bottas e indo para o segundo lugar.

Enquanto Massa curtia a vida de líder, na terceira volta a TV cortou para a câmera on board no carro de Vettel, que com o carro muito lento implorava aos boxes:

Vettel vai mal mais uma vez. Ano ruim demais
para o tetracampeão. Foto:Getty Images
- Perdi tração, digam-me o que fazer por favor!

Provavelmente algum engenheiro nerd instruiu a Vettel que acionasse o famoso Ctrl + Alt + Del. Por sorte do alemão, o carro voltou a funcionar. Nessa gracinha, Vettel acabou tomando uma volta de todo mundo e, para piorar, retornou à pista atrapalhando o companheiro de equipe e maior rival do ano, Daniel Ricciardo.

O prejuízo do problema de Vettel foi tão grande que na volta 20 ele ainda era o último colocado.

Os pits começaram 10ª volta, com os carros da Mercedes indo logo para a troca de pneus. A Williams manteve os dois carros na pista até a volta 15, quando Massa foi aos boxes. Nesse momento, a estratégia da Mercedes foi melhor que a da Williams e começou um mal domingo para Massa.

Na volta das paradas, Rosberg, Hamilton e Bottas superaram a Felipe. Na volta 18, Pérez, que não tinha parado ainda, era o líder, com Rosberg em 2º, Bottas em 3º, Hamilton em 4º e Massa em 5º.

Sim, a parada nos boxes de Bottas foi melhor que a de Massa e o brasileiro perdeu a vantagem que tinha para o companheiro de equipe. Felipe culpou a parada mais lenta pelo mal resultado no fim da prova. Em minha opinião, a perda de tempo realmente o atrapalhou, mas, mais uma vez, Massa pagou o preço pela falta de combatividade em pista que o vem prejudicando há tempos.

Com Pérez em primeiro e girando um pouco mais lento que os quatro carros que vinham atrás, formou-se uma fila. A distância de Pérez, o líder, e Massa, em 5º, era de 3 segundos na volta 24.

No 26º giro, Kvyat da STR apareceu na tela todo torto, com a roda traseira direita destruída. Justificando-se, o russo gritava no rádio:

- No brakes, no brakes, I have no brakes!

Na verdade a suspensão traseira do russo desmanchou-se e, por consequência, o carro ficou sem freios.
Não deve ser das situações mais confortáveis para se passar.

Na volta 27, Nico Rosberg cansou-se de assistir a traseira da Force India de Sergio Pérez e partiu para cima do mexicano. Ultrapassou sem dificuldades, levando no embalo Bottas e Hamilton. Na volta 30, Pérez foi aos boxes e Massa assumiu naquele momento a quarta colocação.

Depois da volta da 31, Rosberg deu uma bela errada em uma das curvas. Aproveitando o vacilo, Bottas e Hamilton encaixotaram-se na traseira do alemão e começaram a brigar entre si pela liderança.

Naquele momento, Massa havia perdido contato com Hamilton e, em 4º, estava a 2s3 atrás da briga pela liderança.

Agoniado por ocupar a péssima 21ª colocação, Vettel atropelou a Sauber de Gutierrez e foi obrigado a fazer mais uma parada nos pits, agora para a troca do bico dianteiro.

O péssimo dia Vettel acabou na volta 37, quando o piloto foi chamado aos boxes para abandonar a corrida. A cara de Vettel era de dar pena. O sujeito estava muito puto.

Na volta 37, os rádios de Rosberg e Hamilton trouxeram a mensagem que todos os pilotos querem ouvir. Para Hamilton, o engenheiro avisou:

- It´s summer time! Go, go, go!

O recado era para Hamilton e Rosberg emplacarem voltas muito rápidas antes de irem aos boxes para a 2ª parada. O inglês parou na 40, o alemão na 41.

Na volta 42 Bottas foi aos pits e Massa reassumiu a ponta. Alonso, que vinha apagado durante toda a prova, apareceu em segundo, mas também com apenas uma parada nos boxes.

Juro que imaginei que naquele momento a Williams pudesse tentar alguma estratégia diferente para Massa, mas isto não aconteceu. Felipe foi para a segunda parada na volta 43 e retornou para a pista em 6º, atrás de Pérez.

A luta de Massa agora era pelo pódio e contra Bottas. Caso não acontecesse nenhum imprevisto, a vitória era da Mercedes, mais uma vez.

Na volta 47 Alonso foi aos boxes e as posições acertaram-se mais uma vez. Rosberg liderando, com Hamilton em 2º, Bottas em 3º, Pérez, que ainda tinha uma parada a fazer, em 4º e Massa em 5º.

Por algumas voltas, a corrida deu uma esfriada. Massa manteve-se atrás de Pérez até a volta 56, quando o mexicano finalmente fez a 2ª parada e Felipe reposicionou-se em 4º. Na ponta, Rosberg administrava a vantagem que tinha para Hamilton e Bottas vinha sem muitas dificuldades em 3º.

Pelo rádio, Hamilton mostrava sérias preocupações com os freios, que o tiraram da etapa anterior, no Canadá.

Faltando dez voltas para o fim da corrida, Massa começou a enxergar pelo retrovisor a Ferrari de Alonso. Bottas, vinha a frente de Felipe com 3s5 de vantagem.

Massa estava muito mais para o Alonso do que para Bottas, mas Alonso não tinha carro para brigar com a Williams de Felipe a resolveu acomodar-se em quinto.

A alegria de Massa no sábado não consolidou-se na
corrida ontem. Foto: GrandPrix247
Com os ponteiros assim, Nico Rosberg cruzou a linha de chegada, seguido por Hamilton, Bottas, Massa e Alonso.

Rosberg chegou a terceira vitória em 2014, sétima da equipe Mercedes em oito provas. Abriu agora 29
pontos para Hamilton e agora tem uma folguinha para respirar no mundial de pilotos. A Williams, com Bottas, foi ao pódio pela primeira vez no ano. Quebrou um jejum que durava desde de 2012, quando Maldonado venceu na Espanha.

Fica deste GP o momento complicado que vive Massa. Mais uma vez viu seu companheiro novato, Valtteri Bottas, superá-lo. A alegria da pole position de sábado durou pouco e Massa segue para Silverstone com mais pressão ainda para lidar.

Hamilton, que estava com cara de poucos amigos no pódio, também precisa abrir os olhos e tomar uma atitude com urgência se ainda quer ser campeão em 2014. Nico Rosberg é rápido, conta com algumas pitadas de sorte e já demonstrou ser mais equilibrado emocionalmente que Hamilton. Ou o inglês reage agora ou já era.

Só para fechar, Emerson Fittipaldi continua a campanha a favor de Massa. No sábado, após Felipe marcar o melhor tempo na classificação, Fittipaldi publicou no Facebook:

“Hoje o Felipe confirmou o talento e a capacidade que sempre teve! E o Felipe com a sua experiência e dedicação elevou a performance da Williams, casamento perfeito Felipe Massa e Williams Parabens @massafelipe19 por essa pole position tirando pela primeira vez a pole position da Mercedes. Mais uma vitória do esporte brasileiro, o Brasil todo estará torcendo para vc! God Bless”

Massa conseguiu um torcedor de peso. Só falta agora ele justificar a Emerson o apoio quem vem recebendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escrita "vendo" chamando atenção no vidro. Não tive dúvidas: peguei o primeiro retorno e fui ver de perto um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil. Ele estava estacionado de costas para a rua, então só quando desci do carro pude ver que tratava-se de um modelo 1967, o único a trazer quatro faróis, diferente dos anteriores que tinham dois faróis. O 1967 além do design diferente dos anteriores, é especial por ser do último ano de produção do Belcar no Brasil. Perguntei para as pessoas por ali pelo dono do carro que me indicaram ser o proprietário da lanchonete quase em frente à vaga onde estava parado o Belcar. Lá não encontrei o dono do carro, mas o irmão dele, o Márcio. Segundo ele, o carro está com o motor original, funcionando bem, e com documentos em ordem. O Márcio ainda me disse que querem R$ 16 mil por ele.

Bela Williams

Como a negociação das cotas dos maiores patrocínios na Williams foram fechadas definitivamente no final de fevereiro, só agora a equipe inglesa apresentou as cores do FW36, que será pilotado por Valtteri Bottas e pelo brasileiro Felipe Massa. A Williams FW36, pilotada por Felipe Massa A grande novidade na pintura é a Martini, fabricante de bebidas. Como principal patrocinadora do time, ela dita as cores do carro que é predominantemente branco, com grafismos em azul e vermelho. O nome da equipe também mudou. Agora os ingleses assinam Williams Martini Racing.   E o carro ficou especialmente bonito. A cor branca conseguiu aliviar o desenho esquisito do bico e os traços em cor deixaram o conjunto muito elegante. É o mais belo do grid. Seguindo o layout do bólido, os macacões dos pilotos também são muito bacanas e relembram velhos tempos de um automobilismo romântico, dos anos 1970, 1980, quando a Martini estampava carros e vestimentas em diversas categorias mundo afora