Pular para o conteúdo principal

Chove lá fora e aqui... tudo para

Hoje pela manhã, o prenúncio do caos.
(Da sucursal em Brasília-DF) - Quando acordei hoje cedo, a vista que tinha pela janela era esta da fotografia ao lado. 

Eram 6h06 da manhã e o sol se esforçava para tentar iluminar alguma coisa. Pelo contrário, a linha de transmissão de energia, que compõe a foto com o sol ao fundo, não demonstrava vontade alguma em energizar meu prédio.

Desde ontem, por volta das 21h30, estava sem eletricidade em casa. Minha mulher me disse que na madrugada a força tinha voltado, mas pela manhã, tomadas inoperantes.

E aí começa a saga da vida em um país em infraestrutura.

O banho da manhã foi com água aquecida no fogão e caneca. Iluminando o banheiro, a lanterna do celular.

Ao ir para o carro, outro desafio. Não sei o porquê, mas bebês tem o dom de levar consigo uma tonelada de coisas. Para facilitar o processo, já que fui obrigado a descer pelas escadas, fiz duas viagens. Na segunda, só o bebê conforto com o rapazinho.

Nestas horas, morar no primeiro andar é vantagem.

Tesourinha da 202 Norte. A situação se repetiu hoje.
Foto: Gabriel Jabur
Por sorte, hoje minha mulher se decidiu por não ir ao Plano Piloto usando o metrô. Na CBN, informavam que uma queda de energia na subestação de Furnas (a mesma da linha da foto lá em cima) parou todos os trens. Se ela tivesse seguido a rotina, estaria até agora caminhando pelos túneis da Asa Sul.

Ao estacionar o carro no destino, um recorde. Demorei 1h40 para sair de Samambaia e chegar ao Setor Bancário Norte. Nos piores dias de trânsito, nunca tinha perdido de mais de 1h para fazer o mesmo trajeto.

Pelo percurso, muito engarrafamento, alguns pontos de alagamento, um punhado de semáforos desligados e muito tempo jogado no lixo.

Um retrato da completa falta de infraestrutura que não sustenta mais a nossa cidade e muito menos ao Brasil, condição que vem sendo empurrada com a barriga por anos, de governo a governo.

Aeroporto de Boston, operando sob neve. 
Já em Brasília, Guarulhos, Santos Dumont, 
basta um balde d'água  para fecharem as pistas.  
Qualquer chuva mais forte trava cidades, paralisa grandes aeroportos. Em Brasília, as tesourinhas ficam prontas para qualquer etapa do mundial de canoagem. (Será que o PPCUB prevê este uso para as vias?)

Pela cacetada de impostos que pago todos os dias, não me conformo. Meu carro não deveria estar com as rodas amassadas por buracos. Não é correto que eu tome banho usando caneca. Ou que pessoas sejam obrigadas a caminhar no túnel do metrô.


Muita coisa anda fora da ordem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta à Europa

(Da sucursal em Brasília-DF) – No domingo começa a temporada europeia da Formula 1, depois de uma sessão de quatro provas no oriente. A volta das corridas ao continente europeu trará duas grandes mudanças, com efeito já no GP da Espanha de domingo: -  melhoria da minha qualidade de vida. As largadas voltam a ser às 9h da manhã e eu deixo de ser obrigado a acordar no meio da madrugada de domingo para não ter de ver a corrida no compacto do Esporte Espetacular; - a logística da F1 se acerta. Como as equipes não precisam mais se deslocar para o outro lado do planeta, engenheiros e designers passam a ter mais tempo para desenvolver os carros. É no começo das provas na Europa que o campeonato acirra a disputa, com equipes aperfeiçoando os carros com mais eficiência e em menos tempo. Especula-se, por exemplo, que o novo chassi que a Red Bull usará na Espanha é fantástico, sensacional e fodástico. Porém, de tudo o que pode mudar a partir de domingo,

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escrita "vendo" chamando atenção no vidro. Não tive dúvidas: peguei o primeiro retorno e fui ver de perto um dos carros mais bonitos já fabricados no Brasil. Ele estava estacionado de costas para a rua, então só quando desci do carro pude ver que tratava-se de um modelo 1967, o único a trazer quatro faróis, diferente dos anteriores que tinham dois faróis. O 1967 além do design diferente dos anteriores, é especial por ser do último ano de produção do Belcar no Brasil. Perguntei para as pessoas por ali pelo dono do carro que me indicaram ser o proprietário da lanchonete quase em frente à vaga onde estava parado o Belcar. Lá não encontrei o dono do carro, mas o irmão dele, o Márcio. Segundo ele, o carro está com o motor original, funcionando bem, e com documentos em ordem. O Márcio ainda me disse que querem R$ 16 mil por ele.

Bela Williams

Como a negociação das cotas dos maiores patrocínios na Williams foram fechadas definitivamente no final de fevereiro, só agora a equipe inglesa apresentou as cores do FW36, que será pilotado por Valtteri Bottas e pelo brasileiro Felipe Massa. A Williams FW36, pilotada por Felipe Massa A grande novidade na pintura é a Martini, fabricante de bebidas. Como principal patrocinadora do time, ela dita as cores do carro que é predominantemente branco, com grafismos em azul e vermelho. O nome da equipe também mudou. Agora os ingleses assinam Williams Martini Racing.   E o carro ficou especialmente bonito. A cor branca conseguiu aliviar o desenho esquisito do bico e os traços em cor deixaram o conjunto muito elegante. É o mais belo do grid. Seguindo o layout do bólido, os macacões dos pilotos também são muito bacanas e relembram velhos tempos de um automobilismo romântico, dos anos 1970, 1980, quando a Martini estampava carros e vestimentas em diversas categorias mundo afora