terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Feio (6) - exageraram na Caterham

Não vou comentar, só posso desejar sorte e saúde.

Caterham CT05 - fotos de James Moy, no circuito de Jerez, Espanha.



Que voltem os velhos tempos


Velhos posts clearwater revival
 
Nesta seção busco coisas antigas que já escrevi e as jogo aqui novamente. O texto abaixo publiquei em meu perfil no Facebook, em 17 de julho de 2013, por motivo da morte da piloto da motovelocidade, Vanessa Daya, no autódromo de Brasília.
 
Na época a reforma do autódromo já era muito falada, mas os problemas de sempre ainda estavam lá.

Li ontem que a obra foi adiada, fica para o ano que vem. Uma pena este novo adiamento, mas fico na esperança de estas obras aconteçam mesmo, com um projeto que dê espaço para motociclismo, automobilismo e também para o kartismo, fundamental na formação de atletas.

Continuo na torcida pelo nosso Autódromo Internacional Nelson Piquet.

Ingresso para o GP de Brasília
de Fórmula 1 de 1974: que voltem os bons tempos.

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Infelizmente, aconteceu.

Em dezembro de 2011, fiz uma longa matéria para a revista meiaum. Falei sobre nosso autódromo. 

Uma pista bela, técnica, respeitada pelo traçado, pela localização, pela atenção que o projeto deu ao público e por ter revelado tantos talentos do automobilismo para o mundo, mas que nas condições de hoje, é perigosa para quem corre de Turismo, temerosa para quem corre de Fórmula e absurda para quem corre em motos.

E infelizmente, hoje aconteceu. A piloto Vanessa Daya, um talento da motovelocidade, não suportou os ferimentos causados pela queda que sofreu no domingo, em etapa do Brasiliense de Motovelocidade e morreu.

As primeiras notícias que li ainda no domingo davam conta de que ela havia caído em uma vala. Depois, essa versão foi desmentida e passou a valer a de que ela foi atropelada pela própria moto. Não posso afirmar nada, não dá para dizer que as condições da pista mataram Vanessa. Mas a história mudou, a piloto teve ferimentos gravíssimos e morreu. Quando fiz a matéria, em 2011, vi bueiros destampados, zebras defeituosas, guard-rails com escoras quebradas e amarradas por arames, pneus soltos nas barreiras, áreas de escape desniveladas. Tudo isso corroborado por Felipe Maluhy e por Luciano Burti, pilotos da Stock Car com quem conversei na época.

Sei que nossa cidade precisa de muito em serviços básicos. Investir no autódromo é meio sem lógica quando não se tem transporte de qualidade, quando sou obrigado a deixar de vacinar meu filho em um posto de saúde e optar por pagar pelas vacinas por não confiar no serviço que o Estado me presta, mas permitir que as coisas continuem acontecendo da maneira como estão, não dá.

O automobilismo incentiva o desenvolvimento tecnológico. Uma cidade com cultura de esporte a motor incentiva a formação de profissionais da área de engenharia, TI, mecânica, elétrica e várias outras. Profissionais de alta qualificação, que incrementam o desenvolvimento de um país. Nosso autódromo não pode morrer. Precisa voltar a ser belo, imponente e, especialmente, um espaço que promova o desenvolvimento de Brasília.

Ficamos todos tristes. Boa sorte aos que correm ali. 

O PDF da edição da meiaum pode ser baixado clicando aqui. A matéria que na época foi capa, de título “Gigante desprestigiado” começa na página 28.

Nada feinhos (5) - agora sim, belos carros

(Da sucursal em Brasília-DF) - Dois belos carros lançados hoje, em Jerez, na Espanha. 

Finalmente, soluções de engenharia casadas com um design mais agradável. 

Começo pelo W05, da Mercedes. O alemães vão para a pista levando um projeto parecida com o adotado pela Ferrari na F14 T, mas com menor inclinação no corpo do nariz. Ficou realmente bonito. 

Bonita, mas ingrata.Esta bela asa dianteira teve algum problema nos teste de hoje em Jerez e causou um forte acidente envolvendo Lewis Hamilton. Está tudo bem com o piloto, mas o carro, já era. 

O W05 foi o único carro que foi realmente à pista hoje em Jerez,
porém a asa dianteira do Mercedes foi culpada pelo acidente de Hamilton

Ontem dei um pitaco errado sobre a Red Bull. Achei que seguiriam a lógica fálica do STR9, o carro da filial menor, a Toro Rosso. Ainda bem que errei.

A Reb Bull apresentou o RB10, com uma solução diferente de todas as outras equipes. O nariz lembra a quilha de um barco, com um formato discreto, suavizado pelo tom de preto da fibra de carbono. 

O resultado foi muito interessante e o carro ficou bonito.




Os tetracampeões da Red Bull exibiram hoje o RB10.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Feinhos (4) - só piorando

(Da sucursal em Bornéu - Indonésia) - Mais bizarrices nasais, agora com Ferrari, Sauber e Toro Rosso, que abriram a caixa da escrotidão e exibiram seus carros hoje e no fim de semana.

A Ferrari fugiu da lógica dos narizes pontudos e se inspirou no tobogã do parquinho infantil para construir a aerodinâmica dianteira do F14 T. De frente, é até bonito. De lado, escroto.

Aliás, o nome do carro foi escolhido em votação na internet (eu votei em F166 Turbo). Quando escrito sem espaço, vira F14T, ou FIAT, se preferirem.

A pintura preta na traseira da carenagem do FIAT da Ferrari deu
charme ao carro. Me recuso a falar novamente sobre o tobogã/bico.


Nas menores, a Toro Rosso também vai de narigão. Como a equipe é praticamente um laboratório para a campeã mundial Red Bull, é muito provável que na grande o bico tétrico se repita.

O fálico STR9, da Toro Rosso. Mais feio que bater em mãe.


A Sauber, que vem logo atrás da Lotus no meu ranking de cores mais bonitas do grid, até tentou disfarçar a feiura da dianteira nas fotos de divulgação usando o mesmo tom de cor no fundo das imagens, mas não teve jeito: está lá a proeminência.

O Sauber C33: mais uma homenagem
aos macacos-narigudos de Bornéu.


Amanhã começam os testes de pré-temporada, no circuito de Jerez, na Espanha. Lá o restante das equipes apresentará os carros da temporada.

Vão compor o show de horrores, certamente.

Assustador

(Da sucursal em Brasília-DF) - Se você ainda não viu, assista a porrada descomunal de Memo Gidley na traseira de Mateo Malucelli, nas 24h de Daytona, no sábado.

Gidley, pilotando um Corvette a mais de 190km/h, encheu a traseira da Ferrari de Malucelli, que com problemas, arrastava o carro em baixa velocidade pela pista.

A posição do sol e a disputa por posição que envolvia Gidley foram os principais motivos do acidente.

Apesar dos incontáveis dispositivos de segurança dos carros de corrida atuais, a violência do impacto foi tamanha que Malucelli sofreu uma concussão cerebral e Gidley sofreu fraturas na perna e no braço esquerdo. Os pilotos estão hospitalizados e conscientes.


sábado, 25 de janeiro de 2014

Sutilezas de Nelson Piquet

Nelson Piquet, em mais um momento inspirado neste vídeo. 


Sim, eu ri. 

A dica foi do Gabriel Jabur.








sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito (4)

Seguindo a observação que comecei a fazer neste post aqui

Com os números de até agora, temos uma viatura a cada 31,5 km rodados e um veículo fodendo o trânsito trafegando pelo acostamento a cada 3,89 km.


21/01 – Saída às 18h10 do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – pesado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
1 – BPRV (PM)
11
Pistão Sul – DF-001 – moderado
0
1
Boca da Mata – DF-460 – moderado
0
5
Total no percurso
1
17

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21/1 – Saída às 19h10 de Samambaia com destino ao aeroporto

22 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – leve
0
-
EPNB – DF-075 - moderado
0
0
EPIA – DF-003 - moderado
0
0
EPGU – DF-051 – moderado
0
0
EPAR – DF-047 – parado
0
0
Total no percurso
0
0
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21/1 – Saída às 20h23 do aeroporto com destino a Samambaia

21 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
EPAR – DF-047 – parado
2 – PMDF*
0
EPGU – DF-051 – moderado
0
0
EPIA – DF-003 - moderado
0
0
EPNB – DF-075 - moderado
0
0
Av. Leste (Samambaia) – leve
0
0
Total no percurso
2
0
Mesmo debaixo de chuva, dois policiais organizavam o trânsito e a faixa de pedestres em frente ao aeroporto. Não pude identificar o batalhão, por isso deixei como PMDF.

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22/1 – Saída às 18h15 do SIA, rumo Samambaia

17 km de percurso 

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – leve/pesado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
0
1
Centro de Taguatinga - pesado
0
0
Pistão Sul – DF-001 – moderado
1 – Detran-DF*
0
Boca da Mata – DF-460 – parado
0
11
Total no percurso
1
12
*Viatura do Detran-DF em suporte à obra de reparo da erosão no sentido Taguatinga.

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23/1 - Saída às 8h15 de Samambaia, destino SIA

16 km de percurso 

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Ligação Samambaia – QNL – leve
0
-
Avenida Elmo Serejo  – parado
1-      Detran-DF*
0
Centro de Taguatinga - pesado
0
-
EPTG - DF-085 (até o Guará) – moderado
0
0
Trechos do SIA - leve
0
-
Total no percurso
1
0
*Viatura do Detran-DF em suporte à obra de reparo da erosão no sentido Taguatinga.

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23/1 – Saída às 18h10 do SIA, rumo Samambaia

24 km de percurso 

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – leve/parado
0
-
EPTG – DF-085 –parado
0
1
Avenida Contorno Guará – moderado
0
0
Via Polo de Modas ParkWay - parado
0
7
EPVP – DF-079 – leve
0
0
EPNB – DF-075 – pesado
0
0
Total no percurso
0
7

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24/1 - Saída às 8h15 de Samambaia, destino SIA

16 km de percurso 

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Boca da Mata – DF-460 – pesado
0
3
Pistão Sul – DF-001 – pesado
0
0
EPTG - DF-085 (até o Guará) – moderado
0
0
Trechos do SIA - leve
0
-
Total no percurso
0
3


  Somatório geral entre 14/1 e 24/1:
- 16 percursos;
- 347 km rodados;
- 89 carros trafegando pelo acostamento;
- 11 viaturas de fiscalização.


Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...