terça-feira, 5 de novembro de 2013

Quase um novo Massa. Ou o antigo, de volta.

(Da sucursal em Samambaia-DF) - Ao não renovar o contrato de Felipe Massa com a Ferrari, a equipe fez um grande favor aos fãs da F1, dando a um bom piloto motivos para se reerguer.

Parece que Massa mudou. Parece que voltou a brigar, deixando de lado a pasmaceira que apresentava de uns tempos pra cá.

Agora sem a obrigação de ajudar Alonso,
Massa mudou a postura em pista. Khaled Desouki/AFP
Tudo indica que a falta de combatividade do brasileiro foi consumida por um espírito de sobrevivência e de uma necessidade de se afirmar como um piloto que ainda é rápido, apesar das últimas temporadas mostrarem o contrário.

Desde o anúncio do pé-na-bunda ferrarista, logo após o GP da Itália, Massa classificou-se à frente de Alonso em 4 das 3 corridas. Antes da decisão, Alonso dominava as classificações largando 8 vezes em posições melhores que Felipe, que havia conseguido se posicionar à frente de Alonso apenas 4 vezes.

Em condições de corrida, apesar de Alonso ainda ostentar melhores resultados, observou-se Massa diversas vezes disputando posições com o espanhol. Em Abu Dhabi, Alonso ficou bastante tempo observando o aerofólio traseiro de Felipe e só conseguiu concretizar a ultrapassagem sobre o brasileiro depois da parada nos boxes.

E na última parada, a Ferrari cometeu dois erros que permitiram que Alonso superasse o brasileiro. Não fosse isso, Massa teria chegado à frente de Alonso, e até no pódio, talvez:

- Devolveu Massa à pista com pneus médios, 1,5 segundo por volta mais lentos que os macios. O piloto já declarou que não concordou com esta atitude da equipe e que não era o que ele esperava;

- Errou na troca do pneu dianteiro esquerdo. Só ali, quase 2 segundos preciosos segundos.

E não pode-se afirmar que o sucesso de Massa seja fruto de uma certa falta de tesão de Alonso com o campeonato, já que o título de Vettel já era quase óbvio. Além de ser extremamente combativo, Alonso precisa manter bom ritmo para impor-se diante à chegada de Kimi Räikkönen que ocupa o assento de Massa em 2014.

Massa sem a obrigação de ser fiel escudeiro de Alonso tornou-se um piloto diferente do que se via nas últimas temporadas. Isto pode ser ótimo sinal. No ano que vem, fechando com a equipe que for, ele chega com status indiscutível de primeiro piloto. Se tudo der certo, talvez teremos mais uma chance de ver aquele Felipe de 2008, quase campeão mundial.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Agenda do fim de semana

Desde segunda-feira afastado do blog! Caramba, a semana voou e nem vi.

Para retomar as atividades, algumas corridas boas de se acompanhar de hoje a domingo.

Fórmula 1
Massa corre em Abu Dhabi ainda sem contrato para
2014. Mantenho minhas apostas na Williams.

Grande Prêmio de Abu Dhabi  – Circuito de Yas Marina 

Último treino livre – Sábado, 8h*

Classificação – Sábado, 11h**

Corrida – Domingo, 11h**

*Transmissão pelo canal SporTv
** Transmissão pela Rede Globo

GP 2 Series

Grande Prêmio de Abu Dhabi  – Circuito de Yas Marina

Corrida 1 – Sábado, 6h10h*

Corrida 2 – Domingo, 7h15*

*Transmissão pelo canal SporTv

Sul-americano de Gran Turismo

Etapa de Buenos Aires – Autódromo Internacional Juan y Oscar Gálvez

Corrida 1 – Sábado, 17h30

Corrida 2 – Domingo, 13h30

Mercedes-Benz Grand Challenge Sul-Americana

Etapa de Tarumã - 
Rio Grande do Sul

Corrida – Domingo, 13h*

*Transmissão pelo canal SporTv

Nascar Sprint Cup

Etapa do Texas

Corrida – Domingo, 18h

Nascar Nationwide Series

Etapa do Texas

Corrida – Sábado, 17h30

Nascar Truck Series

Etapa do Texas

Corrida – Sexta, 22h30

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Lamborghini x Porsche x Fiat 147 - um racha histórico

Eu era criança quando ouvi essa piada pela primeira vez!

Nem me lembrava mais da história, mas ontem minha mulher me mostrou essa animação muito legal, em um daqueles vídeos no Facebook. Bom para reduzir minha ranzinzise de segunda-feira.




Fui atrás dos donos do curta. O que consegui descobrir sobre o vídeo é que foi produzido pela Tannure Filmes e parece que o dono da ideia é Marcelo Tannure. 

O curta tem um blog http://makingof147.blogspot.com.br/ com outros trabalhos.

domingo, 27 de outubro de 2013

Com jeitinho...

A Lotus é uma equipe divertida demais. Em um trecho da corrida de hoje, os dois pilotos da equipe estavam brigando por posições, mas Grosjean, que tinha pneus mais novos, vinha mais rápido atrás de Kimi. 

    Segue o vídeo do diálogo entre Kimi e o engenheiro. Uma linda troca de sutilezas.
     
    Equipe: Get out of the fucking way! (Sai da ***** do caminho!)

    Kimi: Don’t shout fucking…. I get out of the way when I have a chance but not during fast corner. (Não gritem, *****... Eu saio da frente quando tiver uma chance, mas não durante uma curva rápida!)

    Muito mais legal que aqueles recadinhos disfarçados da Ferrari, mandando Massa abrir passagem para Alonso.
Vi no blog do Flávio Gomes e joguei aqui. 

Vettel tetra. E pode ser deca.

Vettel, campeão mundial de
Formula 1 em 2013. Foto: Reuters
Sebastian Vettel, 26 anos, quatro vezes campeão mundial. E consecutivas.

O número impressiona. Com este título Vettel supera Senna, Lauda, Jack Brabham e Piquet, todos tricampeões.

E o que isto significa?

Que se esse sujeito resolver correr até, sei lá, os 35 anos, ele pode ser 10 vezes campeão do mundo.

E antes que se levantem contra as habilidades de Vettel, entregando os créditos somente ao carro, lembrem-se que a primeira vitória dele foi ao volante de uma Toro Rosso. Carro fraco, de equipe pequena.

Corridas de carros e fotografia se aproximam aí. Um bom fotógrafo faz boas fotos com um equipamento ruim, mas um péssimo fotógrafo nunca fará grandes fotos apenas por ter a melhor câmeras e as melhores lentes.

Carros precisam ser pilotados, sozinhos não saem do lugar. E o que faz de Vettel um tetracampeão em sequência é o perfeito conjunto, de um grande profissional em um carro quase ideal.

É assim que um campeão deve comemorar,
ignorando as chatices da FIA. Foto: AFP
Não tem muito o que se dizer sobre este título. E a última imagem de Vettel na pista, venerando o carro depois de fazer uma sequência de zerinhos na linha de chegada, resume tudo. (Só falta a FIA punir Vettel por estes zerinhos)*.

Sorte tiveram os torcedores que conseguiram pegar as luvas que Vettel jogou para a galera durante a comemoração.

Só para citar, o resto do GP da Índia, que não teve a mínima importância diante do título de Vettel: Alonso, que brigava contra o alemão pelo título, foi obrigado a trocar o bico da Ferrari na segunda volta e se lascou. Caiu para 20º e passou a prova toda remando para ganhar nove posições e ser 11º. Nem viu Vettel a prova toda.

Massa chegou em 4º. Fez boa corrida, chegou a liderar por várias voltas, mas depois da primeira parada se enrolou e perdeu as chances de pódio. O resultado o fez perder a 7ª posição no campeonato para Grosjean.

Completaram o pódio Nico Rosberg e Grosjean, enfeitando a cena assim como burrinhos no presépio para o título de Vettel.

A próxima etapa da F1 é em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no domingo que vem. Com o título de Vettel, as próximas etapas serão fundamentais para acertar a vida dos pilotos que ainda não têm caminho traçado para o ano que vem. Massa é um destes que precisa mostrar serviço.

P.S.: Este post está pronto desde 9h30. Mas meu notebook e a internet conspiraram contra mim e só agora consegui publicar.


*Atualização (16h): A FIA puniu Vettel com uma reprimenda e a RedBull com uma multa de 25 mil euros pela comemoração feliz, espontânea e totalmente fora do protocolo. 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Agenda do fim de semana

Vettel precisa ser apenas 5º para
sair da Índia campeão. (Punit Paranjpe/AFP)
Fórmula 1

Grande Prêmio da Índia – Circuito Internacional de Buddh

Último treino livre – Sábado, 3h*

Classificação – Sábado, 6h30**

Corrida – Domingo, 7h30**

*Transmissão do canal SporTv
** Transmissão pela Rede Globo



Nascar Sprint Cup

Etapa de Martinsville 500

Corrida – Domingo, 15h30

Nascar Truck Series

Etapa de Martinsville 200

Corrida – Sábado, 16h30


Moto GP (o grande prêmio do Japão pode ser adiado ou cancelado por mau tempo causado por um tufão)

Grande Prêmio do Japão -  Twin Ring Motegi 

Domingo – Corrida

Moto 3 – 0H00

Moto 2 – 1h20

MotoGP – 3h00


Fórmula 3 Sulamericana – rodada dupla

Autódromo de Tarumã - Rio Grande do Sul

1ª rodada

Classificação – Sábado, 14h20


Corrida – Sábado, 16h50

2ª rodada

Corrida – Domingo, 10h20


Copa Petrobras de Marcas – rodada dupla

Autódromo de Tarumã - Rio Grande do Sul

1ª rodada

Classificação – Sábado, 16h10

Corrida – Domingo, 9h

2ª rodada

Corrida – Domingo, 12h45

Foto do dia.

EPTG, fim de tarde.
Brasília, 14 de outubro de 2013
Canon EOS Rebel t3i - ISO 400, 1/60s, f/2.8

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...