quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito (2)

Seguindo a miniauditoria,  atualização de dados.

Para entender este post, clique aqui.

14/1 – Saída às 17h54 do SIA, passando pelo Setor Bancário Norte, destino Samambaia

42 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
Trechos do SIA – pesado
0
-
Setor Policial Sul – moderado
0
-
Eixinho W – leve
0
-
Via paralela ao Monumental ao lado do Teatro Nacional – parado
0
-
Eixo Monumental (da Torre de TV ao viaduto Ayrton Senna) – parado/moderado
0
-
Estrutural (até a cidade do automóvel) – moderado
0
0
Via Setor de Cargas/Lúcio Costa – moderado
0
0
EPTG - DF-085 (desde o Lúcio Costa) – moderado
0
0
Pistão Sul - DF-001 – lento
0
0
Boca da Mata – DF-460 – parado
0
10
Total no percurso
0
10

15/1 – Saída às 8h16 de Samambaia com destino ao SIA

16 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – pesado
0
-
Boca da Mata – DF-460 – moderado
0
0
Pistão Sul - DF-001 – moderado
0
0
EPTG - DF-085 (até o viaduto do SIA) – moderado
0
0
Trechos do SIA – leve
0
-
Total no percurso
0
0

  Somatório geral entre 14/1 e 15/1:

- 4 percursos;
- 98 km rodados;
- 36 carros trafegando pelo acostamento;
- 1 viatura de fiscalização.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito

Começo hoje uma miniauditoria. Nada de metodologia fantástica, apenas papel, caneta e observação, a serviço do PuntaData, o instituto de pesquisa do Punta Tacco no S.

Me instigou dar início a esta observação a ausência dos responsáveis pela fiscalização de trânsito na rotina dos engarrafamentos. Sempre que estou dirigindo, fico à procura das viaturas e dos agentes de trânsito, que deveriam organizar a zona que é a hora do rush. 

Porém, vejo poucos, em dias esporádicos.

Em minha concepção leiga de trânsito com cidadania, três pontos são fundamentais para que o convívio nas ruas seja decente: legislação, educação e fiscalização.

Lei, nós temos. O Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, apesar das adaptações que precisam acontecer, tem muito de positivo. Tem falhas em alguns pontos, e um deles é a educação de trânsito, o segundo tópico dos três. Querer que alguém que nunca tocou em um volante saia em condições de dirigir depois de passar pela escola de trânsito, com o método aplicado atualmente, é hipocrisia demais. Sem contar a falta de boas campanhas de conscientização.

O terceiro, fiscalização, motivo da miniauditoria que começo hoje.

No Distrito Federal temos vários órgãos de fiscalização de trânsito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). Cada um destes dispõem de estrutura e servidores exclusivos para organizar o tráfego de veículos.

Quando releio o parágrafo acima e dirijo nas horas de trânsito mais complicado, me pergunto onde está toda esta estrutura que deveria cumprir seu papel nas ruas, organizando e fiscalizando o inferno do rush brasiliense. Sei que existem câmeras que dão suporte aos fiscais, mas o agente na rua é figura que inibe infrações e facilita o fluxo nas vias. E eles fazem falta.

Assim, vou jogando aqui, diariamente, uma tabela. Nela, as vias pelas quais passei, horários, quantos carros contei pelo acostamento (isso me mata de raiva) e, especialmente, quantas viaturas de fiscalização de trânsito vi pelo percurso.

É uma pesquisa boba, sem base técnica, mas parte da percepção do motorista que dirige diariamente e que sente falta dos fiscais de trânsito para melhorar a má condição de fluxo que temos hoje em nossa cidade.



13/1 – Saída às 17h53 do SIA com destino a Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
EPTG - DF-085 – moderado
0
8
Pistão Sul - DF-001 – lento
0
1
Boca da Mata -DF-460 – parado
0
14
Total no percurso
0
23

14/1 – Saída às 8h01 de Samambaia com destino ao SIA

23 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – leve
0
0
Ligação Samambaia – QNL – leve
0
0
Avenida Elmo Serejo  – leve
1* - Detran-DF
0
EPTG - DF-085 – moderado
0
3
Trechos do SIA – leve
0
0
Total no percurso
1*
3
*Viatura do Detran-DF em suporte à obra de reparo da erosão no sentido Taguatinga.

Somatório geral até 14/1:

- 2 percursos;
- 40 km rodados;
- 26 carros trafegando pelo acostamento;
- 1 viatura de fiscalização.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Saíram os números!

Felipe Massa anunciou com uma imagem
no Instagram a escolha pelo número 19.
(Da sucursal em Brasília – DF) – Como comentei neste post, a Formula 1 deixou de numerar os pilotos pela classificação no mundial da temporada anterior e liberou aos pilotos a escolha da numeração que vão exibir nos carros, como é feito na Nascar, na Moto GP, na Stock Car.

Achei a ideia muito legal, já que o corredor vai poder manter o mesmo número até o final da carreira, se quiser.  É uma forma de aumentar a ligação dos fãs com seus pilotos favoritos e cria mais uma maneira dos pilotos explorarem publicidade. O número 46 de Valentino Rossi, por exemplo, virou um ícone na Moto GP.

Ficou assim a numeração dos carros para a temporada 2014 da F1:

Red Bull Racing
1 - Sebastian Vettel  - Vettel reservou o nº5, mas optou pela preferência que tem em estampar o nº1, já que foi campeão no ano passado.
3 - Daniel Ricciardo

Mercedes
6 - Nico Rosberg
44 - Lewis Hamilton

Ferrari
7 - Kimi Raikkonen
14 - Fernando Alonso

Lotus
8 - Romain Grosjean
13 - Pastor Maldonado

McLaren
20 - Kevin Magnussen
22 - Jenson Button

Force India
11 - Sergio Pérez
27 - Nico Hulkenberg

Sauber
21 - Esteban Gutiérrez
99 - Adrian Sutil

Williams
19 - Felipe Massa – Era o número que Massa usava quando era kartista, ainda. Tomara que traga sorte.
77 - Valtteri Bottas – Foi esperto e vai aproveitar o 77 para vender sua marca, Bo77as.

STR
25 - Jean-Eric Vergne
26 - Daniil Kvyat     

Marussia
17 - Jules Bianchi
A confirmar - Max Chilton

Caterham
Ainda sem pilotos.


Barulhinho bom (3)

(Da sucursal em Brasília-DF)-Normalmente uso a coluna Barulhinho bom para sons de motores, turbinas.

Hoje, vou fugir à regra.

O grande amigo e guitarrista Gustavo Santos (nunca chamei ele assim, mas tudo bem...), jogou no YouTube o primeiro clipe com uma música dele.

Ele, fodasticamente, fez tudo ali. Composição, base da bateria e, é claro, mandou bem demais com a guitarra nas mãos.

Vale a pena assistir, sempre em 1080HD e com o volume um pouco mais alto do que você usa normalmente.

Ex Nihilo - Gustavo Santos

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Parabéns a nós, fotógrafos!

Várias datas e controvérsias acumulam-se sobre que dia é realmente o dia do fotógrafo. 

Algumas teorias marcam o 8 de janeiro por ser por volta desta data, em 1840, que o primeiro daguerreótipo chegou ao Brasil.

Já em 2 de setembro comemoramos o dia do repórter fotográfico. 

Bom que assim comemoro minha profissão/hobby/paixão duas vezes por ano.

Em homenagem ao dia de hoje, coloco uma frase de Henri Cartier-Bresson que sempre me inspira. Sintetiza o clique. Técnica, dom, e a paixão pela imagem:

“Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração.” 


E esta fotografia, feita por Bresson em Paris, em 1932, deixa claro como ele levava estas aspas a sério.



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Barulhinho bom (2)


Para quem aprecia aviões, este vídeo é extremamente, absurdamente, insanamente fodástico. 

Pré-orgásmico, até.

Trata-se de um clássico 727 cargueiro da Amerijet operando em Saint Marteen, no aeroporto Princess Juliana. 

As três turbinas Pratt & Whitney urram por cima das cabeças dos sujeitos na praia de Maho, que fica na cabeceira da pista. 

Por favor, antes de apertar o play, altere a resolução para 1080HD. O som e as imagens são formidáveis e merecem ser assistidas em alta definição.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Estou de volta

(Da sucursal em Brasília - DF) Empurrado por uma caixa de e-mails com quase 50.000 leitores questionando o silêncio de mais de um mês no blog, retorno hoje ao Punta Tacco no S.

A parada foi causada por extremos. Até 20 de dezembro, o volume de trabalho no trabalho não me deixou produzir nada além. 

De 20 de dezembro até ontem, tranquilidade total, fui aproveitar minha família. Precisava de um tempo desligado de tudo para curtir minha mulher e meu bebê, que aprende um monte de coisas por dia. Impressionante como o moleque é inteligente.

Acontece que nestes quase 50 dias sem escrever, muita coisa aconteceu. Para tentar tirar o atraso, vou pontuar os momentos mais importantes aqui e depois desmembro os assuntos em posts:

Formula 1

Vettel foi campeão mais uma vez, título mais do que merecido.

Algumas novidades para a temporada que começam em março vão desde os motores turbo, passando pela liberação para que pilotos escolham os números que querem estampar nos carros e, a mais bacana de todas, com a última corrida do ano valendo o dobro dos pontos. Vai ser difícil que alguém seja campeão antecipando com a vitória da última prova valendo 50 pontos.

Carros brasileiros


A última Kombi e um metalúrgico da VW. O carro é um
xodó, mas não cabe mais neste mundo.
Finalmente, 20 anos depois da chegada do airbag e do ABS aos carros nacionais, desde 1º de janeiro nenhuma montadora produz veículos no Brasil sem estes dispositivos básicos de segurança. Ainda aconteceu um lobby de final de ano, na tentativa do governo permitir uma extensão neste prazo. Inexplicavelmente, alguém teve um pouco de bom senso e manteve as datas antes estabelecidas.

Com a medida, deixaram de ser produzidos em 31 de dezembro a Kombi, o Gol Geração 4 e o Fiat Mille. O custo de produção destes carros não os tornaria viáveis com as adaptações necessárias para a instalação dos dispositivos de segurança.

Vai morrer menos gente ao volante e isso é muito bom.

Conheci o Amapá


Rio Amazonas, em Macapá.
Sim, fui a Macapá. Fui a trabalho, foi só um fim de semana, mas tive a oportunidade de conhecer uma cidade muito interessante e de entender o que é o Rio Amazonas. Enorme, muito maior do que os números dos livros de geografia da quarta série conseguem ilustrar.

E em Macapá conheci o Marco Zero. A linha do equador cruza a cidade e este monumento indica por onde passa a linha. Porém, mais interessante que o monumento, é o estádio de futebol que fica ao lado, conhecido por lá como Zerão. No gramado, a linha do meio de campo também é a linha do equador. Assim, durante o jogo, um time posiciona-se no hemisfério sul e o outro no norte. 

Inusitado, no mínimo.


Schumacher

A vida é escrota. Desde criança o sujeito se arriscou em alta velocidade. Sofreu graves acidentes como este do vídeo ao lado, em 1999, quando quebrou as pernas e ficou sem correr por 6 etapas. Aposentou-se na Formula 1 depois de ser sete vezes campeão mundial;  foi correr de moto; voltou para a F1; e agora está em coma induzido por um tombo de esqui que, ao que tudo indica, aconteceu a menos de 20 km/h.

Torço para que ele se recupere. É mito na história da F1 e não merece ter um fim tão bobo. No último dia 3, ele completou 45 anos e o mundo da velocidade torce para que ele faça muitos outros aniversários.

#ForzaSchumi


Aos poucos coloco os assuntos em dia.

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...