sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito (6)

Placas na EPTG indicam a fiscalização virtual.
No sexto post da série que começou aqui, o PuntaData constatou que nem o completo caos coloca mais agentes de trânsito nas vias do DF. A média de viaturas nas ruas, por mais desconexo que isso pareça, caiu em relação ao último post para uma a cada 32,84 km rodados.

Inexplicável.

Com muitos carros presos em engarrafamentos e pouca gente para organizar a zona, os acostamentos viraram avenidas e a média de circulação neles piorou muito, chegando a um motorista dirigindo pelo acostamento a cada  1,93 km de vias. 

O caos que disse no começo do post teve início na noite de quarta-feira (5/2), quando aconteceu o rompimento da adutora da Caesb na EPTG. O trânsito mal gerido, como comentei aqui, tornou-se um inferno na manhã de quinta-feira (6/2). Para minha surpresa, apenas três agentes no canteiro central da EPTG tentavam dar algum rumo para a completa desorganização.

Outro fato importante da semana aconteceu na segunda-feira (3/2), quando os órgãos de fiscalização de trânsito começaram a utilizar câmeras de vídeo para multar motoristas infratores em algumas vias do DF. São 10 vias monitoradas, incluindo minha rotineira EPTG.

Por base na quantidade de carros circulando no acostamento e na exclusivíssima faixa exclusiva, não acho que os motoristas se sentiram realmente vigiados pela nova tecnologia.


31/01 – Saída às 17h57 do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – pesado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
1 - BPRV
0
Pistão Sul – DF-001 – moderado
0
0
Boca da Mata – DF-460 – parado
0
20
Total no percurso
1
20
--- 
3/2 - Saída às 7h43 de Samambaia, destino SIA

18 km de percurso 

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – pesado
0
0
Primavera (Taguatinga/QSC) – parado
0
-
Samdu Sul (Taguatinga) – pesado
0
0
Av. Central – Taguatinga – moderado
1 – Guincho Detran/DF
-
EPTG - DF-085 (até o Guará) – moderado
0
0
Trechos do SIA – leve
0
-
Total no percurso
0
0
--- 

3/2 – Saída às 18h17 do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – pesado/parado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
0
7
Pistão Sul – DF-001 – moderado
0
0
Boca da Mata – DF-460 – parado
0
9
Total no percurso
0
16

--- 
4/2 - Saída às 8h14 de Samambaia, destino SIA

17 km de percurso 

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – pesado
0
-
Boca da Mata – DF-460 – pesado
0
3
Pistão Sul - DF-001 – moderado
0
0
EPTG - DF-085 (até o viaduto do SIA) – pesado/parado
0
0
Trechos do SIA – moderado
0
-
Total no percurso
0
3

--- 

4/2 – Saída às 18h15 do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – pesado/parado
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
1 – BPRV-PM-DF
6
Pistão Sul – DF-001 – pesado
0
2
Boca da Mata – DF-460 – parado
0
28
Total no percurso
1
36

--- 

5/2 - Saída às 8h01 de Samambaia, destino SIA

17 km de percurso 

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – pesado
0
-
Boca da Mata – DF-460 – pesado
0
22
Pistão Sul - DF-001 – moderado
0
0
EPTG - DF-085 (até o viaduto do SIA) -parado
0
6
Trechos do SIA – moderado
0
-
Total no percurso
0
28
---

6/2 - Saída às 8h25 de Samambaia, destino SIA

16 km de percurso


Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando   pelo acostamento
Ligação Samambaia – QNL – moderado
0
0
Avenida Elmo Serejo  – leve
0
0
Avenida Central – Taguatinga – pesado
0
-
EPTG - DF-085 (até o Guará) – parado
1-DER-DF*
21
Trechos do SIA - moderado
0
-
Total no percurso
1
21
*Viatura em suporte aos reparos em adutora rompida em 5/2 sob o viaduto de acesso a EPVL
--- 

6/2 – Saída às 18h38 do SIA, destino Samambaia

17 km de percurso

Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Veículos trafegando   pelo acostamento
Trechos do SIA – leve
0
-
EPTG – DF-085 – pesado/parado
1-DER-DF*
39
Pistão Sul – DF-001 – pesado
0
5
Boca da Mata – DF-460 – pesado
0
6
Total no percurso
1
50
*Viatura em suporte aos reparos em adutora rompida em 5/2 sob o viaduto de acesso a EPVL
---

7/2 - Saída às 8h19 de Samambaia, destino SIA

17 km de percurso


Via e condição
do trânsito
Número
de viaturas
Carros trafegando pelo acostamento
Av. Leste (Samambaia) – pesado
0
-
Boca da Mata – DF-460 – pesado
0
1
Pistão Sul - DF-001 – moderado
0
0
EPTG - DF-085 (até o viaduto do SIA) -parado
1-DER-DF*
3
Trechos do SIA – pesado
0
-
Total no percurso
0
4
*Viatura em suporte aos reparos em adutora rompida em 5/2 sob o viaduto de acesso a EPVL


  Somatório geral entre 14/1 e 7/2:


- 29 percursos;
- 628 km rodados;
- 324 carros trafegando pelo acostamento;
- 19 viaturas de fiscalização.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Custa muito organizar essa zona?

Lá vou mais uma vez reclamar da gestão do trânsito no Distrito Federal.

Não é chatice ou apenas cuspir besteiras arrogantes, mas é insuportável assistir cenas como as de hoje sem me irritar.

E nem vou me estender em um mega post. É tudo tão óbvio, simples, que poucas linhas explicam.

Cenas de ontem na EPTG.
Reprodução/TV Globo
Ontem, no fim do dia, a tal adutora da Caesb explodiu por excesso de manutenção nos últimos 30 anos e alagou a EPTG, inundando a alça de acesso a EPVL, a pista do Jockey Clube.

Pelas imagens ao vivo transmitidas pela TV Globo ainda ontem, qualquer pessoa tinha noção que o tamanho do estrago era grande e era fácil perceber que não seria algo de reparo rápido.

Na manhã de hoje, o resultado foi obviamente caótico no trânsito.

A EPTG teve duas faixas fechadas por culpa do reparo da adutora. Por isso, o fluxo de carros na via parou desde Taguatinga. De bandeja, Estrutural, BR-070 e o Pistão Norte também ficaram travados.

Na EPTG, por onde passei por total falta de opção, apenas três agentes do DER-DF assistiam ao inferno. Por coincidência, quando eu passava pelo local da adutora, tomaram a atitude de sinalizar aos motoristas para que usassem a exclusivíssima faixa exclusiva de ônibus na tentativa de desafogar o inferno.

Trânsito na manhã de hoje, 
com a faixa exclusiva vazia.  Reprodução/TV Globo
Será que ainda ontem os gestores do trânsito do DF não conseguiram sacar que hoje seria um dia atípico com uma das principais rodovias da cidade operando com um terço da capacidade normal?

Tinham que ter pensando em um plano especial para a hora do rush de hoje.  Atitudes muito simples, como a liberação da faixa exclusiva da EPTG desde o começo da manhã de Taguatinga até o local do acidente de ontem e a extensão de horário da inversão da Estrutural para desafogar a EPTG.

As autoridades podiam ter utilizado também a imprensa, que sempre se abre a matérias de serviço, para avisar ao cidadão das condições da EPTG, aconselhando até que os motoristas aguardassem em casa melhor momento para se deslocar ao Plano Piloto e, como sempre vejo em outras cidades como Belo Horizonte, São Paulo, a instalação de letreiros móveis que indicam as condições da via quilômetros à frente, evitando que o motorista ingresse em uma rodovia completamente parada e piore o caos.

E, para piorar, na manhã de hoje só aqueles três agentes do DER-DF fiscalizavam todo o caos que vimos o dia todo nos jornais e na TV.

Incompreensível e revoltante.

Vou tentar voltar para casa agora e já vi aqui pelas câmeras da TV Globo que a coisa não está muito bacana na EPTG, mas fazer o quê?

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...