quarta-feira, 26 de março de 2014

Drive Brazil - O V-22 Osprey, o pirocóptero militar

Drive Brazil - Se existia uma aeronave que permeava o imaginário infantil da minha turma de amigos – ainda no começo da década de 90 – era o V-22 Osprey, da Boeing Military Aircraft. Mas só fui descobrir esse nome muito tempo depois. À época, nas brincadeiras de garoto, era o único avião que podia começar o voo verticalmente. E isso, para nós garotos, era motivo suficiente para ficar horas e mais horas em combates simulados.

Adotada por diferentes forças armadas, o V-22 Osprey é uma aeronave de combate capaz de desempenhar múltiplas funções, que utiliza a tecnologia de rotores inclinaveis para combinar o desempenho vertical de um helicóptero com a velocidade e o alcance de uma aeronave de asa fixa. Com as naceles (suporte) do motor e os rotores em posição vertical, a aeronave pode decolar, pousar e planar como um helicóptero. Uma vez no ar, as naceles do motor podem ser viradas, convertendo a aeronave em um avião turboélice capaz de voar a altas velocidades e altitudes. Essa combinação permite que o V-22 ocupe um nicho operacional que nenhuma outra aeronave é capaz de preencher.

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Barulhinho bom (7)

(Da sucursal em Brasília-DF) - Sei que todo mundo já viu esse vídeo, mas preciso deixar registrada a genial campanha desenvolvida pela AlmapBBDO para a rádio KissFM.


É o barulhinho bom livrando o mundo dos barulhinhos ruins.

terça-feira, 25 de março de 2014

Não poupam nem ao carteiro

(Da sucursal em Brasília-DF) – No último dia 17, enviei um Sedex para São Paulo. 

Fiz o envio na agência de distribuição aqui no SIA. Como ali já é um centro de despachos, sempre tenho a sensação de que daquela agência as encomendas saem mais rapidamente.


Carteiro trabalha em Campinas apoiado
por escolta armada. Foto: Apu Gomes/Folhapress 
No balcão, atendimento rápido, valor justo e a garantia de que em dois dias o destinatário estaria com a caixa despachada em mãos.

Com o código de rastreio, comecei a acompanhar o caminho percorrido pela caixa, enviada por mim às 12h26 do dia 17. Pelo pouco que sei da logística dos Correios, minha caixa pegou um voo da Rede Postal Noturna, provavelmente em um Boeing 727 da Rio, e antes das 9h já estava na unidade operacional dos Correios, em São Paulo.

E neste ponto, começou mais uma das peculiaridades brasileiras.

No meio da tarde fui verificar se a encomenda já tinha sido entregue. Seria o natural diante do prazo dado pelo atendente. Quando abria a tela de rastreio, uma mensagem indica que a área de destino da caixa tem prazo diferenciado de entrega.

Como nunca tinha visto essa mensagem, resolvi esperar. Avisei ao destinatário que a caixa demoraria um pouco a chegar e fiquei monitorando a evolução do rastreio. 

Na sexta-feira, dia 21, o status da caixa era o mesmo. Nada de evolução. Intrigado, liguei no atendimento ao cliente dos Correios.

Expliquei ao atendente o ocorrido, que me pediu o código de rastreio. A informação que ele me passou me impressionou:

 Senhor, a polícia nos encaminha dados de violência de diversas regiões. Com base nestas informações, alguns CEPs das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro têm restrição de entrega, que é feita semanalmente, com escolta armada, para proteção da integridade das encomendas e, especialmente, para preservar a vida dos funcionários dos Correios.

Fiquei sem resposta.

Não consegui nem reclamar da ineficiência do atendente na agência aqui do SIA, que não me informou sobre essa restrição.

Achei um absurdo. Logo me veio a cena de um carteiro, em uma bicicleta cargueira, vestindo colete à prova de balas e escoltado por um carro de seguranças armados.

É insano pensar que um serviço básico de qualquer país depende de armas de fogo para funcionar nas duas maiores cidades brasileiras.

E hoje, dia 25, minha caixa ainda não chegou ao seu destino.

Juro que não me importo. Se for para colocar a vida do coitado do carteiro em risco, é melhor que nem chegue mesmo.

Não matem a Bruxa, não matem o kartódromo

Na minha coluna desta semana no Drive Brazil, escrevi sobre o acordo entre o governo do DF, a TV Bandeirantes e a Indy, que viabilizou quatro etapas da categoria em Brasília. Para isso acontecer, muita terra vai ser revirada e vão matar o traçado da pista.


"Quatro etapas da Formula Indy em Brasília. Segundo comunicado do governo do Distrito Federal, a primeira corrida acontece em 8 de março de 2015, quando os carros da tradicional categoria norte-americana alinharão na reta do Autódromo Nelson Piquet.

Segundo o comunicado o acordo prevê provas até 2019, com investimentos em obras e manutenção da pista por conta do governo do DF. No fechamento do acordo, o governador Agnelo Queiroz garantiu que o contrato, que foi viabilizado pela TV Bandeirantes, será cumprido.

As reformas do autódromo, que hoje não têm condições de receber com segurança nenhum tipo de corrida de carros, custarão segundo o governo R$ 150 milhões, em um projeto que está em fase de estudos.

Estudos estes que, de tão demorados, fizeram a organização da Moto GP desistir de sediar uma prova em Brasília, assunto que tratei neste post."

A coluna completa você lê clicando aqui.

segunda-feira, 24 de março de 2014

DriveBrazil - avaliação do novo Fox Bluemotion 1.0

Fox Bluemotion 1.0
Foto: Gabriel Jabur/Drive Brazil
O Drive Brazil testou a versão ecologicamente correta do novo Fox, a Bluemotion. 

"O carro, em si, não é nenhuma novidade - nem no mercado nacional e nem no mercado internacional. Apesar de ser produto da fabricante alemã, o VW Fox foi criado inteiramente no Brasil e exportado para a alguns países da Ásia e Europa. Foi um dos poucos modelos da marca que fez o caminho contrário - saindo do Brasil para o velho continente.

A unidade testada por DRIVE BRAZIL era quatro portas e tinha todos os opcionais disponíveis (sistema de som com comandos no volante, ar-condicionado, faróis de neblina, sensor de estacionamento e pintura metálica, entre outros). O interior do modelo 2014 deixou o espartanismo das primeiras gerações do Fox e se apresenta de maneira agradável e bem acabada no geral."

Para ler a matéria completa, é só clicar aqui.

Drive Brazil

O Punta Tacco no S começa hoje uma parceria de conteúdo com o site DriveBrazil. 

Feito por dois amigos, os jornalistas Clístenes Cardoso e Gabriel Jabur, o DriveBrazil fala sobre tudo que tem rodas e motores, com avaliações independentes de veículos.

Sim, independentes. Sem jabá de montadora ou concessionária, com textos que respeitam a inteligência do leitor.

Em nossa parceria vou publicar aqui o que acho de bacana do DriveBrazil e, semanalmente, soltar lá uma coluna sobre automobilismo.

Bem vindo ao mundo, DriveBrazil!




sexta-feira, 21 de março de 2014

Agenda do fim de semana

No domingo começa a temporada 2014 da StockCar Brasil, em Interlagos. 

A categoria volta com uma cacetada de regras novas. Nesta primeira etapa até dupla de pilotos dividindo carro vai ter...

A Moto GP também volta aos trabalhos.


Vamos ao calendário:


StockCar Brasil


Etapa de Interlagos


Treino Classificatório - Sábado 22/3, 14h  - transmissão pelo SporTv.


Corrida - Domingo 23/3 - 10h30 - transmissão pela Rede Globo



Nascar Sprint Cup


Etapa de Fontana - Auto Club 400


Corrida – Domingo 23/3, 19h - o canal FoxSports 2 transmite.


Dá para seguir pelo site da Nascar clicando aqui.



Nascar Nationwide Series


Etapa de Fontana - Treatmyclot.com 300


Corrida – Sábado, 19h, com opção de seguir aqui.



Moto GP


Etapa do Catar


Treino Classificatório -  Q1 - Sábado 22/3, 14h35 - transmissão pela SporTv


Treino Classificatório -  Q2 - Sábado 22/3, 15h - transmissão pela SporTv


Corrida Categoria Moto GP - Domingo 23/3, 16h -  transmissão pela SporTv.




*colaborou Leonardo Simões.

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...