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Feinhos (3) - faltou um pedaço

(Da sucursal em Bornéu - Indonésia) -  A Lotus abusou da criatividade ao desenhar o E22, carro que vai usar na temporada 2014 da Formula 1. No lugar do bico, um nariz vazado.  Não são fãs dos macacos-narigudos de Bornéu, com certeza. Como a Formula 1 tem regulamento muito restrito, é raro que apareçam grandes discrepâncias em design, como este do nariz da Lotus. Normalmente quando alguém reinventa a roda e tira da manga um desenho completamente diferente do que fazem as outras equipes, ou se lasca completamente ou leva o título com vantagem absurda.  Com a quebradeira que vem assolando a equipe desde o ano passado, acho a opção de que ela se lasque em 2014 a mais provável. Perderam Raikkonen, perderam o cabeça do time, Eric Boullier, além de funcionários e engenheiros.  Ajudando a segurar os cacos, o patrocínio da PDVSA está lá, pujante na asa traseira. Foi levado por Pastor Maldonado, que tem apoio do governo da Venezuela, como eu disse neste post aqui .  Aind

Feinhos (2) - McLaren e os macacos-narigudos de Bornéu

(Da sucursal em Bornéu - Indonésia) - Finalmente, um carro de verdade. Diferente das outras equipes até agora, que apresentaram seus carros com ilustrações e projeções por computador, a McLaren levou o MP4-29 de verdade para fotos. O bico escroto está lá, como na Williams . Como comentou o amigo e leitor do blog, Thiago Casavechia, cada vez mais inspirados nos macacos-narigudos, de Bornéu . Mais uma vez, a desculpa para a feiura é o regulamento e as motivações aerodinâmicas. Estranha a apresentação com o carro sem o patrocinador principal pintado nas laterais. Em times pequenos é até normal que isto aconteça, mas nos grandes é incomum. E não consigo fazer boas previsões para a McLaren para esta temporada. Entra neste ano com um piloto novato, Kevin Magnussen e com um apagado Jenson Button. Para piorar a situação, o time inglês já anunciou que no ano que vem corre de motores Honda. Isto complica a evolução do time durante a temporada, uma vez que duvido que

Feinhos

(Da sucursal em Brasília-DF) - No ano passado, veículos especializados em automobilismo ensaiavam previsões de como seria o design dos carros para a temporada de 2014 da Formula 1. Com base nas alterações técnicas previstas pela FIA, que deixaram mais altos os chassis, a maioria dos desenhos mostrava carros com um bico escroto, baixo e pontudo.  Eis o VJM07, carro da Force India para 2014. Tão feios que a imprensa esportiva brasileira apelidou os carros de “tamanduá”. Dito e feito. Ontem a Force India liberou uma imagem computadorizada do carro que vai usar neste ano. Em uma óbvia intenção de guardar segredo das soluções aerodinâmicas do novo carro, a equipe postou apenas uma tela, mostrando o carro de perfil. Apesar do ângulo desfavorável, dá para perceber a forte inclinação do bico. E na manhã de hoje, a Williams, equipe de Felipe Massa, matou a curiosidade de quem esperava uma imagem da dianteira de algum carro e soltou no site da equipe algumas projeções do FW

Belina do capeta

(Da sucursal em Samambaia-DF) - Um amigo me indicou este vídeo pelo Facebook, de título " Belina do capeta ". Na filmagem, uma bonita Belina, aquela perua descontinuada pela Ford em 1991, voando baixo por uma rodovia em velocidades que superam os 180 km/h. Pela cara do carro, ela é da última série fabricada.  No final da vida da Belina, Ford e VW formavam uma joint venture no Brasil. Compartilhavam projetos, linhas de produção e motores. A perua do vídeo parece ser das mais completas, o que significa que é empurrada pelo motor VW AP 1.8, adorado pelos preparadores por ser resistente e suportar alterações mecânicas que aumentam significantemente sua potência a um custo baixo. Colado o tempo todo na Belina, o motorista de uma Chevrolet S10, último modelo. O motorista da picape tenta acompanhar a perua, sempre em altíssima velocidade. Em diversos momentos o motorista da S10, que dirige e filma ao mesmo tempo, aponta a câmera para o próprio painel

PuntaData - fiscalização de trânsito (3)

Mais tabelas, agora dos dias 16, 17 e 20 de janeiro, sempre na hora do rush. Se você não leu esta série desde o primeiro post, clique   aqui  para entender o que estou fazendo. Por enquanto, média de uma viatura a cada 35,6 km rodados e de um carro circulando pelo acostamento a cada 4,28 km. Se não fosse a viatura do Detran-DF que fica estacionada diariamente ao lado da obra da Elmo Serejo, a média de fiscais por km seria bem pior.  E, para constar, eu até tentei contabilizar o número de carros particulares que usam a faixa exclusiva da EPTG, mas eram tantos que desisti.  Ainda sobre a faixa exclusiva, o que passa por ela de carro de placa cinza e descaracterizado, voando baixo com rotolight/girolfex pregado no teto não é brincadeira. E, normalmente, são carros com só o motorista. Estranho... 16/1 – Saída às 8h25 de Samambaia com destino ao SIA, passando pelo Guará 22 km de percurso Via e condição do trânsito Número de v

Foto do dia + Barulhinho bom (4)

Esta foto pede esta música.  Fly me to the moon Brasília, 5 de fevereiro de 2010 Canon EOS 30D - ISO320, 1/250, f10

Isofix, a conta-gotas

(Da sucursal em Brasília-DF) - O Inmetro publicou hoje (16/1), no Diário Oficial da União a regulamentação do sistema Isofix de fixação de cadeirinhas de bebês em carros. Até agora, como o Inmetro ainda não havia se manifestado sobre o Isofix, a venda de cadeirinhas com o sistema era ilegal no Brasil, já que os assentos automotivos para crianças só podem ser comercializados no país se estamparem o selo do órgão. Esta falta de regulamentação era no mínimo idiota. O Isofix é um grande avanço na segurança para o transporte de bebês e crianças em automóveis. Ao invés das cadeirinhas e bebês-confortos (plural escroto) serem presos pelo cinto de segurança, os carros com Isofix têm uma estrutura na base e no topo do encosto do banco traseiro, que é parte da carroceria do carro. O assento preparado para o sistema vem com ganchos (foto), que travam com extrema firmeza a cadeirinha nesta estrutura, garantindo muito mais estabilidade ao conjunto e ao bebê. Na prática, o Isofix dá mu