Fly me to the moon Brasília, 5 de fevereiro de 2010 Canon EOS 30D - ISO320, 1/250, f10 |
Escrito por um mineiro, pai de um moleque sensacional, jornalista, repórter fotográfico, apaixonado por carros e por automobilismo.
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014
Foto do dia + Barulhinho bom (4)
Esta foto pede esta música.
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Isofix, a conta-gotas
(Da sucursal em Brasília-DF) - O Inmetro publicou hoje (16/1), no Diário Oficial da União a
regulamentação do sistema Isofix de fixação de cadeirinhas de bebês em carros. Até
agora, como o Inmetro ainda não havia se manifestado sobre o Isofix, a venda de
cadeirinhas com o sistema era ilegal no Brasil, já que os assentos automotivos
para crianças só podem ser comercializados no país se estamparem o selo do
órgão.
Esta falta de regulamentação era no mínimo idiota. O Isofix
é um grande avanço na segurança para o transporte de bebês e crianças em
automóveis.
Ao invés das cadeirinhas e bebês-confortos (plural escroto)
serem presos pelo cinto de segurança, os carros com Isofix têm uma estrutura na
base e no topo do encosto do banco traseiro, que é parte da carroceria do carro. O
assento preparado para o sistema vem com ganchos (foto), que travam com extrema
firmeza a cadeirinha nesta estrutura, garantindo muito mais estabilidade ao
conjunto e ao bebê.
Na prática, o Isofix dá muito mais segurança para os
pequenos, que em caso de acidentes não correm o risco de sofrerem traumas
causados pela folga que o cinto de segurança deixa, mesmo quando instalado
perfeitamente na cadeirinha.
Com a regulamentação do Inmetro, é necessário que o
Congresso Nacional torne obrigatório o uso do Isofix no Brasil. Hoje poucos
carros vendidos no Brasil, a maioria importados, vêm de fábrica com este
dispositivo e, sem legislação que obrigue, duvido que os fabricantes dos
assentos se mobilizem em investir na produção de bebês-confortos e cadeirinhas
com a novidade.
Meu medo é que o Isofix caia na mesma palhaçada do airbag e
do ABS, que foram cozinhados pelo lobby das montadoras e quase escapam da
obrigatoriedade em 2014. Nos Estados Unidos, nenhum carro sai das fábricas sem
airbag desde 1998.
No meu próximo carro, o Isofix
será determinante na escolha para a compra.
Theo agradece.
P.S.: Como já disse neste post aqui, vídeos chocantes podem ser eficientes para criar, no mínimo, receio nas pessoas. Se você tem filhos e comete a estupidez de deixá-los soltos enquanto dirige, dê uma olhada neste crash-test, com um boneco simulando uma criança solta no carro.
Neste outro, a prova de que seu colo não é seguro em caso de acidentes. Lugar de bebês e crianças é na cadeirinha, mesmo que ele berre e chore até ficar rouco. É melhor parar o carro e acalmá-lo do que seguir adiante com o pequeno nos braços.
quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
PuntaData - fiscalização de trânsito (2)
Seguindo a miniauditoria, atualização de dados.
Para entender este post, clique aqui.
14/1 – Saída às 17h54 do SIA, passando
pelo Setor Bancário Norte, destino Samambaia
42 km de percurso
Via e condição
do trânsito
|
Número
de viaturas
|
Carros trafegando
pelo acostamento
|
Trechos do SIA –
pesado
|
0
|
-
|
Setor Policial
Sul – moderado
|
0
|
-
|
Eixinho W – leve
|
0
|
-
|
Via paralela ao
Monumental ao lado do Teatro Nacional – parado
|
0
|
-
|
Eixo Monumental (da
Torre de TV ao viaduto Ayrton Senna) – parado/moderado
|
0
|
-
|
Estrutural (até a
cidade do automóvel) – moderado
|
0
|
0
|
Via Setor de
Cargas/Lúcio Costa – moderado
|
0
|
0
|
EPTG - DF-085 (desde
o Lúcio Costa) – moderado
|
0
|
0
|
Pistão Sul - DF-001 – lento
|
0
|
0
|
Boca da Mata –
DF-460 – parado
|
0
|
10
|
Total no percurso
|
0
|
10
|
15/1 – Saída às 8h16 de Samambaia com
destino ao SIA
16 km de percurso
Via e condição
do trânsito
|
Número
de viaturas
|
Carros trafegando
pelo acostamento
|
Av. Leste (Samambaia) – pesado
|
0
|
-
|
Boca da Mata –
DF-460 – moderado
|
0
|
0
|
Pistão Sul - DF-001 – moderado
|
0
|
0
|
EPTG - DF-085 (até
o viaduto do SIA) – moderado
|
0
|
0
|
Trechos do SIA –
leve
|
0
|
-
|
Total no percurso
|
0
|
0
|
Somatório geral entre 14/1 e 15/1:
- 4 percursos;
- 98 km rodados;
- 36 carros trafegando pelo acostamento;
- 1 viatura de fiscalização.
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
PuntaData - fiscalização de trânsito
Começo hoje uma miniauditoria. Nada de metodologia fantástica, apenas papel, caneta e observação, a serviço do PuntaData, o instituto de pesquisa do Punta Tacco no S.
Me instigou dar início a esta observação a ausência dos responsáveis pela fiscalização de trânsito na rotina dos engarrafamentos. Sempre que estou dirigindo, fico à procura das viaturas e dos agentes de trânsito, que deveriam organizar a zona que é a hora do rush.
Porém, vejo poucos, em dias esporádicos.
Em minha concepção leiga de trânsito com cidadania, três pontos são fundamentais para que o convívio nas ruas seja decente: legislação, educação e fiscalização.
Lei, nós temos. O Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, apesar das adaptações que precisam acontecer, tem muito de positivo. Tem falhas em alguns pontos, e um deles é a educação de trânsito, o segundo tópico dos três. Querer que alguém que nunca tocou em um volante saia em condições de dirigir depois de passar pela escola de trânsito, com o método aplicado atualmente, é hipocrisia demais. Sem contar a falta de boas campanhas de conscientização.
O terceiro, fiscalização, motivo da miniauditoria que começo hoje.
No Distrito Federal temos vários órgãos de fiscalização de trânsito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). Cada um destes dispõem de estrutura e servidores exclusivos para organizar o tráfego de veículos.
Quando releio o parágrafo acima e dirijo nas horas de trânsito mais complicado, me pergunto onde está toda esta estrutura que deveria cumprir seu papel nas ruas, organizando e fiscalizando o inferno do rush brasiliense. Sei que existem câmeras que dão suporte aos fiscais, mas o agente na rua é figura que inibe infrações e facilita o fluxo nas vias. E eles fazem falta.
Assim, vou jogando aqui, diariamente, uma tabela. Nela, as vias pelas quais passei, horários, quantos carros contei pelo acostamento (isso me mata de raiva) e, especialmente, quantas viaturas de fiscalização de trânsito vi pelo percurso.
É uma pesquisa boba, sem base técnica, mas parte da percepção do motorista que dirige diariamente e que sente falta dos fiscais de trânsito para melhorar a má condição de fluxo que temos hoje em nossa cidade.
13/1 – Saída às 17h53
do SIA com destino a Samambaia
17 km de percurso
Via e
condição
do
trânsito
|
Número
de
viaturas
|
Carros
trafegando pelo acostamento
|
EPTG - DF-085 – moderado
|
0
|
8
|
Pistão Sul - DF-001 – lento
|
0
|
1
|
Boca da
Mata -DF-460 – parado
|
0
|
14
|
Total no
percurso
|
0
|
23
|
14/1 – Saída às 8h01
de Samambaia com destino ao SIA
23 km de percurso
Via e
condição
do
trânsito
|
Número
de
viaturas
|
Carros
trafegando pelo acostamento
|
Av. Leste
(Samambaia) – leve
|
0
|
0
|
Ligação
Samambaia – QNL – leve
|
0
|
0
|
Avenida
Elmo Serejo – leve
|
1* -
Detran-DF
|
0
|
EPTG - DF-085 – moderado
|
0
|
3
|
Trechos do
SIA – leve
|
0
|
0
|
Total no
percurso
|
1*
|
3
|
*Viatura do Detran-DF
em suporte à obra de reparo da erosão no sentido Taguatinga.
Somatório geral até 14/1:
- 2 percursos;
- 40 km rodados;
- 26 carros trafegando pelo acostamento;
- 1 viatura de fiscalização.
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
Saíram os números!
Felipe Massa anunciou com uma imagem no Instagram a escolha pelo número 19. |
(Da sucursal em Brasília – DF) – Como comentei neste post, a Formula 1 deixou de numerar os pilotos pela classificação no
mundial da temporada anterior e liberou aos pilotos a escolha da numeração que
vão exibir nos carros, como é feito na Nascar, na Moto GP, na Stock Car.
Achei a ideia muito legal, já que o corredor vai poder
manter o mesmo número até o final da carreira, se quiser. É uma forma de aumentar a ligação dos fãs com
seus pilotos favoritos e cria mais uma maneira dos pilotos explorarem
publicidade. O número 46 de Valentino Rossi, por exemplo, virou um ícone na
Moto GP.
Ficou assim a numeração dos carros para a temporada 2014 da
F1:
Red Bull Racing
1 - Sebastian Vettel - Vettel reservou o nº5, mas optou pela preferência que tem em estampar o nº1, já que foi campeão no ano passado.
3 - Daniel Ricciardo
1 - Sebastian Vettel - Vettel reservou o nº5, mas optou pela preferência que tem em estampar o nº1, já que foi campeão no ano passado.
3 - Daniel Ricciardo
Mercedes
6 - Nico Rosberg
44 - Lewis Hamilton
6 - Nico Rosberg
44 - Lewis Hamilton
Ferrari
7 - Kimi Raikkonen
14 - Fernando Alonso
7 - Kimi Raikkonen
14 - Fernando Alonso
Lotus
8 - Romain Grosjean
13 - Pastor Maldonado
8 - Romain Grosjean
13 - Pastor Maldonado
McLaren
20 - Kevin Magnussen
22 - Jenson Button
20 - Kevin Magnussen
22 - Jenson Button
Force India
11 - Sergio Pérez
27 - Nico Hulkenberg
11 - Sergio Pérez
27 - Nico Hulkenberg
Sauber
21 - Esteban Gutiérrez
99 - Adrian Sutil
Williams
19 - Felipe Massa – Era o número que Massa usava quando era kartista, ainda. Tomara que traga sorte.
77 - Valtteri Bottas – Foi esperto e vai aproveitar o 77 para vender sua marca, Bo77as.
19 - Felipe Massa – Era o número que Massa usava quando era kartista, ainda. Tomara que traga sorte.
77 - Valtteri Bottas – Foi esperto e vai aproveitar o 77 para vender sua marca, Bo77as.
STR
25 - Jean-Eric Vergne
26 - Daniil Kvyat
Marussia
17 - Jules Bianchi
A confirmar - Max Chilton
Caterham
Ainda sem pilotos.
Barulhinho bom (3)
(Da sucursal em Brasília-DF)-Normalmente uso a coluna Barulhinho bom para sons de motores, turbinas.
Hoje, vou fugir à regra.
O grande amigo e guitarrista Gustavo Santos (nunca chamei ele assim, mas tudo bem...), jogou no YouTube o primeiro clipe com uma música dele.
Ele, fodasticamente, fez tudo ali. Composição, base da bateria e, é claro, mandou bem demais com a guitarra nas mãos.
Vale a pena assistir, sempre em 1080HD e com o volume um pouco mais alto do que você usa normalmente.
Ex Nihilo - Gustavo Santos
quarta-feira, 8 de janeiro de 2014
Parabéns a nós, fotógrafos!
Várias datas e controvérsias acumulam-se sobre que dia é realmente o dia do fotógrafo.
Algumas teorias marcam o 8 de janeiro por ser por volta desta data, em 1840, que o primeiro daguerreótipo chegou ao Brasil.
Já em 2 de setembro comemoramos o dia do repórter fotográfico.
Bom que assim comemoro minha profissão/hobby/paixão duas vezes por ano.
Em homenagem ao dia de hoje, coloco uma frase de Henri Cartier-Bresson que sempre me inspira. Sintetiza o clique. Técnica, dom, e a paixão pela imagem:
“Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração.”
E esta fotografia, feita por Bresson em Paris, em 1932, deixa claro como ele levava estas aspas a sério.
Algumas teorias marcam o 8 de janeiro por ser por volta desta data, em 1840, que o primeiro daguerreótipo chegou ao Brasil.
Já em 2 de setembro comemoramos o dia do repórter fotográfico.
Bom que assim comemoro minha profissão/hobby/paixão duas vezes por ano.
Em homenagem ao dia de hoje, coloco uma frase de Henri Cartier-Bresson que sempre me inspira. Sintetiza o clique. Técnica, dom, e a paixão pela imagem:
“Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração.”
E esta fotografia, feita por Bresson em Paris, em 1932, deixa claro como ele levava estas aspas a sério.
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