(Infelizmente, da sucursal em Samambaia-DF) - Como era de se esperar, deu tudo errado nas primeiras voltas dos
testes de pré-temporada da F1, em Jerez, na Espanha.
Estes primeiros dias de carro na pista não são suficientes e não
dão parâmetros para que alguém preveja nada para a temporada, servem somente para
as equipes começarem a colocar as coisas no lugar e descobrir se nada explode
nos carros.
Especialmente se consideramos fatores como os carros completamente
novos, com todas as equipes começando do zero em motores, chassis,
aerodinâmica, no novo KERS, que virou ERS. Para piorar, quase todos os times,
com exceção de Force India e Marussia, trocaram pilotos da dupla titular, o que
significa que esses “novatos” não participaram de grande parte do
desenvolvimento do carro no ano passado.
Some tudo isso e temos um começo difícil de temporada.
Massa nas primeiras voltas no FW36. |
Felipe Massa estreou bem hoje na Williams, pilotando o FW36.
Conseguiu fazer alta quilometragem, com 47 voltas e marcou o segundo melhor
tempo até agora em Jerez, com 1.23:700. Vamos ver no que dá, mas o começo
da Williams foi interessante, com Bottas, companheiro de Massa, ocupando o
terceiro lugar nos dois primeiros dias de testes.
Na Red Bull, o quadro é grave. Pelo terceiro dia consecutivo os
campeões mundiais não conseguiram sequer marcar tempo. Daniel Ricciardo fez
breve estreia, saindo dos boxes e parando metros depois. O RB10 somou pífias 14 voltas em três dias de testes, quadro desesperador para a equipe diante dos 136 giros da rival, Ferrari. O motor Renault é o vilão da história, mas o prejuízo
destes dias sem testar com tanta novidade no carro vai ser trabalhoso de se
recuperar e pode tirar a Red Bull do pódio nas primeiras provas.
Ricciardo teve começo pior que o de Vettel: rodou poucos metros com o RB10. |
Feliz deve estar Kevin Magnussen. Estreou ao volante da McLaren e
liderou o treino de hoje. Alonso, que começou hoje os trabalhos no F14 T, ficou
a pé após 58 voltas. A Ferrari do espanhol abriu o bico, algo normal em
pré-temporada.
Entre as outras equipes, nada de novo. O vai-e-vem de gente
tentando fazer toda a parafernália funcionar. Deve ser uma delícia cobrir uma
sessão dessas na pista, in-loco. Quem sabe um dia...
A Marussia apresentou hoje o MR03. |
Terça e quarta
Na terça-feira, a Ferrari conseguiu ser a melhor na pista,
completando 31 voltas com Kimi Raikkonen ao volante da F14 T. Nas outras
equipes, caos.
A McLaren não conseguiu nem tirar o carro da garagem. A Mercedes
até saiu dos boxes, mas a asa dianteira do W05 quebrou e Lewis Hamilton parouna barreira de pneus, encerrando os trabalhos de pista da equipe alemã naquele
dia.
Para as outras, voltas de instalação e mais dificuldades. O
companheiro de Massa na Williams, Valtteri Bottas ficou na mão com um problema
elétrico. A campeã mundial Red Bull deu três voltas com Vettel ao volante, mas
recolheu o carro aos boxes, sem marcar tempo.
Force India, Toro Rosso e Sauber completaram algumas voltas, mas
se deram por satisfeitas por conseguirem ao menos colocar os carros para andar.
Ontem, quarta-feira, o dia foi de chuva. Bom para as equipes que
puderam testar os carros em um cenário importante.
Raikkonen rodou bem e completou 47 voltas com a nova Ferrari. A
McLaren conseguiu tirar a MP4-29 do lugar e com Button ao volante deu 43 giros.
Na Williams, 35 voltas de Bottas; na Force India, 37 giros na estreia de Sergio
Pérez na equipe; e na Sauber o C33 pilotado por Gutiérrez cruzou a reta dos
boxes 53 vezes.
Foi vez da Toro Rosso ficar presa nos boxes. Pobre do novato russo
Daniil Kvyat, que perdeu preciosas voltas para ganhar experiência na
Formula 1. E Vettel, mais uma vez com problemas no motor Renault da Red Bull,
deu frágeis 8 voltas e recolheu à oficina. Parece que por lá as coisas andam
muito complicadas.
A surpresa do dia foi Nico Rosberg, que depois de grande esforço
da equipe para recuperar o carro acidentado no dia anterior, deu 97 voltas.
E assim fica o quadro geral destes três
dias de testes em Jerez, com os tempos agrupados:
Posição/piloto/nacionalidade
|
Equipe
|
Tempo
|
Voltas
|
1
Kevin Magnussen - Dinamarca |
McLaren
Mercedes |
1:23.276
|
52
|
2
Felipe Massa - Brasil |
Williams
Mercedes |
1:23.700
|
47
|
3
Lewis Hamilton - Inglaterra |
Mercedes |
1:23.952
|
80
|
4 Jenson Button - Inglaterra
|
McLaren
Mercedes |
1:24.165
|
83
|
5 Kimi Raikkonen - Finlândia
|
Ferrari
|
1:24.812
|
78
|
6
Valtteri Bottas - Finlândia |
Williams
Mercedes |
1:25.344
|
42
|
7
Fernando Alonso - Espanha |
Ferrari |
1:25.495
|
58
|
8
Nico Rosberg - Alemanha |
Mercedes |
1:25.588
|
97
|
9
Nico Hulkenberg - Alemanha |
Force
India Mercedes |
1:26.096
|
17
|
10
Sergio Perez - México |
Force
India Mercedes |
1:28.376
|
48
|
11
Jean-Éric Vergne - França |
Toro
Rosso Renault |
1:29.915
|
45
|
12
Adrian Sutil - Alemanha |
Sauber
Ferrari |
1:30.161
|
34
|
13
Esteban Gutiérrez - México |
Sauber
Ferrari |
1:33.270
|
60
|
14
Marcus Ericsson - Suécia |
Caterham
Renault |
1:37.975
|
12
|
15
Sebastian Vettel - Alemanha |
Red
Bull Racing Renault |
1:38.320
|
11
|
16
Robin Frijns - Holanda |
Caterham
Renault |
*
|
10
|
17
Max Chilton - Inglaterra |
Marussia
Ferrari |
*
|
5
|
18
Daniel Ricciardo - Austrália |
Red
Bull Racing Renault |
*
|
3
|
*Piloto não completou voltas cronometradas, sem tempo marcado.