segunda-feira, 31 de março de 2014

Drive Brazil - avaliação do Move up! 1.0

VW Move up! 1.0
Foto: Gabriel Jabur
Seguindo a série de avaliações do Drive Brazil, o carro esmiuçado da vez foi o VW up!. Pequeno, ágil e econômico, o up! (que saco esse ponto de exclamação) vem com a proposta de ser o novo "carro do povo", como era chamado o Fusca na Alemanha de Hitler.

Sim, o Fusca foi um projeto de Hitler, na Alemanha nazista, mas isso é assunto para um post futuro.

"A história de sucesso do VW Fusca - que ficou em produção por um período de 50 anos - foi baseada em três pilares: preço, disponibilidade e popularidade. À época do lançamento, ainda na década de 50, o Fusca praticamente não tinha concorrentes em tamanho e, consequentemente, em preço. Havia carros maiores e que custavam mais. E, de fato, o Fusca nunca foi barato – se respeitadas as correções monetárias – o carro custava em cruzeiros o que hoje seria cerca de R$ 40 mil. Foi fabricado praticamente igual pelos quatro cantos do mundo e sempre manteve uma enorme popularidade – por isso o modelo é conhecido pelo mundo apenas como Volkswagen – carro do povo, em alemão. Acontece que a VW tem objetivos a cumprir, sendo o principal deles alcançar a liderança do mercado mundial de automóveis com um volume anual de 10 milhões de unidade até 2018. Por esses motivos a marca aplicou a experiência adquirida ao longo dos anos e resgatou de volta os princípios do Fusca, mas agora adaptados à realidade contemporânea. O resultado é o up!"

Leia o restante da matéria no Drive Brazil, clicando aqui.

domingo, 30 de março de 2014

Malásia - Corrida sem graça e Massa na berlinda

(Da sucursal em Samambaia - DF) – Chatinha. Foi assim a corrida de hoje, na Malásia.

Hamilton foi absoluto, com Rosberg em 2º e
Vettel  levando a Red Bull ao pódio em 3º. Foto: AFP
Para complicar a vida dos engenheiros, a prova toda aconteceu com tempo seco. Caíram uns pingos no fim da prova, mas não foram suficientes para molhar a pista. 

Ontem, durante a classificação, desabou um forte temporal que fechou o espaço aéreo sobre o autódromo de Sepang e atrasou o começo da qualificação. Na Formula 1 é assim: se não existe condições de decolagem do helicóptero médico, a sessão é paralisada por segurança.

Hoje, na corrida, foi tudo mais calmo. Calmo até demais.

Hamilton largou na pole position e como líder ficou até cruzar a linha de chegada. Não passou apertos, precisou só administrar o carro e torcer por não ser afetado por nenhuma pane ou quebra.

O companheiro de Hamilton na Mercedes, Nico Rosberg, chegou em segundo, superando a Sebastian Vettel, que largou na posição de número dois, mas que não conseguiu fazer frente ao grande fim de semana da Mercedes.

Se eu fosse Vettel, ficaria feliz com o terceiro degrau no pódio por dois motivos. Para começar, ficar com entre os três primeiros demonstra que a Red Bull está encontrando o acerto ideal para o carro. É uma evolução significativa se dermos uma olhada nas condições da equipe nos teste de pré-temporada. O segundo motivo está na vaga ao lado da de Vettel na garagem da Red Bull, a de Ricciardo. O azar que domina o começo de temporada do australiano é de dar pena.

Mecânicos empurram carro de Ricciardo
de volta para os boxes. Foto: Reuters
Começou com a desclassificação na Austrália por uma irregularidade no carro. Já hoje, Ricciardo passou por absurdos, que começaram na última parada dos boxes, quando a Red Bull errou e não prendeu corretamente a roda dianteira esquerda do carro do rapaz. Ele foi obrigado a parar antes de conseguir sair dos boxes. Ficou ali, esperando os mecânicos o resgatarem. Ao voltar à pista, a asa dianteira quebrou, um pneu furou. Quando voltou aos boxes para os reparos, foi obrigado a pagar uma punição de 5s parado, pelo motivo da equipe tê-lo permitido sair da troca de pneus de forma insegura. Na volta 49 Ricciardo abandonou, mas não sem levar uma punição de dez posições no grid de largada para a próxima etapa, no Bahrein, por culpa do show pastelão que a Red Bull fez no pit stop do australiano.

Sim, Vettel, sua vida está muito bacana.

De resto, está claro que a Mercedes é a equipe a ser batida. Tem os melhores carros e pilotos que estão tirando o melhor do equipamento. A Red Bull se encontrou e começa a ser competitiva. A Ferrari andou bem, especialmente com Alonso.

E a Williams, e Felipe Massa?

O carro inglês é bom mas é feito de açúcar. Em pista molhada é lento e isso fez Massa e Bottas largarem em 13º e 15º. Começar a prova tão no fundo do grid faz tudo mais difícil.

Na largada, Felipe conseguiu ganhar posições e fechou a primeira volta em 10º. Bottas fez uma largadassa e vinha logo atrás de Massa, quando foi alertado pela equipe a, naquele momento, não forçar a barra sobre o brasileiro.

Era começo de corrida e talvez fosse realmente bom tomar um pouco de cuidado. O problema é que os tempos de Massa eram piores que os de Bottas.

Depois da última parada nos boxes, eu vinha acompanhando os tempos no site oficial da F1.

Massa estava tentando uma perseguição a Button, mas o que me deixava mais alerta era o quanto Bottas estava mais rápido que Massa.

Era coisa de 0,5s por volta.

Com esse quadro claro de diferença de tempos, pelo rádio veio da equipe o recado para Massa de que Bottas vinha rápido. E de que não era para Felipe dificultar a ultrapassagem, muito menos para segurar ao finlandês.

Massa, puto, não cedeu. Segurou a Bottas até o fim e cruzou a linha de chegada em 7º, com o companheiro de equipe colado na traseira, em 8º.

Bottas em perseguição a Massa: clima tenso
na Williams. Foto: Reuters
Felipe mudou de postura em relação ao passado. Se impôs e não aceitou a ordem da equipe. Isso é muito bom e muda a forma de como ele é visto na F1. O porém fica para a situação que causou a ordem no rádio. Bottas esteve mais rápido que Massa nas duas situações quando estiveram próximos um do outro e tinha condições de superar Felipe.

Sei que é cedo para dizer que um piloto é mais eficiente dentro da mesma equipe, mas em um mundo em que 1 décimo é tempo demais, ficar à frente do colega de equipe faz muita diferença. 

E por isso a situação ficou tão tensa.

Acorde, Massa. Ou você se posiciona agora,com bons resultados, ou a situação pode ficar complicada para você dentro da Williams.

Meu pequeno gearhead


Gearhead é um termo que foi criado pelos ingleses para descrever pessoas apaixonadas por carros. Para traduzir, fica algo como cabeça de engrenagens.

Aqui em casa, meu pequeno Theo vai aos poucos demonstrando que é um mini-gearhead. Além de apontar para os carros na rua, fazendo o barulhinho de "vruuuuuuum", ele consegue imitar perfeitamente um Formula 1 v8 fazendo uma redução de 6ª para 5ª marcha. 

Duvida? Assista ao vídeo!

Continue assim, filhão! Se tudo der certo, o kart te espera em alguns anos!





sexta-feira, 28 de março de 2014

Obrigado, Kombi!

(Da sucursal em Brasília-DF) – Emocionante a campanha da AlmapBBDO para a Volkswagem de “deslançamento” da Kombi.

Desde o ano passado, quando o governo federal confirmou que veículos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2014 deveriam ter obrigatoriamente ABS e airbag, a VW anunciou que não seria viável atualizar a velha perua.

Desde então foram lançadas diversas peças e ações publicitárias que culminaram neste fantástico mini-documentário, com a Kombi realizando seus últimos desejos antes da despedida.

Garanto que esse vídeo do tchau vai fazer os olhos de muitos marmanjos apaixonados por carros marejarem. É estranho como alguns objetos inanimados passam a fazer parte de nossas vidas de uma maneira tão próxima que parecem tomar vida.

E isso a Kombi fez com muita gente.

Não estou me importando e muito menos discutindo a baboseira técnica de que a Kombi era velha, desatualizada, perigosa e cara pelo que oferecia. O que importa aqui é o carisma e as histórias que as peruinhas da VW carregaram em 57 anos de vida.

Assista ao vídeo e baixe o anúncio em alta resolução de despedida da Kombi.

Obrigado, velha senhora! Vá curtir o merecido descanso com seu irmão, na Holanda.



P.S.: Lud, precisamos comprar uma casa grande com urgência. Minha garagem dos sonhos, que já tinha algumas vagas ocupadas, vai precisar de espaço para uma Kombi 1974 com a pintura saia e blusa.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Sincerão

(Da sucursal em Sepang, Malásia) - Perguntado sobre o que achava do som dos novos motores V6 turbo da F1, Vettel não mediu palavras, muito menos foi político.

"O barulho é uma merda", disse um sincero Vettel.

Eu concordo com ele.


Agenda do fim de semana

Fim de semana movimentado. Tem abertura de temporada da Indy e Formula 1 na Malásia.

Fique ligado se você tem SporTv em casa. Em duas hora começa o primeiro treino livre da F1 em Kuala Lumpur.

#boraMassa
Massa vai para a Malásia
com bom carro e com pouca sorte

Formula 1

Grande Prêmio da Malásia – Circuito Internacional de Sepang

Treino livre 1 – Hoje (27/3), 23h
Treino livre 2 – amanhã (28/3), 3h
Treino livre 3 - sábado, (29/3), 2h

Treino oficial de classificação - sábado, (29/3), 5h
Corrida – Domingo (30/3), 5h

Os treinos a SporTv transmite ao vivo. Classificação e corrida ficam por conta da Rede Globo, também ao vivo.

IndyCar Series

Grande Prêmio de St. Peterburg, Flórida

Treino livre 1 – amanhã (28/3), 11h 
Treino livre 2 – amanhã (28/3), 15h
Treino livre 3 - sábado, (29/3), 11h

Treino oficial de classificação - sábado, (29/3), 15h
Corrida – Domingo (30/3), 16h – transmissão pelo BandSports

Nascar Sprint Cup

Etapa de Martisnville - STP 500

Corrida – Domingo 29/3, 15h30 - o canal FoxSports 2 transmite.

Nascar Camping World Truck Series 

Etapa de Martisnville – Kroger 250

Corrida – Domingo 30/3, 13h55 - o canal FoxSports 2 transmite.

* colaborou Leonardo Simões

Barrichello, P1

(Da sucursal em Brasília-DF) - Dudu Barrichello, filho mais velho de Rubens, venceu a primeira corrida de sua carreira.

A vitória aconteceu pela Copa São Paulo de Kart KGV, no sábado (22/3), no Kartódromo Internacional da Granja Viana, no interior de São Paulo. 

Dudu, de 12 anos, ganhou as duas baterias disputadas.

É o primeiro passo do moleque, que segundo o pai, tomou o rumo dos motores por conta própria. 

Apesar de ser escrachado pelos brasileiros, Rubens Barrichello foi um dos grandes pilotos da Formula 1 e é muito respeitado no exterior. Tomara que Dudu consiga seguir os passos do pai e que tenha mais sorte nas escolhas que fizer na carreira.

Dudu, que usa capacete inspirado no do pai,
comemora a primeira vitória no kart. Foto: Cris Reis


Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...