domingo, 20 de abril de 2014

China - Massa azarado e Mercedes absoluta

(Da sucursal em Unaí-MG) - Hoje assisti a corrida como fazia há alguns anos, com meu pai e meu irmão. Legal dividir a sala com esses dois, no fim da madrugada, para acompanhar a corrida juntos, como fazíamos antigamente.

Meu pai chegou um pouco atrasado na sala e perdeu a largada.

E foi mais uma largadassa do Massa.

Felipe pulou do sexto lugar e engoliu o líder do campeonato, Nico Rosberg, da Mercedes. Na sequência, Massa se armou pelo centro da reta. Infelizmente, aí começou o início do fim.

Alonso tomou o mesmo rumo de Massa, já se posicionando para a primeira curva. Como os dois pilotos tomaram a mesmo direção, a física tratou de impor uma de suas leis. Massa e Alonso chocaram-se roda com roda, sem culpa de nenhum dos dois.

O brasileiro até quicou como resultado da porrada.

A pancada entre Massa e Alonso: culpa de ninguém e prejuízo só para Felipe. Foto:AFP

Massa, que se tivesse passado ileso por Alonso seria o segundo colocado ao final da primeira curva, com a cacetada acabou por aliviar o pé e ser obrigado a contentar-se com o quinto lugar.

Atrás dele, seu companheiro Valtteri Bottas passava pela mesma situação. Tomou de Nico Rosberg uma cacetada igual a de Massa, porém muito mais forte. O carro de Bottas quase rodou, mas o finlandês segurou as pontas e permaneceu sétimo.

A cacetada que os dois carros da Williams levaram foram servidas. Massa chegou a reclamar pelo rádio, dizendo que Alonso tinha o acertado. Vendo e revendo a largada, foi lance de corrida. O espanhol nem viu Felipe e não teve culpa alguma.

O problema de Felipe é o azar.

Quando foi para a primeira parada nos boxes, a Williams já serviu a Massa com uma cagada: as rodas traseiras estavam invertidas nas mãos dos mecânicos.

Sim, absurdamente invertidas.

A peça que deveria ser instalada no lado esquerdo estava na mão do borracheiro do lado direito. Bisonho, bizarro, erro primário.

Correria, rodas destrocadas, e aí vem a cereja do bolo: quem disse que os mecânicos conseguiam travar a porca da roda traseira esquerda? Provavelmente a cacetada empenou alguma coisa na base onde a roda se encaixa e o mecânico sofreu para prender a roda. No fim das contas, pregaram a peça com cuspe e cola Superbonder.

O resultado para Felipe foi voltar à pista em 21º. Só não voltou em 22º porque Adrian Sutil já tinha abandonado.

Fim de corrida para Massa, que passou o resto da prova lutando por uma recuperação sem muito efeito. Terminou em uma azarada 13ª colocação.

E Bottas, que tomou uma cacetada no mesmo ponto porém mais forte que a de Massa?

Com o finlandês da Williams, nada de diferente aconteceu nos boxes. Parou, tiraram as rodas usadas, colocaram as novas, carro no chão e piloto na pista. Fechou a corrida em 7º sem maiores percalços. Com o resultado de hoje Bottas mantém-se a frente de Massa na classificação do mundial de pilotos.

Massa, vá para a igreja. Só Deus para te tirar essa zica.

Lá na frente, Hamilton que não foi ameaçado por ninguém em momento algum, liderou da largada até a última volta. Mais uma vitória do piloto inglês, mais uma vitória da Mercedes.

Hamilton vence pela terceira vez consecutiva
no campeonato. Foto: Andy Wong/AP
Para Hamilton, a terceira vitória seguida não significou ser líder do campeonato. O companheiro do inglês na
Mercedes, Nico Rosberg, organizou-se depois do susto com Massa e do toque com Bottas na largada e terminou a prova no segundo lugar. Mesmo sem vencer, a constância de Rosberg ainda o faz líder do mundial.

Na Ferrari, Kimi Räikkönen demonstrou enorme apatia e saco-cheísmo. Não tem um carro legal e não está afim de brigar. Ficou lá no meio do grid, fingindo lutar por nada contra ninguém. Terminou em um apático oitavo lugar.

Alonso, que sempre tenta de tudo até o último minuto, recebeu como recompensa da luta o terceiro lugar no pódio. Ótimo resultado para a Ferrari.

Vettel viu, mais uma vez, o companheiro de Red Bull superá-lo. Ricciardo largou em segundo, já na frente de Vettel, e terminou em quarto lugar, também na frente do tetracampeão mundial.

Que fase de Vettel, que volta e meia vem tomando tempo de Ricciardo. Tá fácil perceber que não está feliz 
o alemãozinho, ex-prodígio.

No mais, a bandeirada fechou com Hamilton, Rosberg, Alonso, Ricciardo, Vettel, Hulkenberg, Bottas, Raikkonen, Perez, Kvyat, Button, Vergne, Magnussen, Maldonado, Massa, Gutierrez, Kobayashi, Bianchi, Chilton, Ericksson, Grosjean e Sutil.

Com a corrida da China, encerram-se as corridas asiáticas madrugáticas de começo de temporada. Nós, os tarados por F1 que acordamos para assistir a essas provas noturnas, agradecemos.

A próxima etapa é na Espanha, dia 11 de maio, com largada no horário tradicional de 9 da manhã.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Só muda o endereço

(Da sucursal em Brasília-DF) - Daniel Labanca é publicitário em Uberlândia, Minas Gerais. 

Indignado com a postura porca dos motoristas da cidade do Triângulo Mineiro, Labanca produziu um vídeo argumentado por um "estudo científico", que tenta explicar os motivos da falta de educação dos motoristas uberlandenses.

Fiquei impressionado em como o "estudo" de Labanca pode ser aplicado aos motoristas de Brasília, com leves adaptações. Talvez o clima seco daqui influencie de alguma forma e altere alguns aspectos da personalidade do motoristas candangus, mas o comportamento geral é praticamente idêntico.

VIP Gold Exclusivo na EPTG

(Da sucursal em Brasília-DF) - Desde o começo da greve dos metroviários aqui em Brasilia, estou
curtindo a experiência de ser VIP. 

Quem me deu a pulseirinha de VIP Gold Exclusivo foi o DER-DF, que resolveu liberar a faixa exclusiva para ônibus que não existem da EPTG, enquanto os metroviários e o governo do DF se estapeiam.

Estou achando o máximo a sensação de também ser VIP Gold Exclusivo. 

Minha rotina é essa: EPTG na pipoca, enquanto
os  poucos VIPs têm uma faixa só para eles
Em dias normais, cruzo lentamente a EPTG na pipoca mesmo. Com o trânsito parado, assisto aos VIPs passando por mim a 80km/h, sumindo estrada afora. Em dias sem greve, para ser VIP você precisa estar ao volante de um ônibus, de uma viatura de polícia, ambulância, ou de qualquer carro com um giroflex vermelho grudado no teto.

Por isso é que enquanto meu passe VIP Gold Exclusivo está garantido, vou aproveitando cada minuto a menos preso no trânsito. Desde quinta-feira, marco presença diariamente na faixa de concreto, com meu passe VIP Gold Exclusivo garantido pelo pessoal do DER-DF. Tem até nota no site deles, reafirmando minha mordomia temporária.

A diferença em ser VIP Gold Exclusivo é fenomenal. Normalmente gasto 1 hora para me deslocar do SIA até Samambaia. Agora, que sou VIP, faço este mesmo percurso em meia hora! No acumulado do dia, ser VIP Gold Exclusivo me permite passar 1 hora por dia a mais com meu filho! Legal demais ser VIP né?

Só está me preocupando o fato de que a greve quando dos metroviários acabar, vão pedir minha pulseirinha VIP Gold Exclusivo de volta. Vai ser traumático.

Pessoal do DER-DF, como faço para ganhar uma luzinha vermelha, daquela de grudar no teto do carro? Quero ser VIP Gold Exclusivo todos os dias também e parar de sofrer este bullying logístico.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Vai com calma, novinho!

Se você não leu minha coluna na semana passada no Drive Brazil, vai o texto aqui, agora na íntegra.

(Da sucursal em Brasília-DF) - Na temporada atual da Formula 1 algumas disputas dentro das equipes ameaçam egos e currículos.

Pilotos jovens, tanto em idade quanto em experiência na F1, estão apertando os colegas mais velhos, causando certa tensão entre os veteranos.

Exemplos acontecem como o do australiano Daniel Ricciardo, que está fazendo boas provas pela RBR, andando muito próximo a Vettel.

Na Williams, Felipe Massa está tomando um aperto fenomenal de Valtteri Bottas. Massa já foi obrigado até a ouvir um “Felipe, Valtteri s faster than you” no GP da Malásia.

Na McLaren, Magnussen não está longe de Button.

Fiz uma listinha de alguns momentos constrangedores para veteranos que se depararam com novatos muito mais velozes do que o esperado.

1 – Martin Brundle x Michael Schumacher - Benetton, 1992


Schumacher fazia sua segunda temporada na Formula 1. Brundle, muito mais experiente, partia para o sétimo ano na categoria.

Era a chance de ouro de Martin Brundle. Entrou na Benetton na vaga de Nelson Piquet, que fizera sua última temporada em 1991. O carro era bom, Piquet tinha conseguido vencer e subir a alguns pódios no ano anterior e aquela era a grande chance de Brundle.

Mas, a garagem da Benetton tinha Schumacher no carro ao lado. O alemão, que era apenas um novato que tinha marcado pífios quatro pontos em 1991, dominou Brundle desde o começo da temporada.

Schumacher marcou 53 pontos e ficou em 3º lugar na temporada daquele ano. Brundle, sem muito o que fazer contra o futuro heptacampeão mundial, fechou a temporada em 6º, com 38 pontos marcados.

2 – Mark Webber x Sebastian Vettel - Red Bull Racing, 2009

Mark Webber já vinha de sete temporadas na Formula 1. Ô número chato, o mesmo tempo de categoria de quando Martin Brundle encontrou Schumacher pelo caminho.

Naquele fatídico 2009, a Red Bull resolve promover o prodígio Sebastian Vettel. O alemãozinho vinha fazendo os olhos de todos brilharem pilotando pela Toro Rosso, mas ainda assim chegou na RBR com status de jovem talento.

Pobre Webber.

Na primeira temporada pilotando uma Red Bull, Vettel foi vice-campeão, ganhou 4 corridas e instalou Webber na posição de segundo piloto da RBR. Mesmo vencendo na Alemanha e no Brasil, o veterano da casa conseguiu apenas ser 4º colocado no mundial de pilotos daquele ano e nunca mais enxergou a oportunidade de ser campeão mundial.

3 – Jarno Trulli x Fernando Alonso - Renault, 2003

Impressionante, mas o Trulli completava sete temporadas quando bateu de testa com Fernando Alonso na Renault, 11 anos atrás.

Trulli nunca tinha conseguido resultados importantes na F1, mas a Renault estava em plena evolução e prometia ser competitiva em médio prazo. Era só ele se acertar na equipe que em dois, três anos, teria a chance de tentar um campeonato mundial.

O problema é que a Renault resolveu contratar um jovem espanhol, piloto de testes da péssima Minardi. Alonso chegou à Renault com status de aprendiz, mas rapidamente mastigou Trulli.

Naquele ano, Alonso quebrou dois recordes: foi o piloto mais jovem a marcar uma pole position, no GP da Malásia; e o competidor mais novo a ganhar uma prova, vencendo o GP da Hungria. Em 2005 e 2006 Alonso conquistaria o bicampeonato mundial pela Renault. Trulli, por outro lado, continuou correndo por equipes pequenas e médias até se aposentar pela Lotus, em 2011.

4 – Fernando Alonso x Lewis Hamilton - McLaren, 2007

Em 2007 Alonso, já bicampeão mundial, sai da Renault e toma assento na McLaren. A parceria tinha tudo para ser muito vitoriosa. Era um grande carro com o melhor piloto da época ao volante.

O problema é que naquele ano um moleque também estreava na McLaren. Lewis Hamilton, um franzino inglês de 22 anos, começava carreira na F 1. Apesar de levar consigo o status de campeão da Formula 3 Europeia, Lewis era apenas um garoto que tinha muito o que aprender com a estrela, Fernando Alonso.

Hamilton e Alonso fizeram um campeonato dividindo décimos na pista. O espanhol bradava aos quatro ventos que o inglesinho tinha prioridade na equipe, e que por isso andava tão rápido.

No final das contas, Hamilton e Alonso ficaram empatados com quatro vitórias e 109 pontos conquistados para cada um no campeonato. O critério de desempate nesse caso é a quantidade de segundos lugares e, assim, Hamilton foi o vice-campeão de 2007 com Alonso em terceiro.

O clima ficou tão tenso na McLaren que Alonso voltou a pilotar pela Renault em 2008.

Comentem aí caso vocês se recordem de outros embates assim!

domingo, 13 de abril de 2014

Flamengo, meio-campeão carioca de 2014

Quem me conhece sabe que sou Flamengo. Aprendi a ser rubro-negro com o  meu avô, que mesmo mineiro escolheu o maior do mundo como o time do coração.

Já torci mais, já assisti a mais jogos. Ando achando o futebol um treco meio sem graça, com muita história costurada nos bastidores, atrapalhando e mudando resultados de jogos.

Hoje o Flamengo foi campeão com gol  em impedimento, aos 45 do segundo tempo. Garanto que esse gol estranho vai ser motivo para gerar todo o tipo de dúvidas nos torcedores vascaínos, com toda a razão. 

Essas coisas me incomodam.

E me incomoda também ter de explicar para o meu filho como é que meu time foi campeão sem vencer. É filhão, as regras são essas mesmo. Bastava empatar duas vezes.

Um treco estranho né, fica uma coisa de "meio-campeão" no ar.

É isso. Vou voltar para a reprise da StockCar no SporTv. Tá uma corridassa.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

De olho nos ares

Cada ponto amarelo destes é um avião sobrevoando a
Europa, em uma tela que capturei no FlightRadar24h.
Na última segunda-feira fiz um post de título Amar é..., contando minha saga madrugada adentro, acompanhando minha mulher cruzando o oceano em um Boeing 777 da AirFrance.

O texto gerou curiosidade em muitas pessoas que me perguntaram como funcionava aquele sistema que me permitia o acompanhamento em tempo real do voo.

Funciona mais ou menos assim:

Os aviões têm algumas formas de se localizarem e de serem localizados em voo. São diversos sistemas diferentes de rastreamento instaladas na aeronave, que passam informações precisas de posicionamento aos controles de tráfego por todo o mundo. São estes sistemas que permitem que mais de 10 mil aviões dividam o espaço aéreo da Terra ao mesmo tempo, sem se chocarem.

Um destes sistemas de rastreamento é o ADS-B (Automatic dependent surveillance-broadcast), que está presente em mais ou menos 60% dos aviões no mundo. Esta tecnologia emite sinais em uma frequência de rádio contendo dados que indicam o modelo e o registro do avião, a altitude, a velocidade, a direção, a longitude e a latitude.

Como o sinal do ADS-B está livre no ar, passando por cima de nossas cabeças, milhares de colaboradores por todo o mundo captam estas ondas com antenas e receptores especiais, que custam entre R$ 500 e R$ 1000. Qualquer pessoa pode comprar estes radares, encontrados aos montes no Mercado Livre.

Instalado em um computador, a antena receptora capta os sinais emitidos pelos aviões e os retransmitem para sites como o FlightRadar24h. Estes portais aplicam as informações em um sistema que nos permite acompanhar os voos na tela do computador, em tempo real.

É claro que existem buracos na cobertura, que é mais ampla na Europa e Estados Unidos. No Brasil, o número de antenas cresceu muito de uns tempos pra cá, permitindo uma visualização até bacana.

Lud está no AF520, passando pela costa africana.
Neste momento, minha mulher está em um buraco óbvio, o meio do Atlântico. Ali, só os controles de tráfego aéreo oficiais conseguem visualizar as aeronaves.

O voo dela acabou de passar pela costa da África e sumiu abaixo das Ilhas Canárias. Daqui algumas horas o avião dela aparece novamente próximo à costa brasileira.

Para quem quiser fuçar um pouco, o site é www.flightradar24.com. Além de ser muito interessante, acompanhar os voos assim é um grande quebra galho.



Hoje, por exemplo, já sei que o voo que está trazendo a Lud está atrasado em quase 2 horas.

Agenda do fim de semana

Yvan Muller vai colocar o Chevrolet Cruze
na pista na tentativa de levar o 4º título do WTCC
Quase todas as grandes categorias mundiais no automobilismo já abriram a temporada 2014. Assim de bate-pronto, acho que faltam só o WEC e o WTCC.

O WTCC começa a temporada 2014 no domingo, em Marrocos, no circuito Moulay El Hassan.

Infelizmente, nenhuma emissora transmite as provas no Brasil, que tem no quadro de pilotos alguns ex-F1 como Gianni Morbidelli, Tiago Vagaroso Monteiro (sim, o nome dele é esse), Gabriele Tarquini e o nove vezes campeão mundial de rally, Sébastian Loeb.


Stock Car Brasil

Etapa de Santa Cruz do Sul - Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul

Treino Classificatório - sábado (12/4), 14h
Corrida - domingo (13/4), 11 hs

SporTv transmite a classificação e a corrida.



Os brutos da Truck correm no Paraná
neste fim de semana 
Fórmula Truck

Etapa de Curitiba - Autódromo de Curitiba - Curitiba - Paraná

Corrida - domingo (13/4), 13h  - Band transmite.









Formula Indy


Grande Prêmio de Long Beach - Streets of Long Beach - Long Beach - Califórnia.

Treino Classificatório - sábado (12/4), 17h15
Corrida - domingo (13/4), 17h30 - transmissão pelo Bandsports.


Moto GP

Grande Prêmio das Américas - Circuit of The Americas - Austin - Texas

Treino Classificatório - sábado (12/4), 14h
Corrida - domingo (13/4), 14h


WTCC

Corrida do Marrocos - Circuit Automobile International Moulay El Hassan - Marrakech.

Corrida - domingo (13/4), 12h15


Nascar Sprint Cup Series 

Bojangles´ Southern 500 - Darlington Raceway - Darlington - Carolina do Sul

Corrida -sábado (12/4), 19h30 - Fox Sports 2 transmite


Nascar Nationwide Series

VFW Sport Clips Help a Hero 200 - Darlington Raceway - Darlington - Carolina do Sul

Corrida - sexta-feira (11/4), 21h - Fox Sports 2 transmite

*colaborou Leonardo Simões.

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...