|
Arquibancadas lotadas no autódromo de Brasília
para a Stock Car. Foto Duda Bairros/Vicar |
(Da sucursal em
Brasília - DF) – Tive a ideia deste post faz mais de 15 dias, porém não
imaginei que seria tão difícil conseguir os números que precisava.
Finalmente ontem, a Patrícia Casagrande, assessora de
imprensa da PPres, que trabalha com a equipe Eurofarma na Stock Car, me deu
uma enorme ajuda e conseguiu os dados que eu tanto queria.
E números não mentem: Brasília não é a cidade do futebol, mas
sim do automobilismo.
Em dois fins-de-semana tivemos por aqui corridas de
interesse nacional. Uma foi a Stock Car, a outra o Brasileiro de Marcas.
Na Stock, 28 mil pessoas foram ao autódromo. No Brasileiro
de Marcas, 18 mil. Tudo isso em um espaço precário, que não oferece conforto algum
aos que circulam por ali, sejam equipes, pilotos ou público.
Em uma simples comparação, vamos aos jogos de futebol que
aconteceram aqui em Brasília nos fins-de-semana das corridas:
Dias 26 e 27 de abril, fim-de-semana da etapa de Brasília da
Stock Car
Jogos de ida das semifinais do campeonato Candango de futebol
Brasília x Brasiliense
Estádio Serejão, em Taguatinga
Público: 140 pagantes
Sobradinho x Luziânia
Estádio Augustinho Lima, em Sobradinho
Público: 4.344 pagantes
Dias 4 e 5 de maio, fim-de-semana da etapa de Brasília do
Brasileiro de Marcas
Jogos de volta das semifinais do campeonato Candango de
futebol
Luziânia x Sobradinho
Estádio Serra do Lago, em Luziânia
Público: 1.128 pagantes
Brasiliense x Brasília
Estádio Serejão, em Taguatinga
Público: 1.264 pagantes
Os números são estes mesmo. Apesar de tanta atenção ao
futebol, com investimentos e grande espaço de mídia, ao somar o público dos
quatro jogos das semifinais do campeonato Candango o resultado é de 6.876
pagantes nos estádios.
É quase apenas um terço do público que foi ao autódromo assistir
ao Brasileiro de Marcas e é quatro vezes menos pessoas ao comparar com o número
de torcedores que lotou o autódromo no domingo da Stock Car.
|
Mané Garrincha vazio para
Flamengo x Goiás. Foto: Joel Rodrigues/Folhapress |
Mas, podem argumentar que a Stock Car é um evento nacional,
atraindo naturalmente maior número de pessoas que um campeonato local.
Para quebrar esta lógica, o Flamengo estreou aqui em
Brasília pelo Campeonato Brasileiro contra o Goiás.
Foram colocados à venda
48.877, porém apenas 19.012 torcedores compareceram ao estádio.
Em 3 de maio, Atlético Paranaense e Cruzeiro jogaram no Mané
Garrincha, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo o Boletim
Financeiro da CBF, foram vendidos 11.877 ingressos.
Quero deixar claro que não tenho nada contra o futebol.
Apenas acho que se investe muito em um esporte em detrimento a outros que têm
capacidade de atração de público e renda iguais ou até maiores que os do
futebol.
É um paradigma que precisa ser quebrado.