segunda-feira, 11 de agosto de 2014

200

(Da sucursal em Brasília-DF) - Este é o post 200 do Punta Tacco no S.

Comecei a escrever aqui exatamente em 16 de novembro de 2013, enquanto procurava um canto para descarregar as palavras e as ideias que não cabiam em outros espaços.

Nove meses depois acumulei 16.501 visualizações de meus textos, alguns leitores fiéis, bons parceiros e até tive este post aqui lido na íntegra no CBN Brasília pelo âncora Estevam Damásio.

Como gosto de associar estes números a alguma coisa que faça os leitores virem até o blog (hehehe), vai aqui embaixo um vídeo do programa Fifth Gear, de quando arrebentaram um Ford Focus em um muro a quase 200 km/h, ilustrando o que pode ser um dos cenários mais violentos de um acidente de trânsito.


Obrigado a todos vocês que sempre estão por aqui, e que venham mais 2000 posts!

domingo, 10 de agosto de 2014

Muito foda on board - Berger e Ferrari no Estoril em 1989

Gerard Berger na Ferrari F1 640 em 1989
(Da sucursal em Unaí-MG) - O Youtube guarda umas pérolas fantásticas! Esbarrei nesse vídeo
sensacional com o GP de Portugal de 1989 completo.

E o que que tem de mais em mais um vídeo de corrida completa?

O vídeo é TODO ON-BOARD!

Meu broder, da largada até o momento em que Gerhard Berger desliga o motor da Ferrari F1 640 depois de vencer a corrida, o vídeo segue sem cortes, sem mudanças de câmera e sem narração!

É só Berger, a Ferrari e o Estoril, em 1h45m de um dos vídeos mais bacanas que já vi na internet.

Aliás, este GP no Estoril tem uma história engraçada. Nigel Mansell, companheiro de Berger na Ferrari, fez besteira nos boxes e perdeu o ponto de parada.

Para tentar corrigir a cagada, meteu uma ré na Ferrari e manobrou o carro de para a vaga nos boxes. O problema é que esta manobra é proibida e Mansell foi desclassificado por isso.

Fingindo não ver o diretor de prova acenar freneticamente a bandeira preta, que indicava a Mansell que ele deveria abandonar a corrida, o piloto inglês insistiu em manter-se na pista até que, disputando posição com Ayrton Senna, bateu no brasileiro e o tirou da prova.

Vão abaixo os dois vídeos, de uma F1 que era legal demais!

Berger on-board full race:



Mansell insano desclassificado x Senna sangue nos óio:

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Agenda do fim de semana

Márquez chega aos EUA com chances de ganhar a
décima corrida em sequência em 2014.
(Da sucursal em Brasília - DF) – Apesar de fraquinha, tudo o que coloquei na agenda deste fim de semana tem transmissão ao vivo na TV paga.

Vamos lá então assistir a mais um passeio de Marc Márquez, que venceu todas as provas da Moto GP em 2014 e que já tem quase 100 pontos de vantagem para Dani Pedrosa, segundo colocado no mundial de pilotos.

Tem Nascar ao vivo também, com Nationwide amanhã e Sprint Cup no domingo.

Moto GP
Etapa dos Estados Unidos – Indianapolis Motor Speedway – Speedway/Indiana - EUA

Sábado, 9 de agosto
Classificação Moto 3 – 13h35*
Treino livre Moto GP – 14h30*
Classificação Moto GP – 15h10*
Classificação Moto 2 – 16h05*

Domingo, 10 de agosto
Corrida Moto3 – 12h*
Corrida Moto2 – 13h20
Corrida Moto GP – 15h*

*Transmissão ao vivo pelo SporTV 2

Nascar Sprint Cup Series
Cheez-It 355 at the Glen - Watkins Glen International – Watkins Glen/New York - EUA

Domingo, 10 de agosto
Corrida -14h, ao vivo no FoxSports 2

Nascar Nationwide Series
Zippo 200 at the Glen - Watkins Glen International – Watkins Glen/New York – EUA

Sábado , 9 de agosto
Corrida - 15h15, ao vivo no FoxSports 2

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Globo, Formula 1 e angu de caroço

Bernie Ecclestone desmentiu a notícia de que
a Globo pularia fora da F1 em 2015
(Da sucursal em Brasília-DF) – A Rede Globo convocou o chefão da Formula 1, Bernie Ecclestone, para desmentir notícia publicada pela revista Quatro Rodas na última terça-feira que afirmava que a emissora não transmitiria a F1 em 2015. Segundo as informações, o canal SporTV seria  responsável pelas transmissões a partir do ano que vem, encerrando uma era de 44 anos de Formula 1 na Globo.

Aqui no blog, publiquei este post aqui sobre essa história toda.

Na edição de hoje do Globo Esporte, Ecclestone afirmou que a categoria continuará ao vivo pela Rede Globo e desmentiu a matéria do jornalista de Quatro Rodas, derrubando a credibilidade da fonte do texto, afirmando que Carlos Miguel Aidar não tem relações com a Formula One Management (FOM), empresa que detêm os direitos da F1.

 A própria fonte da matéria, que pelo que percebi parece ter falado demais, voltou atrás no que já havia dito. Carlos Miguel Aidar que é presidente do São Paulo Futebol Clube e que, segundo o texto de Quatro Rodas, seria advogado da FOM no Brasil, colocou em cheque a credibilidade do confiável jornalista de Quatro Rodas, Marcos Sérgio Silva.

 “Não sou advogado desta empresa (FOM). Não sei nem que empresa é essa. Se a matéria saiu assim, está completamente equivocada”, rebateu um defensivo Aldair.

Marcos Sérgio Silva atualizou faz menos de uma hora a matéria no site da Quatro Rodas, com o seguinte texto:

“As informações foram dadas por Carlos Miguel Aidar na segunda-feira, dia 4 de agosto, em almoço realizado no Edifício da Editora Abril, entre as 13h e 15h. Participaram um jornalista da PLACAR, Marcos Sergio Silva, que assina a notícia, e outros dois da revista VEJA. Em nenhum momento Aidar disse que tratava-se de um comentário ou que fossem informações que não poderiam ser divulgadas. O erro foi afirmar que Aidar é advogado da FOM; na verdade, ele é membro do conselho consultivo do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, do qual a Globo faz parte. O jornalista mantém as informações publicadas.”  (atualizado em 7/8, às 13:35)

Nesta atualização, Silva expõe o momento quando Aldair disse que a F1 não seria mais transmitida pela Globo e ainda deixou claro que tem duas testemunhas das afirmações de Aldair e não recua no texto publicado no dia 5, afirmando que mantém as informações publicadas como estavam, sem nenhuma retificação.

A Globo tem contrato com a FOM para transmissão da F1 até 2020, mas que neste angu tem caroço, tem sim.

Vamos aguardar.

Gosta de ultrapassar pelo acostamento? Leia este post, por favor.

Babacas em ação no acostamento, em
 foto de Antônio Teixeira, de O Globo
(Da sucursal em Brasília-DF) – Caro filho da puta, egoísta, irresponsável, que jura que está sozinho no trânsito e que se considera especial ao ponto de poder ultrapassar pelo acostamento, ignorar faixas contínuas ou colocar a vida dos outros motoristas em risco pelo simples fato de achar que seu tempo é mais precioso que o de todos os outros seres humanos na Terra: você vai se ferrar MUITO se a fiscalização de trânsito te pegar a partir de novembro.

E tomara que te pegue.

Caso você, espertão, seja pego ultrapassando pelo acostamento, vai ter que desembolsar R$ 957 além de levar sete pontos na carteira.

No caso de ultrapassagens em locais proibidos, o valor da multa será também de R$ 957. Porém, se sua estupidez for tão grande ao ponto do rombo na carteira e os sete pontos não serem suficientes para te ensinar a andar na linha e você cometer a burrice de ser pego mais uma vez na mesma infração em menos de um ano, a multa dobrará e vai a R$ 1.915,40.

Para deixar a coisa ainda mais divertida, se o agente de trânsito que te pegar fazendo merda considerar que sua manobra colocou em risco outros motoristas, a multa subirá para quase R$ 4 mil e você ainda perderá o direito de dirigir.

Lindo, né?

A alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que foi sancionada pela presidente Dilma em maio passado e que entra em vigor a partir do dia 10 de novembro ainda aperta a punição em diversos outros pontos como com pena de seis meses a três anos de cadeia para quem for flagrado batendo pega.

Se por culpa do racha alguém se ferir, a pena sobe para de três a seis anos de detenção. Caso o babaca mate alguém em um durante a corrida, pode ser punido com até 10 anos de cadeia, além de tomar uma multa de R$ 3,8 mil e ter suspensa da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

E se te pegarem bêbado ao volante, você vai mofar na cadeia por de dois a quatro anos.

Sabe qual o único defeito dessa alteração no CTB?

É que ela só entra em vigor em novembro.

P.S.: Só para ilustrar, porque tem gente que não entende somente ao ler, além de foder o trânsito, quem ultrapassa pelo acostamento pode envolver-se em problemas como estes:







quarta-feira, 6 de agosto de 2014

F1 em 2015 só no SporTV


(Da sucursal em Brasília-DF) -
Conversas de bastidores indicam que depois de 44 anos transmitindo a Formula 1 ao vivo, a TV Globo não mais o fará em 2015.

Essa informação explodiu ontem em matéria do Marcos Sérgio Silva, da Quatro Rodas.

Infelizmente essa história vinha desenhando-se já fazia algum tempo. Desde a morte de Ayrton Senna, os brasileiros desesperados por heróis ficaram sem referências do tipo na F1. Estes órfãos tentaram depositar sua idolatria em Barrichello e em Massa, mas sem o retorno esperado, migraram para outros esportes.

E foram seguindo o padrão Globo de construção de ídolos temporários: passaram pelo vôlei, choraram por Guga no tênis, vestiram o uniforme da CBF nas Copas do Mundo, voltaram para F1 quando Massa quase foi campeão em 2008 e, de uns tempos para cá, abraçaram a pancadaria do MMA como o novo esporte do coração do brasileiro.

Nesse vai e vem de amores esportivos, a F1 acabou tornando-se progama para um nicho que, como eu, acorda de madrugada para assistir as corridas e está cagando e andando para se tem ou não um brasileiro correndo entre os primeiros. 

Acontece que pessoas que gostam com essa intensidade de automobilismo talvez não rendam audiência suficiente para sustentar uma hora e meia de transmissão em um domingo de manhã e imagino que por isso a Globo vá ceder o contrato de transmissão que tem para o canal esportivo do grupo na TV paga, o SporTV.

O primeiro passo para essa movimentação já foi dado no GP da Alemanha, em julho, quando a TV Globo decidiu-se por não transmitir toda a classificação de sábado, preferindo deixar no ar durante os Q1 e Q2 a TV Globinho.

Sim, é isso mesmo. Colocaram um programinha infantil de desenhos animados no lugar do treino da F1.

Desde então, quem quiser assistir ao treino completo, só o SporTV transmite.

Se essa história confirmar-se, o SporTV terá a oportunidade de cobrir a F1 com a competência que a Rede Globo abandonou faz tempo.

Espero ver, por exemplo, as entrevistas pós-corrida que a Globo sempre corta. E, quem sabe, um programa com especialistas em automobilismo discutindo a corrida, como acontece depois das rodadas do Brasileirão nas tvs pagas.

Será uma pena, uma facada a mais no automobilismo brasileiro que vem sangrando faz tempo por culpa da má gestão da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA.

E talvez com uma nova safra de pilotos que possa surgir por aí, encabeçados por Felipe Nasr, Pietro Fittipaldi e mais alguns jovens talentos, a Formula 1 volte a ser paixão nacional e ocupe novamente as manhãs de domingo da vida dos brasileiros.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Domingo feliz

No quesito piloto gata,
a Lud põe a Danica Patrick no chinelo.
Meu telefone estava desligado no sábado à noite. Por sorte, o hoje meu amigo Daniel é parceiro de velha data da Lud, minha mulher.

E, quando o celular dela tocou no sábado, o Dani não queria falar com ela, mas comigo.

“Nilsão, meu pai e eu vamos dar umas voltas nos 400 amanhã lá no Ferrari, quer ir também?”

Claro que sim, foi minha resposta. Não perderia uma oportunidade dessas por nada!

O Dani já tinha prometido me chamar para dar umas voltas nos karts do pai dele, mas nunca tinha rolado a oportunidade.

Mas ontem foi o dia.

Estou acostumado a correr de kart indoor. Participo de um campeonato e temos corrida uma vez por mês. O indoor é aquele que tem para-choques por todos os lados, com as rodinhas protegidas para evitar acidentes em toques laterais. O motor dos indoor têm, normalmente, uns 7 HP e empurram os carrinhos a uns 65 km/h.

São legais para brincar, mas não te deixam com o coração acelerado nem passam a sensação de velocidade de um kart maior.

E ontem foi minha estreia nesse mundo dos karts de gente grande.

O clima do lugar já é totalmente diferente do das corridinhas nos indoor. Para começar, não tem essa do kart estar prontinho para você assentar-se e sair correndo. Tem de descer o kart da caçamba da camionete, abrir boxes, abastecer, dar uma olhada geral no equipamento, ver pressão dos pneus e conferir mais um monte de detalhes essenciais antes de colocar o kart na pista.

Outro ponto que pega quando o motor do kart cresce é a preocupação com a segurança. Nada de pilotar de calças jeans ou sem luvas, como acontece em muitos indoor por aí. Só dá para levar um 400 para a pista vestido de macacão, balaclava, luvas e um capacete decente.

Na pista o comportamento também deve ser diferente. Antes de assentar-me no carro, Evilásio, pai do Daniel, me passou as dicas de segurança e as normas de conduta a serem seguidas no traçado do kartódromo Waltinho Ferrari, que fica no complexo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, aqui em Brasília.

O traçado da pista é o circuito completo do kartódromo, com mais ou menos 1 km de pista. Quando é usado pelo pessoal do indoor, reduzem o traçado pela metade. Os 400 precisam de mais espaço e de mais retas para serem aproveitados melhor.

Já no posto do piloto, aguardei a partida, esperei o ok do Evilásio. De boxes livres, acelerei para a pista.

Sensação deliciosa que passa a força daquele carrinho. Aproveitei as primeiras voltas para sentir o kart, entender a dinâmica daquele brinquedinho com mais de 18 cavalos de potência empurrando menos de 200 quilos de peso.

É uma relação peso/potência que beira os 10 quilos por cavalo. Para efeitos de comparação, um Ford Fusion 2.5 ou um Hyundai i30 têm relações peso/potência muito próximas de 10kg/cv.

As primeiras diferença sensíveis dos kart 400 para os indoor são a estabilidade e o torque. O peso extra do 400 deixa o carro mais no chão e a potência maior, somada a uma embreagem mais eficiente e aos pneus de melhor qualidade fazem a resposta do motor ser sentida com mais eficiência nas rodas, especialmente nas retomadas de curva.

Eu, no kart preto, e a Lud logo atrás, no 64.
Dei várias voltas, tentei concentrar-me ao máximo e consegui fazer alguns giros rápidos. Como o kart é bem mais forte o cansaço bate em pouco tempo e a força para contornar as curvas com o pé afundado no acelerador vai esvaindo-se a cada volta, especialmente em uma manhã quente como foi a de ontem.

Sempre que parava nos boxes, Evilásio me dava umas dicas e me dizia onde eu poderia melhorar. E eu levava as dicas para o volante e tentava arredondar a tocada.

Perdi o controle e rodei apenas duas vezes, em momentos em que levei o kart além do limite (do equipamento e meu). Em uma das rodadas, dei um belo susto no Daniel, que vinha colado na minha traseira e foi obrigado a rodar também para não me atropelar.

O dia já estava bacana demais, mas ainda tinha mais um momento para eu curtir.  Lud e Theo deram um pulinho lá pelos boxes também e, empurrada por um coro empolgado, a Lud topou dar umas voltinhas comigo. Vestiu um macacão, minha balaclava e o capacete do Dani e tomou assento no kart 64.

Sem prática com o bólido, ela deixou o bichinho apagar algumas vezes. Porém, mais rápido do que eu imaginei, ela pegou o jeito da coisa e depois de alguns metros já estava acelerando sem medo.

Na próxima vez que ela entrar em um 400, tenho certeza que ela vai colocar 100 km/h na reta.

Tirar esse carinha do volante
foi momento seguido de um
belo choro.
(Estou falando do Theo.)
Já o Theo, que gosta muito de tudo o que tem motor e que faz barulho, assustou-se um pouco no começo com o berro dos 400 rasgando a reta, mas rapidinho acostumou-se. Quando fui ver, já estava andando para tudo que é lado nos boxes com duas chaves de boca nas mãos.

Enquanto Lud e eu dávamos nossas voltas, ele ficou dos boxes assistindo, no colo da tia Carol, empolgado com a brincadeira.

Achou o máximo quando coloquei-o no meu colo no kart (desligado, é claro), e deixei que ele dirigisse até a o fim dos boxes, movido a empurrões do tio Dani.

No fim das contas, foi uma delícia de domingo. O Daniel acha que dei mais de 30 voltas entre minhas idas e vindas dos boxes, quantidade de giros que justificam as dores nas batatas das pernas e nas costas.

Valeu Evilásio, valeu Dani. Como me disse a Lud ontem, vocês me fizeram mais feliz do que pinto no lixo.

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...