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Mônaco 1982 - O fim de prova mais bizarro da história da F1

Coluna nova lá no Drive Brazil . Nesta, trato da confusão que foi a chegada do Grande Prêmio de Mônaco de 1982, que teve 5 líderes nas duas voltas finais. "Patrese, com a festa quase garantida, dá uma bela bobeira. Erra na saída da curva Mirabeau e roda no Grande Hotel, ficando ao contrário para o fluxo. Assiste a Ferrari de Didier Pironi cruzar elegantemente à sua frente, sem poder fazer nada, sendo obrigado a esperar até que o fluxo de carros cesse para retornar à pista. Mas, a alegria de Pironi durou alguns metros. No túnel a Ferrari do francês ficou sem combustível e parou. Naquele momento, ninguém mais sabia quem era o líder da bagaça." A história completa você lê clicando aqui , com o vídeo da chegada narrada por Murray Walker.

Custa muito organizar essa zona? (2)

(Da sucursal em Brasília-DF) - Fecharam o cruzamento onde morreram mãe e filha em Águas Claras, no dia das mães , vítimas da irresponsabilidade de um alcoolizado ao volante. Algumas análises depois do acidente  mostraram que o motorista do Honda Fit, onde estavam mãe e filha, cruzou a via erroneamente e assim foi atingido pelo carro do bêbado. O problema é que naquele local existe um  festival de pontos cegos. O cruzamento fica no topo de um aclive e após o viaduto dos trilhos do metrô. Este conjunto atrapalha muito a visão de quem tenta atravessar a estrada. Uma pequena desatenção, associada a um carro em velocidade totalmente desproporcional a permitida naquele ponto, foram os ingredientes para a tragédia. Com a alteração no fluxo, quem precisa cruzar a via naquele trecho do Park Way, precisa dirigir alguns metros para retornar, ou ir até o balão de acesso a Águas Claras para fazer a volta. E por que não fizeram isto antes? Porque é necessário manter-se a lógica reati

Grande Prêmio da Alemanha de 1973

Cartaz do GP da Alemanha de 1973 (Da sucursal em Samambaia - DF) - Tem três circuitos no mundo que já prometi para mim mesmo que vou conhecer e, se tudo der certo, vou tentar dar uma voltinha neles: Indianápolis, templo do automobilismo norte-americano e casa das 500 Milhas; o circuito de Monza, na Itália; e Nürburing, na Alemanha, que além de receber uma etapa do mundial de F1, tem seu anel norte, o Nordschleife, usado nos dias de hoje para track days abertos ao público em geral. E é no Nordschleife que acontece a corrida deste vídeo. Uma maravilha que achei no YouTube e que já baixei para o meu computador antes de a FIA bloquear a exibição. Trata-se do vídeo completo do GP da Alemanha de 1973, vencido por Jack Stewart. Pace foi 4º pilotando a Surtees nº24 Vale a pena assistir a todo o vídeo. São lindas imagens de uma Formula 1 que já morreu. Para começar, a pista tinha mais de 22 quilômetros de extensão, que tornava o trabalho das equipes, a visibilidade dos torcedor

Agenda do fim de semana

A Truck corre em Interlagos, com transmissão ao vivo pela Band no domingo. Também tem Nascar, DTM, Moto GP e V8 Supercars, para a nossa alegria! Leandro Totti, no VW 73, é líder na Truck. Foto: FormulaTruck Fórmula Truck  Etapa de São Paulo - Autódromo José Carlos Pace - Interlagos Corrida - domingo (18/5), 14h, ao vivo pela Band Moto GP Grande Prêmio da França - Circuito Le Mans Bugatti Grand Prix - Le Mans. Classificação - sábado (17/5), 9h10 Corrida - domingo (18/5), 9h *Corrida Moto 2 - domingo (18/5), 7h20 *Corrida Moto 3 - domingo (18/5), 6h A bela BMW M4 que alinha no grid do DTM DTM - Campeonato Alemão de Turismo Motorsport Arena Oschersleben. Corrida - domingo, (18/05), 8:30h, com transmissão pelo Bandsports Nascar Sprint Cup Series Nascar Sprint All-Star Race - Charlotte Motor Speedway - Charlotte/Carolina do Norte Corrida -sábado (17/5), 20h40 - Fox Sports 2 transmite Nascar Nationwide Series Get to Know Newton 250 - Iowa Speedway - N

Continua uma merda

A trombeta da Mercedes. Foto: Autosport.com (Da sucursal em Brasília - DF) - De todas as mudanças nos carros da Formula 1 neste ano, a que mais chocou a todos foi a do som dos motores. A mudança foi realmente forte, do encorpado barulho dos V8 que equipavam os carros até o ano passado para o estranho grunhido dos V6 turbo que empurram os F1 agora. Neste post aqui , coloquei um vídeo que mostra claramente essa diferença. Para tentar melhorar o som dos carros, a FIA e as equipes estão testando gambiarras  adaptações técnicas que aliviem o problema. Hoje, no circuito da Catalunha, na Espanha, a Mercedes colocou uma trombeta presa à saída do escapamento. O resultado, uma buesta. Apenas amplificaram o que já estava ruim, como você pode verificar no vídeo abaixo. E não me venham com aquele papo babaca de que quem gosta de corridas de carros não se importa com o som que o motor faz. Eu me importo sim e esse ronquinho está uma merda.

1 ano

Faz agora exatamente um ano. Em 13 de maio de 2013, quando o relógio do centro cirúrgico marcou 23h15, eu fotografei a imagem que ilustra este post. Tentei manter-me firme para não perder esta que é, sem sombra de dúvidas, a fotografia mais importante que tive a oportunidade de clicar. Naquela noite, minha vida mudou. Passei a temer a morte, passei a frear mais e a acelerar menos. Sou mais centrado, mais maduro. Há exatamente um ano eu segurava o choro, firmava as penas e fazia esta foto. Sim, filho, vou ter dar parabéns pelo seu primeiro ano de vida, mas também agradecer a você por todas as mudanças que você trouxe para a minha vida. Também peço a Deus te abençoe, te dê saúde, e que cuide de você. E que Ele cuide mim também, que me dê o melhor rumo para te criar, para fazer de você um grande homem, um sujeito honesto, correto e, em um mundo tão estranho, uma pessoa de coração bom. Te amo, Theo. Feliz aniversário.

Brasília, cidade do automobilismo

Arquibancadas lotadas no autódromo de Brasília para a Stock Car. Foto Duda Bairros/Vicar (Da sucursal em Brasília - DF) – Tive a ideia deste post faz mais de 15 dias, porém não imaginei que seria tão difícil conseguir os números que precisava. Finalmente ontem, a Patrícia Casagrande, assessora de imprensa da PPres, que trabalha com a equipe Eurofarma na Stock Car, me deu uma enorme ajuda e conseguiu os dados que eu tanto queria. E números não mentem: Brasília não é a cidade do futebol, mas sim do automobilismo. Em dois fins-de-semana tivemos por aqui corridas de interesse nacional. Uma foi a Stock Car, a outra o Brasileiro de Marcas. Na Stock, 28 mil pessoas foram ao autódromo. No Brasileiro de Marcas, 18 mil. Tudo isso em um espaço precário, que não oferece conforto algum aos que circulam por ali, sejam equipes, pilotos ou público. Em uma simples comparação, vamos aos jogos de futebol que aconteceram aqui em Brasília nos fins-de-semana das corridas: Dias