Pular para o conteúdo principal

Postagens

PuntaData - fiscalização de trânsito especial de Copa (3)

Agentes do DER-DF em fiscalização. Foto: Mary Leal/Agência Brasília (Da sucursal em Brasília-DF) - No último domingo acabou a Copa do Mundo e, com ela, mais uma fase da minha miniauditoria de trânsito, que eu explico aqui . Durante o mês de Copa do Mundo, como era de se esperar, a quantidade de viaturas de policiamento de trânsito aumentou consideravelmente nas principais vias do DF. Ao menos nos trechos que percorro, foi fácil perceber que a maior fiscalização inibiu motoristas a cometerem infrações que atrapalham muito o fluxo, como ultrapassagens pelo acostamento e pelas ilhas. Em comparação aos números do levantamento que fiz no começo do ano, a diferença nos dados coletados é assustadora. Entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro, dirigi 628 quilômetros e anotei 324 carros trafegando pelo acostamento e apenas 19 viaturas de fiscalização de trânsito nas ruas. Considerando o período de Copa, foram 590 quilômetros percorridos, com 70 viaturas e duas blitzes nos percursos e apenas

Tensão mundial

(Da sucursal em Brasília-DF) - Mais um Boeing 777 da Malaysia envolvido em um caso bizarro. Desta vez, anônimos filmaram a queda do avião e rapidamente autoridades concluíram que a aeronave com 295 pessoas a bordo foi abatida. Empresas aéreas estão evitando o espaço aéreo ucraniano neste momento, como revela a imagem que reproduzi do site  flightradar24.com , sobre o qual eu falei neste  post aqui . Sobre a Ucrânia poucos aviões no ar, nenhum de empresas ocidentais. Reprodução/FlightRadar24h Sim, reproduzi. O site, que ficou offline durante algum tempo após a queda do voo MH17, não está permitindo copiar a tela com o botão print screen. O último caso do tipo, quando morreu tanta gente em um voo abatido, foi em 1988, quando o cruzador USS Vincennes derrubou um Airbus A300, matando 290 civis no Golfo Pérsico. Os norte-americanos justificaram o abate do avião por tê-lo confundido com um caça militar iraniano. Até hoje o caso encontra-se em análise pelo Tribunal Internacion

Massa, o campeão moral de 2008

Massa emocionado no pódio do GP do Brasil de 2008. Foto: AP (Da sucursal em Brasília-DF) - Minha mulher me mostrou um excelente vídeo, montado pela ESPN americana, com um resumão da Copa do Mundo. Sou fã dessas edições e me lembrei do vídeo oficial produzido pela F1 depois da última etapa do mundial de 2008, em Interlagos. Naquele 2 de novembro, Felipe Massa disputou bravamente o título de campeão contra Lewis Hamilton. Com toda a torcida de pé, Massa venceu a prova e por alguns segundos comemorou como campeão mundial. Hamilton, na penúltima curva da prova, passou Timo Glock, da Toyota, e chegou em quarto, desbancando Felipe como campeão por apenas um ponto. O vídeo é emocionante, com a comemoração da Ferrari seguida da frustração pela derrota. É fantástico ver a postura de Felipe Massa no alto do pódio, comemorando a vitória e a perda honrada de um mundial que seria dele caso a Ferrari não tivesse errado tanto naquele ano. Aperte o play e tente não se emocionar, especia

Até já, meiaum

No final de 2010, começo de 2011, enquanto eu assinava como editor de fotografia e repórter fotográfico da WHD Comunicação, uma movimentação interessante acontecia naquelas salas no Lago Norte. Estava surgindo a Revista meiaum.  Aquele nome, aliás, eu tive a honra de sugerir em uma reunião que guardo até hoje na memória. Naquela sala, cheia de cabeças pensantes, me veio o meiaum que agradou à maioria. Era um projeto fantástico, totalmente diferente de tudo com o que já tinha trabalhado.  Tinha uma energia diferente. Era trabalho, era jornalismo, mas também era tesão. Jornalismo feito com tesão.  Mas, infelizmente, nem sempre bons projetos sustentam-se e, ontem, foi-se a meiaum com um charmoso anúncio que avisava da autodestruição do site da revista. Só me resta agradecer a vocês todos: Hélio, Anna, Paula, Carlos, Carol, Rafania, Tuco, Dany, Cris, Moa, Paola, Priscila, Marcela Bennet e a todo mundo com quem eu trabalhei na meiaum. As edições da revista podem

Testes em Silverstone - F1 com aros 18" e Massa em 1º

(Da sucursal em Brasília-DF) - Ontem e hoje a Formula 1 faz a última sessão de testes coletivos de 2014, com duas notícias interessantes. A primeira fica com Felipe Massa na liderança da tabela de tempos, com 1m35s242. Esta volta daria a Felipe Massa a pole position na corrida de domingo e deixa claro que foi enorme o prejuízo de Massa com o erro da Williams em soltá-lo tarde demais para a volta de classificação do Q1, nos treinos de sábado. Tão interessante quanto o comportamento de Massa é a segunda notícia do dia, com a Pirelli testando hoje rodas de aro 18" nos carros da Lotus. A Formula 1 é um grande laboratório para fabricantes de motores, peças, pneus e tudo o que envolve automóveis. A proposta de aumento do diâmetro das rodas de 13 para 18 polegadas é, segundo a Pirelli, para permitir melhor aproveitamento das pesquisas feitas para a F1 nos carros de passeio. Gostei da ideia. Abaixo, a foto da Lotus E22 com rodas de 18" e com as de 13". A Lotus com a