sexta-feira, 13 de junho de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito especial de Copa (1)

Quantidade de viaturas de fiscalização de trânsito
nas ruas é padrão FIFA: muito acima do usual. Foto: Detran-DF
(Da sucursal em Brasília-DF) - Ontem começou a bagaça. E, com a abertura da Copa, iniciei a contagem de viaturas de fiscalização de trânsito nas vias, na segunda fase da miniauditoria do Punta Tacco no S.

Só hoje, até agora, somei 11 viaturas nas ruas. Na primeira leva de dados que coletei em janeiro e fevereiro, contei 19 em pouco menos de 30 dias. Para entender melhor e saber de onde tiro esses números, clique aqui.

12 de junho - (estreia do Brasil na Copa em São Paulo, às 17h)

Trecho 1- 15h - Samambaia/Taguatinga Norte - 6 km

0 viaturas - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 2 - 18h40 - Taguatinga/Samambaia - 6 km

0 viaturas - 0 veículos circulando pelo acostamento

13 de junho 

Trecho 3 - 8h - Samambaia/AsaNorte/SIA - 45 km

Ligação Samambaia/Taguatinga - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
Eixo Monumental - 4/Detran-DF; 1/PMDF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 4 - 12h40 - SIA/Samambaia - 17km

EPTG - 1/PMDF; 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 5 - 13h05 - Samambaia/Vicente Pires/SIA - 19 km

Viaduto Taguatinga - 2/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 1/CPRV - 0 veículos circulando pelo acostamento

Soma parcial - trechos 1 a 5
Distância percorrida - 93km
Viaturas em fiscalização de trânsito - 11
Veículos circulando pelo acostamento - 0

MPDFT abriu inquérito para investigar despachantes e concessionárias

(Da sucursal em Brasília-DF) - Quando comprei meu carro, três anos atrás, comprei também uma briga enorme na Brasal, aqui no SIA, para não ser assaltado em R$ 793 pelo despachante credenciado da concessionária.

Foi uma luta ferrenha, já que só fui informado da facada depois de fecharmos o contrato. E, na época, o vendedor não recuava ao afirmar que o carro só poderia sair da loja já emplacado e que, para isso acontecer, a única maneira era contratar os serviços de preços abusivos do despachante.

Despachante este que na época ficava em uma sala dentro da própria concessionária.

Sei que depois de muita discussão, acabei pagando R$ 350. O valor não ficou tão alto, uma vez que incluía a transferência de meu carro usado de Minas Gerais para o DF e o emplacamento do novo. Mas, mesmo tendo derrubado o valor pela metade, ainda teria saído mais barato se eu tivesse feito tudo por conta própria, levando a nota fiscal ao Detran e realizando o emplacamento e a transferência sozinho.

Hoje finalmente, depois de muitos consumidores serem forçados a desembolsar estes abusivos R$ 793, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) divulgou nota informando que instaurou inquérito público para investigar as lojas de automóveis.

A primeira motivação do inquérito é a cobrança abusiva, já que o serviço de emplacamento custa no Detran R$ 194, quatro vezes menos o cobrado pelas concessionárias.

O segundo motivo, que causa grande revolta nos consumidores, é a obrigatoriedade imposta pelas concessionárias de que o serviço de emplacamento seja feito nos despachantes indicados, não permitindo que o consumidor emplaque o carro por conta própria ou que escolha um outro despachante qualquer para contratar o serviço.

O MPDFT convocou a diretoria do Detran-DF para uma reunião e cobrou do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF) mais informações sobre a situação.

A dica que fica é: antes de começar a conversar sobre a cor, os opcionais, a forma de pagamento, pergunte sobre como é o processo de emplacamento na concessionária.

Se o vendedor vier com a conversa furada de que só o despachante da loja pode emplacar o carro, fuja da de lá desesperadamente.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Duas de Emerson

(Da sucursal em Brasília-DF) - Quando Emerson Fittipaldi fala sobre automobilismo, aconselho a todos os gearheads a calarem-se e escutarem o que tem a dizer o gênio.

E, nestes últimos dias, Emerson soltou algumas frases para serem levadas à sério.

Começos pelas que foram ditas para o jornalista Felipe Cerqueira, do globoesporte.com., em uma entrevista sobre o neto Pietro Fitipaldi. Pietro, de 17 anos, corria até ano retrasado nas categorias de base da Nascar, nos Estados Unidos, e agora está arrebentando na Formula Renault Inglesa.

Das seis corridas da temporada, Pietro venceu quatro.

Pietro Fittipaldi: 17 anos, vitórias e um caminho promissor
já traçado até a Formula 1.
"A expectativa que tenho esse ano é que ele faça um ótimo campeonato, como ele fazia lá na Nascar. Está indo muito bem. Adaptou-se rápido. A maioria das pistas agora ele já conhece. Ele está se enquadrando no mundo de fórmula. Está muito bem encaminhado. Mas a Fórmula 1 é um caminho muito difícil. Vamos ver em que categoria ele vai correr no ano que vem. Ele vai fazer alguns testes na Fórmula Renault europeia, que tem um motor mais forte, com pneu um pouco diferente. É um caminho longo, mas nossa expectativa é grande. Ele está muito empenhado, muito focado. Sem ser muito otimista, acho que em três ou quatro anos, o Pietro indo bem, dá para chegar à Fórmula 1", afirmou o avô de Pietro, Emerson Fittipaldi.

De olho no moleque. Ele tem talento de verdade, apoio financeiro forte e muitos caminhos já desbravados previamente pelo avô.

A segunda declaração de Emerson a ser observada com atenção ele soltou ontem, no Facebook. Em sua conta, chamou a torcida a apoiar Felipe Massa na fase ruim pela qual o brasileiro da Williams vem vivendo:

Massa e Emmo, na foto que ilustra o texto
ao lado no FB,
"Meus queridos fãs e amigos brasileiros, Felipe Massa tem muito talento, muita capacidade para representar o Brasil na F1. Só por participar nesse mundo tão exclusivo da F1 você tem que ser muito bom piloto e alguém que pilotou tantos anos numa equipe Ferrari tem ser excelente. Felipe na Williams esta trazendo todo talento e experiência adquiridos na Equipe Ferrari, criando uma nova esperança e recuperação da equipe Williams. Amigos vamos apoiar o Felipe Massa e vamos respeitar o seu talento, ele merece todos nos brasileiros torcendo por ele e tenho certeza que vai nos dar muitas alegrias esse ano. Como todo esporte temos momentos de alegria e frustração. Espero que vocês entendam!
Muito obrigado em nome dos pilotos brasileiros."

Garanto que significa muito para Massa receber apoio assim de um dos grandes nomes da história do automobilismo mundial, mas o tom do texto só retrata o clima de agonia que cerca Felipe na F1.

Enquanto não vierem bons resultados, Felipe será pressionado. E, mesmo com a melhor das intenções, o texto de Emerson está focado em justificar a presença de Felipe na F1, pedindo ao torcedor que respeite o talento de Massa.

Tomara mesmo que Massa consiga respirar e sair deste longo inverno que vem enfrentando. O cara realmente não merece uma má fase tão longa assim.

P.S.: putaqueopariu a foto que o Emerson colocou na capa do Facebook dele. Pilotando uma McLaren Ford M23 de 1974, Fittipaldi sai do chão com o carro, em uma cena que parece ser em Nürburgring.


Massa x Pérez

(Da sucursal em Brasília-DF) - A briga entre Felipe Massa e Sergio Pérez continua nos bastidores, depois do acidente que tirou a ambos da corrida de domingo.

Em entrevista após sair do hospital, no domingo, Massa disparou contra Pérez, o acusando de culpado pelo acidente e classificando o mexicano como perigoso. "Falei com ele (Pérez) no centro médico. Estou muito desapontado. Eu disse que ele precisa aprender. Queria que ele se colocasse no meu lugar, porque eu tive uma batida muito forte e achei que iria me machucar", atacou Felipe.

Usando um tom menos agressivo, Pérez respondeu afirmando que "defendia minha posição para entrar na primeira curva quando, de repente, fui golpeado por trás. Foi um grande impacto, mas estou bem. Estou muito triste pela equipe, porque fazíamos uma corrida incrível e a estratégia de uma parada estava funcionando perfeitamente".

Porém, para quebrar o tom leve de Pérez, a Force India, equipe do mexicano, desceu o sarrafo em Massa publicando a fotografia abaixo no Facebook oficial da escuderia.

Traduzindo o enunciado da foto, "uma imagem vale mais que mil
palavras. Quem jogou o carro para cima de quem?
Na foto publicada pela Force India, está claro o movimento do volante de Massa em direção ao carro de Sergio Pérez. Porém, nos comentários, um festival de acusações contra a equipe, afirmando que a imagem é uma montagem ou de que não trata-se do momento do acidente.

Agora pela manhã, foi publicado em uma página de fãs de Massa este vídeo abaixo que comprova que Massa realmente apontou o carro em direção a Pérez e, na sequência, o mexicano abriu a tomada da curva em direção a Massa.





Com esse vídeo, acho que o dois erraram, mas confirmo minha impressão de que a presepada de Massa foi maior que a de Pérez.

Essa briguinha ainda vai render muito pano para a manga. Aguardemos os próximos capítulos.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Canadá - Mercedes não venceu e Massa bateu forte

Na foto, Vettel dá um banho em Ricciardo. No mundial
de pilotos, é Ricciardo quem dá um banho em Vettel.
Foto: Stan Honda/AFP 
(Da sucursal em Brasília-DF) - Devido ao alto teor de adrenalina das últimas cinco voltas do GP do Canadá, faço este post em ordem inversa.

Começo pelo pódio.

Daniel Ricciardo, da Red Bull, ultrapassou Nico Rosberg na penúltima volta da corrida e venceu o GP. Foi a primeira vitória de Ricciardo na categoria e aconteceu em um momento muito especial. A Mercedes, com Nico e Lewis, tinha ganhado todas as corridas até ontem e a vitória do sorridente australiano pode mexer na luta pelo mundial.

Ficou clara ontem a evolução dos carros da Red Bull e foi para o chão o mito de invencibilidade que a Mercedes já estava conseguindo emplacar depois de vencerem as seis primeiras provas do campeonato.

Com a vitória, Ricciardo consolidou-se no terceiro lugar do campeonato de pilotos, abrindo dez pontos de vantagem para Fernando Alonso e 19 para o tetracampeão e companheiro de Ricciardo na Red Bull, Sebastian Vettel.

Vettel que passou por um belo cagaço e quase foi vítima do acidente na última volta, que tirou Felipe Massa e Sergio Pérez da corrida.

Dez voltas antes do fim da prova Massa vinha rápido, com pneus novos. Lá na frente, a Mercedes de Rosberg estava com problemas no sistema de recuperação de energia, o MGU-K, que tirava do alemão 160 cavalos por volta. O ritmo mais lento de Rosberg fez o pelotão dos líderes embolar bastante e facilitou a chegada de Massa em Vettel, que estava em 4º.

A distância entre Rosberg que era o líder e Massa, em 5º, chegou a espremidos 1,6s.

O problema foi que Massa ficou cozinhando pamonha atrás de Vettel. Demonstrava vontade de atacar, porém não partia para cima com ímpeto para definir a situação. Enquanto isso Ricciardo ultrapassou Pérez, foi a segundo e deixou o mexicano em terceiro.

Vettel, que não é besta, pulou no pescoço de Pérez e tomou o terceiro lugar no começo da penúltima volta. Massa, que tinha chances de vencer há dez voltas do final, percebeu que a oportunidade da vitória tinha ido para o saco. Sobrou a ele ultrapassar o mexicano e somar mais alguns pontos na luta interna na Williams contra Valteri Bottas.

E aí veio a última volta.
Massa tinha espaço à esquerda. Vettel não
foi atropelado por Felipe por alguns centímetros.

Massa, cheio de vontade e com prazo curto para superar Pérez, cacetou a traseira do mexicano na tomada da curva um, no momento em que abriu para fazer a ultrapassagem.

Foi uma porrada servida.

A telemetria indicou 27g de desaceleração no impacto dos carros. Foi uma pancada considerável e os dois foram parar no centro médico para avaliações.

Antes de acertar o muro, Pérez passou por trás e Massa pela frente de Vettel, que deve ter se borrado todo quando viu a cena da pancada pelo retrovisor.

O que eu achei do acidente?

Pérez abriu um pouco além do necessário na tomada da curva e Massa confiou que Pérez não se movimentaria nem um milimetro além do traçado normal. Massa poderia ter corrido menos riscos e feito a tomada da curva mais aberta, mais distante do carro de Pérez. Poderia ter sido menos afobado e ter tido um pouquinho mais de cuidado, já que estava bem mais rápido.

O carro de Massa ficou destruído e a violência do
impacto assustou. Foto: AP
A FIA entendeu que o erro foi do mexicano. Se for para encontrar um culpado, de fato Pérez errou. O comunicado da direção de prova informou que "o carro 11 (Pérez) mudou sua linha de direção, o que causou o impacto com o carro 19 (Massa) na curva 1."

Pérez foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada do próximo GP, na Áustria, daqui duas semanas.

No mais, a corrida de Felipe foi muito boa. Não fosse o erro da Williams na parada para troca de pneus, o brasileiro poderia ter de fato lutado pelo pódio. Ou pela vitória.

Para compensar o mau resultado, Massa pode vangloriar-se de ter conseguido a proeza de ser o primeiro piloto além da dupla da Mercedes a liderar um GP neste campeonato. Aconteceu na volta 46, quando Hamilton parou nos boxes.

Hamilton assistiu dos boxes a boa
corrida de Nico Rosberg. Foto: Max Rossi/Reuters
Hamilton que abandonou pela segunda vez nesta temporada, na volta 47, por problemas nos freios. Da garagem, assistiu a Nico Rosberg chegar em 2º e marcar preciosos 18 pontos.

Com este resultado, Rosberg se isolou na liderança do mundial com 140 pontos, abrindo 22 de vantagem frente a Hamilton. É muita coisa em um campeonato tão disputado.

No mais, ficou o destaque para a largada de Nico Rosberg, que se impôs sobre Hamilton e obrigou o
colega de Mercedes a passear na grama. A manobra de Hamilton evitou o choque com Nico, porém permitiu a Vettel, que não perde oportunidades, a superar o inglês e assumir o segundo lugar.

Lá no fundo do grid, na confusão da primeira volta, Max Chilton entrou forte demais na curva três, escorregou e acertou Jules Bianchi, companheiro de equipe dele na Marussia. A cacetada foi tão forte que o carro de Bianchi voou no muro e perdeu o eixo traseiro.

Chilton jogou fora com esse acidente a chance de quebrar o recorde de Nick Heildfeld, que completou 41 corridas consecutivas. Chilton abandonou a disputa pelo recorde com o número de 25 provas completadas em sequência. De qualquer forma, o inglês detêm o recorde de novato que mais completou provas em sequência em uma mesma temporada (19), e de estreante que terminou mais corridas consecutivas (25).

A F1 volta em 22 de junho, em Spielberg, na Áustria.

No frigir dos ovos, tenho só uma observação: a Mercedes, mesmo com o tal do MGU-K quebrado, ainda era competitiva e colocou Nico no pódio. O carro dos alemães está realmente foda.

Vai entender

(Da sucursal em Brasília-DF) - Este blog é pequeno, eu sei. Comecei aqui em outubro do ano passado e me esforço, sempre que minhas prioridades permitem, para manter este espaço atualizado.

Mesmo trabalhando aqui assim, nos buracos da rotina, consegui nestes oito meses mais de 13.000 visitas no Punta. É um número pífio quando se trata de internet, mas sim, me orgulho dele.

E?

E ai que, mesmo miúdo como sou, ainda assim a equipe de assessoria do TT de Man me considerou de alguma forma relevante e me liberou acesso ao cantinho da imprensa do site oficial do TT.

Até aí, nada de mais né?

Fiz meu cadastro no site do TT, eles pediram algumas horas para análise e, na sequência, me enviaram a confirmação de acesso a área exclusiva para a imprensa. Burocracias virtuais que não tornam o Punta Tacco no S melhor ou pior que nenhum dos milhões de blogs sobre velocidade na internet.

Devidas explicações feitas, segue o motivo deste post: faz algum tempo que me cadastrei para o acesso ao setor de imprensa do site da Stock Car e me negaram.

Não pedi credenciamento para cobrir a corrida in loco. Sei da política da Vicar, empresa que organiza a Stock e o Brasileiro de Marcas, de não credenciar blogs para coberturas dentro do autódromo.

Até concordo com este veto prévio. Da mesma forma que existem blogs sérios, que como o Punta tentam fazer uma cobertura bacana do automobilismo, vários blogueirinhos de bosta entulham os promotores de eventos de pedidos de credenciamento apenas para tietarem pilotos e postarem no Facebook selfies com carros ao fundo.

Automobilismo é um esporte perigoso. Um sujeito sem experiência e sem profissionalismo pode morrer ou matar um piloto se não souber se portar no ambiente de um circuito.

Meu acesso não foi liberado pelo administrador
O que eu não consigo entender é o veto ao acesso a um simples banco de imagens. Já que o blogueiro não pode ter acesso ao evento, que ao menos liberem as fotos oficiais, os releases, para facilitar um pouco o trabalho de quem tenta cobrir fora de campo a categoria.

Para piorar, além de não conseguir acesso ao banco da imagens da Stock Car, fui completamente ignorado quando pedi aos assessores da Vicar informações sobre a categoria para construir este post aqui, que mostrou como o brasiliense é fã de automobilismo ao lotar um autódromo em péssimas condições estruturais.

Só consegui as informações com a assessora de imprensa da equipe Eurofarma, que quebrou um galho e usou os caminhos dela para me dar os números que eu precisava.

No frigir dos ovos, não existe necessidade de tratar aos pequenos assim. É só um login e uma senha que não vão mudar nada na rotina da Stock.

Juro que não entendo.

sábado, 7 de junho de 2014

Acabou o Tourist Trophy da Ilha de Man de 2014

(Da sucursal em Samambaia-DF) - Ontem foi o último dia de provas do Tourist Trophy da Ilha de Man de 2014.

Michael Dunlop, motociclista irlandês de 25 anos, entrou para o hall dos grandes vencedores do TT. Dunlop venceu cinco das seis provas nas quais largou, somando 18 pódios em todas as participações dele no TT de Man desde 2007.

O cara é um gênio do TT.

Rafael Paschoalin no TT 2014. Foto: Marty Hill
Sobre o brasileiro Rafael Paschoalin, que competiu no TT de Man pelo segundo ano consecutivo, o resultado por si só reflete pouco o esforço e a coragem desse sujeito em correr o TT.

Paschoalin não completou a prova na categoria Superstock e terminou em 45º, a penúltima posição na Senior.

No Facebook, o brasileiro resumiu a participação dele no TT de Man assim:

"45 colocado na Sênior hoje. Sinceramente eu não esperava mais que isso, pelo menos esse ano, com a dificuldade que tive para driblar o medo! Tudo, absolutamente tudo, valeu a pena quando percorri a sexta e ultima volta da corrida. Uma multidão me aplaudiu e eu fiquei realmente feliz em completar essa prova. Não atingi minha expectativa mas fiquei grato por estar bem, volto no ano que vem, mais preparado e com novas metas!!!"

Correr em um campeonato tão insano, vendo competidores morrendo na pista, é uma barra. Realmente o medo deve tomar a cabeça do piloto. Além, pelo que entendi, Paschoalin não tem muito apoio para ir ao TT de Man. Só corre em Man por ser um apaixonado pela motovelocidade.

O saldo negativo do TT de Man de 2014 ficou para as mortes. Neste ano, como tratei neste post aqui, morreram dois pilotos. Bob Price e Karl Harris acidentaram-se no circuito Snaefell Mountain e não suportaram os ferimentos. Somam-se 242 mortes de pilotos no TT em prova e 250 no total, contabilizando-se os que perderam a vida em treinos desde 1907.

O TT é isso. Não existe ali o discurso de que as mortes têm de parar. São pilotos apaixonados pela velocidade e que topam correr o risco pelo tesão que correr em Man proporciona. São todos adultos, vacinados, que sentem medo e tentam dribá-lo a velocidades que batem os 320 km/h. 

Em 2015, o TT de Man vai acontecer entre os dias 30 de maio e 12 de junho.

Esperamos ver você de novo por lá, Paschoalin!

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...