Pular para o conteúdo principal

Postagens

Hungria - Ricciardo vence, Hamilton sai de último para 3º e Massa acaba em 5º

Ricciardo venceu pela 2ª vez na carreira. Foto: Laszlo Balogh (Da sucursal em Samambaia-DF) - Na largada de hoje, no GP da Hungria, Massa sentiu os efeitos negativos da pressão depois de abandonar duas corridas na primeira volta. O brasileiro largou em 6º, teve oportunidade de lutar pelo 4º lugar, mas recuou e terminou a primeira volta em 8º. Más recordações povoaram a mente de Felipe, com certeza. E, para deixar tudo mais tenso para Massa, a largada foi com pista molhada em Hungaroring. Apesar do cenário negativo, a primeira volta foi tranquila. Aliás, teve uma exceção: Hamilton, que largou dos boxes por culpa do incêndio no carro na classificação, ontem, exagerou na vontade e rodou forte, quase batendo. Mas, algumas voltas depois, no 8º giro, o inglês já estava ultrapassando Kimi Räikkönen, assumindo a 13ª posição. Como é que esse cara faz isso? É o tal do espírito de campeão. Ericsson destruiu a Caterham em um forte acidente. Foto: BBC/AP Na volta 9, Matias

63 anos depois

(Da sucursal em Brasília-DF) - É assustadora a diferença. No mesmo vídeo, um pitstop nas 500 Milhas de Indianápolis de 1950, no outro uma parada nos boxes da Ferrari, em 2013. A evolução da tecnologia e a profissionalização dos times é gritante. Em 1950, a troca de duas rodas e pneus e o reabastecimento demoraram 1m16s. Na parada da Ferrari, em exatos 3 segundos a equipe trocou os quatro pneus do carro de Fernando Alonso no GP da Austrália, em Melbourne. Para deixar a disputa um pouco mais justa, procurei um vídeo de uma parada da F1 moderna, de quando o reabastecimento nas paradas acontecia. Kimi Räikkönen precisou de 8 segundos para parar, trocar os quatro pneus e reabastecer a Ferrari, na Malásia em 2008. Para fechar, uma compilação muito bacana de paradas nos boxes de 1950 até 2014. Vale a pena assistir! A dica foi do meu amigo jornalista e também blogueiro, Jorge Eduardo.

Alemanha - Massa fora na primeira volta e Rosberg ainda mais líder

(Da sucursal em Brasília-DF) - A manhã de domingo foi movimentada e acabei não assistindo toda a corrida em Hockenheim, na Alemanha . Vi flashes, mas pelo que deu para pegar, foi uma corridassa. A largada eu vi, e puta merda, que diabos foi aquilo!? Muitos disseram que Felipe Massa não teve culpa, mas eu acho o contrário: Felipe fez a tangência da curva como se a McLaren de Magnussen não estivesse ali. Massa culpou Magnussen pelo acidente, dizendo que o dinamarquês deveria ter freado, uma vez que estava atrás dele na tomada da curva. Como não enxerguei essa vantagem de Massa, separei um quadro a quadro do choque. No primeiro frame, fica fácil perceber que na tomada da curva Magnussen e Massa estavam lado a lado. Massa vinha da extrema esquerda da pista e tentou posicionar-se à frente da McLaren, que naquele momento tinha clara preferência em contornar a curva por dentro. Na sequência, Massa manteve o trajeto e pressionou Magnussen contra a tangência da curva. Felipe não de

Agenda do fim de semana

Nico Rosberg homenageia o 4º título alemão neste fim de semana.  (Da sucursal em Brasília - DF) - Nico Rosberg, que acertou o bolão do vexatório 7x1 da seleção brasileira contra a a alemã, vai para a corrida em casa com o capacete em homenagem ao quarto título da Alemanha na Copa do Mundo. Rosberg corre para manter-se líder do mundial, brigando contra um esfomeado Lewis Hamilton, que enxerga em 2014 uma chance imensa de ser campeão pela segunda vez. Também tem Truck, Indy e Nascar. Abra umas latinhas de cerveja e aproveite o fim de semana. Formula 1 Grande Prêmio da Alemanha - Circuito Hockenheimring - Hockenheim/Alemanha Treino 3 -  sábado (19/7), 6h, com transmissão pelo SporTv Treino classificatório - sábado (19/7), 9h* Corrida - domingo (20/7), 9h, ao vivo pela Globo *Tá uma zona essa classificação, mas pelo que entendi o SporTv transmite os Q1 e Q2 e a Globo entra ao vivo às 9h45 para o Q3. Formula Truck Etapa de Cascavel - Autódromo Internacional de Cascavel

Os absurdos de uma guerra

(Da sucursal em Brasília-DF) - No Leste Europeu, no Oriente Médio, nestas regiões do globo nunca conseguiu-se paz por muito tempo. Genocídios, ditadores sanguinários, intervenções estabanadas das potências mundiais, especialmente dos Estados Unidos, da União Soviética/Rússia, resultando em milhões de civis mortos e na perpetuação dos conflitos que parecem ser infinitos. Ontem, mais um capítulo de toda essa desgraça aconteceu. Um avião civil foi abatido por um míssil e, até agora, a troca de acusações ruma para rebeldes ucranianos pró-Rússia como responsáveis. Um líder do movimento separatista pró-Rússia postou em uma rede social que teriam abatido um Antonov AN-26 e que "estavam todos avisados que não deveriam voar no nosso espaço". A mensagem foi apagada assim que confirmou-se que o avião derrubado era civil, mas pode ser acessada aqui , em russo. Segundo a agência russa de notícias Interfax, existe a hipótese do alvo ter sido, na verdade, o avião presidencial russo, q

PuntaData - fiscalização de trânsito especial de Copa (3)

Agentes do DER-DF em fiscalização. Foto: Mary Leal/Agência Brasília (Da sucursal em Brasília-DF) - No último domingo acabou a Copa do Mundo e, com ela, mais uma fase da minha miniauditoria de trânsito, que eu explico aqui . Durante o mês de Copa do Mundo, como era de se esperar, a quantidade de viaturas de policiamento de trânsito aumentou consideravelmente nas principais vias do DF. Ao menos nos trechos que percorro, foi fácil perceber que a maior fiscalização inibiu motoristas a cometerem infrações que atrapalham muito o fluxo, como ultrapassagens pelo acostamento e pelas ilhas. Em comparação aos números do levantamento que fiz no começo do ano, a diferença nos dados coletados é assustadora. Entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro, dirigi 628 quilômetros e anotei 324 carros trafegando pelo acostamento e apenas 19 viaturas de fiscalização de trânsito nas ruas. Considerando o período de Copa, foram 590 quilômetros percorridos, com 70 viaturas e duas blitzes nos percursos e apenas

Tensão mundial

(Da sucursal em Brasília-DF) - Mais um Boeing 777 da Malaysia envolvido em um caso bizarro. Desta vez, anônimos filmaram a queda do avião e rapidamente autoridades concluíram que a aeronave com 295 pessoas a bordo foi abatida. Empresas aéreas estão evitando o espaço aéreo ucraniano neste momento, como revela a imagem que reproduzi do site  flightradar24.com , sobre o qual eu falei neste  post aqui . Sobre a Ucrânia poucos aviões no ar, nenhum de empresas ocidentais. Reprodução/FlightRadar24h Sim, reproduzi. O site, que ficou offline durante algum tempo após a queda do voo MH17, não está permitindo copiar a tela com o botão print screen. O último caso do tipo, quando morreu tanta gente em um voo abatido, foi em 1988, quando o cruzador USS Vincennes derrubou um Airbus A300, matando 290 civis no Golfo Pérsico. Os norte-americanos justificaram o abate do avião por tê-lo confundido com um caça militar iraniano. Até hoje o caso encontra-se em análise pelo Tribunal Internacion