quinta-feira, 17 de julho de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito especial de Copa (3)

Agentes do DER-DF em fiscalização.
Foto: Mary Leal/Agência Brasília
(Da sucursal em Brasília-DF) - No último domingo acabou a Copa do Mundo e, com ela, mais uma fase da minha miniauditoria de trânsito, que eu explico aqui.

Durante o mês de Copa do Mundo, como era de se esperar, a quantidade de viaturas de policiamento de trânsito aumentou consideravelmente nas principais vias do DF. Ao menos nos trechos que percorro, foi fácil perceber que a maior fiscalização inibiu motoristas a cometerem infrações que atrapalham muito o fluxo, como ultrapassagens pelo acostamento e pelas ilhas.

Em comparação aos números do levantamento que fiz no começo do ano, a diferença nos dados coletados é assustadora. Entre 14 de janeiro e 7 de fevereiro, dirigi 628 quilômetros e anotei 324 carros trafegando pelo acostamento e apenas 19 viaturas de fiscalização de trânsito nas ruas. Considerando o período de Copa, foram 590 quilômetros percorridos, com 70 viaturas e duas blitzes nos percursos e apenas 24 veículos utilizando o acostamento para cortar os engarrafamentos.

Durante a Copa, os motoristas davam de testa com uma viatura a cada 8,42 km, contra uma a cada 33 km no período "normal", entre janeiro e fevereiro. Como consequência disso, anotei um veículo no acostamento a cada 1,9 km rodado no começo do ano e, nos dias de Copa, com tanta fiscalização nas vias, os espertinhos se amedrontaram e o número caiu para apenas um carro a cada 24,5 km!

Sim, a presença dos agentes e dos policiais de trânsito nas ruas surtiu efeito imediato, diminuindo em menos de 12 vezes o número de sacanas que se acham no direito de cortar o trânsito pelo acostamento.

Vou continuar minhas anotações e medirei como ficará essa fiscalização pós-Copa, mas já posso adiantar que percebi uma diminuição na quantidade de viaturas nas ruas. Essa diminuição é até natural, mas espero que não volte aos patamares antigos, quando era raro encontrar um agente de trânsito fiscalizando as vias nas horas de rush.

16 de junho

Trecho 9 - 18h29 - SIA/Samambaia - 20 km

EPVL (DF-087) - 0 viaturas - 4 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
Pistão Sul (DF-001) - 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

18 de junho

Trecho 10 - 7h02 - Samambaia/Guará - 17 km

Ligação Samambaia/QNL - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
Taguatinga Centro - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 11 - 8h37 - Guará/Samambaia - 20 km

Avenida Elmo Serejo -  1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
Ligação Samambaia/QNL - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 12 - 12h22 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - Blitz/DER-DF + 2 viaturas em outros pontos - 0 veículos circulando pelo acostamento
Taguatinga Centro - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 13 - 12h52- Samambaia/Asa Sul - 25 km

EPIA/EPNB - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 14 - 18h - SIA/Asa Sul/Samambaia - 34 km

EPTG - 3/DER-DF - 4 veículos circulando pelo acostamento

24 de junho

Trecho 15 - 8h16 - Samambaia/SIA - 17 km

Avenida Elmo Serejo - 2/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 1/PMDF; 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 16 - 18h37 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 1/DER-DF - 1 veículo circulando pelo acostamento

25 de junho 

Trecho 17 - 7h29 - Samambaia/SIA - 18 km

Ligação Samambaia/Taguatinga - 1/Detran-DF
Boca da Mata - 1/Detran-DF

Trecho 18 - 12h04 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 2/DER-DF

Trecho 19 - 18h32 - SIA/Samambaia - 20 km

EPVL (DF-087) - 4 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 2/DER-DF

2 de julho

Trecho 20 - 7h45 - Samambaia/SIA - 17 km

Taguatinga Centro - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 2/BPRV (PMDF); 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 21 - 19h10 - SIA/Samambaia - 18 km

EPTG - 2/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

5 de julho

Trecho 22 - 8h - Samambaia/Asa Norte - 31 km

EPTG - 1/BPRV (PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento

9 de julho

Trecho 23 - 8h20 - Samambaia/Asa Norte/SIA - 48 km

Pistão Sul (DF-001) - 1/DER-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG -  4/BPRV (PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento
Eixo Monumental - 1/PMDF- 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 24 - 18h36 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 2/DER-DF - 4 veículos circulando pelo acostamento
Pistão Sul (DF-001) - 1/DER-DF; Blitz(PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento

10 de julho

Trecho 25 - SIA/Asa Norte - 34 km

Boca da Mata - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPNB - 1/DER-DF; 1/BPRV (PMDF) - 0 veículos circulando pelo acostamento

11 de julho

Trecho 26 - 7h55 - Samambaia/Guará/SIA - 22 km

Pistão Sul (DF-001) - 1/BPTRAN (PMDF)

Trecho 27 - 19h07 - SIA/Samambaia - 17 km

EPTG - 1/DER-DF
Avenida Elmo Serejo - 2/Detran-DF
Ligação Samambaia/Taguatinga - 1/Detran-DF

-----

Soma parcial - trechos 9 a 26
Distância percorrida - 426 km
Viaturas em fiscalização de trânsito - 42
Blitzes - 2 - DER-DF e PMDF
Veículos circulando pelo acostamento - 13

Soma total - trechos 1 a 27
Distância percorrida - 590 km
Viaturas em fiscalização de trânsito - 70
Veículos circulando pelo acostamento - 24

Tensão mundial

(Da sucursal em Brasília-DF) - Mais um Boeing 777 da Malaysia envolvido em um caso bizarro.

Desta vez, anônimos filmaram a queda do avião e rapidamente autoridades concluíram que a aeronave com 295 pessoas a bordo foi abatida.

Empresas aéreas estão evitando o espaço aéreo ucraniano neste momento, como revela a imagem que reproduzi do site flightradar24.com, sobre o qual eu falei neste post aqui.

Sobre a Ucrânia poucos aviões no ar, nenhum de empresas
ocidentais. Reprodução/FlightRadar24h
Sim, reproduzi. O site, que ficou offline durante algum tempo após a queda do voo MH17, não está permitindo copiar a tela com o botão print screen.

O último caso do tipo, quando morreu tanta gente em um voo abatido, foi em 1988, quando o cruzador USS Vincennes derrubou um Airbus A300, matando 290 civis no Golfo Pérsico. Os norte-americanos justificaram o abate do avião por tê-lo confundido com um caça militar iraniano.

Até hoje o caso encontra-se em análise pelo Tribunal Internacional de Haia.

Para complicar ainda mais o cenário mundial hoje, Israel está neste momento fazendo um ataque terrestre na Faixa de Gaza.

O mundo está uma loucura neste exato momento.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Massa, o campeão moral de 2008

Massa emocionado no pódio
do GP do Brasil de 2008. Foto: AP
(Da sucursal em Brasília-DF) - Minha mulher me mostrou um excelente vídeo, montado pela ESPN americana, com um resumão da Copa do Mundo.

Sou fã dessas edições e me lembrei do vídeo oficial produzido pela F1 depois da última etapa do mundial de 2008, em Interlagos.

Naquele 2 de novembro, Felipe Massa disputou bravamente o título de campeão contra Lewis Hamilton.

Com toda a torcida de pé, Massa venceu a prova e por alguns segundos comemorou como campeão mundial. Hamilton, na penúltima curva da prova, passou Timo Glock, da Toyota, e chegou em quarto, desbancando Felipe como campeão por apenas um ponto.

O vídeo é emocionante, com a comemoração da Ferrari seguida da frustração pela derrota. É fantástico ver a postura de Felipe Massa no alto do pódio, comemorando a vitória e a perda honrada de um mundial que seria dele caso a Ferrari não tivesse errado tanto naquele ano.

Aperte o play e tente não se emocionar, especialmente aos 2m30s, quando o mecânico da Ferrari, puto pela derrota de Massa nos últimos metros e destrói uma das placas da equipe, dando um puta susto no pai de Felipe, Titônio Massa.

Esses vídeos são uma aula de edição.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Até já, meiaum

No final de 2010, começo de 2011, enquanto eu assinava como editor de fotografia e repórter fotográfico da WHD Comunicação, uma movimentação interessante acontecia naquelas salas no Lago Norte.

Estava surgindo a Revista meiaum. 

Aquele nome, aliás, eu tive a honra de sugerir em uma reunião que guardo até hoje na memória. Naquela sala, cheia de cabeças pensantes, me veio o meiaum que agradou à maioria.

Era um projeto fantástico, totalmente diferente de tudo com o que já tinha trabalhado. 

Tinha uma energia diferente. Era trabalho, era jornalismo, mas também era tesão.

Jornalismo feito com tesão. 

Mas, infelizmente, nem sempre bons projetos sustentam-se e, ontem, foi-se a meiaum com um charmoso anúncio que avisava da autodestruição do site da revista.

Só me resta agradecer a vocês todos: Hélio, Anna, Paula, Carlos, Carol, Rafania, Tuco, Dany, Cris, Moa, Paola, Priscila, Marcela Bennet e a todo mundo com quem eu trabalhei na meiaum.

As edições da revista podem ser lidas no restinho do site que sobrou: www.meiaum.com.br/acaboupapel/saudade-do-papel

Até já, espero!




quarta-feira, 9 de julho de 2014

Testes em Silverstone - F1 com aros 18" e Massa em 1º

(Da sucursal em Brasília-DF) - Ontem e hoje a Formula 1 faz a última sessão de testes coletivos de 2014, com duas notícias interessantes.

A primeira fica com Felipe Massa na liderança da tabela de tempos, com 1m35s242. Esta volta daria a Felipe Massa a pole position na corrida de domingo e deixa claro que foi enorme o prejuízo de Massa com o erro da Williams em soltá-lo tarde demais para a volta de classificação do Q1, nos treinos de sábado.

Tão interessante quanto o comportamento de Massa é a segunda notícia do dia, com a Pirelli testando hoje rodas de aro 18" nos carros da Lotus.

A Formula 1 é um grande laboratório para fabricantes de motores, peças, pneus e tudo o que envolve automóveis. A proposta de aumento do diâmetro das rodas de 13 para 18 polegadas é, segundo a Pirelli, para permitir melhor aproveitamento das pesquisas feitas para a F1 nos carros de passeio.

Gostei da ideia. Abaixo, a foto da Lotus E22 com rodas de 18" e com as de 13".

A Lotus com as rodas de aro 18" hoje, em Silverstone, para testes da Pirelli. Foto: Lotus F1 Team

E aqui com as tradicionais rodas de 13". Foto: Lotus/LAT

Rosberg ganhando até bolão

(Da sucursal em Brasília-DF) - Nico Rosberg teve azar no domingo, quando foi obrigado a abandonar o GP da Inglaterra por problemas no câmbio da Mercedes, mas ontem parece que o líder do Mundial de Pilotos da Formula 1 já havia recobrado a sorte que o acompanha desde o começo do ano.

Em uma foto publicada por Rosberg na página dele no Facebook, o piloto alemão mostra o palpite que deu no bolão para o jogo de ontem entre Brasil e Alemanha:

7x1.

No texto da fotografia o piloto diz sentir muito pelos brasileiros e explica que escreveu o palpite em colunas invertidas, mas que o placar dele era 7 a 1 para os alemães.


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Inglaterra - Rescaldo de Silverstone

Kimi Räikkönen protagonizou ontem o pior acidente
desta temporada.
(Da sucursal em Brasília-DF) - Kimi Räikkönen está bem, apesar da pancada de ontem na primeira volta do GP da Inglaterra, em Silverstone.

Segundo comunicado da equipe Ferrari, Kimi está com alguns hematomas nas pernas. O finlandês de 34 anos acertou o guard-rail a 240 km/h em um impacto de 47G de desaceleração.

Tanta energia explica o motivo de Räikkönen ter saído cambaleante do carro. Apesar de ter tomando um puta susto, o piloto correrá na Alemanha, no dia 20 de julho.

Prejuízo mesmo com a batida de Kimi teve Felipe Massa, que acabou abandonando a prova por ter estragado a suspensão traseira da Williams quando evitou acertar em cheio a lateral do piloto da Ferrari. Com a saída precoce da prova, Massa viu Bottas, seu companheiro de equipe, abrir 43 pontos de vantagem na tabela do mundial de pilotos e subir pela segunda vez consecutiva ao pódio.

Com os bons resultados de Bottas e a má fase de Massa, a Williams deve começar a priorizar o finlandês na equipe. De jovem inexperiente a postulante a vitórias, Valtteri Bottas anda lado a lado com Felipe Massa desde o começo do campeonato e, agora, é o piloto que mais rende bons resultados no time.

Na confusão entre Esteban Gutiérrez, da Sauber, e Maldonado, da Lotus, a FIA teve o mesmo entendimento que eu e puniu Gutiérrez com a perca de três posições no grid de largada do GP da Alemanha.

Já é a segunda vez que esses dois se tocam gravemente. No GP do Bahrain deste ano, Maldonado acertou Gutiérez e fez a Sauber do mexicano capotar. Tomara que esse show de presepadas fique por aqui.

Na foto da esquerda, a capotagem de Gutiérrez no Bahrain; na da direita o voo de Maldonado ontem, na Inglaterra:
porque será que esses caras se odeiam tanto?


Com os resultados de ontem, o Mundial de Pilotos fica assim:

Posição
Piloto
Equipe
Pontos
1
Nico Rosberg
Mercedes
165
2
Lewis Hamilton
Mercedes
161
3
Daniel Ricciardo
Red Bull Racing-Renault
98
4
Fernando Alonso
Ferrari
87
5
Valtteri Bottas
Williams-Mercedes
73
6
Sebastian Vettel
Red Bull Racing-Renault
70
7
Nico Hulkenberg
Force India-Mercedes
63
8
Jenson Button
McLaren-Mercedes
55
9
Kevin Magnussen
McLaren-Mercedes
35
10
Felipe Massa
Williams-Mercedes
30
11
Sergio Perez
Force India-Mercedes
28
12
Kimi Räikkönen
Ferrari
19
13
Jean-Eric Vergne
STR-Renault
9
14
Romain Grosjean
Lotus-Renault
8
15
Daniil Kvyat
STR-Renault
6
16
Jules Bianchi
Marussia-Ferrari
2
17
Adrian Sutil
Sauber-Ferrari
0
18
Marcus Ericsson
Caterham-Renault
0
19
Pastor Maldonado
Lotus-Renault
0
20
Esteban Gutierrez
Sauber-Ferrari
0
21
Max Chilton
Marussia-Ferrari
0
22
Kamui Kobayashi
Caterham-Renault
0

E o Mundial de Construtores:

Posição
Equipe
Pontos
1
Mercedes
326
2
Red Bull Racing-Renault
168
3
Ferrari
106
4
Williams-Mercedes
103
5
Force India-Mercedes
91
6
McLaren-Mercedes
90
7
STR-Renault
15
8
Lotus-Renault
8
9
Marussia-Ferrari
2
10
Sauber-Ferrari
0
11
Caterham-Renault
0

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...