terça-feira, 24 de junho de 2014

Custa muito organizar essa zona? (3)

(Da sucursal em Brasília-DF) - Como ontem não trabalhei, resolvi dar um alívio para minha mulher, que usa o metrô diariamente, e a levei ao trabalho.

O trânsito estava muito bom, aliás. Como tinha Brasil x Camarões no Mané Garrincha, o governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo e os servidores públicos distritais ficaram em casa, o que fez o fluxo de carros melhorar em comparação aos dias normais.

Fiz o trajeto que sempre cumpro quando vou ao centro do Plano Piloto pela manhã. EPTG, cruzando a EPVL rumo a Estrutural e dali desço pelo Monumental até a Rodoviária do Plano Piloto.

Aviso de mudança de fluxo em Belo Horizonte e...
Já tem algum tempo que a Estrutural fica com a pista norte invertida no sentido do maior fluxo de veículos nos horários de pico. Pela manhã, das 6h às 8h45, as duas pistas seguem para o Plano Piloto; depois das 17h30 até às 19h15, as seis faixas da via ficam abertas para quem dirige para Taguatinga e Samambaia.

Eu, como faço sempre, opto por utilizar a faixa inversa na manhã. Vim pela EPVL, passei por baixo do viaduto da Estrutural e toquei rumo a pista norte. Para minha surpresa, tráfego não estava invertido.

Sim, eu e outros carro que vinham em minha frente nos deparamos com o fluxo na contramão, sem nenhum aviso na EPVL, no viaduto e muito menos na alça de acesso a pista norte da Estrutural. Não pensaram nem em destacar uma viatura para alertar aos motoristas que não acessassem a via naquele horário.

em São José do Rio Preto/SP. É muito simples manter
motoristas informados e evitar problemas mais graves.
Pois é. Como o governo do DF decretou o ponto facultativo, o DER-DF decidiu por não inverter o tráfego da Estrutural nos horários de rush de ontem. Eu até concordo com a medida. Com a queda do fluxo, não existia a necessidade da inversão.

O problema é que nada é avisado como deve-se. As placas que informam os horários da inversão estavam lá, como sempre.

Em contrapartida, não havia nenhuma faixa, painel eletrônico, nada, informando aos motoristas que dirigiam pela EPVL que o trânsito da Estrutural não estaria invertido na manhã de ontem.

E aí, eu fico imaginando...

Ontem os motoristas que vinham a minha frente e eu tivemos sorte de perceber os carros no contrafluxo antes de entrar na Estrutural. Mas, como não havia nenhum aviso, se não houvesse um carro trafegando no sentido contrário, eu provavelmente teria acessado a Estrutural, supondo que a inversão estaria vigente.

Dá para imaginar o tamanho da merda? Dar de frente, a 60, 80 km/h, com carros no sentido contrário?

E o pior é que evitar situações assim é fácil e barato!

Em diversas cidades já vi painéis eletrônicos e faixas que são instaladas em momentos especiais como o de ontem.

Até para dar uma ajudinha, o texto da faixa poderia ser assim:

Motorista, hoje pista norte da Estrutural não será invertida. Utilize a pista sul para acesso ao Plano Piloto.

Simples assim! Algumas faixas destas espalhadas nos acessos a Estrutural poupariam motoristas de perder tempo em acessar a via bloqueada e, além, poderiam evitar graves acidentes.

Mas, como já sabemos, a gestão pública brasileira sofre do triste mal de só reagir, como aconteceu naquele caso do cruzamento onde morreram mãe e filha em Águas Claras.

Espero que nenhum acidente grave aconteça para que as simples faixas comecem a ser utilizadas.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Áustria - Massa desaponta e Rosberg deixa Hamilton pra trás

Rosberg comemora a vitória. Bottas, em terceiro
subiu pela 1ª vez ao pódio na F1. Foto: AFP/Getty Images
(Da sucursal em Samambaia-DF) - Mais uma vez a Mercedes dominou uma corrida. Mais uma vitória de Nico Rosberg, com Lewis Hamilton em segundo, na Áustria.

Mesmo com Felipe Massa largando em 1º, eu sabia que as chances de vitória do brasileiro eram pequenas. As Mercedes tinham ritmo de corrida melhor e, como a vantagem aerodinâmica das Williams fazia-se valer na velocidade de reta, eu já imaginava que com o desgaste de pneus o desempenho de Massa e Bottas não seria suficiente para mantê-los em vantagem sobre as Mercedes, que contornavam o misto com melhor desempenho.

No fim das contas, essa lógica confirmou-se, mas deixou Massa novamente em má situação.

Felipe viu Valtteri Bottas superá-lo logo na primeira parada nos boxes e, depois disso, não conseguiu mais alcançar o companheiro de equipe.

Pelo menos, por alguns instantes, pude recordar a sensação de um brasileiro largando na pole position na Formula 1. Desde 2009, com Rubens Barrichello, o Brasil não largava na frente na F1. Ver o Felipe Massa na pole position do GP da Áustria de hoje me trouxe ótimas lembranças de velhos tempos, quando cada largada era acompanhada em total silêncio, carregada de tensão.

E Massa ajudou a descarregar a adrenalina quando pulou bem e manteve-se à frente, com Rosberg superando Bottas e indo para o segundo lugar.

Enquanto Massa curtia a vida de líder, na terceira volta a TV cortou para a câmera on board no carro de Vettel, que com o carro muito lento implorava aos boxes:

Vettel vai mal mais uma vez. Ano ruim demais
para o tetracampeão. Foto:Getty Images
- Perdi tração, digam-me o que fazer por favor!

Provavelmente algum engenheiro nerd instruiu a Vettel que acionasse o famoso Ctrl + Alt + Del. Por sorte do alemão, o carro voltou a funcionar. Nessa gracinha, Vettel acabou tomando uma volta de todo mundo e, para piorar, retornou à pista atrapalhando o companheiro de equipe e maior rival do ano, Daniel Ricciardo.

O prejuízo do problema de Vettel foi tão grande que na volta 20 ele ainda era o último colocado.

Os pits começaram 10ª volta, com os carros da Mercedes indo logo para a troca de pneus. A Williams manteve os dois carros na pista até a volta 15, quando Massa foi aos boxes. Nesse momento, a estratégia da Mercedes foi melhor que a da Williams e começou um mal domingo para Massa.

Na volta das paradas, Rosberg, Hamilton e Bottas superaram a Felipe. Na volta 18, Pérez, que não tinha parado ainda, era o líder, com Rosberg em 2º, Bottas em 3º, Hamilton em 4º e Massa em 5º.

Sim, a parada nos boxes de Bottas foi melhor que a de Massa e o brasileiro perdeu a vantagem que tinha para o companheiro de equipe. Felipe culpou a parada mais lenta pelo mal resultado no fim da prova. Em minha opinião, a perda de tempo realmente o atrapalhou, mas, mais uma vez, Massa pagou o preço pela falta de combatividade em pista que o vem prejudicando há tempos.

Com Pérez em primeiro e girando um pouco mais lento que os quatro carros que vinham atrás, formou-se uma fila. A distância de Pérez, o líder, e Massa, em 5º, era de 3 segundos na volta 24.

No 26º giro, Kvyat da STR apareceu na tela todo torto, com a roda traseira direita destruída. Justificando-se, o russo gritava no rádio:

- No brakes, no brakes, I have no brakes!

Na verdade a suspensão traseira do russo desmanchou-se e, por consequência, o carro ficou sem freios.
Não deve ser das situações mais confortáveis para se passar.

Na volta 27, Nico Rosberg cansou-se de assistir a traseira da Force India de Sergio Pérez e partiu para cima do mexicano. Ultrapassou sem dificuldades, levando no embalo Bottas e Hamilton. Na volta 30, Pérez foi aos boxes e Massa assumiu naquele momento a quarta colocação.

Depois da volta da 31, Rosberg deu uma bela errada em uma das curvas. Aproveitando o vacilo, Bottas e Hamilton encaixotaram-se na traseira do alemão e começaram a brigar entre si pela liderança.

Naquele momento, Massa havia perdido contato com Hamilton e, em 4º, estava a 2s3 atrás da briga pela liderança.

Agoniado por ocupar a péssima 21ª colocação, Vettel atropelou a Sauber de Gutierrez e foi obrigado a fazer mais uma parada nos pits, agora para a troca do bico dianteiro.

O péssimo dia Vettel acabou na volta 37, quando o piloto foi chamado aos boxes para abandonar a corrida. A cara de Vettel era de dar pena. O sujeito estava muito puto.

Na volta 37, os rádios de Rosberg e Hamilton trouxeram a mensagem que todos os pilotos querem ouvir. Para Hamilton, o engenheiro avisou:

- It´s summer time! Go, go, go!

O recado era para Hamilton e Rosberg emplacarem voltas muito rápidas antes de irem aos boxes para a 2ª parada. O inglês parou na 40, o alemão na 41.

Na volta 42 Bottas foi aos pits e Massa reassumiu a ponta. Alonso, que vinha apagado durante toda a prova, apareceu em segundo, mas também com apenas uma parada nos boxes.

Juro que imaginei que naquele momento a Williams pudesse tentar alguma estratégia diferente para Massa, mas isto não aconteceu. Felipe foi para a segunda parada na volta 43 e retornou para a pista em 6º, atrás de Pérez.

A luta de Massa agora era pelo pódio e contra Bottas. Caso não acontecesse nenhum imprevisto, a vitória era da Mercedes, mais uma vez.

Na volta 47 Alonso foi aos boxes e as posições acertaram-se mais uma vez. Rosberg liderando, com Hamilton em 2º, Bottas em 3º, Pérez, que ainda tinha uma parada a fazer, em 4º e Massa em 5º.

Por algumas voltas, a corrida deu uma esfriada. Massa manteve-se atrás de Pérez até a volta 56, quando o mexicano finalmente fez a 2ª parada e Felipe reposicionou-se em 4º. Na ponta, Rosberg administrava a vantagem que tinha para Hamilton e Bottas vinha sem muitas dificuldades em 3º.

Pelo rádio, Hamilton mostrava sérias preocupações com os freios, que o tiraram da etapa anterior, no Canadá.

Faltando dez voltas para o fim da corrida, Massa começou a enxergar pelo retrovisor a Ferrari de Alonso. Bottas, vinha a frente de Felipe com 3s5 de vantagem.

Massa estava muito mais para o Alonso do que para Bottas, mas Alonso não tinha carro para brigar com a Williams de Felipe a resolveu acomodar-se em quinto.

A alegria de Massa no sábado não consolidou-se na
corrida ontem. Foto: GrandPrix247
Com os ponteiros assim, Nico Rosberg cruzou a linha de chegada, seguido por Hamilton, Bottas, Massa e Alonso.

Rosberg chegou a terceira vitória em 2014, sétima da equipe Mercedes em oito provas. Abriu agora 29
pontos para Hamilton e agora tem uma folguinha para respirar no mundial de pilotos. A Williams, com Bottas, foi ao pódio pela primeira vez no ano. Quebrou um jejum que durava desde de 2012, quando Maldonado venceu na Espanha.

Fica deste GP o momento complicado que vive Massa. Mais uma vez viu seu companheiro novato, Valtteri Bottas, superá-lo. A alegria da pole position de sábado durou pouco e Massa segue para Silverstone com mais pressão ainda para lidar.

Hamilton, que estava com cara de poucos amigos no pódio, também precisa abrir os olhos e tomar uma atitude com urgência se ainda quer ser campeão em 2014. Nico Rosberg é rápido, conta com algumas pitadas de sorte e já demonstrou ser mais equilibrado emocionalmente que Hamilton. Ou o inglês reage agora ou já era.

Só para fechar, Emerson Fittipaldi continua a campanha a favor de Massa. No sábado, após Felipe marcar o melhor tempo na classificação, Fittipaldi publicou no Facebook:

“Hoje o Felipe confirmou o talento e a capacidade que sempre teve! E o Felipe com a sua experiência e dedicação elevou a performance da Williams, casamento perfeito Felipe Massa e Williams Parabens @massafelipe19 por essa pole position tirando pela primeira vez a pole position da Mercedes. Mais uma vitória do esporte brasileiro, o Brasil todo estará torcendo para vc! God Bless”

Massa conseguiu um torcedor de peso. Só falta agora ele justificar a Emerson o apoio quem vem recebendo.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Absurdos nas ruas (1)

Irresponsabilidade ou preguiça?
(Da sucursal em Brasília-DF) - Presenciei este absurdo hoje, na EPVL, aquela via que liga Estrutural e EPTG.

A cena era tão estúpida que me senti na obrigação de fotografar.

O caminhão de transporte de entulho levava restos de uma armação de concreto. A carga era transportada sem nenhum tipo de cobertura ou amarração.

Outros motoristas que passavam por este caminhão corriam sérios riscos de serem atingidos por pedriscos ou até por peças grandes de concreto, com resultados que poderiam ser trágicos.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou em 31 de maio de 2013 a Resolução nº 441, que regulamenta o artigo 102 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Neste texto do CTB está a exigência de que o veículo esteja devidamente equipado para evitar o derramamento de cargas sobre a via.

Pela Resolução 441 do Contran, no transporte de qualquer sólido a granel é obrigatório cobrir totalmente a carga de forma segura e eficaz. O descumprimento da Resolução deixa o motorista sujeito a multa de R$ 127,69 e a somar cinco pontos na carteira.

Acho a punição branda demais para um sujeito que, talvez por preguiça, pode matar alguém.

E fica a pergunta: como este caminhão vinha da EPTG, será que a fiscalização por câmeras flagrou esse irresponsável?

Playboy babaca

(Da sucursal em Brasília-DF) - Invasão de campo é algo até normal no futebol. Já assisti várias partidas que tiveram de ser interrompidas porque alguém resolveu pular dentro do campo no meio do jogo.

No automobilismo, porém, esse tipo de incidente é muito raro. Lembro-me de ver cenas assim apenas duas vezes, ambas na Formula 1.

Uma foi em 2000, no Grande Prêmio da Alemanha, quando um sujeito invadiu o circuito para protestar contra a Mercedes-Benz, que o teria demitido dias antes. Outro momento foi em 2003, no GP da Inglaterra, que teve de ser paralisado quando um padre louco pulou dentro da pista e se arriscou correndo contra os carros.

Mas, no último sábado, Jack Cotte, um playboy babaca, abusou da estupidez e invadiu o circuito de Brands Hatch dirigindo um VW Polo de rua durante uma etapa do Fun Cup, uma corrida de Fuscas modificados.

Sim, a anta entrou na pista ao volante de um carro de rua.

Jack Cotte está preso. Podiam capá-lo,
para evitar que reproduza.
O imbecil deu uma volta completa no circuito, em baixa velocidade, colocando em risco pilotos, a si próprio e aos passageiros no carro. Enquanto Cotte dirigia pela pista, uma garota ao seu lado implorava para que ele parasse o carro, enquanto os outros passageiros se divertiam com a brincadeira do animal.

Terminado o show, o engraçadinho foi preso pela polícia inglesa. Cotte ainda está na cadeia e vai responder por alguns crimes, inclusive por sequestro, embasado pelos gritos de desespero da garota que pedia insistentemente que Cotte parasse o carro, sem ser atendida.

As instituições responsáveis pelo automobilismo inglês declararam estar preparando medidas para evitar novas cenas como a vista no sábado e investigando como Cotte conseguiu acesso tão fácil aos boxes, chegando até a pista.

Abaixo, os vídeos da palhaçada.


segunda-feira, 16 de junho de 2014

PuntaData - fiscalização de trânsito especial de Copa (2)

Presença de fiscalização de trânsito nas ruas é muito
maior que o normal em toda a cidade. Foto: Detran-DF
(Da sucursal em Brasília-DF) - Mas que beleza! Impressionante como o aumento do número de viaturas nas ruas melhora o tráfego.

Nas vias mais vigiadas então, a quantidade de motoristas cortando pelo acostamento despencou vertiginosamente. Na Boca da Mata (DF-460), que era uma via crítica pelo excesso de carros atrapalhando o fluxo no acostamento, o comportamento dos motoristas agora é exemplar e a via está muito melhor para circular. Foi só o Detran ficar por ali umas três vezes por semana que as atitudes mudaram.

Para entender melhor que é essa história de fiscalização de trânsito, clique aqui.


13 de junho 

Trecho 6 - 18h43 - SIA/Guará/Águas Claras/Samabaia - 30 km

EPVL (DF-087) - 0 viaturas - 6 veículos circulando pelo acostamento
Guará (QE 2) - 1/PMDF
EPTG - 3/DER-DF; 1/Detran-DF - 5 veículos circulando pelo acostamento

16 de junho 

Trecho 7 - 8h - Samambaia/Guará/SIA - 21 km

Ligação Samambaia/Taguatinga - 1/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento
EPTG - 3/DER-DF; 3/CPRV - 0 veículos circulando pelo acostamento

Trecho 8 - 12h28 - SIA/Samambaia - 20 km

EPTG - 1/DER-DF; 2/CPRV - 0 viaturas - 0 veículos circulando pelo acostamento
Avenida Elmo Serejo - 2/Detran-DF - 0 veículos circulando pelo acostamento

Soma parcial - trechos 6 a 8
Distância percorrida - 71km
Viaturas em fiscalização de trânsito - 17
Veículos circulando pelo acostamento - 11

Soma total - trechos 1 a 8
Distância percorrida - 164km
Viaturas em fiscalização de trânsito - 28
Veículos circulando pelo acostamento - 11

O gigante acordou

Foto: Patrick Hertzog/AFP/Getty Images
(Da sucursal em Brasília-DF) - Depois de quase seis meses em coma, o heptacampeão mundial de Formula 1, Michael Schumacher finalmente evoluiu seu estado e recobrou a consciência.

A informação foi distribuída para a imprensa hoje pela assessora de Schumacher, Sabine Kehm. A nota deixa claro que Schumacher ainda requer grandes cuidados, citando que o piloto tem pela frente "uma longa fase de recuperação".

Informações garantem que a próxima fase do tratamento vai acontecer em um hospital em Lausanne, na Suíça, onde mora Schumacher.

Schumacher é um sujeito que provoca emoções extremas. Há os que o veneram e os que o odeiam. 
Acusado de jogar sujo em diversos momentos da carreira na F1, sempre foi um obstinado que sempre lutou por vitórias e por títulos, mesmo quando não tinha um carro competitivo entre 2010 e 2012, correndo pela Mercedes.

Mesmo sabendo que lesões assim são de difícil recuperação e que costumam deixar sequelas, espero que Schumacher se reestabeleça. Um cara como ele não merece passar o resto da vida inativo.


Segue abaixo o comunicado da assessora de Schumacher:

"Michael deixou o (hospital) CHU Grenoble para continuar sua longa fase de reabilitação. Ele não está mais em coma."
"Sua família gostaria de agradecer a todos os medicos, enfermeiros e terapeutas que o trataram em Grenoble, bem como os socorristas que o atenderam no local do acidente, que fizeram um excelente trabalho nestes primeiros meses."
"A família também gostaria de agradecer a todas as pessoas que enviaram pensamentos positivos a Michael. Estamos certos de que isso o ajudou."
"Para o futuro, gostaríamos de pedir compreensão, uma vez que sua posterior reabilitação acontecerá distante dos olhos do público."

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Agenda do fim de semana

(Da sucursal em Brasília-DF) - Amanhã é a largada das 24 Horas de Le Mans, que com o GP de
Mônaco de F1 e as 500 Milhas de Indianápolis forma o trio das corridas mais tradicionais, charmosas e bacanas do automobilismo mundial.

Vou tentar acompanhar o máximo desta prova que eu conseguir. A 24 Horas de Le Mans merece algumas horas perdidas de sono na madrugada.

Para quem não está muito afim de passar o dia todo assistindo futebol, também tem Moto GP na Catalunha e Nascar.

O Toyota TS 040 Hybrid, pilotado pelo trio Wurz, Sarrazin e
Nakajima, larga na pole amanhã em Le Mans.
Foto: John Rourke - AdrenalMedia.com


WEC - Mundial de Endurance
Etapa da França -  Circuit de la Sarthe - Le Mans - França

Largada - sábado (14/6), 10h - SporTv 3 transmite ao vivo a 1ª hora
Chegada - domingo (15/6), 9h - SporTv 3 transmite ao vivo a hora final e a chegada

Moto GP
Etapa da Espanha - Circuit de Barcelona-Catalunya - Montmeló - Espanha

Classificação Moto3 - sábado (14/6), 7h35, ao vivo no SporTv
Classificação Moto GP - sábado (14/6), 9h10, ao vivo no SporTv 3
Classificação Moto2 - sábado (14/6), 10h05, ao vivo no SporTv

Corrida Moto3 - domingo (15/6), 6h, ao vivo no SporTv
Corrida Moto2 - domingo (15/6), 7h20, ao vivo no SporTv
Corrida Moto GP - domingo (15/6), 9h, ao vivo no SporTv

Nascar Sprint Cup Series
Quickens Loans 400 - Michigan International Speedway - Brooklyn/Michigan

Corrida - domingo (15/6), 14h ao vivo no FoxSports 2

Nascar Nationwide Series
Ollie's Bargain Outlet 250 - Michigan International Speedway - Brooklyn/Michigan

Corrida - sábado (14/6), 15h

Nascar Camping World Truck Series
Drivin' For Linemen 200 - Gateway International Raceway  - Madison/Illinois

Corrida -  sábado (31/5), 8h30

Um Belcar em Samambaia

Esse eu vi ontem pela manhã, perto de casa, em Samambaia. O lindo DKW-Vemag Belcar estava estacionado na porta de um comércio, com a escr...